Sabe aquele olhar amoroso que o seu cãozinho te dá? Totalmente real, dizem especialistas.

Não tem nada que todo dono de cachorro em qualquer lugar do mundo ame mais que mimar o seu animal com carinhos, guloseimas fora de hora e brinquedinhos. E ao que parece, de acordo com alguns especialistas e para a nossa felicidade, o cachorro sabe exatamente o quanto você o ama também.

Dr. Brian Hare, professor cientista de antropologia evolucionária na Universidade de Duke na Carolina do Norte e autor de livros sobre a cognição canina, como o “Dog Guy”, disse em entrevista à publicação online americana People.com que os cães possuem emoções e sentimentos como nós, seres humanos.

Os cachorros sabem o quanto nós os amamos e nos preocupamos com o bem estar deles, de acordo com o especialista.

Em sua entrevista, Hare afirmou que os cachorros e humanos possuem uma relação muito especial, na qual o cachorro toma para si a via de ligação à oxitocina humana que normalmente é reservada aos bebês. Pra quem nunca ouviu falar, a oxitocina é um hormônio segregado pela hipófise e produzido no hipotálamo, absolutamente necessário durante o parto e a amamentação, pois induz as contrações do músculo uterino durante o parto e estimula a secreção de leite.

Samoieda e sua dona dando uma pausa nos exercícios para tomar água e se refrescar – momento de cuidados e carinhos. (Crédito/Copyright: “Por Forewer/Shutterstock”)

Este hormônio também está diretamente ligado à criação de laços sociais, à sensação de prazer e de bem estar físico e emocional e à sensação de segurança e ao aumento da confiança entre os indivíduos. Alguns até se atrevem a dizer que a oxitocina é o hormônio do amor, a chave para a felicidade do ser humano. Liberada quando estamos perto de nossos parceiros ou pessoas que amamos, praticando esportes, dançando ou dando um abraço em alguém, o hormônio é capaz de diminuir os níveis de cortisol (hormônio do estresse) no organismo quando liberado, por isso a sensação de dar e receber nos faz tão bem.

Daí a ligação com a teoria divulgada no estudo do Dr. Hare que afirma que o mesmo acontece nas relações entre cães e humanos. Segundo ele, quando olhamos fixo nos olhos dos nossos cachorros, nossos níveis de oxitocina também se elevam, e a mesma coisa acontece quando os acariciamos e brincamos com eles. Isto acaba fazendo com que os dois, dono e cachorro, se sintam bem e ainda reforça e fortalece a ligação entre dono e cachorro. É por esta razão que os cachorros fazem tão bem às pessoas.

O seu cachorro já ficou te encarando sem razão aparente? Segundo Hare, eles estão te “ABRAÇANDO” com os olhos!

Como assim, os cachorros podem nos abraçar com os olhos? É isso mesmo!

Muitas outras pesquisas à respeito do mesmo assunto já foram feitas, sendo que um estudo recente fez até parte de um documentário na BBC em que se explicava que, quando cachorros interagem com humanos, seus níveis de oxitocina realmente se elevam da mesma maneira que interagimos com nossos filhos ou alguém querido. Outro psicólogo evolucionário em entrevista à People.com também afirmou recentemente que os cachorros costumam sonhar com aquilo que fizeram durante o dia, portanto, se você faz a sua parte e costuma passar parte do seu tempo com o seu cachorro, significa que é muito provável que ele esteja sonhando com você também.

Se quiser saber mais sobre o assunto, clique nos links externos abaixo:

A Mente é MaravilhosaO hormônio da felicidade
ExameOxitocina, o hormônio do amor
PeopleComo os cães sabem que os amamos
BBCComo explicar o vínculo com o cachorro

Por Dani Jardim

Dani Jardim é redatora freelancer, contribui com contéudo digital para vários sites diferentes. Amante dos animais, divide o seu tempo escrevendo sobre todos eles neste portal, e nas horas vagas, se divertindo com seus cachorros, o Pug, Bóris e o Buldogue francês, Vasco. Dani também faz parte da nossa equipe editorial como gerente e editora de conteúdo.

Deixe uma resposta