Antes de escolher o melhor shampoo para seu cachorro, é necessário avaliar bem a pele e o pelo do animal. Além disso, é necessário verificar se o cachorro possui algum tipo de alergia.

Shampoo para cachorro é um produto que tem a finalidade de cuidar dos pelos, e consiste em um produto utilizado principalmente para remover o excesso de oleosidade, sujeira e pele morta.

Hoje em dia, existem centenas de shampoos no mercado pet. São shampoos para cachorros com pelos longos, curtos, escuros ou brancos, hidratantes ou anti-pulgas. Existem também os shampoos medicamentosos para eventuais tratamentos dermatológicos.

Enfim, para escolher melhor o tipo de shampoo, recomenda-se usar o bom senso, e falar com o médico veterinário de confiança. O shampoo certo para seu cachorro pode, de fato, fazer toda a diferença na textura, brilho e saúde da pelagem.

Shampoo para cachorro com pelo longo

Cães com pelos longos requerem, sem dúvida, mais cuidados que cães com pelos curtos. O shampoo indicado para esse tipo de pelagem deve ter duas características importantes: fluidez para espalhar com facilidade e agentes condicionadores, que hidratam e facilitam o desembaraço dos pelos.

Dependendo do pelo do animal, recomenda-se o uso adicional de condicionador e/ou máscara hidratante.

Shampoo para cachorro com pelo curto

Cachorros com pelos curtos, desse ponto de vista, dão certamente muito menos trabalho. O banho costuma ser mais rápido e o shampoo não precisa necessariamente ter condicionador na composição.

O que importa é que o shampoo para cachorro de pelos curtos promova limpeza sem irritar a pele do animal. Portanto, a escolha deverá ser feita em base à aceitação do mesmo.

Shampoo para cachorro com pelos escuros

Esse tipo de shampoo para cachorro foi desenvolvido com o intuito de preservar a cor escura do animal por mais tempo, protegendo os fios e dando mais brilho. Além disso, são feitos com ingredientes que limpam, mas sem agredir o pelo e a pele.

É comum que esses shampoos tenham melaninas vegetais escuras, bem como silicone. Com o uso gradual desse tipo de shampoo para cachorro, os pelos do cachorro tendem a ficar limpos, macios,  com brilho mais intenso e com a cor mais evidente.

Shampoo para cachorro com pelos claros

Shampoo para cachorro com pelos claros, dependendo da marca, podem apresentar características distintas. Há, por exemplo, os produtos que possuem branqueador óptico ou com agentes clareadores.

Os shampoos para cachorro com branqueadores ópticos possuem propriedades que realçam a brancura dos pelos. Caso o animal tenha pelos brancos com algumas regiões de pelos escuros, o shampoo óptico não afeta as partes mais escuras. Além disso, o shampoo do tipo óptico costuma conter silicone, perolizante, água purificada, fragrância e agentes tensoativos. Tais substâncias proporcionam para o animal pelos mais brancos e brilhantes.

Outros shampoos, por exemplo, possuem entre os seus ingredientes água de coco, que também retira dos pelos o visual amarelado e queimado do sol.

Shampoo para cachorro com condicionador

Como mencionamos anteriormente, esse é o tipo de shampoo de cachorro recomendado para animais com comprimentos de pelos médios a longos. No entanto, muitos cachorros de pelos curtos também podem ter uma pelagem mais áspera e seca. Nesses casos, o uso de condicionadores pode ajudar a devolver a hidratação e maciez.

Shampoo para cachorro hidratante

Shampoo para cachorro com formulação hidratante serve para nutrir a pele e os pelos dos animais. Muitos cães tem, de fato, pele e pelos secos. Isso pode ocorrer por causa da genética, alergias, problemas hormonais. O fato é que o shampoo hidratante ajuda a amenizar os efeitos da secura excessiva que podem ser: prurido intenso, falta de brilho no pelo, descamação.

Shampoo para cachorro com antipulgas

Shampoos antipulgas podem ser bons auxiliares em casos de infestações. No entanto, é bom saber que mesmo assim muitas pulgas sobrevivem (principalmente no ambiente) e poderão infestar o cachorro novamente.

Além disso, os shampoos para cachorro antipulgas são geralmente a base de produtos derivado de piretróides ou organofosforados, substancias que servem para matar as pulgas e que podem intoxicar o cão.

Por isso, é mais comum que veterinários indiquem o uso de medicamentos orais, já que possuem composição segura e eficaz. No entanto, há no mercado outros tipos de produtos antipulgas como pipetas pour-on, sprays e coleiras antiparasitárias.

Shampoo para cachorro – medicamentoso

Cachorros, como acontece com os humanos, também sofrem de inúmeros distúrbios dermatológicos. Podem ser distúrbios de origem alérgica, bacteriana, fúngica. Enfim… para resolver esses problemas, o veterinário poderá prescrever shampoos terapêuticos com o intuito de ajudar na recuperação de um determinado quadro.

Geralmente são shampoos para cachorro vendidos na farmácia dos pet shops e que devem ser usados com frequência durante o tratamento.

É muito importante, nesses casos, que sejam respeitados os intervalos e o tempo de banho prescritos pelo médico veterinário e/ou bula.

Nunca medique um animal sem o conhecimento do veterinário. Muitas vezes, é possível causar danos maiores à saúde dos nossos pets.

Pode usar shampoo de gente no animal?

Shampoos de uso humano possuem um pH mais ácido do que a pele do cachorro necessita. Além disso, contém muitas fragrâncias e aditivos cosméticos que podem agredir a pele do animal. Dessa forma, o uso de shampoo para humanos pode secar a pele do seu animal de estimação e até causar irritação e coceira na pele.

Como escolher o melhor shampoo para cachorro.

Como pudemos ver acima, escolher um shampoo para cachorro é mais do que escolher um produto de higiene. Para fazer a escolha mais acertada, devemos seguir alguns passos. Conheça as características mais importantes nessa escolha.

1. Use apenas shampoos de uso veterinário

Shampoos para cachorro devem ser de uso veterinário, ou seja, não é recomendável utilizar produtos destinados à humanos.

As empresas investem muito dinheiro em pesquisas para oferecer opções específicas no mercado. Opções que melhoram consideravelmente a pele e pelos dos animais.

2. pH neutro

É muito importante que o pH do produto seja neutro para evitar ressecamento e outros problemas dermatológicos.

3. Identifique as necessidades do cachorro

A escolha de um shampoo adequado é importante para a saúde e o conforto do seu cão. Observe bem o tipo de pele e pelos do seu animal de estimação, se possui alergias, segura, excesso de oleosidade. Converse com seu médico veterinário de confiança para uma escolha mais segura e certeira.

3. Leia opiniões sobre os produtos.

A internet está cheia de pessoas que opinam sobre os produtos. Procure informações sobre o shampoo para cachorro em mídias sociais ou sites específicos.

4. Leia o rótulo do produto.

Recomenda-se a leitura do rótulo do shampoo para cachorro para conhecer melhor o produto e verificar a presença de determinados ingredientes.

Alguns ingredientes, de fato, podem não causar danos imediatos e visíveis. No entanto, ao longo do tempo, podem causar alguns danos à pele e pelos do animal. Alguns desses ingredientes são corantes, perfumes, álcool, conservantes.