Todo animal de estimação merece cuidados especiais, principalmente quando eles atingem uma idade mais avançada. Nesse momento cuidar da alimentação deles torna-se essencial para aumentar a sua longevidade. Por isso, é bem provável que você tenha que começar a investir em uma boa ração para cachorro idoso.

Envelhecer faz parte do processo natural da vida e os cães também passam por isso e acabam exigindo algumas mudanças de hábitos para tornar esse período mais confortável. um deles é com relação à sua alimentação, que deve ser mais reforçada e equilibrada, além de mais fácil de ser digerida, para que o animal possa suprir suas novas necessidades.

Embora as formas de envelhecimento varie muito de acordo com a raça e o porte do animal, os cães costumam ser considerados idosos a partir dos sete anos de idade. Semelhante ao processo de envelhecimento humano, o cachorro também começa a carecer de certos nutrientes, ter menos mobilidade e energia, além de ficar mais suscetível a doenças e problemas de saúde.

Então, para evitar que algo mais sério aconteça e aumentar a sua longevidade, uma alimentação diferenciada é vital para dar mais qualidade de vida ao animal. Neste caso, o ideal é optar por rações próprias para a idade dele e porte, mais naturais ou que não possuam corantes artificiais prejudiciais à saúde e que tenham uma textura mais fácil de mastigar.

Assim, para te ajudar nessa busca em melhor a vida do seu cão velhinho, selecionamos as melhores opções no mercado em uma análise completa junto à um guia completo sobre ração para cachorro idoso.

Confira!

Ração para cachorro Idoso Classic Senior Premiatta Qualita Foods

Essa opção de ração para cachorro idoso Classic Senior da Qualita Foods é ideal para cachorros de porte médio e grande. Ela tem o selo que a categoriza como alimento Super Premium, por ser livre de corantes artificiais ou naturais e utilizar proteínas de alta qualidade, neste caso o frango.

Sua formulação ajuda a manter a longevidade e o peso natural do seu cachorro, inclusive melhorando suas articulações conforme vão envelhecendo e ajudando também na saúde bucal para que ele consiga manter seus dentes saudáveis até o final.

racao para cachorro idoso premiatta

 

Ração para Cães Idosos Chronos Pet Super Premium Senior Pleno 8+

A ração para cachorro idoso Super Premium Sênior Pleno 8+ da Chronos Pet é uma boa recomendação para quem procura uma opção natural. Ela é livre de transgênicos e corantes químicos, com fórmula rica em ômega 3, obtido de peixes de água frias da Noruega.

O nutriente ajuda a criar um escudo protetor para as articulações, oferecendo menos sódio e gordura, porém utilizando proteínas de altíssima digestibilidade, como por exemplo o frango.

racao para cachorro idoso chronos

 

Ração para Cachorro Idoso Úmida Patê Three Dogs Premium Especial Biofresh

Esta opção de ração para cachorro idoso do tipo úmida é excelente para cães com problemas de mastigação ou que já não possuem todos os dentes, pois ela foi especialmente desenvolvida para cães com dentição mais sensível.

A ração úmida também facilita a digestão, ajudando a aumentar o apetite. Além disso, ela conta com o selo Premium Special por não ter corantes e conservantes, e conta com ingredientes selecionados e sabores deliciosos, como este exemplo de frango.

racao para cachorro idoso biofresh

 

Quando a ração para cachorro idoso é necessária?

O modo com que os cachorros envelhecem pode variar bastante de acordo com o porte da raça. Por exemplo, as raças pequenas entram na velhice a partir dos sete anos de idade, enquanto os cachorros de porte maior em torno dos dez anos.

No entanto, é preciso também observar outros fatores que antecedem essa idade, como problemas com diarreia, começar recusar os alimento ou diminuir a quantidade sem razão aparente. Neste caso o ideal é iniciar a troca de ração para que ele vá se acostumando.

Caso ele tenha problemas na dentição, talvez seja melhor adaptar a ração pelo tipo úmido, que são mais fáceis de mastigar e digerir. Outra opção seria investir em uma ração mais natural, que se enquadre dentro das categorias Premium e Super Premium.

Isso porque a formulação desses tipos de ração é totalmente natural, evitando utilizar conservantes e corantes artificiais, que são ricos em sódio. Além disso, elas costumam utilizar proteínas de origem animal mais ricas em nutrientes essenciais, o que faz com que o cão coma menos, porém obtendo o mesmo grau nutritivo, ajudando muito também na digestão.

O ideal é tentar encontrar a ração que oferece os melhores benefícios, em termos nutritivos e que ele mais se adapte, mesmo que custem um pouco mais caro. Muitas vezes, investir um pouco mais na ração vai ajudar a economizar com gastos com o veterinário.

Vantagens e desvantagens da ração para cachorro idoso

A grande vantagem da ração para cachorro idoso é não utilizar corantes ou conservantes, além de serem mais balanceadas e de textura macia, fatores altamente essenciais para a idade avançada e para evitar problemas de saúde.

No entanto, esse tipo de ração costuma ser mais cara e ser mais difícil para acostumar o cachorro com a troca, se ele a vida inteira foi acostumado com um certo tipo de ração.

Por outro lado, não é nada que não possa ser solucionado, afinal existem muitas opções de preços variados no mercado e você pode sempre optar por uma sabor que ele já esteja mais acostumado.

VantagensDesvantagens
Não possui corantes ou conservantesCustam mais caro
São mais balanceadasPode demorar para se acostumar
Textura mais macia
Ajudam a evitar doenças

Tipos de ração para cachorro idoso

Atualmente, existem cinco principais categorias de ração para cachorro idoso disponíveis no mercado: comum, standard, premium, super premium e light.

A opção comum é a mais popular e a mais barata, mas possui conservantes, corantes, e quase não há proteínas de origem animal na sua formulação. Portanto, é bem menos nutritiva.

Já a ração Standard é uma opção um pouco mais balanceada, sendo considerada padrão. Pode ser encontrada na maioria das grandes marcas do mercado, com preço em uma faixa intermediária, portanto, bastante acessível.

A ração Premium utiliza proteína de fonte animal mais rica, que ajuda na digestão. por isso, ela custa um pouco mais cara, mas vale o investimento, já que o intuito é melhorar a qualidade de vida do animal através de uma melhor alimentação.

Outra opção melhor ainda é a ração Super Premium, que utiliza conservantes e corantes naturais, além de fórmula com proteína 100% natural, tornando-a também a opção mais cara de todas.

Por fim, a ração Light é mais indicada para cães com necessidades especiais, pois a sua formulação ajuda a evitar problemas cardíacos ou diabetes, mas é também uma das mais cara do mercado.

TiposFórmulaBenefíciosPreço
ComumTem conservantes e corantesO preço é o único benefícioMais barata
StandardBalanceadaPadrão mais utilizadoPreço intermediário
PremiumAjuda na digestãoUtiliza proteína animalCusta um pouco mais caro
Super PremiumUtiliza conservantes naturaisPossui proteína 100% animalÉ a mais cara
LightPara necessidades especiaisEvita problemas cardíacos e diabetesPreço elevado

Como tornar a ração mais atraente para o cachorro

Conforme os cães vão envelhecendo, é muito comum acontecer deles perderem o olfato e diminuir o apetite. Por isso, talvez seja necessário motivá-lo a comer para que ele não pare de se alimentar corretamente.

Se ele ainda gostar de brincar e tiver disposição, você pode estimulá-lo através de brinquedos que liberam a comida aos poucos ou através de recompensas ao desempenhar algum truque ou ação.

Pode também tentar trocar o sabor da ração para evitar que ele enjoe e mantê-lo interessado em novos sabores. A mudança de textura também pode ajudar, umidificando um pouco a ração sólida com um pouco de água. Existem até molhos especiais que podem ser misturados na ração que estimulam a alimentação pelo olfato.

E se você já usou a ração úmida como agrado, obtendo sucesso, pode ser o momento propício para adaptar a dieta e torná-la a atração principal, mesmo que isso custe mais caro.

Como escolher a melhor ração para cachorro idoso

labrador sem apetite para comer a raçao para cachorro idoso

Para escolher a melhor ração para cachorro idoso é preciso ficar atenta a alguns fatores importantes.

Os cães são famosos por sua lealdade incondicional e afeição eterna por seus tutores. Mas após alguns anos sempre dispostos e cheios de energia, eles também envelhecem e começam a precisar de cuidados especiais.

Por isso, é mais que natural que eles diminuam o ritmo, mas é importante ficar atento aos possíveis problemas de saúde daqui para frente. Mas como vimos, uma boa alimentação é capaz de aumentar a longevidade e melhorar a qualidade de vida do animal, basta fazer a escolha da ração de cachorro para idosos mais adequada.

Mas antes de realizar essa troca, você precisa considerar alguns critérios importantes, como os seguintes abaixo:

Formulação

Em se tratando de ração para cachorro idoso, a fórmula é um dos fatores mais importantes, já que a nutrição dele nessa fase está mais carente. O problema é que a formulação pode variar muito de uma marca para outra, mesmo dentro das mesmas categorias.

Para saber diferenciar uma boa fórmula é preciso observar a porcentagem de proteína de fonte animal, identificar os tipos de conservantes usados e se os corantes são químicos ou naturais. Afinal, tudo isso pode influenciar na saúde do animal.

Normalmente, a maioria das rações indicadas para cachorros idosos possuem uma boa quantidade de vitaminas e minerais, além de substâncias como condroitina, glicosamina, betaglucana e ômega 3, entre tantos outros ingredientes que ajudam a fortalecer e proteger as articulações e evitar doenças.

Por exemplo, as opções que contém mais fibras facilitam a digestão, enquanto as com menos sódio ajudam a evitar problemas cardíacos.

Porte indicado

Outro fator muito importante na hora de escolher uma ração para cachorro idoso é a indicação do porte na embalagem. Em geral, elas são indicadas para raças pequenas (de 0,5 a 15 kg e até 43 cm), de médio (de 15 a 25 kg e até 60 cm) ou grande porte (de 25 a 90 kg e acima de 43 cm). Isso é extremamente importante porque os valores protéicos e calóricos variam muito de uma fórmula para outra, dependendo do porte.

Sabor

O sabor também é um fator importante porque com o passar do tempo os cães vão enjoando da ração. Por isso, tente variar a dieta trocando os sabores. Você pode até manter a mesma marca, pois elas costumam oferecer vários sabores diferentes dentro de uma mesma linha sênior.

Peso líquido

Fique atento também ao peso líquido da embalagem de ração, por pura conveniência. Isto é, como o cachorro ainda estará se adaptando, o melhor é optar por embalagens menores para diminuir o prejuízo, caso ele não se acostume.

Depois, quando ele já estiver adaptado você passa a investir em embalagens maiores, sempre seguindo as instruções de armazenamento, para não haver desperdícios.

Aviso Importante:
Nossos redatores não possuem qualquer ligação com os fabricantes dos produtos aqui analisados. No entanto, todos os produtos possuem links direcionados à lojas online que fornecem programas de afiliados. Ao clicarem no link do produto e, posteriormente fechando a compra, vocês estarão automaticamente contribuindo para que o Vidanimal receba uma pequena porcentagem de comissão pela venda do produto. Isso nos ajuda a manter nosso trabalho e várias outras pessoas a encontrar o que procuram!

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta