Independente da crença, o peixe tem adquirido alguns significados simbólicos ao longo dos séculos. Por isso, o significado de sonhar com peixe pode ser muito mais complexo do que você imagina.

Em grego, a palavra peixe é um ideograma baseado nas letras iniciais da frase “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”. O peixe é mencionado diversas vezes nos evangelhos e tem destaque no episódio milagroso da multiplicação dos cinco pães e dos dois peixes que foram capazes de alimentar uma multidão.

Na cultura oriental, o peixe é considerado um símbolo de prosperidade e abundância. Para os chineses, o peixe simboliza a sorte. Já a carpa, especificamente, representa resistência, coragem e perseverança.

Nos sonhos, o peixe está diretamente ligado ao inconsciente. Visto que, ele vive na água e esse elemento é a representação da psique. Sonhar com peixe indica que se está entrando em contato com algo que estava guardado, fora da consciência, e agora está vindo à tona.

Dependendo da situação em que o que peixe se encontra e da sua aparência no sonho, você pode ser capaz de interpretar o que o sonhar com peixe significa. Pensando nisso, separamos as principais variações desse sonho especialmente para você. Confira a seguir o que significa sonhar com peixe!

Sonhar com peixe nadando

Sonhar com peixe nadando pode ser situação perigosa, riqueza ou sorte.

Sonhar com peixe nadando pode ser situação perigosa, riqueza ou sorte.

Se o peixe estava nadando no fundo da água, trata-se de um sinal de que você passará por uma situação perigosa em breve. Alternativamente, se o peixe estava nadando na superfície é um símbolo de riqueza e boa sorte.

Se o peixe estava nadando em águas claras, esse sonho é um bom presságio e prevê sucesso e boa sorte. Para as pessoas de negócios, é um sinal de lucro e boas transações. Já para os trabalhadores assalariados, isso significa ocasiões de sorte e pequenos lucros.

Além disso, sonhar com um peixe nadando é conhecido popularmente por ser um símbolo da concepção. Afinal, sabe-se que muitas mulheres grávidas sonham com peixes nadando.

Preparar um peixe para comê-lo

Se você sonhou que estava cozinhando um peixe, pode ser um indício de que você possui um novo conhecimento espiritual. Assim, você pode fazer muitas coisas novas na sua vida e está aberto às oportunidades.

Peixe frito é uma delícia, não é mesmo? Por isso, se você sonhou que estava preparando um peixe frito o significado desse sonho não poderia ser diferente. Esse sonho que as coisas na sua vida estão indo bem.

Com serenidade e honestidade, você está subindo de degrau a degrau em direção ao seu objetivo. A vida está recompensando o seu esforço. Assim, aproveite essa generosidade do destino e siga em frente. Sempre firme e forte.

Comer peixe em um sonho

Na maioria das vezes, se você sonha que está comendo um peixe, esse sonho tem uma conotação espiritual e se refere às suas crenças. Além disso, pode simbolizar sorte e boas energias.

Por outro lado, esse sonho pode significar que os seus relacionamentos estão dando certo graças ao seu carisma e à sua sensibilidade. Os peixes estão relacionados à calma, à harmonia e ao pacifismo. Afinal, brigas dificilmente levam a algum lugar.

Sonhar com peixe grande

Sonhar com peixe grande é sinal de fartura.

Sonhar com peixe grande é sinal de fartura.

Quando um pescador tem sucesso e traz peixes grandes para casa, então certamente não faltará comida na mesa. No mundo dos sonhos, não é muito diferente. Sonhar com peixe grande é um sinal de que as suas ambições e o seu esforço podem resultar em sucesso colossal.

Outra interpretação desse sonho sugere que se você viu em seu sonho um peixe grande, isso significa que você será alvo de muitas fofocas. Possivelmente, as pessoas vão falar mentiras sobre você e você estará em uma situação muito desconfortável. Um conselho é não deixar de abalar pelos comentários alheios.

Sonhar com peixe pequeno

Assim como sonhar com peixe grande é um sinal de sucesso, o peixe pequeno representa o contrário. Portanto, isso significa que você perderá algo no futuro próximo ou ainda é possível que você sofra algum dano.

Por outro lado, esse sonho pode ser considerado um aviso para que você não perca de vista detalhes que parecem inofensivos a princípio. Esses detalhes podem se tornar importantíssimos e difíceis de serem resolvidos lá na frente.

Sonhar com muitos peixes

Sonhar com peixe em cardume é sinal de fartura.

Sonhar com peixe em cardume é sinal de fartura.

Já ouviu falar na expressão “Pegar um peixe grande”? Pois é, assim como o peixe grande representa o sucesso, muitos peixes representam também.

Esse sonho indica grandes alegrias e realizações, mas com uma simbologia ainda mais potente. Por outro lado, se os peixes que você viu eram tubarões agressivos, então, é um reflexo de fobias sociais e inseguranças profissionais.

Pegar um peixe em um sonho

Pegar um peixe sempre é um sinal de alegria. Afinal, o peixe serve de alimentos para inúmeras pessoas no mundo todo. Por isso, esse sonho pode prever sucesso e ganhos financeiros através de uma boa ideia que você tem.

Se a água na qual você pegou o peixe estava suja, tal sonho significa um possível obstáculo na sua vida profissional no futuro próximo. Provavelmente, por causa da interferência de algumas pessoas importantes.

Pegar um peixe em um sonho também simboliza o reconhecimento e a consciência dos sentimentos e emoções que estão guardados no seu subconsciente. Às vezes, pode se tratar de uma nova e criativa ideia que você está inventando.

Sonhar com pesca

Na maioria das vezes, o peixe representa as nossas emoções escondidas. Por isso, sonhar que você está pescando significar que você está começando a confrontar os seus sentimentos reprimidos.

Por outro lado, muitos utilizam a pesca como um tempo para si. Por isso, esse sonho revela a sua necessidade de descanso e relaxamento do seu corpo e da sua mente. Uma dica é tirar um tempo para colocar as coisas de volta no lugar.

Peixe fora d’água

Sonhar com peixe fora d'água não é bom sinal.

Sonhar com peixe fora d’água não é bom sinal.

Se sentir um peixe fora d’água não é algo muito bom, não é mesmo? O peixe fora d’água refere-se a uma pessoa em situações desconhecidas e desconfortáveis, e esse sonho também pode se referir a isso.

Talvez você esteja se sentindo desconfortável nas relações com os demais. Assim, o seu subconsciente está te enviando uma mensagem de que você precisa mudar para ter relacionamentos mais satisfatórios.

Sonhar com peixe morto

O peixe morto representa que se você não prestar atenção no que está fazendo, pode acabar deixando oportunidades importantes passarem despercebidas.

Para conseguir alcançar o seu objetivo é importante a dedicação, mas não é só isso. Você deve ter cautela e sabedoria ao tomar decisões importantes na vida. Para que não perca grandes chances, você deve sempre permanecer atento.

Sonhar com peixe no aquário

Sonhar com peixe no aquário é sinal de emoções reprimidas.

Sonhar com peixe no aquário é sinal de emoções reprimidas.

Um peixe no aquário muito mais privado do que um peixe que vive em um rio ou em um oceano. Por isso, a interpretação para este sonho é a de que você vem reprimindo as suas emoções e desejos.

Possivelmente, a rotina vem te obrigando a fazer sacrifícios e te carregando de angústias que você tem receio de anunciar. Talvez porque você não queira preocupar os outros com aquilo que você está sentindo.

Contudo, a melhor forma de sair dessa situação é sendo mais transparente consigo mesmo. Busque realizar mais as suas vontades para não se tornar uma pessoa cheia de frustações e prestes a explodir.

Aquário cheio de peixes

Se você sonhou com um aquário cheio de peixes, essa é uma boa notícia. Esse sonho é uma confirmação de que os problemas ficarão de lado. Além disso, um aquário cheio de peixes também é um sinal de sorte nos negócios e no amor.

Peixe branco

Na maioria das vezes, o branco traz mensagens positivas. Ver um peixe branco em um sonho é um bom sinal. Esse sonho indica que você receberá mensagens de amor em breve, o que te deixará bastante feliz.

Peixe dourado

Você sabe o que significa sonhar com peixe dourado? Esse peixinho é considerado extremamente promissor. O peixe dourado sugere o aporte de dinheiro, muito dinheiro. Portanto, os seus investimentos vão render muito mais.

Mas é claro que para que isso aconteça, você vai precisar se dedicar ao trabalho até dez vezes mais. A boa notícia é que você será bem recompensado por todo o esforço que fizer. Mãos à obra!

Peixe colorido

O significado de sonhar com peixe colorido vai depender da sua cor.

O significado de sonhar com peixe colorido vai depender da sua cor.

O significado de sonhar com peixe varia de caso para caso, dependendo da sua cor no sonho. Normalmente, a cor do peixe reflete a personalidade e o temperamento do sonhador.

Peixe azul: representa grande força emocional e caráter inviolável.

Peixe vermelho: demonstram mais impetuosidade e comportamentos imprevisíveis.

Peixe amarelo: remete às possibilidades de ganho material, mas também a remorsos e egoísmos.

Sonhar que nada junto a vários peixes

Esse sonho reflete que você vem tentando conhecer mais a si mesmo e aceitar com mais confiança quem você é.

Muitas pessoas, seguem as suas vidas sem questionar o que realmente as deixa felizes. Por isso, acabam sendo duras consigo mesmas ao não corresponderem as suas vontades mais íntimas.

Portanto, se conhecer é fundamental para ter uma vida mais feliz. Além disso, o amor próprio é a chave para uma pessoa se tornar bem-sucedida e confiante em todas as áreas da sua vida.