Menu fechado

Tipos de tosa para Shih Tzu: Escolha a melhor para o seu filhote!

tipos de tosa para shih tzu

A tosa é fundamental para a saúde de qualquer raça de cachorro, inclusive deve fazer parte da sua rotina mensal. No entanto, existem algumas raças, que necessitam de tosas específicas, principalmente as que participam de competições de beleza. É o caso, dos tipos de tosa para Shih Tzu, entre outras.

O Shih Tzu é dessas raças que praticamente se escondem sob uma incrível quantidade de pelos; longos e finos, que caem no rosto, embolam nas patas e embaraçam facilmente. Por esta razão, os diferentes tipos de tosa para Shih Tzu são fundamentais para manter a raça alinhada.

E não é apenas pela aparência, esses tipos de tosa para Shih Tzu visam facilitar a sua locomoção para que ele não tropece na própria pelagem, manter os pelos livres de nós e sujeira que possa ficar agarrada, e para que não atrapalhe a sua visão.

Portanto, os tipos de tosa para Shih Tzu tem inúmeras finalidades, proteção, cuidado, higiene e claro, para deixá-lo ainda mais lindo e elegante!

Neste artigo, vamos falar um pouquinho sobre a raça, quando deve ser feita e quais os tipos de tosa para Shih Tzu mais comuns. Vamos lá!

Um pouquinho sobre o Shih Tzu

tipos de tosa para shih tzu para diversas finalidades
São vários os tipos de tosa para Shih Tzu com inúmeras finalidades.

O Shih Tzu é uma raça antiga originária do Tibete, mas muito associado à China, devido ao seu histórico “sagrado” por lá. Na China, os Shih Tzus eram reverenciados e venerados pela realeza Chinesa como animais de estimação dos palácios durante a Dinastia Ming.

O nome Shi Tzu significa “pequeno leão”, em menção aos leões sagrados chineses. A sua verdadeira data de origem perdeu-se em meio a antigas lendas, embora saiba-se que alguns exemplares foram dados de presente ao imperador da China em 1640.

Muito associam o Shih Tzu ao crisântemo, que dependendo do tipo de tosa pode fazer com que ele se pareça mesmo com essa flor.

O Shih Tzu é um animal alegre e extrovertido, de atitude amigável e confiável, embora tenha uma aparência pomposa. De tamanho compacto, porém levemente mais longo que alto, o Shih Tzu esconde um corpo firme debaixo do seu manto de pelos luxuosos. A sua expressão é sempre doce e alegre, porém está sempre alerta e pronto para brincar.

Afinal, tosar o Shih Tzu por quê?

Tipos de tosa para shih tzu para manter a saúde e a mobilidade
Os tipos de tosa para Shih Tzu visam manter a saúde e a mobilidade do animal

Oras, justamente por conta da fartura de pelos. Os diferentes tipos de tosa para Shih Tzu controlam a quantidade e crescimento dos pelos. Estes cobrem todo o corpo do animal, todo mesmo, até a face.

Aliás, dentre os diferentes tipos de tosa para shih tzu, há um especial para essa área do rosto. Além disso, a quantidade de pelos é capaz de esconder determinados problemas na pele, e até nos próprios pelos.

Além disso, o comprimento dos pelos e o jeitão interativo dos Shih Tzus facilitam aparecimento de nós e emaranhados. Isso deixa o animalzinho com aparência descuidada, atrai fungos e bactérias e ainda por cima interfere nos movimentos.

É por isso que é necessário tosar o pet. Por outro lado, há ainda a questão da própria personalidade do animal. Alguns tipos de tosa para Shih Tzu são mais adequados àqueles mais ativos; outros, aos que competem pela aparência em concursos de conformidade de raças; outros àqueles mais cheios de pompa e circunstância, laços e tranças.

Quando fazer a primeira tosa?

Tipos de tosa para Shih Tzu: a primeira tosa deve ser feita logo após o término do ciclo das vacinas.
Tipos de tosa para Shih Tzu: a primeira tosa deve ser feita logo após o término do ciclo das vacinas.

A maioria dos proprietários experientes e também dos veterinários atestam que a primeira tosa deve ser feita tão logo após o ciclo de vacinas. Nessa fase, o organismo do pet já está bastante fortalecido para enfrentar eventuais desconfortos com a primeira tosa.

Assim, a tosa tipo “Bebê” (veja mais abaixo), por exemplo, é a ideal. Porém, querendo o proprietário manter os pelos longos, a primeira tosa desse tipo deve ser feita por volta dos 07 ou 08 meses de vida.

Há diferença de tosa entre macho e fêmea?

De certa forma, as diferenças são apenas práticas. Ou seja, por conta dos níveis diferentes de sensibilidade na área genital. O profissional de tosa precisa ter mais atenção nessas regiões, em especial nas fêmeas por conta das tetinhas.

As maiores diferenças são de ordem plástica mesmo. Há alguns tipos de tosa para shih tzu que enaltecem as características delicadas da fêmea, por exemplo; já quanto aos machos, a intenção é provocar visual imponente.

Tipos de tosa para Shih tzu – Plásticas

Tipos de tosa para Shih Tzu: as tosas plásticas visam a aparência.
Tipos de tosa para Shih Tzu: as tosas plásticas visam a aparência.

É possível separar os tipos de tosa para shih tzu em dois grupos de procedimentos. Há os tipos que buscam mais as questões de beleza, como os que você vai ver abaixo.

Tosa para shih tzu – “Bebê”

Também conhecida como “Tosa de Filhote” ou “Tosa Puppy”, é o tipo de procedimento considerado bastante importante. E não é apenas por questões plásticas, apesar de fazer o bichinho parecer mesmo muito mais “coisinha fofa”.

Até 01 ano de idade, o shih tzu sofre diversas mudanças estruturais nos pelos, o que é natural em qualquer cão. Porém, dadas as características da raça, eventual formação de nós e entrelaçamento de pelos, que se intensificam nesse período, podem resultar em irritação cutânea.

Portanto, a aparência de bebê mesmo sendo já adulto é altamente recomendável. É mesmo necessária.

Os pelos das patinhas e do rosto são aparados quase rente à pele; os do restante do corpo se mostram um pouco menos rente. Isso permite que a área das unhas, nariz e olhos estejam razoavelmente protegidas de micro-organismos.

Há uma variação nesse tipo de tosa para shih tzu bastante procurada, que deixa os pelos com aparência de corte chanel, o que confere uma leveza e ainda mais beleza ao animal. Os brasileiros demonstram preferência por esse tipo de tosa, considerando-a mais confortável.

Tosa para shih tzu – Longa”

Esse tipo de tosa para shih tzu, “Tosa Longa” ou da raça, é o mais tradicional dos tipos de tosa. Isso claro, para proprietários que preferem que o pet mantenha sua bela pelagem desde os primeiros meses de vida.

O tosador apara apenas as pontas dos pelos, que ficam mantidos bem próximos ao chão, balançando ao sabor dos movimentos dos bichinho. É até romântico, bem legal e bonitinho mesmo; entretanto, requer ainda mais cuidados.

É preciso atenção especial aos nós, como a gente já alertou. Caso os note, umedeça as mãos com condicionador canino e desfaça os entrelaçados, grumos e nós com os dedos. Faça isso cuidadosa e lentamente a fim de não irritar seu amiguinho.

Depois, use um “ancinho”, nome dado a pentes com dentes espaçados. Ainda, a operação posterior é pentear os pelos com escova de cerdas macias.

Tosa para Shih tzu – “Japonesa” ou “Oriental”

Há diferentes sub estilos desse tipo de tosa para shih tzu, mas as características comuns se destacam mais. A pelagem da região das orelhas permanece o mais longa possível; a da região das patas tem as pontas arredondadas e é também bastante basta.

O visual fica meio orientalizado por conta dos longos pelos caídos a partir do focinho, o que dá aparência de nativos da Mongólia.

Tosa para shih tzu – “Leão”

Bem, esse tipo de tosa deixa o shih tzu bem adequado a nome da raça. Contudo, a adequação para por aí: em vez de ficar soberbo, poderoso, imponente como um leão, o pet fica muito, mas muito mais adorável e terno.

Exceto os pelos da cabeça e de parte do pescoço, nesse tipo de tosa para shih tzu, todo o restante é aparado quase à superfície da pele. Tudo o que você precisa fazer então é pentear para deixar a pelagem bem alta. Seu “leãozinho” vai desfilar pela casa e quintal com sua juba majestosa.

Tosa para shih tzu – “Com acessórios”

Talvez você queira enfeitar um pouco mais seu shih tzu. Assim, pode prover seu visual de trancinhas e coques. Os pelos devem estar mais ou menos longos, em especial os do alto da cabeça; apanhe pequena quantidade nessa região e prenda com elástico.

Antes porém, não se esqueça de escovar bem e dar volume a essa quantidade. Atenção para não forçar demais o elástico; isso pode deixar os pelos quebradiços e ainda repuxar a pele do pet.

Nessa operação, você pode fazer um coque curvando a extremidade dos pelos para baixo ou mantê-la solta de forma que aparente pequeno rabo de cavalo.

Tipos de tosa para Shih tzu – Estratégicas

Há os tipos de tosa para shih tzu que olham para as questões estratégicas de conforto, segurança e saúde, como os listados abaixo:

Tosa para Shih tzu – “Higiênica”

Como o nome indica, trata-se do tipo de tosa que objetiva mais a saúde física do animal que a beleza. Apesar disso, é possível fazer tosa higiênica ao mesmo tempo bonita.

O profissional apara ou retira pelos da barriga, da virilha, ânus e a “sola do pé” (chamada “almofada”). Os pelos das patas são retirados a fim de evitar que o pet escorregue em solos lisos. Como complemento, lixam-se as unhas, limpam-se os ouvidos e área dos olhos nessas sessões.

A tosa higiênica deve ser providenciada pelo menos uma vez por mês. Os pelos dessa raça crescem muito rapidamente. Isso promove instalação dos grumos e nós que a gente mencionou bastante acima.

Tosa para Shih tzu – “Para o rosto”

Os olhos dos animais da raça shih tzu são especialmente vulneráveis. O globo ocular é mais ou menos externado; quando excitado por motivos diversos, podem saltar ainda mais. Nessas condições, os pelos dessa área incomodam demais.

Portanto, é preciso cuidados especiais. Você mesmo pode aparar os pelos dessa região a fim de promover mais conforto para o pet.

Importante: Não apare totalmente os pelos em torno dos olhos. Apenas remova os mais longos. Eles são também protetores justamente para a sensibilidade mencionada acima.

Outra região importante é a das orelhas. Identifique o tipo de tosa de que você mais gosta, mas sempre averigue se os pelos do interior das orelhas estão bem cuidados – de preferência, aparados – a fim de evitar acúmulo de ácaros.

Tosa para shih tzu – “Tosa de verão”

Há forte dúvida nos donos de shih tzu sobre pelos compridos durante o verão. Boa parte deles se deixa levar pelo visual aparentemente inconfortável por conta da temperatura alta, em especial no meio dos dias.

Dizem os veterinários, porém, que é preciso considerar que cães regulam a temperatura do corpo por meios diferentes dos seres humanos. Enquanto estes suam, os cães expelem o ar quente pela boca.

Outro fato a ser considerado é que a região de origem da raça, Tibete, tem dias quentes e noites frias. Aliás, é bem possível que seja por isso que seus pelos são longos e muito finos. Isso facilita adaptação rápida tanto ao calor quanto ao frio.

Ainda, a pele do shih tzu é bastante sensível. Excesso de raios solares podem alterar a saúde cutânea. De alguma forma, a possibilidade de haver irritação é muito grande.

Assim, os tipos de tosa ideais para a raça são os que mantêm o pelo no comprimento entre médio e longo. Ao preferir pelos bem curtos, a frequência de higienização deve ser intensificada ainda mais, bem como o processo de hidratação.

Tosa para shih tzu – “Tosa de inverno”

Sendo a pele do shih tzu bastante sensível, como dito acima, convém que a tosa durante o inverno mantenha os pelos longos e aparados.

A raça shih tzu certamente confere imenso trabalho no trato e cuidados com a saúde. Porém, sendo frequentes as sessões de pentear, ele acaba se acostumando. Não é difícil que até mesmo anseie por elas e alegre-se bastante nesses momentos.

Você viu acima uma série de informações importantes sobre tipos de tosa para shih tzu. Tendo ainda dúvida, por favor, deixe nos comentários ou envie mensagem para nossas equipes

Pergunte ou Responda

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *