Não há quem não se apaixone pela fofura de um filhote de cachorro, afinal eles além de fofos são muito brincalhões e enchem a vida de qualquer pessoa de alegria. Mas para que eles cresçam saudáveis eles precisam de uma alimentação específica. Por isso, a ração para cachorro filhote é a melhor opção de alimento de qualidade para eles.

Isso porque a ração quando específica para filhotes contém todos os nutrientes necessários para garantir que eles se cresçam com saúde, fortes, cheios de energia e livre de doenças. Ou seja, ela deve ser composta por proteínas, minerais, gordura e vitaminas, substâncias essenciais para um crescimento saudável.

Afinal, a única forma de garantir que o seu filhote cresça saudável é fornecendo uma alimentação balanceada com todos os nutrientes que ele precisa. Para isso, só mesmo uma ração especial para filhotes de qualidade pode garantir.

Lembrando que o cachorro filhote deve ser alimentado de três a quatro vezes por dia em uma quantidade determinada pelo seu peso e tamanho, podendo ser através de ração para cachorro filhote úmida ou seca.

Assim, para ajudar na sua escolha, selecionamos abaixo as melhores opções junto a um guia com todas as informações que você precisa para tomar a melhor decisão.

Confira!

Ração para Cachorro Filhote Poli Premium

Essa é uma ótima opção de ração para cachorro filhote premium, pois possui uma fórmula repleta de vitaminas e minerais essenciais para esta fase da vida. A ração contém extrato de yucca, que reduz o odor das fezes e previne a formação de tártaro nos dentes; e vitamina E, que combate os radicais livres e previne o envelhecimento precoce, entre outros ingredientes.

racao para cachorro filhote poli premium

 

Ração para Cães Filhotes Three Dogs Original Biofresh

Esta é a melhor ração para cachorro filhote de porte médio e grande, pois é composta por uma mistura de carne, frango e arroz, de fácil mastigação e baixo teor de sódio. Ela garante um crescimento saudável e equilibrado, e uma boa saúde oral, além de não usar corantes e aromatizantes artificiais.

racao para cachorro filhote three dogs

 

Ração para Cães Filhotes Hercosul Biofresh

Outra boa opção de ração para cachorro filhote ideal para raças pequenas, que é livre de transgênicos, que não contém conservantes e nem corantes artificiais. Essa ração é produzida com alta inclusão de carnes frescas, ovos e proteínas de alto valor biológico.

Além disso, a sua fórmula também frutas, legumes e cereais nobres para garantir uma pelagem macia e brilhante, uma pele sadia e com um baixo volume de fezes.

racao para cachorro filhote biofresh

 

Vantagens e desvantagens da ração para cachorro filhote

Toda ração específica é formulada de forma a fornecer a quantidade certa de nutrientes necessários para manter o animal saudável. No caso da ração para cachorro filhote a fórmula é ainda mais específica, porque eles estão em fase de crescimento e ainda possuem o organismo sensível.

Portanto, todos esses componentes não podem ser os mesmos que as rações para cães adultos ou idosos possuem. Por isso, esse tipo de ração é essencial para os cachorros até 1 ano de idade.

Mas além de suprir as necessidades alimentares do animal, essa ração também pode trazer outros benefícios, como prevenção de tártaro, diminuição de fezes, melhora na pelagem e muito mais.

Para isso, a ração para cachorro filhote é produzida com grãos no tamanho adequado e com a textura macia ideal para os dentes ainda sensíveis deles nessa idade. A única desvantagem é custar um pouco mais caro que a ração para cães adultos.

VantagensDesvantagens
Possui os componentes necessáriosTem um custo mais elevado
Melhoram as fezes, pêlosNão é indicada para cães adultos
Previnem doenças
Possui grãos menores e macios
Tem alto valor nutritivo

Como devo alimentar o meu filhote?

Os hábitos alimentares do animal devem ser criados desde filhote. Por isso, a rotina é muito importante e precisa ser correta. Assim, quando colocar o alimento e o animal não comer dentro de um período de 10 a 15 minutos, você deve retirar e oferecer somente na próxima refeição.

Além de ensinar à ele os horários das refeições, você também vai impedir que o alimento perca os seus nutrientes ou seja contaminado ficando em contato com o ar. Com relação à quantidade, ela deve ser oferecida de acordo com o porte do animal.

A maioria dos fabricantes apresentam na embalagem do produto a quantia diária recomendada de acordo com o peso do animal. Essa medida deve ser dividida pelo número de refeições que você vai dar ao animal.

Um filhote, por exemplo, deve ser alimentado de três a quatro vezes por dia, dependendo da sua disponibilidade. Caso você opte por oferecer a ração para cachorro filhote três vezes ao dia, ofereça pela manhã, no horário do almoço e à noite. Já se optar por quatro porções ao dia, inclua uma refeição no meio da tarde.

Componentes da ração para cachorro filhote

Os filhotes de cachorro possuem necessidades nutricionais diferentes de um cachorro adulto ou idoso. Por isso, as rações para cachorro filhote foram desenvolvidas especificamente para cada fase de vida do animal.

No caso dos filhotes, essa fase vai do momento do nascimento até os 12 meses de vida, sendo o período determinante para a saúde e desenvolvimento do animal. Assim, para garantir que ele cresça da maneira mais adequada é fundamental que o alimento contenha alguns componentes essenciais.
Dessa forma, a ração para cachorro filhote deve conter proteínas, minerais, gorduras e vitaminas. Com relação às proteínas, as mais comuns são carne de boi, frango e cordeiro.

Já os minerais essenciais são o cálcio e o ferro, que atuam diretamente nos ossos e no crescimento; e as gorduras são provenientes da própria carne, enquanto que as vitaminas podem variar bastante, sendo as mais comuns a vitamina A, B e E.

Ração úmida vs. Ração seca

É possível encontrar dois tipos de ração para cachorro filhote, a úmida e a seca, a mais comum. A ração úmida é mais usada como um “mimo”, pois é mais saborosa. Porém, ela tem um alto teor de gordura, o que pode gerar em um ganho maior de peso.

Por outro lado, a ração úmida pode ser uma boa alternativa para aqueles cães com mais caprichosos para comer ou que estejam com dificuldade para aceitar a ração seca. Mas vale lembrar que a ração úmida também costuma ter um custo mais alto.

Como escolher a melhor ração para cachorro filhote

ração para cachorro fihote de labrador

Para escolher a melhor ração para cachorro filhote é preciso ficar atenta ao porte do animal.

Todo animal tem suas necessidades alimentares, mas os filhotes precisam de uma ração com alto valor nutricional para essa fase de crescimento para que ele se desenvolva de maneira saudável.

Por isso, escolher a ração para cachorro filhote ideal é muito importante para que ele obtenha todos os nutrientes fundamentais para se tornar um cão adulto cheio de saúde e energia.

Para isso, considere os seguintes fatores na hora de comprar:

Tamanho e raça do cachorro

Já deu para entender que cada ração é formulada para um porte específico do animal. Por isso, é normal encontrar embalagens dedicadas aos cães mini, pequenos e de médio ou grande porte.

Há ainda algumas marcas que oferecem ração específica para algumas raças, com formulação mais adequada ainda para o animal. Por exemplo, algumas raças possuem predisposição a algumas doenças, outras têm mais dificuldade para mastigar por conta do formato de focinho ou mandíbula, como os Buldogues, por exemplo.

Neste caso, uma ração uma ração para cachorro filhote mais específica pode ser uma boa escolha, pois elas contém ingredientes para prevenir doenças ou formato de grãos que facilitam a ingestão. No entanto, na hora de escolher, opte pela que ele mais se adaptar.

Ração regular, premium ou super premium

As rações são divididas em categorias que determinam a qualidade do alimento. As principais são regular (standard), premium ou super premium. A opção de ração para cachorro filhote regular são chamadas de ração de combate. Elas possuem baixo valor nutritivo e são produzidas com ingredientes de menor qualidade, por isso são mais baratas.

A ração premium é considerada uma opção intermediária e tem boa qualidade por conta de níveis nutricionais mais elevados, comparada à regular. Ele também é mais palatável e tem um controle de qualidade e matéria-prima superior.

Já as versões super premium são as mais indicadas por veterinários, pois realmente contam com ingredientes de alto valor nutritivo e ainda contam com suplementos que aumentam ainda mais a sua qualidade. Claro, ela é bem mais caro, mas é a melhor.

Ingredientes

Os ingredientes são um dos fatores mais importantes de uma ração para cachorro filhote, pois são eles os responsáveis pela boa nutrição do animal. Por isso, é fundamental entender a fórmula do alimento e optar pela ração que tenha os melhores componentes.

Por exemplo, muitas rações não costumam ter uma proteína animal ou apenas uma porcentagem muito baixa na sua composição. Normalmente, usam farinhas feitas com vísceras de animais, como frango, por exemplo. Um tipo de ingrediente que possui baixo valor nutritivo e protéico.

Por outro lado, existem também opções de rações bem naturais que utilizam frutas, legumes e que não levam conservantes ou corantes. Ótimas opções para os animais alérgicos ou de digestão sensível.

O importante é ler atentamente o rótulo para ver o que a ração traz na composição e escolher a opção que contém os melhores ingredientes.

Tamanho da embalagem

O tamanho da embalagem tem mais a ver com a praticidade e a sua realidade. As rações para cachorro filhote são vendidas em embalagens de diversos tamanhos, variando de de 1 a 15kg. Há também opções vendidas a granel, mas são as menos recomendadas.

Elas costumam ficar expostas ao ar por longos períodos e perdem os nutrientes, além de ser mais difícil saber a composição, procedência e o prazo de validade. Portanto, o melhor é optar pelas embalagens fechadas.

O tamanho depende de você, mas muitas vezes compensa mais adquirir uma embalagem maior. O problema é o animal não se adaptar ou enjoar. Inicie com os tamanhos menores, vá testando e quando ele estiver já bem adaptado, passe para as embalagens menores. Assim, você evita o desperdício e economiza.

Aviso Importante:
Nossos redatores não possuem qualquer ligação com os fabricantes dos produtos aqui analisados. No entanto, todos os produtos possuem links direcionados à lojas online que fornecem programas de afiliados. Ao clicarem no link do produto e, posteriormente fechando a compra, vocês estarão automaticamente contribuindo para que o Vidanimal receba uma pequena porcentagem de comissão pela venda do produto. Isso nos ajuda a manter nosso trabalho e várias outras pessoas a encontrar o que procuram!

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta