Qualquer bichinho de estimação necessita de cuidados especiais para se manter saudável, pois criado em ambiente doméstico eles não podem sobreviver sozinhos e dependem de seus tutores para tudo, principalmente para se alimentar. A ração para hamster, por exemplo, é essencial para esses animais se desenvolvam de maneira adequada.

É verdade que cuidar de um hamster não é nenhuma tarefa muito difícil, afinal eles não precisam de muita coisa para ser feliz. Mas, a sua alimentação é coisa séria e precisa ser feita da forma correta.

A maioria das rações para hamsters são um mix de grãos, frutas e legumes desidratados com partículas extrusadas, uma espécie de comida processada. Porém, cada raça tem uma ração mais indicada, pois cada animal é mais acostumado a um tipo de alimento, além de também existirem alimentos proibidos.

Por esse motivo, rações feitas para pequenos roedores são pouco indicadas para hamsters, porque eles precisam mesmo é de uma formulação específica. Mas não se preocupe, se você não tiver tempo para pesquisar.

Nós selecionamos abaixo as melhores opções de ração para hamster do mercado com os melhores ingredientes, combinações mais nutritivas e saborosas. Confira!

Ração para Hamster Nutrópica Gourmet

Essa é uma opção de ração para hamster mais natural, do tipo Nutrópica, uma das melhores opções do mercado. E se ela já é boa, imagine a versão gourmet. Essa opção contém mais de trinta ingredientes e diversos grãos integrais, como aveia e linhaça, além de legumes, como ervilha e cenoura, e até frutas, como mamão, maçã e laranja.

Todos os ingredientes são especialmente selecionados e dosados para garantir os melhores níveis de nutrientes. Além disso, o alimento conta com a ajuda de partículas ricas em vitaminas e minerais, no tamanho e formato ideais para o seu animal.

racao para hamster nutropica

 

Ração para Hamster Super Premium Real Friends

A ração para hamster Real Friends é Super Premium e uma das mais saborosas. Os ingredientes são selecionados, na dosagem correta de nutrientes e no tamanho certo para o animal poder mastigar e digerir.

Ela contém soja, aveia, milho e farelo de arroz, além de um premix vitamínico, com oito vitaminas diferentes e mais de dez minerais, tudo no tamanho certo para o seu hamster. Mas o seu grande diferencial é o sabor das frutas: passas, maçã em cubos e frutas cristalizadas.

racao para hamster real friends

 

Ração para Hamster em Tortinha Vitale

Já esta terceira opção de ração para hamster da Vitale é mais prática. Isso porque o produto vem em forma de uma torta bem atraente para o animal, fácil de alimentar e que sustenta, facilitando a vida do tutor.

O seu sabor também é bastante agradável, pois ele é feito com mel e ovos, além de ter muitos nutrientes e uma infinidade de grãos, como semente de abóbora, aveia sem casca, arroz cateto, milho, ervilha, soja, entre outros.

racao para hamster vitale

 

O que é uma ração para hamster Nutrópica?

A ração para hamster Nutrópica é uma das melhores opções para o animal. Isso porque a marca faz questão de diferenciar todos os seus produtos e focar em diferentes espécies de pequenos roedores, como coelhos, porquinhos da índia, twisters, entre outros.

Assim, cada ração possui uma seleção de ingredientes específica para cada espécie de animal, para que eles tenham acesso às dosagens certas de minerais e vitaminas.

Além disso, a marca possui três versões de ração para hamsters: Normal, Gourmet e Muesli, que combina cereais, frutas e legumes para um maior apelo de sabor. A ração da Nutrópica ainda tem um rigoroso controle de qualidade e não usa subprodutos na sua composição.

Vantagens da ração para hamster Serelepe

A ração para hamster é fundamental para a saúde do animal.

A ração para hamster é fundamental para a saúde do animal.

Embora a ração para hamster Nutrópica seja uma marca excelente, com linhas gourmetizadas que diferencia as raças de pequenos roedores, a Serelepe atua como uma ração generalista, que atende a hamsters, coelhos e outros pequenos roedores.

Mas isso não significa que seja uma opção de alimento de má qualidade. Pelo contrário, a Serelepe é também uma das marcas mais preocupadas com a nutrição balanceada de seus compostos.
Apesar das rações serem extrusadas, uma espécie de alimento processado, ainda assim são ricas em minerais e enriquecidas com vitaminas, for aditivos prebióticos e antioxidantes. Mas não contém frutas e outros alimentos desidratados.

No fim das contas, é uma ração com um bom custo-benefício, especialmente para quem possui mais de um hamster para alimentar ou precisa economizar um pouco mais no orçamento.

Por outro lado, esse tipo de ração contém corantes e conservantes, como aditivos adsorventes e aditivos antifúngicos, além de sabores artificiais.

VantagensDesvantagens
Bom custo-benefícioGeneralista
Ingredientes balanceadosContém conservantes e aditivos
Rico em fibras e vitaminasMenor qualidade

Pode-se substituir a ração para hamster por outro alimento?

A alimentação de um hamster é tão importante quanto a nossa, bastam as devidas adaptações. Assim, o ideal é que essa dieta seja a mais natural possível e a mais balanceada.

É possível melhorar a dieta do hamster, substituindo a ração por uma série de alimentos, desde que sejam próprios para animais herbívoros. Hamsters podem se alimentar de sementes em geral, alguns tipos de grãos e a maioria das nozes.

Além disso, podem comer verduras e frutas, como maçãs, peras, cenoura, brócolis, alface e até uma graminha, desde que esteja limpa e livre de pesticidas. Por outro lado, alguns alimentos são proibidos, como frutas cítricas como laranja e limão, assim como as gordurosas, como abacaxi e abacate.

Os temperos também devem ser evitados, como o alho, cebola, manjericão, salsa e algumas leguminosas como a batata e mandioca, além de alimentos industrializados ou cozidos, como feijão e molho de tomate, e NUNCA doces.

A comida também precisa ficar disponível o dia inteiro, junto com água, sendo que tudo isso deve ser misturado em pequenas porções e em pequenos pedaços, com cerca de 15% de proteínas (verduras e legumes) e 5% de gorduras (nozes, principalmente).

Viu? Nada simples, sem falar que pode ser bem mais caro, trabalhoso e exigir tempo de preparo. Portanto, investir em uma ração para hamster pronta seria a melhor opção, por conta da praticidade e garantir de nutrientes necessários. Mas se quiser tentar, é assim que tem que ser.

Como escolher a melhor ração para hamster

Para escolher a melhor ração para hamster é preciso ficar atento às critérios importantes antes de comprar.

Para escolher a melhor ração para hamster é preciso ficar atento às critérios importantes antes de comprar.

A alimentação é uma parte essencial na vida de qualquer ser vivo, e com os hamsters não podia ser diferente. Aliás, até esse nome é relacionado à comida, pois “hamster” tem origem na palavra alemã “hamstern”, que significa acumular, pois esses animais acumulam a comida em suas bochechas.

Portanto, por que não escolher a melhor ração para hamster, de acordo com à sua raça, o seu porte e à sua idade? Então, observe os critérios abaixo para fazer a melhor escolha para o seu animalzinho de estimação:

Raça

Como dissemos, cada raça de hamster deve ter uma alimentação ideal, com os alimentos certos. Assim, tente se informar dos hábitos alimentares da raça do seu hamster, sírio, chinês, anão-russo, entre outras.

O problema é que nem todos os lugares vendem rações para raças específicas, por isso é bom saber os alimentos que eles costumam comer para identificar os ingredientes mais adequados nas rações disponíveis.

Porte

O porte do hamster é importante para escolher a quantidade certa, até por uma questão de economia e praticidade, além de evitar estragar. Procure comprar embalagens com uma quantidade condizente com o porte do animal. E verifique se ele não está armazenando comida pela gaiola, já que eles possuem esse hábito.

Ingredientes

Além de adequados, os ingredientes devem ser de qualidade, com o máximo possível de ingredientes naturais, entre grãos, legumes e frutas. Se possível, o ideal é que a ração não contenha conservantes, sabores e aromas artificiais, sódio, etc.

Marca

Obviamente, o ideal é focar nas melhores marcas para garantir os melhores ingredientes, os processos mais adequados e recursos para desenvolver uma ração de qualidade.

Nós citamos a ração para hamster Serelepe e Nutrópica, mas há outras marcas, como a Vitale, a Real Friends e a Alcon, que também trabalham com um bom controle de qualidade, e que são boas opções, como as que foram analisadas aqui.

Aviso Importante:
Nossos redatores não possuem qualquer ligação com os fabricantes dos produtos aqui analisados. No entanto, todos os produtos possuem links direcionados à lojas online que fornecem programas de afiliados. Ao clicarem no link do produto e, posteriormente fechando a compra, vocês estarão automaticamente contribuindo para que o Vidanimal receba uma pequena porcentagem de comissão pela venda do produto. Isso nos ajuda a manter nosso trabalho e várias outras pessoas a encontrar o que procuram!

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta