Se você já teve o prazer de levar o seu cachorro para nadar, provavelmente entendeu que eles não exigem grandes ensinamentos antes deles pularem na água. Mas já se perguntou se todo cachorro sabe nadar?

Muitos cachorros são nadadores por natureza, capazes de ficar boiando e se projetar através de braçadas (digamos, patadas). Podem não impressionar Michael Phelps, mas fazem um bom trabalho.

Mas você sabe como eles aprenderam a fazer isso? Será que eles já nascem sabendo como se comportar na água?

Entenda mais sobre o assunto abaixo!

Você sabe se todo cachorro sabe nadar?

Todo cachorro sabe nadar se for ensinado ou criado pra isso.

Nem todo cachorro sabe nadar. Isso vai depender muito da raça, e mesmo assim, seria mais correto afirmar que alguns cachorros foram criados, não nascidos, para nadar.

Raças como o Labrador Retrievers ou Nova Scotia Duck Tolling Retrievers foram encorajados através de reprodução para saber lidar com a água, a fim de poder ajudar caçadores ou pescadores em suas tarefas.

Alguns, como o Irish Water Spaniel, desenvolveram até uma pelagem à prova d’água para que ficassem ainda mais anfíbios. Eles não só amam água, como também são fisicamente equipados para lidar com ela.

Outras raças de cachorro podem apenas depender de seus instintos para se manter na superfície, enquanto tentam nadar.

No entanto, isso não é considerado “saber nadar”, pois enquanto estão no “modo sobrevivência”, eles podem não ser capazes de se manter assim facilmente e por muito tempo.

Algumas raças, como os Buldogues, Dachshunds, Boxers, alguns de patas curtas e mais robustos, podem afundar na água, pois seus membros são incapazes de gerar força suficiente para movê-los ao redor.

Estes, que possuem a face braquicefálica, como os Pugs, podem também cansar facilmente ou até ingerir água pelas narinas e boca.

Os cães apresentam uma resposta ao mergulhar como todo mamífero, que diminui a frequência cardíaca e estreita os vasos sanguíneos para conservar oxigênio, impedindo-os de tentar respirar debaixo d’água, mas eles ainda podem se afogar.

Mas, é possível ensiná-los a nadar?

Nem todo cachorro sabe nadar, mas pode ser ensinado.

A boa notícia é que você pode SIM ensinar o cachorro a nadar. É possível colocar coletes salva-vidas para ajudá-los a boiar enquanto se acostumam e aprendem a se movimentar na água.

Isso porque o cachorro precisa de um tempo para entender que é possível usar as patas traseiras para se projetar para frente, não só as patas da frente.

Utilizar os brinquedos e mostrar como sair da água também ajuda bastante eles se acostumam e se sentirem seguros.

Mas não confie na prática antiga de jogar o filhote na água para que ele use seus instintos. Enquanto alguns se saem bem, outros podem desenvolver uma grande aversão.

Se certifique de que a temperatura da água está adequada para ele — 18°C é ideal. Não deixe também que ele engula muita água enquanto nada, limitando suas nadadas.

Provavelmente, ter uma piscina em casa é a melhor forma de treinamento, mas sempre fique de olho quando ele estiver próximo da piscina e não deixe o filhote sozinho no quintal, se ele ainda não sabe como entrar e sair da piscina.

O cachorro deve evitar água salgada, lagos e lagoas em que tenham muitas algas ou estejam impróprias para uso.

Mas mesmo que você os ensine a nadar, algumas raças são simplesmente incapazes ou incompatíveis a se adequar ao ambiente, por conta dos membros curtos, pelagem que retém água ou preferência pessoal.

Para esses cachorros, apenas se refrescar no rasinho sempre com a sua supervisão pode ser a melhor opção para eles se divertirem. Eles podem não terem nascido sabendo como nadar, mas brincar parece que é natural.

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta