Você sabia que existem raças de cachorro fáceis de treinar a fazer suas necessidades no local certo? Por mais adoráveis que os cachorros sejam, principalmente quando filhotes, não podemos permitir que eles façam tudo da maneira deles.

Por isso, o treinamento desde cedo é crucial para que eles tenham um bom comportamento ao crescer. Portanto, ensinar a fazer as necessidades físicas em local adequado faz parte desse processo.

As raças mais teimosas e travessas, possuem mais dificuldade em aprender a fazer suas necessidades no local adequado, por isso nem sempre oferecerão a experiência mais fácil — como todo tutor já sabe ou desconfia.

Mas algumas raças de cachorro são mais obedientes e mais fáceis de treinar que outras, o que vai tornar esse treinamento básico em casa mais fácil, principalmente para os tutores menos experientes.

A tarefa nunca será uma tranquilidade total, mas para algumas raças de cachorro isso é mais natural. A AKC, por exemplo, garante que o Shiba Inu “praticamente nascem treinados” e que os Jindos são “extremamente limpos e naturalmente treinados a fazer suas necessidades em local correto desde cedo”.

No entanto, nem toda raça se comporta da mesma forma. Mas se você estiver procurando por um cachorro que facilite a sua vida nesse quesito, considere uma raça com características como inteligência e desejo em agradar, que respondam bem ao treinamento e à obediência.

As caixas transportadoras são uma excelente ferramenta de treinamento e os tapetes higiênicos também podem oferecer uma solução temporária até finalizar o treinamento.

Mas não importa o método de treinamento que você usar, consistência, atenção, compreensão e muita paciência são a chave para o sucesso do treinamento.

Veja abaixo quais são as raças de cachorro mais obedientes e fáceis de treinar a fazer suas necessidades em local adequado:

1. Afghan Hound

Apesar de independentes e teimosos, os Afghan Hounds são fáceis de treinar a fazer suas necessidades em local certo, pois são cachorros ávidos a agradar seus donos.

2. Cão Boiadeiro de Berna

O Cão Boiadeiro de Berna ou Boiadeiro Bernês é inteligente e muito ávido a agradar, por isso aprendem rápido a fazer suas necessidades em locais adequados, bem como outras tarefas.

3. Collies

Collies são cães inteligentes não apenas fáceis de treinar, como também adoram agradar e aprender qualquer tarefa ou truque.

4. Setter irlandês

Desde que as sessões de treinamento sejam curtas e divertidas, com muitos elogios, o Setter irlandês será capaz de obedecer e lembrar de todas as regras, inclusive de fazer suas necessidades físicas em local apropriado.

5. Cão D’água Irlandês

Essa raça de cachorro é muito inteligente e responde bem a treinamentos baseados em técnicas de reforço positivo com recompensas. Portanto, lembre-se de usar muitos elogios e petiscos quando tiver treinamento para fazer suas necessidades em local apropriado.

6. Terra Nova

Os Terra Novas também são uma raça muito inteligente e fácil de treinar a fazer suas necessidades em local adequado, porque fazem questão de agradar seus donos.

7. Cão D’água Português

O Cão D’água Português é muito inteligente, e segundo a AKC, costuma responder bem ao treinamento de obediência.

8. Springer Spaniel de Gales

O Springer Spaniel de Gales, quando treinado desde filhote, pode não só fazer sempre suas necessidades em local adequado como também se dar bem em esportes de obediência.

9. Maltês

O Maltês é outro cachorro inteligente, que apesar de teimoso, pode responder bem aos métodos de treinamento por reforço positivo.

10. Schnauzer Miniatura

Schnauzers Miniaturas são altamente inteligentes e ávidos a agradar, o que os torna muito treináveis e obedientes.

11. Cão Islandês de Pastoreio

O Cão Islandês de Pastoreio são geralmente fáceis de treinar porque são muito espertos e ávidos em agradar seus donos.

12. Jindo

Jindos são extremamente limpos e naturalmente treinados a fazer suas necessidades nos locais certos desde pequenos. Isso é parte da personalidade deles.

13. Papillon

Papillons podem ser mais fáceis de treinar a fazer suas necessidades em local certo que muitas outras raças pequenas. Isso porque eles são bastante ávidos a agradar seus donos que possuem forte ligação com eles.

14. Porcelana

Os cães Porcelanas são raros, mas excelentes cães para viver dentro de casa, pois são também muito fáceis de treinar a fazer suas necessidades em local apropriado.

15. Elkhound Norueguês

Elkhounds noruegueses são muito limpos e responderão rapidamente aos treinamentos, inclusive os de fazer as necessidades em lugar certo.

16. Shiba Inu

O Shiba Inu praticamente nasceu treinado, em todos os aspectos. Com apenas 4 meses de idade, o Shiba Inu vai tentar ir o mais longe possível da sua área de dormir para se aliviar e com 5 semanas eles podem segurar o xix a noite inteira até poderem sair para fazer em local adequado.

No entanto, controlar a bexiga pode levar mais tempo e vai depender do acesso imediato ao lado de fora da casa.

17. Toy Fox Terriers

Toy Fox Terriers são inteligentes e podem ser treinados para usar o lado de fora da casa para se aliviar facilmente.

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta