Foi o tempo que em se criava aves em gaiolas. Hoje em dia, o viveiro para pássaro é uma instalação muito mais adequada para manter a saúde e bem-estar desses animais. Com dicas de manutenção e criação, seja para o ambiente residencial ou para um petshop acomodar aves à venda, qualquer um pode montar um bom viveiro.

Nesse sentido, em qualquer circunstância, deve-se sempre considerar o espaço do viveiro de acordo com o tamanho ou quantidade de pássaros que você pretende criar ou acomodar lá dentro.

Da mesma forma, é importante trocar a água e realizar a limpeza do viveiro de pássaros com regularidade, além de posicioná-lo em local silencioso, bem iluminado e arejado, visto que estar em cativeiro já é estressante para o animal, principalmente as aves acostumadas a voar em liberdade.

Mas para ajudar você na tarefa de escolher o melhor viveiro para pássaro, selecionamos alguns exemplos disponíveis no mercado, junto a um guia completo para que você possa entender melhor como a criação de aves deve funcionar e fazer a melhor escolha, de acordo com as suas necessidades.

Confira!

Viveiro para Pássaro – Chalesco

Essa opção de viveiro para pássaro seria a melhor escolha para os petshops, mas não há nenhum problema em usá-lo em casa também, desde que você tenha espaço. O modelo da Chalesco é ótimo para economizar espaços, visto que possui um formato triangular que permite ser colocado nos cantos.

Robusto, ele conta dois poleiros, quatro potes de alimentação metálicos e abertura com escada para pássaros como papagaios e calopsitas. Ele ainda possui pés com rodinha para facilitar a sua movimentação.

viveiro para passaro chalesco

Viveiro para Pássaros para Criadores- Tander

Esse viveiro para pássaro possui estrutura reforçada sem abrir mão de um design inovador. O modelo da Tander vem com pintura preta especial e oferece amplo espaço interno para pássaros de pequeno e médio porte. Ele já vem com cinco potes de inox, dois poleiros de madeira e playground superior super bacana.

viveiro para passaro tander

Viveiro para Pássaro Playtop – Bragança

O viveiro para pássaro PlayTop foi desenvolvido com a máxima tecnologia para proporcionar ao seus pássaros todo o conforto e segurança que eles merecem. Ele conta com bandeja plástica lavável, grade de piso removível, acabamento com pintura epóxi atóxica e rodinhas para facilitar a locomoção.

Além disso, esse viveiro possui também várias opções de lazer com brinquedos em madeira natural tingidas com corante atóxico, varanda com poleiros e escada. Disponível em duas cores, branco ou ouro velho.

viveiro para passaro playtop

Como escolher um viveiro para pássaro

viveiro para pássaro

Atualmente é possível encontrar uma enorme variedade de viveiros para pássaros disponíveis no mercado, desde os tradicionais de madeira até os mais modernos, feitos de metal, em vários designs.

O mais importante na hora de escolher o melhor viveiro para pássaro é observar o espaço interno disponível, tanto em largura, comprimento e altura, e comparar com a quantidade e tamanho dos pássaros que viverão ali dentro.

Alguns modelos oferecem aberturas e poleiros externos para aves domesticadas, que não oferecem risco de sair voando por aí. Dessa forma, a ave pode entrar e sair com mais liberdade e aproveitar melhor o viveiro.

O espaçamento entre as grades também é fundamental, principalmente para os pássaros menores, que podem escapar ou ficarem presos entre elas. Além disso, o viveiro deve oferecer bandeja de resíduos removível para facilitar a limpeza, e rodinhas nos pés para facilitar a movimentação dele no ambiente.

Vantagens e desvantagens do viveiro para pássaro

As vantagens do viveiro para pássaro comparadas com a gaiola são evidentes. Primeiro porque eles são maiores e mais robustos, com mais espaço disponível, depois porque eles facilitam a manutenção das aves e podem ser divididos em setores.

Por isso, os viveiros são uma ótima opção para criadores profissionais, mas também para quem gosta de expor seus pássaros em casa. Já que eles podem ser encontrados em várias cores e estilos, eles podem ser incorporados na decoração de qualquer local.

Porém, a única desvantagem é o tamanho que pode ocupar mais espaço e o preço, obviamente, que vai variar de acordo com o tamanho e design.

VantagensDesvantagens
São maiores e mais robustosCustam mais caro que gaiolas comuns
Facilitam a manutenção das avesOcupam mais espaço
Podem ser divididos em setoresExigem limpeza e manutenção frequente
Possuem várias cores e estilosPodem ser difíceis de movimentar
Se incorporam à decoração de qualquer localDependendo do modelo, faz sujeira

Viveiro para Pássaro X Gaiola

passarinho fora do viveiro para pássaro

O viveiropara pássaro é a melhro forma para criar aves em segurança.

A principal diferença entre a gaiola e o viveiro é mesmo o tamanho. Por conta disso, as gaiolas são menores e podem ser penduradas na parede, enquanto os viveiros ficam apoiados no chão ou em alguma bancada, visto que são maiores e mais pesados.

As gaiolas também costumam ser mais utilizadas para pássaros menores, com apenas dois tipos no máximo, como os canários. Já os viveiros podem acomodar um ou mais de um pássaro, de pequeno à médio porte, justamente por oferecer mais espaço.

Principais cuidados com o viveiro para pássaro

O principal cuidado que você deve ter com o viveiro para pássaro é com a sua higienização. Por isso, os modelos com bandeja removível são essenciais para realizar a limpeza regularmente, garantindo a saúde das aves e de todos que habitam o mesmo local.

Outro fator importante é com relação à pintura das grades de metal, que não pode ser tóxica e nem descascar. Isso porque muitas espécies de pássaros costumam bicar e se dependurar nas grades, podendo ingerir a tinta, sendo até fatal.

Por fim, os comedouros e bebedouros devem ser trocado frequentemente e estar bem limpos, além do viveiro ser posicionado em um local bem arejado e iluminado. E se você tiver outros animais de estimação, faça com que os pássaros fiquem fora do alcance deles.

O que avaliar antes de comprar um viveiro de pássaro

tucano fora do viveiro para pássaro no quintal

É preciso ficar atento a alguns fatores antes de ocmprar um viveiro para pássaro.

A criação de pássaros não é tão simples quanto parece, sendo fundamental seguir as orientações e regulamentações do Ibama com relação às espécies e cuidados, para não ser multado.

Isso é uma recomendação tanto para os criadores amadores quanto profissionais. Portanto, a criação de pássaros exige alguns cuidados especiais para que esses animais não sofram de estresse e não se machuquem.

Para evitar isso, você deve escolher um viveiro seguro, com bom espaço interno e até algumas distrações. Selecionamos abaixo alguns tópicos importantes que devem ser considerados com atenção antes de comprar o seu viveiro para pássaro ideal.

Veja a seguir:

Material

O material está relacionado aos fatores como resistência e durabilidade do viveiro. Os mais comuns são os de grades metálicas, mas você pode também encontrar os modelos de madeira.

Dependendo do material, a montagem e o preço também variam. Os de madeira, por exemplo, têm o custo alto por conta do acabamento e dificuldade de montagem. A pintura também deve ser motivo de atenção, pois não deve ser tóxica, nem descascar com facilidade. E os comedouros e bebedouros também devem ser resistentes às eventuais bicadas deles.

Dimensões

As dimensões do viveiro para pássaro são super importantes, e devem levar em consideração o tamanho e a quantidade de pássaros que você pretende criar dentro dele. Portanto, avalie a largura, comprimento e altura, dos pés ao topo, assim como também a distância e o tipo de espaçamento entre as grades.

Verifique também o tamanho da porta para facilitar seu acesso ao interior do viveiro, assim como a passagem do animal, se ele vai entrar e sair com facilidade do local. Compare todas essas dimensões com o local onde ele vai ficar.

Compartimentos

Os viveiros para pássaros maiores costumam ter diferentes compartimentos, para entreter e para separar as aves em caso de necessidade, ou por conta da espécie. Se isso for uma necessidade, verifique a quantidade de compartimentos, o material e as opções de encaixe para conseguir uma melhor personalização do seu viveiro para pássaro.

Atenção aos compartimentos de comida e bebida, que devem ser presos para que as aves não retire do local oua té fujam pela abertura.

Estilo

O estilo é algo bem pessoal e deve considerar também não só a decoração no ambiente em que vai ficar, mas também combinar com as aves. Por isso, muitas marcas também investem na aparência, estilo e design, principalmente dos modelos residenciais.

Aviso Importante:
Nossos redatores não possuem qualquer ligação com os fabricantes dos produtos aqui analisados. No entanto, todos os produtos possuem links direcionados à lojas online que fornecem programas de afiliados. Ao clicarem no link do produto e, posteriormente fechando a compra, vocês estarão automaticamente contribuindo para que o Vidanimal receba uma pequena porcentagem de comissão pela venda do produto. Isso nos ajuda a manter nosso trabalho e várias outras pessoas a encontrar o que procuram!

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta