Se você já tem um gatinho ou está pensando em adotar um já adulto, deve ter ouvido falar na importância da castração, principalmente se você tem outros gatos em casa que ainda não foram castrados ou se ele vai poder dar suas voltinhas pelo bairro. Depois disso, outro cuidado fundamental para mantê-lo no peso ideal é começar a pensar em investir em uma boa ração para gatos castrados.

Isso porque uma alimentação de qualidade é essencial para prevenir doenças e garantir o crescimento saudável do animal, com todos os nutrientes necessários. Mas é ainda mais importante quando os gatos são castrados, pois isso pode aumentar as chances de cálculos renais e problemas no trato urinário, além do aumento de peso.

Normalmente, os gatos já não costumam tomar muita água. Por isso, uma ração específica e balanceada de acordo com as suas necessidades é a melhor forma de garantir a saúde deles e se livrar dos possíveis riscos de doenças. O ideal é incluir na dieta as rações úmidas, além das tradicionais secas, que irão suprir a carência de água.

Além disso, a escolha também deve levar em conta a idade e outras necessidades especiais. Você pode até achar bobagem e não querer pagar muito por isso, mas economizar na ração optando por opções mais baratas pode acarretar em mais consultas veterinárias.

Por isso, escolher o melhor alimento para o seu animal é a melhor forma de prevenir, não só doenças, mas gastos excessivos com o veterinário a longo prazo.

Mas como essa escolha nem sempre é fácil, considerando a quantidade de ofertas no mercado, selecionamos alguns exemplos para você conseguir entender a importância de uma dieta bem balanceada e optar pela melhor ração para gatos castrados que puder.

Confira abaixo!

Ração para Gatos Castrados – Whiskas

Essa ração para gatos castrados da Whiskas é a opção ideal para os bichanos adultos. Além de ser uma das marcas mais conhecidas, a sua fórmula tem um nível moderado de gordura, por isso é mais equilibrada para essas condições específicas de castração.

Suas fibras especiais presentes na fórmula também ajudam na eliminação das bolas de pêlos e as proteínas usadas são de alta qualidade, neste caso sendo carne o sabor, mas existem outros sabores disponíveis.

Ração para Gatos Castrados Super Premium – Hercosul Biofresh

A ração para gatos castrados Hercosul da Biofresh é uma excelente indicação para quem busca um alimento mais balanceada para estas condições.

Além de ser 100% natural, sem adição de conservantes ou corantes artificiais, é um alimento completo, balanceado e com sabor de salmão, alecrim, chá verde e blueberry. Não é à toa que possui uma fórmula classificada como Super Premium. Vale à pena investir nela!

Ração para Gatos Castrados Super Premium – Chronos Pet

Outra ótima opção de ração Super Premium que vai deixar o seu gato com a pelagem brilhante. Ela é livre de transgênicos, rica em taurina, não possui conservantes químicos na fórmula e ainda ajuda a controlar o pH urinário para evitar cálculos de estruvita ou oxalato e a regurgitação de bolas de pelo.

O seu grande destaque é a adição de Ômega 3 de peixes de águas frias norueguesas, além do sabor de frango, fibras de polpa de beterraba e aveia e extrato de yucca para reduzir o odor das fezes. Tudo cientificamente formulado para promover a saúde cardíaca, ortopédica e cognitiva do seu felino.

Ração para Gatos Castrados Premium – Royal Canin

A ração para gatos castrados Premium da Royal Canin também promove a saúde a a beleza da pelagem através da sua formulação para uma nutrição essencial diária. Ela é ideal para o gato adulto, pois contém ingredientes que favorecem uma ótima digestibilidade e palatabilidade, além de contribuírem para a saúde do trato urinário.

Ração para Gatos Castrados Golden – Premier Pet

Uma outra opção de ração para gatos castrados que auxilia no controle de peso do animal e na redução do odor das fezes, além de proporcionar todas as vitaminas, minerais e proteínas de alta qualidade que ele precisa para se desenvolver de forma saudável e forte.

Sua formulação contém: farinha de salmão, farinha de vísceras de frango, milho integral moído, quirera de arroz, farelo de glúten de milho 60, gordura de frango, polpa de beterraba, levedura seca de cervejaria, hidrolisado de frango, óleo de peixe, L-lisina, DL-metionina, L-carnitina, taurina, parede celular de levedura, premix vitamínico, premix mineral transquelatado, cloreto de sódio, cloreto de potássio, antioxidantes BHA e BHT.

Ração para Gatos Castrados Úmida – Magnus

Para variar, essa é uma opção de ração úmida para gatos castrados da Magnus. Ela tem sabor frango ao molho, que além de deliciosa, pode ser misturada à ração seca tradicional de sua escolha para dar ainda mais sabor ao alimento e torná-lo mais apetitoso na hora das refeições.

Por que a castração de gatos é importante?

A castração e uma ração específica são essenciais para garantir a saúde do animal.

Os felinos são animais que conservam bastante os seus instintos selvagens e de predador, além de serem extremamente independentes. Por isso, eles costumam dar suas voltas durante boa parte do dia e caçar de noite.

Com isso, o controle de natalidade é um verdadeiro desafio, se eles não forem castrados, pois você nunca vai saber se eles saíram cruzando pelo caminho com outros gatos. Isso acaba aumentando consideravelmente a população de gatos abandonados, além contribuir para uma possível gravidez indesejada, caso você tenha uma fêmea e um macho em casa.

Embora a castração ainda seja vista como algo extremo e negativo por alguns tutores, é um procedimento muito simples, de baixíssimo risco e de rápida recuperação, além de muitas vezes ser de graça.

Mas além de ser a forma mais segura de controle de natalidade, a castração contribui para que eles fiquem mais dóceis e caseiros, restringindo mais o acesso às ruas.

Vantagens e desvantagens da ração para gatos castrados

Caso você optar pela castração do animal, precisa saber que o procedimento envolve a remoção de suas gônadas, órgão responsável pela produção dos hormônios reprodutivos, para interromper o processo de reprodução.

E infelizmente, isso acaba afetando a fisiologia e o apetite do animal, podendo aumentar os risco de obesidade. Por isso, a introdução da ração para gatos castrados se faz necessária, pois ela possui vitaminas e nutrientes especiais, com menos calorias, para uma suprir essas deficiências.

O ideal é que a sua fórmula também seja o mais natural possível, livre de conservantes e corantes artificiais. Além disso, as rações para gatos castrados estão disponíveis em uma enorme variedade de sabores, podendo ser secas ou úmidas, além de ajudarem a evitar a regurgitação de bolas de pelo e fortalecer a musculatura, deixando a pelagem deles mais brilhante, saudável e sedosa.

Veja com mais detalhes todas as suas vantagens e desvantagens abaixo:

VantagensDesvantagens
Disponível em vários saboresPodem custar mais caro
Disponíveis em versão seca ou úmidaPossuem menor variedade
Ajudam na digestão e a evitar regurgitação de bolas de pelo
Controlam o ganho de peso
Fortalecem a musculatura
Deixam a pelagem mais brilhante e sedosa

Tipos de rações para gatos castrados

Existem vários tipos de ração para gatos castrados.

A escolha da ração para gatos mais adequada é vital para a manutenção da saúde do animal. E ela deve ser feita de acordo com a idade dele, isto é, a fase da vida em que se encontra: filhote, adulto e idoso.

Além disso, cada marca é categorizada de acordo com a qualidade da sua fórmula, em quatro categorias principais: standard (padrão), premium, super premium e medicinais.

Obviamente, as rações para gatos castrados Standards são as mais baratas, mas também as que mais possuem corantes e conservantes artificiais. Apesar disso, costumam ser mais indicadas aos gatos idosos ou com problemas renais.

A opção mais recomendada é a ração do tipo premium, que possui fórmulas mais balanceadas e ainda assim, um preço bastante acessível, apesar de serem produzidas com ingredientes de maior qualidade.

Por outro lado, as rações Super Premium são as melhores que existem, por conta da formulação com ingredientes naturais, de altíssima qualidade, livre de transgênicos, conservantes e corantes artificiais, por isso o preço mais elevado.

Já as rações medicinais são ainda mais específicas e devem ser utilizadas somente com indicação veterinária. Normalmente, elas possuem formulação para ajudar no tratamento de doenças e disfunções que podem surgir após a castração, podendo também variar bastante no preço.

Tipos de raçãoFórmulaBenefíciosPreço
StandardPossui corantes e conservantes artificiaisSão as mais acessíveisMais baratas
PremiumEquilibrada e a mais indicadaIngredientes balanceadosIntermediário
Super PremiumFormulação naturalIngredientes de altíssima qualidadeAs mais caras
MedicinalEspecíficas, com indicação veterináriaAjudam a tratar doençasVariam muito de preço acordo com a fórmula

Como escolher a melhor ração para gatos castrados

Para escolher a melhor ração para gatos castrados é preciso ficar atento a alguns fatores importantes.

Estatísticas recentes nos mostram que a população de gatos domésticos no Brasil tem crescido, podendo superar em alguns anos o número de cães. Por isso, muitas marcas de ração estão investindo cada vez mais em produtos de alta qualidade.

Além disso, o número de castrações de gatos também está aumentando, garantindo uma maior longevidade desses animais. Por isso, a procura por uma alimentação mais específica para essas condições têm sido muito buscada no mercado, fazendo com que as marcas foquem em mais opções de produtos.

É o caso da ração para gatos castrados, que vem conquistando a preferência dos tutores que enxergam os benefícios da castração e a importância de uma ração especial neste caso. Mas para conseguir escolher a melhor opção, é preciso entender um pouco mais sobre as fórmulas para garantir que o alimento será capaz de manter o seu animal mais saudável por muito mais tempo.

Confira abaixo, o que observar antes de comprar a sua ração para gatos castrados:

Fórmula e idade

Ao escolher uma ração para gatos castrados, o principal fator a ser avaliado é a sua fórmula, considerando a idade do felino. Pois a sua fórmula está diretamente ligada à qualidade do alimento.

Caso o seu orçamento permitir, as rações Super Premium são as mais recomendadas, por conta dos ingredientes naturais e por não utilizarem os conservantes e corantes artificiais que podem prejudicar a saúde dos gatos.

Se você precisa economizar, a melhor forma de encarar o investimento é pensando na economia que irá ter com os possíveis gastos extra com veterinário. Vale a pena pagar mais neste caso.

Textura

A textura ou granulação da ração para gatos castrados, também é muito importante para evitar desde problemas de mastigação até de digestão. Como você vai estar considerando a idade do animal, essa textura já veio elaborada no produto específico para cada idade.

Ou seja, em geral as rações para filhotes e gatos idosos são mais macias, sendo que as recomendadas para gatos adultos possuem os grãos mais duros, por conta dos dentes mais fortes.

Um outro detalhe é o fato dos gatos serem mais sistemáticos para beber água, e não gostarem de beber água parada no pote. Por conta disso, acabam bebendo menos água que o indicado, podendo ter uma série de problemas renais e no trato urinário.

Para piorar a situação, a castração pode potencializar esses problemas. Por isso, a ração para gatos castrados úmida pode ser uma importante aliada na dieta para repor essa insuficiência hídrica.

isso porque elas contém muito mais água na fórmula, se tornando ótimas opções para gatos castrados e diabéticos, pois também ajudam a controlar a obesidade. Portanto, uma boa alternativa seria alternar entre ração seca e úmida para que eles obtenham mais líquido durante a alimentação.

Sabor

Como dissemos acima, os gatos são bichos sistemáticos, e alternar muito os sabores do alimento pode dificultar a alimentação, pois vai demorar mais para ele se acostumar a cada mudança.

Por outro lado, se você perceber que ele não está comendo como antes, tente fazer essa mudança para ver se ele fica mais estimulado. felizmente, existem vários sabores disponíveis no mercado, desde os mais tradicionais, como carne e frango, até salmão e outros desenvolvidos para os paladares mais exigentes.

Peso líquido

Por fim, esse é um fator mais prático. Pois o peso líquido da embalagem vai depender muito da forma como o animal se alimenta e do seus estilo de vida. Se seu gato já está acostumado com uma determinada marca, textura e sabor, você pode investir nas embalagens maiores e mais econômicas.

Mas, se você perceber que ele ainda está se adaptando ao alimento ou você está testando algum outro novo sabor, escolha as embalagens menores, para não desperdiçar caso ele não se acostume.

De qualquer forma, observe as especificações do fabricante para guardá-la da forma correta, evitando perder a textura e nutrientes devido ao armazenamento errado.

Aviso Importante:
Nossos redatores não possuem qualquer ligação com os fabricantes dos produtos aqui analisados. No entanto, todos os produtos possuem links direcionados à lojas online que fornecem programas de afiliados. Ao clicarem no link do produto e, posteriormente fechando a compra, vocês estarão automaticamente contribuindo para que o Vidanimal receba uma pequena porcentagem de comissão pela venda do produto. Isso nos ajuda a manter nosso trabalho e várias outras pessoas a encontrar o que procuram!

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta