De acordo com entomologistas, ignorar o uso de remédio de pulgas para gato — mesmo que ele não tenha acesso à ambientes externos — pode elevar riscos em potencial de doenças. Saiba quais estratégias para lidar ou prevenir infestações de parasitas no seu bichano.

Embora o seu companheiro felino não se aventure para fora de casa, isso não significa que ele está imune aos perigos oferecidos por pulgas e carrapatos. Esses parasitas malditos são altamente habilidosos, muitas vezes encontrando formas de adentrar os ambientes pegando carona em uma pessoa, cachorro ou até em ratos escondidos pelos buracos sinistros casa.

Pior ainda, as pulgas podem entrar na sua casa por conta própria, sem precisar de carona ou convite de um hospedeiro. Elas são capazes de pular até 2 metros de altura, permitindo que subam degraus de escada e passar por portas abertas.

E depois que uma pulga ou carrapato entra na sua casa, eles botam ovos, que rapidamente se tornam larvas, que após o desenvolvimento saem a procura do primeiro hospedeiro disponível, seja ele um cachorro ou gato.

Assim, a opção mais inteligente é tratar qualquer bichano — incluindo os que vivem dentro de casa — com remédios preventivos contra parasitas. Há várias opções disponíveis no mercado, como Bravecto (a cada 3 meses) ou Vectra (todo mês).

No entanto, a melhor opção de remédio de pulgas para gato vai depender de onde você mora, e dos tipos de pulgas e carrapatos mais predominantes na sua região.

Veja abaixo como identificar problemas com pulgas e carrapatos na sua casa, e como prevenir esses problemas.

Confira!

Como identificar uma infestação de pulgas e carrapatos

Antes de usar um remédio de pulgas para gato é preciso saber identificar se há infestações.

A primeira coisa a fazer para conseguir identificar uma infestação de parasitas como pulgas e carrapatos é estar sempre inspecionando o seu gato.

Pulgas, principalmente pulga de gato, uma das mais comuns no país, são achatadas na lateral, ficando com um aspecto mais alto e fino. Porém, elas possuem poucos milímetros e comprimento, tornando a tarefa mais difícil de encontrar.

Por isso, nem sempre na primeira checada você vai conseguir encontrá-las. Mas se você notar que o seu gato está arranhando alguns locais em excesso, isso já pode ser um sinal.

Procure por o que chamamos de “sujeira de pulga” na áreas em que ele costuma ficar mais. É parecido com a mistura de sal e pimenta do reino, com os ovos de pulgas fazendo o papel do sal e as pulgas a pimenta.

Os carrapatos, por outro lado, são bem mais fáceis de notar. Eles são maiores que as pulgas, sendo que os adultos podem chegar ao tamanho de uma borracha de lápis antes de começarem a se alimentar. Porém, depois de comer, eles incham e chegam a ficar com alguns centímetros de comprimento.

Portanto, se você encontrar qualquer um desses parasitas no seu gato, tente removê-los gentilmente com um par de pinças de pontas finas e despejando-as em um recipiente com álcool.

Dessa forma, você vai poder levar ao veterinário para que ele possa identificá-los para saber de onde provavelmente eles vieram, e se isso significa uma infestação maior na sua casa.

Qual remédio de pulgas para gato escolher?

Nem sempre conseguimos manter as pulgas longe dos bichanos com apenas inspeções regulares. Para garantir que esses parasitas não cheguem nem perto deles, o ideal é investir em um bom remédio de pulgas para gatos.

O mercado pet está cheio deles, com opções de todos os tipos e para todos os bolsos. O remédio de pulgas para gatos é uma das melhores medidas preventivas contra esses parasitas indesejáveis.

Veja abaixo as melhores opções disponíveis hoje no mercado:

1. Remédio de pulgas para gato Elanco Comfortis

São tabletes mastigáveis capazes de eliminar as pulgas antes que elas produzam seus ovos. O seu efeito é extremamente rápido, com 100% de eficácia em 4 horas. Ele oferece um alívio imediato, acabando com o sofrimento do animal.

Ele age já nos primeiros 30 minutos, matando todas as pulgas, e tem duração de 30 dias. O ideal é oferecer o remédio de pulgas para gato sempre junto a um alimento ou após a refeição.

A opção tem boa aceitação pelos consumidores e possui um preço acessível, além de não apresentar reações adversas na maioria dos animais. Ele só não pode ser administrado em gatos com menos de 3 meses de idade, gestantes e lactantes.

2. Remédio de pulgas para gato Capstar

O Capstar é um remédio de pulgas para gatos mais indicado em caso de maiores infestações. Isto é, em casos mais urgente em que espera-se uma ação rápida. Ele já começa a agir no primeiros 15 minutos, e pode ser repetido a cada 24 horas, se necessário.

É também de uso oral, mas não precisa ser administrado junto a alimentos, podendo até ser dado para fêmeas gestantes e lactantes. Seu preço também é acessível. Sua única desvantagem é não ter efeito residual (sua ação é de somente 24 horas) e ele mata apenas pulgas adultas.

3. Remédio de pulgas para gato Advocate

Essa opção de remédio de pulgas para gato é capaz de proteger também o animal de piolhos e outros vermes intestinais. Com ação imediata, a sua aplicação é tópica e super prática e fácil administrar, basta abrir a ampola e derramar o conteúdo na nuca do animal.

Ele ainda auxilia na desinfestação do ambiente, com eficácia de tratamento por 4 semanas (1 mês), começando a agir logo nas primeiras 24 horas. Ele é um produto seguro e eficaz, de baixo risco, que pode ser administrado em gatos a partir de 9 semanas de vida.

O remédio pode ser aplicado logo após o banho, no animal com pêlo seco. Porém a sua eficácia diminui com os banhos. m dos pontos negativos fica por conta da diminuição de sua eficácia com os banhos e o seu preço é elevado.

4. Remédio de pulgas para gato Frontline

O Frontline é um remédio de pulgas para gatos e cachorros já bem conhecido entre os tutores. A marca oferece 3 versões de uso tópico e fácil aplicação a escolher: Topspot, Plus e Spray, a fim de combater pulgas e carrapatos, com efeito residual de 30 dias.

O top spot é mais indicado para gatos caseiros, com menos chance de infestação, já o plus e spray para gatos ativos com acesso à ambientes externos, com maior incidência de parasitas.

Todos possuem efeito residual de 30 a 45 dias, começando agir nas primeiras 48h após a sua aplicação, matando os parasitas assim que entram em contato com a pele e pelagem do animal, evitando que ele seja picado por eles.

Seu preço é acessível e pode ser aplicado no gato após 8 semanas, sendo que o spray até em filhotes com 2 dias de vida, bem como em fêmeas prenhes e lactantes. Porém, a sua eficácia também diminui com os banhos.

4. Remédio de pulgas para gato MSD Bravecto Transdermal

O Bravecto é um remédio de pulgas para gato desenvolvido em laboratório de saúde animal. Ele é um medicamento de uso tópico e dose única, com princípio ativo Fluralaner, um inseticida e acaricida potente.

A sua pipeta é prática, de fácil aplicação e segura. Ele é capaz de quebrar o ciclo de desenvolvimento da pulga, matando as adultas e as recém-eclodidas antes mesmo que produzam seus ovos.

O seu efeito residual é de de 12 semanas, começando a sua ação logo nas primeiras 12 horas. Seus únicos pontos negativos são diminuir a eficácia nos banhos e o preço alto.

Além disso, é contra indicado para fêmeas gestantes e lactantes, além de filhotes menores de 11 semanas ou gatos com peso inferior a 1,2 kgs.

Mantenha o jardim seguro de parasitas

Além do remédio de pulgas para gato voc6e deve manter o jardim seguro.

Além de prevenir e tratar o animal com remédio de pulgas para gato, você ainda pode tomar algumas medidas para reduzir os riscos de uma infestação na sua casa, principalmente se você tiver um jardim gramado.

Estes insetos costumam se esconder em grama alta, só esperando por alguém passar para pegar carona ou se alimentar. Se o seu gatinho costuma dar voltas pelo jardim, certamente ele trará mais insetos para dentro de casa.

Portanto, o melhor a fazer é manter a sua grama aparada sem mato ou vegetação alta. Além disso, it’s in your best interest to keep your yard well-groomed.

Uma vez que grama alta ou sujeira (restos de folhas e outros detritos) no gramado também podem criar locais de refúgio e proliferação de pulgas e carrapatos, assim como água parada, não deixe de fazer essa manutenção regularmente, evitando também de regar em excesso.

Principalmente no verão, uma época em que os picos de temperatura e umidade tendem a atrair um maior número de insetos.

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta