Quem tem um cachorro em casa sabe como é importante cuidar bem dele para manter a sua saúde equilibrada. Para isso, uma boa alimentação é essencial, coisa que só é possível sabendo escolher a melhor ração para cachorros.

Como são desenvolvidas especialmente para cães e especificamente para diferentes raças e portes, a ração para cachorro é balanceada, com todos os nutrientes necessários que o animal precisa para se manter saudável, forte e cheio de energia.

Mas para garantir tudo isso, a ração deve ser escolhida de acordo com a raça, idade e o porte do animal, assim como considerando também qualquer necessidade especial, como os animais obesos ou castrados.

Além disso, evite comprar ração a granel, pois a qualidade geralmente costuma ser inferior, além de ser difícil obter informações como o prazo de validade e procedência. Uma boa ração deve ser um rica fonte de vitaminas, proteínas e gorduras saudáveis.

Portanto, para ajudar você a escolher a melhor ração para cachorros, criamos um guia completo e selecionamos abaixo as melhores opções, para garantir que você não erre na sua escolha.

Veja só!

Ração Para Cachorros Pedigree Equilíbrio Natural

Essa ração para cachorros da Pedigree é uma ótima opção para quem procura uma alimentação equilibrada e mais saudável. A Pedigree Equilíbrio Natural é feita exclusivamente com grãos integrais, sem gordura Trans ou aromatizante artificial, sendo perfeita para cães adultos de raças com médio e grande porte.

 

Ração Para Cães Poli Premium Chronos

A ração para os cães Poli Premium Chronos foi especialmente desenvolvida para os animais adultos que necessitam de uma alimentação Premium. Isso porque ela conta com um complexo poderoso de vitaminas e minerais, além de ingredientes que ajudam a diminuir o acúmulo de tártaro dental e extrato de yucca que ajuda a reduzir o odor das fezes.

 

Ração para Cães Adultos Gemon

Essa é uma ótima opção de ração para quem procura um produto 100% natural, mas que possui um animal com paladar mais apurado. Ela é feita a base proteínas (cordeiro) que ajudam no desenvolvimento muscular, sem precisar ingerir muita gordura.

Além disso, ela é livre de sal e transgênicos, possui extrato de castanha portuguesa que ajuda a facilitar a digestão do animal. Esta opção é mais indicada para cachorros adultos, de todas as raças e médio porte.

 

Vantagens e desvantagens da ração para cachorros

A ração para cachorros pode trazer muitas vantagens.

A ração para cachorros quando é boa e escolhida da maneira correta pode trazer inúmeras vantagens, pois oferece uma formulação balanceada para cada tipo específico de cachorro.

Rações secas podem ser servidas em comedouros comuns ou automáticos, podem ser facilmente armazenadas e costumam durar bastante. Há opções de ração úmida também, mas estas devem ser armazenadas na geladeira depois de abertas e consumidas na hora.

As desvantagens são poucas, mais relacionadas ao sabor ou composição das fórmulas, além do preço que pode variar de acordo como tipo, marca e quantidade.

VantagensDesvantagens
Formulação balanceadaPode enjoar do sabor com o tempo
Mantém o sabor e aroma por mais tempoAlgumas fórmulas não são naturais
Pode ser servida em comedouros automáticosAlgumas não são nutritivas
É fácil de armazenarPodem variar muito de preço
Pode optar entre ração seca ou úmidaVariedade grande dificulta a escolha

Ração seca X Ração úmida

Quando falamos em ração, logo vem à cabeça a forma seca do alimento. No entanto, existe a ração úmida, que não é tanto popular quanto à seca. Na verdade, o preço alto é um dos grandes responsáveis por isso, além de serem menos práticas.

Isso porque a versão seca é mais barata e mais fácil de armazenar e até de administrar, pois pode ficar dentro de comedouros eletrônicos por dias, sem estragar ou perder o sabor e textura.

Já a ração úmida, além de mais caras, ela precisa ser armazenada na geladeira para não estragar, e depois de aberta deve ser consumida na hora. Por outro lado, são ideais para os cachorros idosos, doentes ou com problemas de mastigação, já são mais fáceis de engolir.

Outra vantagem da ração úmida é ter mais água em sua composição, tornando-se uma excelente opção aos animais que não estão ingerindo líquidos. Portanto, não é uma questão de melhor ou pior, mas de melhor indicação para cada caso especial.

Tipos de ração para cachorro

Existem categorias baseadas na qualidade para classificar a ração para cachorros.

As fabricantes de ração trabalham com quatro principais categorias: standard, premium, super premium e veterinária. A Standard é a categoria mais comum e com preço mais acessível, com todos os nutrientes necessários, mas com formulação menos rica e mais artificial.

A ração Premium possui uma melhor composição de nutrientes, com ingredientes de alta qualidade e preço intermediário. Já a Super Premium tem o padrão ainda mais elevado de ingredientes, sendo as mais indicadas por veterinários, por conter ingredientes naturais, serem livres de transgênicos, corantes e outros ingredientes prejudiciais à saúde.

Por fim, as rações de uso veterinário são mais indicadas ao cachorros com necessidades especiais, como para tratar problemas de saúde específicos. Normalmente, elas possuem medicação na formulação, a fim de facilitar a ingestão. Mas infelizmente, são as mais caras do mercado.

Tipos de RaçãoIndicaçãoBenefíciosPreços
StandardPara quem não pode gastarPossuem os nutrientes necessáriosSão mais baratas
PremiumPara os que precisam de mais nutrientesIngredientes de alta qualidadeFaixa de preço intermediária
Super PremiumSão as mais indicadasNaturais, sem transgênicos, corantes etc.Custam mais caro
VeterináriaPara tratar problemas de saúdePossui medicação na fórmula p/ facilitar a ingestãoSão as mais caras

Como se deve servir a ração para cachorro

Não existe uma única regra a ser seguida no caso da alimentação dos cachorros, sendo que cada tutor pode optar pela melhor forma que achar mais conveniente. No entanto, é preciso apenas se atentar às quantidades específicas em cada refeição para evitar problemas de obesidade.

Alguns tutores optam por servir a ração em comedouros tradicionais, duas vezes ao dia. Outros preferem os comedouros automáticos, ideais para quem costuma passar muito tempo fora de casa, pois o cão pode se alimentar sempre que tiver vontade.

Mas o ideal é sempre observar a porção média mais indicada ao porte do seu cachorro e comparar com a quantidade que você está servindo e o quanto ele tem comido, para ver se ele não está comendo demais ou comendo muito rápido. Neste caso, existem comedouros específicos que diminuem o ritmo deles.

Como escolher a melhor ração para cachorro

Para escolher a melhor ração para cachorros fica atento às características do produto.

Não há nada melhor do que ver o seu cachorro saudável, cheio de energia, com a pelagem brilhante, brincando pelo quintal. Para garantir isso, só mesmo uma boa alimentação através da ração para cachorro.

Além de proporcionar uma vida mais saudável e livre de doenças, os bons hábitos alimentares vão ainda evitar gastos com o veterinário. Embora as rações tenham tudo o que seu cachorro precisa, é preciso saber escolhê-las com cuidado.

Mas por conta da variedade de marcas e qualidades disponíveis, a tarefa pode não ser tão fácil. Isso porque é preciso estar atento à melhor formulação para o seu animal e outros critérios importantes, para ajudar na sua escolha.

Veja abaixo:

Porte e raça

Para que a ração para cachorros tenha todos os nutrientes necessários ao animal, é preciso que você considere o porte do cachorro ou a raça. Existem algumas marcas que são específicas para determinadas raças, mas uma grande maioria foca no tamanho e peso dos cachorros. Veja abaixo:

  • Filhotes: possui grãos menores para facilitar a mastigação, além de ser mais rica em nutrientes necessários para seu crescimento.
  • Raças pequenas: indicada para cães entre 0,5 a 15 kg, com altura até 43 cm.
  • Cachorros de médio porte: mais indicada para cães de 15 a 25 kg e com altura média de 60 cm.
  • Raças de porte grande: desenvolvida para cães entre 25 e 45 kg, com altura média de 70 cm.

Formulação

A formulação é um dos principais fatores que você deve ficar atento, pois através dela você descobre os ingredientes presentes na ração para cachorros. E isso é uma das coisas que mais pode variar entre as marcas e diferentes categorias de ração.

Como as rações têm suas próprias categorias de qualidade, isso tem impacto direto na saúde do seu animal, dependendo da composição dos seus nutrientes. Nesse sentido, as rações Premium e Super Premium são as mais indicadas, já que possuem ingredientes naturais, livres de corantes ou aromas artificiais.

Mas o mais importante é estar sempre atento, principalmente ao excesso de sódio e outros ingredientes podem prejudicar a saúde do animal.

Embalagem

A embalagem é muito importante, principalmente para a ração seca. Embora tenham uma vida útil mais longa, a embalagem deve contribuir para que o alimento fique conservado sem perder o aroma, sabor e textura.

Por isso, mantenha-o sempre bem fechado e armazenado em local fresco e seco. Além disso, a embalagem deve conter todas as informações necessárias com fácil visualização, informando todos os valores nutricionais.

Se você tiver mais de um animal em casa, vale a pena investir em embalagens maiores, do contrário as embalagens menores são mais indicadas.

Granulação e textura

Normalmente, as marcas já ajustam a granulação e textura da ração de acordo com o porte do animal. Isto é, a ração para filhotes possui grãos menores e mais macios, já rações para animais de grande porte têm grãos maiores e mais duros.

Isso é essencial para uma mastigação apropriada e para facilitar a digestão. Já os cães mais idosos ou que estejam doentes, podem contar com a ração úmida que facilita ainda mais a mastigação.

Sabor e aroma

Os cães possuem sentidos bem mais aguçados, por isso o sabor e o aroma da ração são muito importantes. Existem inúmeras opções nesse sentido: carne, cordeiro, salmão, frango e até apenas vegetais. O ideal é testar para ver qual ele mais gosta e ir trocando após algum tempo para ele não enjoar. Outra dica é optar por sabor e aroma naturais ao invés de artificiais para evitar prejudicar a saúde do cachorro.

Aviso Importante:
Nossos redatores não possuem qualquer ligação com os fabricantes dos produtos aqui analisados. No entanto, todos os produtos possuem links direcionados à lojas online que fornecem programas de afiliados. Ao clicarem no link do produto e, posteriormente fechando a compra, vocês estarão automaticamente contribuindo para que o Vidanimal receba uma pequena porcentagem de comissão pela venda do produto. Isso nos ajuda a manter nosso trabalho e várias outras pessoas a encontrar o que procuram!

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta