Você saberia dizer se é certo oferecer a mesma ração de cachorro filhote para um cachorro mais velho? Na verdade, as necessidades nutricionais do filhote de cachorro são diferentes de um cachorro adulto de mais idade ou idoso.

Sabemos que a chegada de um novo filhote em casa pode tomar muito do nosso tempo e nos deixar um tanto sobrecarregados. É muito o que pensar em termos dos melhores cuidados e decisões a tomar.

Com isso, muitos tutores se perguntam “Como treiná-los a fazer suas necessidades em um local apropriado? Quais as vacinas que ele deve tomar? Que tipo de alimento devo dar?”.

Todas essas perguntas se multiplicam, especialmente por conta da quantidade de informações que podemos encontrar online.

Nesse sentido, uma das principais dúvidas é em relação à diferença entre ração para cachorro adulto e a ração para filhotes, principalmente quando tutores possuem mais de um cachorro em casa, e de diferentes idades.

Mas a resposta é simples.

Como dissemos, os cachorros adultos e os filhotes em fase de crescimento possuem necessidades nutricionais diferentes, e o importante é que eles obtenham as calorias e nutrientes necessários para cada estágio da vida.

Portanto, se você deseja entender um pouco mais sobre as diferentes necessidades de cada um, continue lendo o artigo abaixo:

O que um filhote precisa: Qual a melhor opção de ração?

A ração de cachorro filhote deve conter os nutrientes necessários que ele precisa.

Como todo bebê, os primeiros meses de vida (do nascimento aos 18 meses, no caso dos cachorros) é um estágio crucial no desenvolvimento dos filhotes.

Durante esse período de formação, é essencial oferecer a melhor ração para cachorro filhote que existe, capaz de fornecer os nutrientes que ele precisa para viver e crescer de forma saudável.

Em geral, uma ração para cachorro filhote de qualidade deve ter como principais objetivos, os seguintes abaixo:

  • Fornecer os nutrientes necessários para dar suporte ao crescimento e desenvolvimento dos órgãos e funções no organismo;
  • Conter ingredientes altamente digestíveis e uma boa fonte de fibra para ajudar o sistema digestivo a se ajustar a transição entre o desmame e o alimento sólido;
  • Oferecer um sabor palatável o suficiente, além da textura certa que permita uma transição suave ao alimento sólido.

Qual a diferença entre ração tradicional e ração de cachorro filhote?

A ração para cachorro filhote possui mais proteínas, fibras e gorduras.

Já sabemos que os cachorros adultos e filhotes possuem necessidades biológicas e exigências nutricionais completamente diferentes.

Visto que existem muitos fabricantes de ração para cachorro, altamente comercializadas no mercado, a Associação Oficial Americana de Controle Alimentar (Association of American Feed Control Officials – AAFCO), o principal órgão regulador para alimentos caninos, oferece um guia detalhado.

Estes padrões definem o que pode ser considerado um alimento para cachorro adulto versus um alimento para cachorro filhote.

A diferença mais significante entre os nutrientes entre cada alimento é a quantidade de proteína.

A ração para cachorro filhote, por exemplo, deve conter cerca de 22% de suas calorias derivadas de fontes proteicas, enquanto que a ração para cachorro adulto apenas precisa de ao menos 18% (dietas com mais proteína podem ser mais benéficas aos cachorros mais ativos).

É bom lembrar que, mesmo que a diferença pareça mínima, os filhotes podem sofrer de problemas de desenvolvimento se forem alimentados com ração de cachorro adulto.

A AAFCO também recomenda que o alimento para filhote deve conter mais gordura, sendo que as recomendações sugerem que os filhotes obtenham cerca de 8% de suas calorias da gordura, enquanto os cães adultos precisam de apenas 5%.

Portanto, além de comprar o alimento certo para a idade do seu cachorro, não se esqueça de ler as etiquetas para se certificar da quantidade de ingredientes que ele contém, principalmente a fonte de proteína, quantidade de fibras e gordura.

Afinal, uma ração pode até ser recomendada para filhotes, mas pode muito bem não ter as quantidades necessárias de nutrientes que eles precisam. Infelizmente!

Quanto o meu filhote deve comer?

A quantidade de ração de cachorro filhote vai depender do porte, peso, idade e raça.

Os filhotes de cachorro precisam consumir muitas calorias para rapidamente incentivar o seu crescimento e saúde. Como crescem muito rápido nos primeiros 5 meses de vida, você deve garantir que a ingestão do alimento está em equilíbrio com o seu peso.

É importante seguir as instruções da embalagem, assim como do seu veterinário. Saber quanto pesa o seu animal e controlar o seu ganho de peso é a forma mais eficaz de determinar se ele está acima ou abaixo do peso recomendado é considerado saudável.

Pode até parecer complicado conseguir determinar a melhor nutrição, mas com a ajuda do seu veterinário e algumas informações como a idade dele, tamanho, sensibilidades e objetivos de bem estar, você tira de letra.

Normalmente, as fórmulas para filhotes incluem DHA para ajudar no suporte cerebral e desenvolvimento da visão, além de antioxidantes para dar suporte necessário ao seu sistema imunológico.

De posse de todas as informações necessárias e tomando todos os cuidados necessários que um filhote precisa, você não vai ter problemas em acertar na escolha do alimento certo.

Leia mais sobre o assunto em Ração para Cachorro Filhote: Análise das Melhores Opções! e faça a sua escolha de Melhor ração para cachorro: Como escolher as melhores opções?

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta