Se você já tem gatos em ou está pensando em adquirir um bichano para te fazer companhia, saiba que uma alimentação adequada é fundamental para manter a saúde do animal. Portanto, para garantir a melhor qualidade de vida para o seu bichano, o ideal é investir em uma boa ração para gatos.

Mas não se preocupe, escolher uma boa opção não é nenhum mistério. Atualmente, existem diversos tipos de rações para gatos, todas com uma grande variedade de nutrientes.

Em geral, elas são classificadas em diferentes categorias de acordo com a qualidade dos ingredientes na fórmula, e indicadas de acordo com as diferentes fases da vida (filhote, adulto, idoso) e condições específicas do felino, físicas e de saúde. Como por exemplo, gatos castrados, obesos, sensíveis, de pelos longos ou que vivem indoors.

De qualquer modo, a ração para gatos precisa ser rica em nutrientes para garantir uma boa nutrição e evitar doenças graves. Então, para ajudar na sua escolha, vamos explicar tudo sobre ração para gatos abaixo e indicar algumas das melhores opções disponíveis hoje no mercado.

Confira abaixo!

Ração para Gatos Adultos Royal Canin Light 40

Essa é uma excelente opção de ração para gatos com tendência à obesidade ou já estou com sobrepeso. A ração é do tipo seca e possui uma fórmula rica em fibras e psyllium, que ajuda a reduzir o consumo de calorias em 17%, ao mesmo tempo que promove uma sensação de saciedade no gato.

racao para gatos royal canin

 

Ração para Gatos Adultos Castrados Purina Pro Plan Sterilized OptiRenal

A ração para gatos Purina Pro Plan Sterilized OptiRenal é uma opção recomendada para os felinos adultos que foram castrados. Isso porque a sua fórmula conta com uma ótima seleção de nutrientes, que ajudam a manter os rins saudáveis, a controlar o peso, e a reduzir as bolas de pelos. Ela tem sabor de salmão e arroz.

racao para gatos pro plan

 

Ração para Gatos Filhotes Farmina N&D Low Grain

Essa é uma opção de ração para gatos filhotes que conta com uma formulação de baixo índice glicêmico e nível de amido reduzido. Essa tem sabor frango, com 60% de ingredientes de origem animal, mas precisa ser conservada naturalmente. Além disso, possui Vitamina E, 20% de frutas, minerais e vegetais, e 20% de cereais.

racao para gatos farmina

Como criar uma alimentação adequada para os gatos

pessoa dando ração para gatos na boca do animal

A ração para gatos é uma forma de fornecer alimentação adequada.

O primeiro alimento que os filhotes de gato recebem é o leite materno, que pode durar por um período de cerca de 9 semanas. Só quando os primeiros dentes começam a nascer, por volta das quatro semanas de vida, que você já pode começar a introduzir o alimento sólido, podendo ser natural ou ração para gatos.

No caso da alimentação natural, você deve pedir primeiro a recomendação de um veterinário para garantir a nutrição mais adequada ao animal, antes de começar a oferecer qualquer alimento que vem à cabeça.

Em geral, gatos são carnívoros, por isso precisam se alimentar principalmente de proteína animal. Mas eles também precisam de alimentos ricos em cálcio, fósforo e vitamina D, provenientes de legumes, verduras e frutas.

De acordo com especialistas os alimentos mais indicados para gatos, além de carnes de boi, frango e peixes, eles podem comer cenouras, ervilhas, milho, brócolis, abobrinha, alface, espinafre, entre outros. Porém, devem evitar alimentos muito gordurosos, como o abacate e frutas cítricas.

No entanto, a ração para gatos é a forma mais prática e completa de alimentar o seu animal, pois já vem enriquecida com tudo o que eles precisam. Como por exemplo, proteínas altamente digeríveis, antioxidantes e ácidos como o ômega 3 e o ômega 6, ingredientes essenciais para o bom desenvolvimento dos gatos.

Frequência e quantidade mais adequada de ração para gatos

Muita gente não sabe, mas os gatos têm hábitos alimentares diferentes do cachorros. Eles costumam fazer entre 10 a 20 refeições por dia, mas a quantidade de alimento ingerido pode variar bastante de acordo com o animal.

De qualquer forma, a quantidade oferecida de ração para gatos deve seguir a recomendação da embalagem, e estar de acordo com a composição nutricional de cada ração para evitar o sobrepeso.

Mas como os gatos são animais de hábitos regulares, é importante que a comida esteja sempre à disposição dele. Ou você pode também dividir a quantidade total de ração do dia em duas vezes. Mas se ele for guloso ou tiver tendência à obesidade, é melhor distribuir a ração em pequenas quantidades ao longo do dia.

Ração Seca X Ração úmida

pessoa dando ração para gatos seca na boca do animal

A ração para gatos pode ser seca ou úmida.

Como as rações para cachorro, a ração para gatos também pode ser encontrada na versão seca e a úmida. A ração seca é a mais utilizada, porque é mais barata e mais prática, já que ela pode ser deixada no comedouro.

Por outro lado, a ração seca para gatos possui apenas 10% de umidade, podendo provocar a formação de cálculo renal e obesidade. Por isso, é importante fazer com que eles bebam bastante.

O problema é que os gatos não costumam beber muita água, por isso a ração úmida, que tem cerca de 80% de água em sua composição, pode ser uma opção bem atraente. Isso porque justamente por ter mais água, ela contribui para o bom funcionamento do sistema urinário do animal e ainda ajuda a manter o peso ideal.

Mas como é mais cara, pode pesar no orçamento alimentá-lo exclusivamente com ração úmida. Por isso, muitos veterinários recomendam a combinação das duas: utilizando a ração seca quando você estiver fora de casa e a ração úmida quando estiver com ele.

Vantagens e desvantagens da ração para gatos

A principal vantagem em oferecer a ração para gatos é a praticidade dela já vir com a quantidade ideal de nutrientes e de forma balanceada.

Além disso, como existe um tipo de ração específica para idade e condições físicas e de saúde de cada animal, esse alimento pode garantir com mais eficiência uma pelagem mais bonita, ossos mais fortes e mais vitalidade.

Por outro lado, a ração para gatos também tem desvantagens, sendo a principal o excesso de conservantes e de produtos químicos na sua formulação. Por isso, ela pode também causar alergias e até problemas nos rins.

Veja abaixo as principais vantagens e desvantagens da ração para gatos:

VantagensDesvantagens
Nutrição completa e balanceadaExcesso de conservantes e químicas
Garante pelos mais bonitosRisco de alergias
Deixa os ossos e dentes mais fortesProblemas nos rins
Fornece mais energiaOpção úmida é mais cara

Como escolher a melhor ração para gatos

gato comendo

Para escolher a melhor ração para gatos é preciso ficar atenta à diversos fatores.

Saber escolher a ração para gatos mais adequada para o seu animal de estimação é um dos maiores cuidados que você deve ter na sua criação. Afinal, é através de uma alimentação adequada que ele vai poder ingerir a quantidade correta de nutrientes que ele precisa para garantir a sua saúde.

Mas como existem muitas diferenças entre as rações para gatos no mercado, saber qual é a ideal fica um pouco difícil. O importante é entender o que de fato diferencia uma ração da outra, em termos de marcas, denominações e composições, para conseguir escolher a melhor.

Considere cada um desses fatores abaixo antes de comprar:

Idade e Condições

Como vimos, existe uma ração de gato para cada necessidade, com a diferença dos tipos e quantidades de nutrientes necessárias para cada fase da vida em cada uma delas. Como por exemplo a seguir:

  • Filhotes: contam com nutrientes que ajudam no desenvolvimento do felino.
  • Em crescimento: possuem um alto valor proteico, além de suplementos vitamínicos e cálcio.
  • Idosos: para felinos acima de 7 anos, com fórmula para ajudar no funcionamento intestinal.
  • Castrados: evita o ganho de peso extra.
  • Indoors: para os que vivem indoors sem sair na rua e contam com menor quantidade de fibras, para permitir fezes mais secas.
  • Sensíveis: para gatos com sensibilidade no sistema digestivo ou paladar mais exigente.
  • Pelos longos: para gatos peludos que ingerem muito pelo, ajudando a eliminar as bolas de pelos.

Doenças crônicas

Existem opções de ração para gatos com problema crônico de saúde, como doença renal, doenças do coração, obesidade, diabetes, entre outros. Essas rações atuam no tratamento dessas doenças, mas exigem indicação prévia de um veterinário antes de ser utilizada, por conta dos seus possíveis efeitos colaterais.

Categorias

A ração para gatos é classificada em três categorias: Standard, Premium e Super Premium, com diferenças entre si, veja abaixo:

  • Standard: é a ração comum, com baixo valor nutricional e qualidade da proteína inferior, maior quantidade de corantes, sódio e conservantes.
  • Premium: qualidade intermediária, nutrientes melhores, mas ainda pode ter conservantes, palatabilizantes e corantes em sua composição.
  • Super Premium: feita com 100% de proteína animal, para uma melhor digestibilidade e diminuição do volume fecal, não contém corantes nem palatabilizantes na sua formulação, e os conservantes são naturais.

Quantidade

A quantidade de ração para gatos na embalagem é importante. Em geral, quanto maior a quantidade, maior também o custo-benefício. No entanto, é fundamental verificar a data de validade para garantir que o alimento será consumido no tempo adequado. Em geral, as embalagens variam entre 85g e 25kg.

Aviso Importante:
Nossos redatores não possuem qualquer ligação com os fabricantes dos produtos aqui analisados. No entanto, todos os produtos possuem links direcionados à lojas online que fornecem programas de afiliados. Ao clicarem no link do produto e, posteriormente fechando a compra, vocês estarão automaticamente contribuindo para que o Vidanimal receba uma pequena porcentagem de comissão pela venda do produto. Isso nos ajuda a manter nosso trabalho e várias outras pessoas a encontrar o que procuram!

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta