Menu fechado

Roupa para cachorro: o cachorro precisa ser protegido no inverno?

Roupa para cachorro: Chihuahua de jaqueta com capuz saindo para passear no carro.

Embora os cachorros fiquem umas verdadeiras gracinhas todos vestidinhos, tem gente que acha uma bobagem. No entanto, muitas outras pessoas acham que roupa para cachorro, além de enfeitar, é mesmo um item necessário.

Enquanto roupa para cachorro pode parecer uma preocupação um tanto exagerada para quem não é adepto à ideia de vestir um cachorro, existem muitos donos que já presenciaram seus animais tremerem de frio durante invernos mais rigorosos.

Pode ser moda, bonitinho ou divertido vestir o cachorro. Mas se você acha que ele sente frio durante o inverno, não ligue para o que vão dizer. Não há problema nenhum em usar uma peça de roupa para cachorro para amntê-lo aquecido. Seja qual for o motivo, o importante é sempre levar em conta o conforto do animal e respeitar suas necessidades.

Mas se mesmo assim, você não consegue se decidir, pense o seguinte: Os cachorros vêm equipados com seus próprios sistemas de camadas externas. Logicamente, alguns cachorros possuem camadas de pelos mais leves que outros. Já outros não são geneticamente adequados aos climas e ambientes a que estão sendo submetidos.

Portanto, o seu cachorro pode muito bem estar extremamente desconfortável às temperaturas durante o inverno. Da mesma forma que você também ficaria desconfortável se saísse na rua sem roupa no frio. Para saber se ele se adaptaria, basta observar a sua raça e ficar atento ao comportamento dele.

Roupa para cachorro está em alta

Roupa para cachorro: Lulu da Pomerância de lenço babador no pescoço.
Roupa para cachorro: Lulu da Pomerância de lenço babador no pescoço.

Não é apenas uma preocupação com o frio. Roupa para cachorro e outros animais de estimação é um mercado em expansão, de acordo com a firma de pesquisa de mercado MTW Research.

Nos Estados Unidos, a tendência é ainda maior. Enquanto a varejista Argos no Reino Unido vende apenas jaquetas de inverno funcionais para cachorros, na cadeia de lojas varejistas Target nos Estados Unidos você pode comprar de tudo. Como por exemplo, camisetas polo coloridas a fantasias de dinossauros altamente sofisticadas.

Aqui no Brasil, o mercado está se expandindo a cada ano. Além da importação, muitos pequenos negócios estão surgindo e apostando alto em roupas para cachorros de design exclusivo. Além disso, o mercado de acessórios para cachorros tem ganhado cada vez mais força por aqui.

Há uma longa tradição de roupas funcionais muito específicas para animais. Os antigos exércitos gregos vestiam botas de couro nos cavalos para protegê-los da neve. Os animais de policiais também eram vestidos com capas fluorescentes para se destacarem.

De acordo com analistas de mercado pet da firma de pesquisas Packaged Facts, hoje o mercado de roupas para animais de estimação varia entre produtos altamente “sofisticados” ao que chamamos de “mimos funcionais” ou mais práticos. Ou seja, roupas menos funcionais hoje estão se tornando uma explosão na indústria, com boutiques oferecendo todos os tipos de peças de roupas estilosas e produtos exóticos.

Funcionalidade vs. moda

A RSPCA (Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals), associação sem fins lucrativos que promove o bem-estar dos animais, afirma que roupas para cachorro podem ser apropriadas para os animais em algumas circunstâncias.

Por exemplo, para os cachorros idosos, pelados, magros, pequenos ou doentes, uma camada extra de roupa para fornecer aquecimento ou evitar que se molhem em temperaturas baixas pode ser benéfico. No entanto, a funcionalidade deve vir sempre antes de qualquer modismo. Além disso, a roupa deve apresentar um benefício claro de bem-estar ao vestir animais.

Greyhounds and Whippets, por exemplo, costumam usar casacos durante invernos mais rigorosos, da mesma forma que cavalos usam cobertores.

Roupa para cachorro é mesmo necessária?

Roupa para cachorro: cachorrinho Maltês vestindo uma peça de roupa estampada bem estilosa.
Roupa para cachorro: cachorrinho Maltês vestindo uma peça de roupa estampada bem estilosa.

De acordo com alguns veterinários, a maioria dos cachorros não precisa de camadas extra de aquecimento. Afinal, o sistema circulatório do cachorro é muito bom em lidar com o frio. No entanto, a maioria é muito mais equipada para lidar com o frio durante o inverno que com o calor do verão.

Veterinários explicam que quando nos arrepiamos ao sentir frio, nada significante acontece porque não somos peludos como os cachorros. Ao passo que, quando um cachorro arrepia os pelos, isso aumenta a barreira entre as condições externas e a pele minimizando a perda de calor. Por certo, nem todas as raças de cachorros lidam com as temperaturas altas e baixas do mesmo modo.

Curiosamente, as partes do corpo mais importantes a proteger para manter o calor seriam a face, boca e focinho, pois é por onde o calor dissipa. No entanto, cobrir a cabeça inteira do cachorro não realisticamente possível, portanto fazemos o possível cobrindo a barriga ou abdômen.

Mas e as patas? Os cachorros não perdem calor através dos pés, mas recomenda-se sapato para cachorro (botas) ou até mesmo “sacolas plásticas” quando o asfalto estiver coberto por neve, muito quente ou sal (areia da praia), que pode ser bastante tóxico.

Quando o bem estar é uma preocupação

A RSPCA adverte para o fato de que os animais não são acessórios. Portanto, o uso da roupa para cachorro não deve restringir o movimento deles ou afetar a habilidade deles de se comunicar (entre si e com outras pessoas), assim como impedir que façam suas necessidades naturalmente.

Para especialistas, o animal tem consciência de que algo está sendo feito à ele, como quando uma coleira é colocada. Se o animal parece tolerar ser vestido, então, desde que ele possa desempenhar suas funções vitais e normais (caminhar, dormir, se aliviar), não é um problema.

No entanto, o problema pode ocorrer com relação à comunicação com outros cachorros. Isto é, já é difícil para o cachorro “ler” a linguagem corporal de outros tipos de raças diferentes. Por isso, um cachorro “vestido” pode não ser entendido e um outro cachorro pode reagir de forma agressiva com relação à ele. Ou o cachorro “vestido” pode se sentir frustrado ou constrangido na presença de outros cachorros e se tornar agressivo.

Roupa para cachorro com funcionalidade

Roupa para cachorro: cachorro vestindo sweater de lã
Roupa para cachorro: Um sweater de lã quentinho pode ajudar a tolerar o frio no inverno.

O seu cachorro pode não estar aclimatado ao frio do inverno ou calor do verão. Em dias mais frios, mesmo dentro de casa, você pode observá-lo a procura de locais mais quentes para se deitar ou enrolado ao seu cobertor. Expostos à temperaturas muito baixas, pode levar apenas alguns minutos para que ele sinta frio.

Por outro lado, durante o verão e sob uma pelagem mais densa, o cachorro pode sofrer um ataque cardíaco, ter dificuldade em respirar, enquanto o asfalto pode queimar suas patas. Uma pelagem molhada de chuva pode trazer problemas de saúde.

Os produtos mais interessantes nos últimos anos são aqueles que foram desenvolvidos especificamente para necessidades especiais. Como por exemplo, roupa para cachorro idoso ou cachorro com necessidades especiais para proteger do frio, proteger as patas e aliviar no tratamento de doenças.

Isto é, você pode encontrar “jaquetas terapêuticas” para animais que sofrem de dores de displasia de quadril e artrite. Existem também viseiras para animais que sofrem de problemas de visão.

Proteção contra baixas temperaturas no inverno

Um sweater ou uma jaqueta podem ser muito úteis durante as estações mais frias ou em algumas ocasiões. Especialmente se o cachorro se mostrar mais relutante a sair de casa quando as temperaturas estiverem mais baixas. Seja para fazer suas necessidades ou para desempenhar alguma atividade.

O quanto o cachorro é capaz de se manter aquecido vai depender muito da sua raça, tamanho e idade. No entanto, se ele não tiver uma pelagem densa, há um limite para que ele consiga se encolher para conservar o próprio calor do corpo.

Raças pequenas e de pelos curtos

Ou seja, raças de pequeno porte e de estrutura mais fina (Chihuahua), raças toy (Maltês ou Bichon Frisé) e raças com pelagem curta e fina (Shih Tzu) podem se beneficiar bastante com roupinha de cachorro. Principalmente para sair para passear ou até mesmo ficar em casa. Um sweater pode fazer uma diferença significante no bem estar do seu cachorro.

O Chihuahua, Greyhound, muitas raças terrier e pinscher (mesmo os maiores como Pitbull e Doberman) são exemplos de cachorros que podem usar roupinhas de cachorro para um aquecimento extra.

No entanto, pelo curto e fino não são os únicos pré requisitos para o uso de roupa de cachorro. O cachorro que costuma ter o seu pelo tosado, como os Poodles, também devem usar sweaters para protegê-los do frio. Assim como os cachorros idosos, que possuem sistema imunológico mais fraco e cachorros com alguma doença que impeça o crescimento dos pelos (doença de Cushing e hipotireoidismo) também precisam de fontes extra de calor.

Raças maiores e de pelos longos

Por outro lado, os cachorros maiores com pelagem mais densa, necessariamente não precisam de aquecimento extra. Além disso, a maioria sente-se bastante desconfortável se forçados a usar algum tipo de roupinha de cachorro. Isto porque, possivelmente eles são capazes de superaquecer.

A pelagem desses cachorros já são geneticamente desenvolvidas para protegê-los de temperaturas extremas em invernos rigorosos. O Husky Siberiano, Malamute e São Bernardo são excelentes exemplos de raças de cachorro perfeitamente adequados à temperaturas baixas. Labradores e Golden Retrievers ficam meio que entre as duas categorias.

As vantagens de vestir o seu cachorro

Roupa para cachorro: Dachshund vestindo uma peça de roupa de cachorro quentinha
Roupa para cachorro: Dachshund vestindo uma peça de roupa de cachorro quentinha

Há muito mais envolvido ao vestir um cachorro que a proteção contra temperaturas extremas. Ou seja, no dia a dia o seu cachorro pode se beneficiar muito da proteção de uma roupinha de cachorro.

Uma boa roupa de cachorro pode ajudar o seu cachorro a melhor se adaptar às mudanças climáticas e apreciar ainda mais as atividade ao ar livre. Enquanto fantasias e artigos esportivos podem ser divertidos e melhorar o seu desempenho. Veja abaixo:

  • Aquece o cachorro;
  • Mantém o cachorro seco;
  • Protege as patas;
  • Mantém o cachorro limpo;
  • Reduz mordidas de insetos;
  • Repele pulgas e carrapatos;
  • Esfria o cachorro em clima quente;
  • Protege contra queimadura solar;
  • Mantém o cachorro seguro na rua ou na água.

Roupa para cachorro para qualquer atividade

Roupa para cachorro: Chihuahua de sweater esportivo com capuz
Roupa para cachorro: Chihuahua de sweater esportivo com capuz

Felizmente, os cachorros não precisam mais sofrer durante as mudanças extremas de temperaturas sozinhos. Além disso, mesmo nos melhores dias do ano e para qualquer atividade, a roupa para cachorro adequada pode manter o seu cachorro limpo, protegido e mais confortável.

1. Agasalho de cachorro (Outerwear)

Apesar de não ter um item altamente necessário, nenhum cachorro gosta de sentir frio, calor ou sujo. Roupa de cachorro tipo “outerwear”, como por exemplo jaquetas, camisetas, agasalhos, funcionam para conservar o calor do corpo do cachorro.

Se o cachorro costuma correr por aí ao ar livre, a peça de roupa de cachorro irá também ajudar a prevenir mordidas de mosquito, aranhas e repelir pulgas e carrapatos. Além disso, a roupa de cachorro também irá evitar que folhas e gravetos, assim como sujeiras agarrem aos pelos do cachorro.

O cachorro não sua através da pele. Ao invés, ele ofega e alivia o calor através das patas e do nariz. Quando ao ar livre, roupas protetoras leves, como algodão e malha, podem ajudar a resfriar o corpo refletindo os raios do sol, além de evitar queimaduras solares.

Em climas frios e úmidos, uma camada extra de proteção pode fazer toda a diferença. Uma camiseta leve, sweater ou casaco podem aquecer. Quando a temperatura cair ainda mais , o cachorro pode precisar de algo mais pesado. Se chover, uma capa de chuva impermeável para cachorro evita que você tenha que secá-lo com frequência.

2. Calçado de cachorro

Você pode imaginar a dor que é andar sobre asfalto ou areia quente? O cachorro passa por essas situações o tempo todo durante o verão. O inverno também não costuma dar trégua às suas patas, especialmente se ele tiver que andar sobre a neve ou gelo. Mesmo durante o inverno o asfalto em horários de pico costumam ficar bastante quentes.

A botinhas para cachorro fornecem uma excelente proteção para essas temperaturas extremas. Além disso são ótimas para o cachorro que anda regularmente sobre superfícies duras, abrasivas ou mesmo “off-road” onde pode pisar em vidro, espinhos e outros perigos.

3. Roupa de cachorro para dormir (Sleepwear)

Como todo cachorro não é capaz de dormir quieto e manter-se coberto pelo cobertor em noite frias, um pijama para cachorro quentinho pode ser uma boa solução para mantê-lo aquecido.

4. Roupa de cachorro esportiva (Sportswear)

Se você costuma correr ou caminhar durante a noite, você sabe que deve se proteger com artefatos que refletem luz. E o seu cachorro? Para uma maior segurança durante essas atividades, o cachorro pode usar uma capa ou casaco refletor que contenha faixas refletivas para uma melhor visibilidade.

5. Roupa de cachorro de banho (Waterwear)

Se você costuma passar um tempo em locais onde a presença de água como mar, rios, cachoeiras, praia é constante, uma jaqueta salva-vidas de cachorro é essencial. Como por exemplo em passeios de barco.

Como encontrar a roupa para cachorro certa

Roupa de cachorro: Cachorro vestinho botinhas para proteger as patas do gelo molhado e da neve.
Roupa de cachorro: Cachorro vestinho botinhas para proteger as patas do gelo molhado e da neve.

A maioria dos cachorros aceita e apreciam uma peça de roupa. Por outro lado, outros têm dificuldade e levam mais tempo para se adaptar. Mas com o tempo eles aprendem. Às vezes, oferecer algum tipo de recompensa pode ajudar no processo e acelerar a cooperação dele.

Além disso, para evitar problemas, não tire sarro do cachorro verbalmente quando ele estiver vestido. Se você fizer isso, ele não entenderá as palavras, mas será capaz de entender a sua entonação e pegar o conceito. Assim, ele nunca mais vai cooperar com você.

1. Atenção ao material

Uma vez decidido a usar uma roupinha de cachorro, você deve considerar o material. Embora a lã seja um material quente e um dos melhores para isolamento térmico, é preciso levar em consideração a propensão à alergia ao material. Muita gente se coça todo quando usa lã direto no corpo. O mesmo acontece com alguns cachorros. Além disso lã demora para secar e muitas vezes encolhe fácil. Uma boa combinação entre algodão e lã ou algum material sintético pode ser melhor. Plush e fleece são uma opção.

2. Atenção ao tamanho

É importante medir o cachorro antes de comprar uma peça de roupa para ele. Mesmo sabendo o porte e a raça há variações entre os cachorros. O tamanho da roupa para cachorro é importante para que ele não consiga tirá-la.

Além disso, não pode ser tão grande a ponto de ficar arrastando pelo chão, e nem agarrar em algo podendo machucá-lo. Do mesmo modo, a roupa de cachorro não deve ser pequena a ponto de restringir o movimento dele e incomodar. A roupinha de cachorro deve servir de forma adequada, ficando bem rente à pele do cachorro, mas sem sufocá-lo. Lembre-se que o mais importante é o conforto e o bem estar do cachorro.

Assim, tire as medidas ao redor do pescoço, de ombro a ombro (peitoral) e a distância do pescoço à cintura. O comprimento de um agasalho, por exemplo, deve terminar na cintura, deixando a parte de baixo livre. Sabendo o peso dele você vai conseguir determinar o tamanho certo também. Se possível, leve o seu cachorro à loja para testar algumas peças antes de comprá-las, pois a troca é mais difícil com relação à roupa de cachorro.

Lembrando que, os cachorros não devem usar calças — apenas capas, casacos, sweaters e jaquetas. Ou variações entre essas peças. Ou seja, nada que prendam suas patas ou escondam ou prendam suas partes íntimas ou caudas.

3. Atenção aos movimentos e praticidade

Certifique-se de que ele possa se movimentar bem dentro da roupa. Especialmente ao redor das patas dianteiras (na área debaixo delas) e ao redor do pescoço. Cheque também se não há excesso de tecido sobrando. Lembre-se também de escolher peças de roupa de cachorro fáceis de serem vestidas e tiradas. Nada que possa ficar muito apertado ou estrangulá-lo. Ele nunca mais vai deixar você colocar nada nele se isso acontecer.

4. Atenção aos detalhes

Outra consideração importante é sobre o tipo de aviamento usado, como por exemplo, botões, zippers, ganchos e etiquetas. As melhores peças de roupa para cachorro são aquelas que não possuem nada que eles possam mastigar ou engolir. Ou seja, nada que possa se soltar ou ser arrancado.

No entanto, embora algumas jaquetas de cachorro com capuz que podem ser fixados na coleira, elas devem ser usadas apenas sob supervisão. Além disso, devem ser removidas uma vez que o cachorro é deixado sozinho. Isto é, quando você não estiver mais com ele. Sob seus cuidados.

Para concluir:

As roupas para cachorro não são ultra essenciais, mas podem sim fazer a diferença dependendo da ocasião. Respeitando as necessidades do cachorro, não há problema em vesti-lo de vez em quando.

Não estamos dizendo que você deve manter uma guarda roupa cheio e variado com inúmeras peças de roupa para cachorro. Mas, vez ou outra é bom ter uma agasalho para cachorro quentinho, uma roupinha de cachorro gostosa e macia para dormir nas noites frias, e quem sabe uma capa de chuva de cachorro bacana para aqueles passeios em dias molhados.

Acredite, o cachorro não vai ligar para a cor ou o estilo da roupa de cachorro que ele vai vestir, mas que é divertido não podemos negar. E se você gostar ainda mais da ideia, por que não apostar em um modelito que combina com a sua própria roupa? Há várias lojas de roupa de cachorro que estão apostando nessa ideia – kits de peças de roupa e acessórios combinando para o dono e o cachorro.

Eu aposto que o seu cachorro vai amar a atenção que vocês irão ganhar!

Fontes externas:
PetMD

2 Comentários

  1. Denilse teixeira

    preciso de uma roupa para uma bull terrier para esfriar o corpo dela no verão .Porque ela tem sarna,dermatite e alergia e não pode tomar banho todos os dias e precisa se manter refrescada.Voces tem esse tipo de roupa?

Pergunte ou Responda

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

>