Menu fechado

Vitamina para cachorro: para que servem os polivitamínicos

Vitamina para cachorro: vidro de tabletes polivitamínicos para suplemento alimentar canino.

Muitos donos de cachorros são capazes de fazer qualquer coisa para garantir que seus animais tenham a melhor qualidade de vida possível. Por esta razão, tem se observado um crescimento no mercado pet de vitamina para cachorro como suplemento alimentar.

A constante preocupação com a saúde deles, assim como o desejo de aumentar a longevidade canina de seus companheiros, despertou no mercado pet o interesse em investir na vitamina para cachorro. Com isso, muitos tutores estão ficando cada vez mais interessados em suplemento polivitamínico para cachorro.

Em nossas pesquisas encontramos as mais variadas buscas, de fato o interesse pelas vitaminas é tão grande que chega a ter gente procurando por vitamina para cachorro para tudo quanto é finalidade. Isto é, vitamina para cachorro engordar, vitamina para cachorro abrir o apetite, vitamina para queda de pelo de cachorro e por aí vai. Assim, antes de sair comprando tudo quanto é vitamina para cachorro, pesquise bastante, se informe direitinho e converse com o seu veterinário.

Vitamina para cachorro: ascensão no mercado pet

Vitamina para cachorro: tabeltes de vitaminas mastigáveis.
Vitamina para cachorro: os tablets mastigáveis de vitaminas para cachorro tem sido muito procurados.

De acordo com a Packaged Facts, uma das principais fontes de pesquisa de mercado de indústrias de bens e serviços de consumo na internet, cerca de ⅓ dos donos de cachorro já aderiram a vitamina para cachorro nos Estados Unidos.

De acordo com os relatórios fornecidos pelo site, 70% destes tutores costumam dar pelo menos 1 suplemento polivitamínico para cachorro por dia à eles. Enquanto isso, em 2014 os americanos gastaram cerca de 541 milhões de dólares em vitamina para cachorro. Assim, pesquisadores já estimam um gasto de cerca de $700 milhões até 2019.

É muito dinheiro! Portanto, antes de mais nada, devemos fazer algumas reflexões. Será que a vitamina para cachorro e o polivitamínico para cachorros são mesmo benéficos ou seria apenas mais um modismo? Existem riscos associados à suplementação? E quais seriam as vitaminas para cachorro que deveríamos dar à eles?

Vitamina para cachorro: o que são?

Vitamina para cachorro: tijela com alimentos frescos, vegetais e legumes.
Vitamina para cachorro: os alimentos in natura são fontes ricas de vitaminas e nutrientes.

Vitaminas são pequenas moléculas orgânicas que o corpo usa para executar vários processos biológicos necessários para sustentar a vida. De fato, assim como os seres humanos, o corpo dos cachorros precisa de vitaminas para crescer e se manter vivo. Afinal, essas substâncias estão envolvidas em diversos processos metabólicos no organismo do cachorro.

Algumas dessas vitaminas não são produzidas pelo organismo do cachorro, portanto devem ser fornecidas através da sua dieta alimentar. Para tanto, essas vitaminas podem ser tanto de origem natural como de origem sintética (criada em laboratório).

Quando falamos em vitamina para cachorro, estamos falando das mesmas vitaminas que encontramos nos alimentos dos seres humanos. Assim, elas são divididas em duas famílias: vitaminas lipossolúveis ou solúveis em gorduras (A, D, E, K) e vitaminas hidrossolúveis ou solúveis em água (B e C).

*Vitaminas lipossolúveis, por serem digeridas e absorvidas através dos mesmos mecanismos das gorduras, à princípio podem causar toxicidade se consumidas de forma excessiva, pois costumam ficar armazenadas no fígado. Assim, cuidados devem ser tomados com a questão do sopbrepeso e da obesidade canina.

Vitamina para cachorro: vitaminas naturais e sintéticas

Vitamina para cachorro: amóstra de tablete de vitamina sintética em formato de coração
Vitamina para cachorro: amóstra de tablete de vitamina sintética

A vitamina para cachorro sintética pode se assemelhar às mesmas vitaminas encontradas nos alimentos em várias formas, porém não é a mesma coisa. Assim, além de conter conservantes, a vitamina para cachorro sintética contém substâncias químicas isoladas. Por isso, o seu uso sem critério e orientação pode trazer sérios prejuízos para a saúde do animal, especialmente as vitaminas lipossolúveis que podem se acumular no organismo. Desse modo, a vitamina para cachorro natural (presente nos alimentos) é preferível e mais eficiente.

Contudo, na nutrição animal existe uma grande dificuldade em fornecer vitaminas de fontes naturais, pois durante o processo de cozimento dos ingredientes, ou até mesmo na sua conservação inadequada, as vitaminas acabam sofrendo alterações através da oxidação e perdem sua função.

Vitamina para cachorro: tabela de vitaminas em suas fontes

VITAMINASFONTE NATURALFONTE SINTÉTICA
Vitamina AÓleos de peixeAcetato, palmitato
Vitamina Dóleos de peixeVitamina D2, ergosterol, calciferol
Vitamina EÓleo vegetal, óleo de germe de trigo, alfa-tocoferol, tocoferoldl-alfa-tocoferol
Vitamina KÓleo vegetal, hortaliças verdesMenadiona
Vitamina B1LeveduraTiamina, mononitrato de tiamina, hidro cloridrato de tiamina
Vitamina B2Carnes, ovos, vegetais, leveduraRiboflavina
Vitamina B3LeveduraNiacina, ácido nicotinico
Vitamina B5Levedura, farelo de arroz, fígadoCálcio pantotenato, d-pantotenato, pantenol
Vitamina B6LeveduraCloridrato de piridoxina
Vitamina B9Levedura, fígado, folatoÁcido fólico, ácido pteroilglutâmico
Vitamina B12Fígado, alimentos fermentadosCianocobalamina
Vitamina Cbroto de rosa, frutas cítricas, acerolas, camu camuÁcido ascórbico

Vitamina para cachorro: quais as vitaminas necessárias para os cachorros?

Todos os seres vivos precisam de vitaminas em níveis adequados. Com isso, diversos estudos foram realizados para chegar ao nível ideal de ingestão diário para cada espécie. No caso dos cachorros e gatos, utiliza-se como referência bibliográfica o livro “Nutrient Requirements of Dogs and Cats” do NRC (National Research Council). Cada uma dessas vitaminas exerce um papel biológico diferente. Vamos conhecê-las:

Vitamina para cachorro Lipossolúvel (A, D, E, K)

Vitamina para cachorro: grupo de alimentos ricos em vitamina E
Vitamina para cachorro: grupo de alimentos ricos em vitamina E

As vitaminas para cachorro lipossolúveis são vitaminas solúveis em gordura e permanecem armazenadas no fígado e em tecidos adiposos. Isto é, se fornecidas em quantidades excessivas, podem levar a problemas de saúde por toxicidade. No entanto, em doses corretas, desempenham importantes funções no organismo:

  • A – Visão e regeneração cutânea
  • D – Metabolismo do cálcio e do fósforo
  • E – Proteção contra oxidação celular
  • K – Coagulação

1. Vitamina A para cachorro

A vitamina A para cachorro é importante para o bom funcionamento da visão, crescimento ósseo, reprodução e manutenção do tecido epitelial. Os compostos que formam a vitamina A são o retinol (forma biologicamente mais ativa), o ácido retinóico, retinal e os carotenóides, considerados pró-vitaminas. Ou seja, carotenóides são compostos que são convertidos em vitamina após a ação de enzimas na mucosa intestinal. A vitamina A para cachorro é encontrada em alimentos como óleo de fígado de peixe, leite, ovos, fígado, peixes e em vegetais que contenham carotenóides como cenouras e batatas.

Deficiência: pode ocasionar alteração do crescimento, falha na reprodução, problemas dermatológicos, problemas oftálmicos (diminuição da visão noturna, opacidade da córnea e desidratação da conjuntiva).
Excesso: pode ocasionar anomalias do esqueleto e hiperestesia (aumento da intensidade das sensações).

1. Vitamina D para cachorro

Em 1931, o químico alemão Adolf Windaus, da Universidade de Göttingen, constatou que essa substância (a chamada vitamina D) tinha a mesma estrutura de hormônios esteróides. Portanto, trata-se na realidade, de um pré-hormônio. Apesar disso, continuou sendo chamada de vitamina.

Assim como a vitamina A para cachorro, a vitamina D para cachorro tem formas pró-vitamínicas que passam por um processo de transformação para se tornarem ativas. Assim sendo, a forma de pró-vitamina de mais importância nutricional para carnívoros e omnívoros é a vitamina D3. É sob a ação dos raios solares que é feita a sua produção natural através da transformação dos esteróides da pele.

A vitamina D3 para cachorro pode ser obtida através da síntese na pele ou consumo de produtos animais que contenham colecalciferol. Desse modo, para se tornar ativa ela deve passar pela transformação antes no fígado e depois nos rins. Em sua forma natural é encontrada no fígado, gema de ovo, alguns peixes e luz solar.

A vitamina D desempenha um papel essencial na regulação do metabolismo do cálcio e fósforo, pois:

  • Aumenta a absorção intestinal de cálcio e fósforo;
  • Otimiza a fixação (ou liberação) do cálcio pelos ossos;
  • Diminui as perdas urinárias de cálcio e fósforo.

Deficiência: Raquitismo, osteomalácia, hiperparatireoidismo secundário nutricional.
Excesso: Hipercalemia (concentração elevada de potássio no sangue), reabsorção óssea, calcificação de tecidos moles, problemas renais.

1. Vitamina E para cachorro

Vitamina E é um termo genérico que engloba várias moléculas sendo o alfa-tocoferol sua forma mais conhecida, cuja atividade biológica antioxidante é considerada mais importante para as membranas celulares. Sendo assim, a vitamina E para cachorro é usada para prevenir ou tratar doenças causadas pelo stress oxidativo celular (como esforço físico e poluição) ou ligadas ao envelhecimento (catarata, doenças cardiovasculares, doenças neurológicas degenerativas).

Desse modo, ela auxilia na proteção das membranas celulares, luta contra os efeitos biológicos do stress e melhora as defesas imunológicas do animal. A vitamina E para cachorro pode ser encontrada em sua forma natural em óleo de soja e de milho e gérmen de trigo.

Deficiência: Falha na reprodução.
Excesso: Não é tóxico.

Vitamina K para cachorro

A Vitamina K para cachorro está diretamente envolvida no processo de coagulação do sangue, igualmente importante no metabolismo das proteínas permitindo fixar o cálcio nos ossos. Assim, a Vitamina K para cachorro é encontrada em vegetais de folhas verdes, fígado, carne, germe de trigo e alguns peixes. A Vitamina K é constituída por um grupo de compostos chamados quinonas:

  • Vitamina K1 (presente nas planta) e
  • Vitamina K2 (produzida por bactérias presentes no trato intestinal).

Deficiência: Pode provocar hemorragia interna ou períodos de coagulação sanguínea alterados.
Excesso: Nenhum sinal registrado.

Vitamina para cachorro Hidrossolúvel

Vitamina para cachorro: grupo de alimentos que contém vitamina B6
Vitamina para cachorro: grupo de alimentos que contém vitamina B6, do complexo B de vitaminas.

A vitamina para cachorro hidrossolúvel, ou vitaminas solúveis em água, quando ingeridas são absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório. Assim, essas vitaminas para cachorros não são armazenadas no organismo em quantidades significativas, portanto precisam ser ingeridas diariamente para garantir que o corpo absorva a quantidade ideal. As principais vitaminas para cachorros solúveis em água são:

Vitamina para cachorro do complexo B

Este é um grupo de vitaminas para cachorros importante que consiste em biotina, ácido fólico, niacina, ácido pantotênico, riboflavina, tiamina, vitamina B6 e vitamina B12.

1. Vitamina para cachorro B1

1. Vitamina B1, também conhecida por tiamina, ajuda a regular energia, promover as funções do sistema nervoso ativando os canais iônicos no tecido neurológico de forma adequada. A vitamina para cachorro B1 está diretamente envolvida no apetite e no metabolismo do alimento. A carência desta vitamina para cachorro no corpo do animal pode causar fraqueza, perda do controle do corpo e apetite. As fontes naturais de tiamina são carne de porco, boi, fígado, gérmen de trigo, cereais integrais e legumes.

2. Vitamina para cachorro B2

Vitamina B2 (ou riboflavina) é uma coenzima, portanto facilita as funções enzimáticas em inúmeras reações bioquímicas. É produzida também pelas bactérias intestinais do cão. A vitamina para cachorro B2 contribui para a qualidade da pele e pêlo do animal. A sua carência pode provocar modificações na pele da área periocular e no abdome. Os alimentos como leveduras, fígado, queijos, ovos e derivados do leite contém vitamina B2.

3. Vitamina para cachorro B3

Vitamina B3, conhecida como niacina ou até mesmo como vitamina PP, é importante para uma pele saudável, nervos e produção de energia adequada. A carência desta vitamina no corpo pode causar inchaço nas gengivas, diarreia e perda de apetite. Os cães são capazes de sintetizar a niacina a partir de um aminoácido essencial chamado triptofano. A vitamina para cachorro B3 é encontrada em grandes quantidades nas carnes, peixes e cereais.

4. Vitamina para cachorro B5

Vitamina B5 (ou ácido pantotênico) está diretamente envolvida no metabolismo do alimento e produção de hormônio. A deficiência desta vitamina para cachorro pode causar anorexia, perda de peso e problemas dermatológicos. As principais fontes de vitamina para cachorro B5 são a carne, os ovos e os produtos lácteos.

5. Vitamina para cachorro B6

Vitamina B6 (ou piridoxina) tem inúmeras funções no organismo. Por exemplo, ela é importante para o equilíbrio metabólico do sangue, do sistema nervoso e da pele. Além disso, a vitamina para cachorro B6 é essencial para transformar os alimentos que possuem gorduras e proteínas em energia. A deficiência desta vitamina pode provocar anemia e problemas dermatológicos. As principais fontes de piridoxina são vísceras, peixes e gérmen de trigo.

6. Vitamina para cachorro B8

Vitamina B8, conhecida também como vitamina H ou biotina, é muito importante para a digestão, pois ajuda a quebrar carboidratos, gorduras e proteínas. A vitamina para cachorro B8 contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso e da pele. Por isso, a carência dessa vitamina pode provocar problemas dermatológicos. Essa vitamina para cachorro é encontrada em ovos, fígado, rins, legumes de folhas verdes e leveduras.

7. Vitamina para cachorro B9

A Vitamina B9, mais conhecida como ácido fólico, é indispensável para todos os tecidos onde as células se multiplicam rapidamente como no caso dos fetos. Portanto, essa vitamina para cachorro está envolvida na síntese dos componentes essenciais do DNA. Com isso, possui papel importante na formação de glóbulos vermelhos, embora também esteja associado à proteção da saúde cardiovascular e no desenvolvimento dos tecidos do sistema nervoso. Além disso, a vitamina para cachorro B9 é especialmente importante durante a gestação. Fígado, rins e legumes verdes (espinafre e agrião) são alimentos ricos nessa substância.

8. Vitamina para cachorro B12

A Vitamina B12, também conhecida por cobalamina, só se encontra em alimentos de origem animal. Entre as fontes mais ricas nesta vitamina incluem-se a carne, aves, peixes e produtos lácteos. Sendo assim, a vitamina para cachorro B12 é a única vitamina que contém oligoelementos como o cobalto. A sua absorção é facilitada por uma proteína produzida no intestino. A vitamina para cachorro B12 está envolvida na síntese de proteínas e produção de glóbulos vermelhos.

9. Vitamina para cachorro Colina

A Colina é a última vitamina para cachorro do grupo B. Esta substância, mesmo não sendo considerada vitamina, trabalha com o inositol para a formação de membranas celulares. Além disso, funciona como um mediador importante das terminações nervosas. Isto é, a colina é sintetizada pelo organismo do cachorro e encontra-se em sua forma natural nos alimentos como vísceras, fígado, coração bovino, gema de ovos, legumes, cereais integrais e produtos lácteos.

Vitamina C para cachorro

Vitamina para cachorro: Grupo de frutas e leguminosas que contém vitamina C
Vitamina para cachorro: Grupo de frutas e leguminosas que contém vitamina C

A Vitamina C ou ácido ascórbico, é um antioxidante importante, pois acaba com radicais livres potencialmente nocivos ao corpo e pode ajudar no metabolismo do ferro. A saber, a vitamina C para cachorro auxilia na prevenção ou tratamento de doenças ligadas ao envelhecimento, stress celular induzido por esforço físico e degenerações articulares como artrite. Desse modo, os cachorros são capazes de sintetizar a vitamina C em seus próprios fígados não sendo portanto necessária a suplementação, salvo em condições específicas definidas pelo médico veterinário.

Vitamina para cachorro: quando são necessárias?

Vitamina para cachorro: filhote de cachorro deitado com a cabeça sobre a mesa parecendo fraquinho.
Vitamina para cachorro: filhote de cachorro deitado com a cabeça sobre a mesa parecendo fraquinho.

Assim como nós, o cachorro também deve obter suas doses de vitaminas diárias necessárias para a manutenção da sua saúde através do consumo de alimentos de boa qualidade. Desse modo, os alimentos industrializados para cães que se intitulam “completos e balanceados” são especialmente formulados para conter todas as vitaminas, minerais e nutrientes que o animal precisa.

Por isso, é importante escolher o alimento adequado para o porte e raça do seu cachorro, pois cada categoria de ração contém em sua formulação níveis adequados de vitaminas e minerais. Com isso, deve-se tomar cuidado especial ao suplementar a alimentação de filhotes de porte grande e gigante sem a indicação do médico veterinário, pois existe grande chance de causar patologias e deformidades ósseas.

Geralmente, cães alimentados com alimentos industrializados “Premium” ou “Super Premium” não precisam de suplementação. A vitamina para cachorro deverá ser recomendada pelo veterinário apenas em casos específicos. Por outro lado, nos Estados Unidos algumas empresas que produzem alimentos para animais estão apostando na substituição de premix por ingredientes derivados de alimentos naturais para suplementar as vitaminas em seus alimentos.

Além disso, há também algumas opções de alimentos crus, orgânicos que contém vitaminas integrais, junto a cofatores importantes e fitonutrientes que os tornam utilizáveis e seguros para o seu cachorro. Procure por lojas especializadas.

Vitamina para cachorro: Dietas caseiras

Cães alimentados com dietas caseiras podem precisar de algum suplemento para garantir o consumo da quantidade de vitaminas suficientes nas refeições. De acordo com a veterinária nutricionista Susan Wynn, DVM, em um artigo publicado para a WebMD, estas vitaminas devem ser dadas para complementar e coincidir com a dieta.

No entanto, a melhor forma de garantir o fornecimento de uma alimentação completa e balanceada ao seu cachorro é consultando um médico veterinário nutricionista que irá prescrever uma receita adequada levando em conta as características do seu animal (raça, sexo, idade, condições específicas). Para tanto, já existem também diversas empresas que produzem alimentos naturais congelados com fórmulas e quantidades personalizadas.

Vitamina para cachorro: Cães com deficiência de vitamina específica

Hoje em dia é muito difícil que um cão saudável, bem alimentado, apresente carências de vitaminas. Este tipo de problema ocorre mais em casos de má nutrição ou em cães alimentados com dietas caseiras desbalanceadas.

Portanto, apenas através de uma consulta e exames adequados, que o médico veterinário poderá verificar qual o problema exato e carência específica do cachorro e indicará a melhor forma de tratamento. Dessa forma, nunca suplemente por conta própria, pois níveis excessivos de algumas vitaminas podem ser extremamente perigosos ou simplesmente um desperdício.

Vitamina para cachorro: Cachorros com problemas de saúde específicos

Em alguns casos, cães podem ter disfunções metabólicas ou doenças que não permitem a correta absorção de alimentos em geral e/ou de vitaminas. Por esta razão, é importante consultar um médico veterinário se você acredita que o seu cachorro esteja sofrendo de alguma patologia e precise de vitamina para cachorro específica.

Como escolher vitamina para cachorro

Vitamina para cachorro: váriso tipos de cápsulas de comprimidos polivitamínicos.
Vitamina para cachorro: váriso tipos de cápsulas de comprimidos polivitamínicos.

Como foi dito acima, a melhor forma de escolher uma vitamina para cachorro é conversando com o seu veterinário. Não é recomendável incluir suplementos polivitamínico para cachorro na dieta dele só porque todo mundo está dando ou porque ouviu ou leu a respeito.

Vitamina para cachorro é assunto sério, não um modismo a ser seguido. Não há exceções a esta regra.

Se o seu cachorro precisa de vitaminas, seja para complementar sua dieta caseira, seja por condições médicas ou deficiência, fale a respeito com o seu veterinário para que ele possa prescrever o suplemento polivitamínico para cachorro mais adequado às necessidades dele.

Além disso, é importante não fazer uso de suplementos polivitamínicos vendidos em farmácias para seres humanos. À princípio, estes produtos possuem concentrações diferentes de vitaminas comparados a suplementos formulados especificamente para cães. Além disso, as vitaminas para seres humanos podem conter aditivos que fazem mal ao cachorro.

O seu veterinário pode optar também pela inclusão de frutas e vegetais na dieta do seu cachorro ao invés de utilizar vitamina para cachorro sintética. Atenção para certos alimentos que os cachorros devem evitar.

As vitaminas para cachorros são alguns dos pilares de sustentação na construção da saúde do seu animal. Oferecer à ele um alimento de boa qualidade ainda é a melhor forma de garantir que ele está consumindo todas as vitaminas necessárias para se manter saudável.

Opções de vitamina para cachorro disponíveis no mercado nacional e internacional

Veja abaixo algumas das melhores vitaminas para cachorros disponíveis no mercado:

1. Vitamina para cachorro Promun Dog (Organnact)

Suplemento vitamínico aminoácido para cães que contém probiótico, prebiótico, ácido fólico, vitaminas do complexo B e aminoácidos. Apresentações: em pó palatável em sachês com 50 g e potes com 150 g que pode ser misturado no alimento e tabletes mastigáveis em embalagens (pote e cartucho) com 52,5 g (30 tabletes) e 105 g (60 tabletes).

2. Vitamina para cachorro Aminomix Pet (Vetnil)

Suplemento de aminoácidos, vitaminas, macro e micro minerais. Auxilia na melhora da qualidade nutricional dos alimentos e na suplementação nas fases críticas da criação (crescimento, desenvolvimento, gestação, lactação e geriatria). Apresentação: potes de 100g e 500g de pó, com medida dosadora.

3. Vitamina para cachorro Nutricare vitaminas e minerais (Bayer)

Indicado como auxiliar na melhoria das condições nutricionais de cães em estado de deficiência ou em fases de alta demanda vitamínica como acontece na fase de crescimento ou situações de estresse. Pode ser usado apenas uma dose diária. Recomenda-se 1/2 tablete para cães filhotes, 1 tablete para cães de raças pequenas e 2 tabletes para cães de raças médias e grandes.

Todas estas vitaminas acima, além de disponíveis para informação e/ou compra nos site dos fabricantes, você poderá encontrá-las em todas as grandes lojas de pet do mercado (Cobasi.com.br / Petlove.com.br / Petz.com.br) Caso tenha a possibilidade de comprar produtos fora do Brasil, as opções de vitamina para cachorro importadas a seguir podem ser encontrada nno site da Amazon.com:

1. Vitamina para cachorro Pet MD Canine Tabs Plus

Desenvolvidos para fornecer ao seu cachorro as vitaminas e minerais que ele precisa para se manter saudável, não importando a raça, o porte e a idade. São 365 tabletes, que podem ser dados uma vez ao dia, por um ano, com sabor fígado.

2. Vitamina para cachorro Pet Tabs Plus Advanced Formula

Suplementos vitamínicos sabor fígado de porco, desenvolvidos para fornecer ao seu cachorro todas as vitaminas e minerais que ele precisa. Os tabletes são mais fáceis de dividir. O sabor de fígado suíno é muito apreciado pelos pets e chegam a ser tratados como petiscos.

3. Vitamina para cachorro Vita Health Adult Daily Vitamins

Formulados para fornecer as vitaminas e minerais para garantir um sistema imunológico, pele e pelos saudáveis. Estes tabletes mastigáveis são apropriados para cachorros de todas as idades e estágios da vida, incluindo fêmeas gestantes ou em fase amamentação. O tablete fornece 8 vitaminas e 10 minerais, incluindo folha de salsa para refrescar o hálito do cachorro.

4. Vitamina para cachorro Spring Pet Canine Multi-Vitamin Yums

Suplementos mastigáveis macios em formato de coração para fornecer ao seu cachorro vitaminas, minerais e antioxidantes. Possui sabor bacon que deixa os cachorros loucos!
A única reclamação feita pelos usuários sobre os Spring Pet Multi-Vitamins foi relacionado a embalagem e ao preço.

5. Vitamina para cachorro Pet Tabs Original Formula

Solução palatável e fácil de ser administrada. Cada tablete fornece 8 vitaminas e 10 minerais, sendo seguro para fêmeas gestantes ou lactantes. Além disso, fornece uma pequena quantidade de proteína além das vitaminas e minerais.

Vitamina para cachorro: Conclusão

Independente de qual for a escolha de alimentação para seu cachorro (alimento industrializado ou dieta caseira), é importante ter responsabilidade e bom senso. Isto é, fornecer alimentos seguros com os nutrientes adequados para a raça específica do seu cachorro é o mesmo que garantir a sua saúde.

Assim, consulte um médico veterinário de sua confiança. Em suma, não se esqueça, a suplementação exagerada ou desnecessária pode provocar sérios danos à saúde do seu cachorro. Pesquise, se informe e peça ajuda ao seu veterinário: vitamina para cachorro é coisa séria!

Fontes relacionadas:
Nutrição Canina e Felina – Manual para profissionais. Case, L.; Carey D. e Hirakawa, D.
Nutrição Animal. Andriguetto, J.M.
Nutrient Requirements of Dog and Cats (NRC)
Royal Canin – Tudo que você deve saber sobre o papel dos Nutrientes na saúde de cães e gatos.

TAGS (palavras relacionadas): cachorros, cachorros, cães, vitamina para cachorro, vitamina para cachroro engordar, vitamina para cachorro abrir o apetite, vitamina para engordar cachorro, vitamina para queda de pelo de cachorro, vitaminas para cachorros, vitamina cães, polivitamínico para cachorro, vitamina A para cachorro, vitamina de cachorro, alimento para cachorro.

Pergunte ou Responda

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

>