Se você tem criança em casa, há grandes chances deles pedirem por um animal de estimação. Embora eles possam ser uma excelente ideia e uma boa aquisição para a família, eles trazem grandes responsabilidades. Por isso, responsabilidade pet é um dever de todos em casa.

Além da diversão e das brincadeiras, é importante considerar que o animal terá que ser alimentado, limpo, socializado e exercitado, para que se mantenha saudável.

Apesar das crianças sempre dizerem que irão cooperar e ajudar no que for preciso, pode acreditar que após algumas semanas, principalmente no início, você será a pessoa que vai acabar responsável por todas essas tarefas.

Portanto, aprenda de uma vez a ensinar às crianças a importância de saber cuidar de um cachorro ou qualquer outro animal de estimação, para que você não seja abandonado com essa responsabilidade pet para você.

Veja abaixo!

Responsabilidade Pet: Envolva-as na decisão

Se a sua criança tiver idade suficiente, pode ser uma excelente ideia começar a ensinar responsabilidade pet para crianças. Uma delas é começar envolvendo-as na escolha do animal.

Se estiver pensando em adotar de algum abrigo, leve-a junto para escolher o animal, isso fará com que a criança se sinta responsável pela decisão, dando mais importância ao ato.

Escolher um novo animal de estimação baseando-se no temperamento e necessidades é também uma boa maneira de garantir que ele seja adequado ao estilo de vida da família.

Assim, evita-se qualquer tipo de problema quando o animal já estiver convivendo com todos em casa.

Responsabilidade Pet: Deixe-as escolher itens

Não importa o animal que o seu filho quer, permitir que escolha os itens que irão compor o local ou a casa do animal é uma outra forma de encorajar a responsabilidade pet na criança.

Portanto, deixe que a criança escolha a cama, cestos, comedouros, ou qualquer outro item essencial para os cuidados do animal.

Isso também faz com que eles percebam que você tem confiança suficiente neles para envolvê-los em certas decisões e tarefas.

Responsabilidade Pet: Encoraje-as ao treinamento

Se você traz um cachorro para casa, o treinamento deve fazer parte do processo logo no início. Ensinar bom comportamento pode ser uma boa técnica para envolver a criança.

Ajude-os a treinar o novo cachorrinho com alguns comandos simples e jogos, que rapidamente constroem uma relação entre eles.

Isso vai fazer com que eles estejam mais envolvidos nas tarefas menos divertidas, mas não menos importantes dessa relação, como recolher as fezes do animal, por exemplo.

Responsabilidade Pet: Monte um itinerário para cuidados

Confiar do seu filho para se tornar mais envolvido na rotina do animal é uma boa forma de fazê-lo entender que cuidar de um animal vai muito além da diversão.

Faça com que eles sejam responsáveis por colocar a comida, reabastecer a água no bebedouro, e sempre elogie para que eles saibam que estão fazendo um bom trabalho.

Se o cachorro precisar se exercitar regularmente, envolva a criança nos passeios. Se tiverem idade suficiente, permita que eles levem a guia, e ensine a importância de recolher as fezes na rua, caso aconteça.

Isso não só vai ensinar responsabilidade pet, como também vai encorajá-los a se exercitarem junto com o animal e a família inteira.

Portanto, se os seus filhos estiverem impregnando para ter um animal de estimação, não tenha medo!

Se você tiver paciência e seguir todos estes passos com consistência, você vai conseguir não só a ajuda que precisa para o cuidado do animal em casa, como também vai estar introduzindo alguns conceitos de responsabilidade importantes desde cedo.

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta