Embora os gatos não sejam aclamados pelo famoso adjetivo de “melhor amigo do homem”, eles são igualmente amados como animais de estimação. Mas como os cachorros, nem todas as raças são um “passeio no parque”, mas tem muita raça de gato dócil o suficiente capaz de conquistar os corações mais durões.

De acordo com especialistas em animais de estimação, há inclusive uma enorme quantidade de tutores de gatos nos dias de hoje, quase ultrapassando a quantidade de cachorros.

Portanto, minha gente, esse reinado canino não é mais uma unanimidade no mundo de hoje. Apesar de muita gente ainda ser fã número 1 dos cachorros e se declarar não apreciadores de gatos, os números estão crescendo e os felinos estão cada vez mais populares nos lares do mundo todo.

Mas como todo ser humano, cada animal de estimação é único, sendo que os gatos não seriam uma exceção. Assim, cada bichano vai ter a sua personalidade peculiar da raça, sendo que algumas são certamente mais amorosas que outras.

Nesse sentido, se você estiver pensando em adotar um gato — a adoção é sempre a melhor opção! — estas são algumas das raças de gatos mais dóceis que existe:

Raça de gato dócil: Siamês

O Siamês é considerado uma raça de gato dócil e leal, mas também muito ativa e sociável. Eles adoram brincar, são muito vocais (miam bastante) e adoram participar de todas as atividades da família.

Costumam ser muito apegados aos humanos, adoram a companhia tanto de adultos quanto de crianças, acompanhando bem o ritmo delas, principalmente quando ainda filhotes.

Eles se dão bem com outros animais também e adoram receber carinhos, afagos e atenção. Os olhos cor azul-safira são uma característica comum da raça.

Raça de gato dócil: Abissínios

Estes felinos pertencem a uma das raças de gatos domesticadas mais antigas. Os abissínios são conhecidos por ser uma raça de gato dócil, brincalhona e muito apegada aos seres humanos, embora sejam independentes.

Eles são criaturas bastante curiosas, investigadoras e inteligentes, com altos níveis de energia e disposição para lhe fazer companhia sem cansar. É uma das raças de gato que mais precisa se exercitar e gastar essa energia.

Apesar de serem capazes de se entreter sozinhos, não gostam de ficar sem companhia por longos períodos, podendo até ficar deprimidos e começar a apresentar alguns comportamentos atípicos.

Em geral, são tímidos, mas nada que impeça de serem sociáveis e ativos. Eles adoram explorar espaços grandes e costumam gostar da companhia de outros gatos.

Raça de gato dócil: Maine Coon

O Maine Coon é uma das maiores raças de gatos domésticos, podendo chegar aos 100 cm de comprimento. Sua origem é desconhecida, mas há quem suspeite de serem um cruzamento de gatos europeus de pelo longo com gatos americanos de pelo curto.

Maine Coons são conhecidos pelo mundo como o “gigante gentil”, por isso é uma raça de gato dócil e inteligente. Eles se dão bem com crianças e outros pets, mas são criaturas habilidosas para caçar. No Brasil, seus registros são bem recentes, datam apenas das últimas duas décadas.

Raça de gato dócil: Ragdoll

Essa é uma raça de gatos de comportamento muito parecido com o dos cachorros, pois são altamente treináveis, algo não muito comum entre felinos. Eles podem até aprender a pegar bolinha com técnicas de reforço positivo.

Ragdolls são fofinhos e peludos, normalmente de pêlos brancos macios com locais em preto, mais comumente ao redor dos olhos. O nome é um apelido em alusão ao corpo molenga das bonecas de pano.

Em geral, é uma raça de gato dócil, suave, relaxado e tranquilo — uma excelente escolha para quem nunca teve gato antes. No entanto, são cheios de energia e se dão muito bem com crianças e outros animais – inclusive cachorros.

Eles também costumam ser bem maiores em relação aos demais, e não são muito populares no Brasil, mas a raça vem ganhando força nos últimos anos.

Raça de gato dócil: Persa

Originários da antiga Pérsia (Irã), os gatos persas são uma das raças de gato mais populares, muito por conta de sua natureza dócil. Mas não se deixe enganar.

Eles costumam demandar mais atenção que outras raças, além de exigirem uma maior manutenção e cuidados, desde escovar sua pelagem a limpar os olhos.

No entanto, eles são animais muito tranquilos, que se dão bem com crianças e outros animais, mas apreciam os ambientes mais calmos. Apesar de calmos, eles também gostam de brincar e fazer companhia aos tutores.

Raça de gato dócil: Cornish Rex

Essa raça é um tanto mais excêntrica que o Persa ou o Abissínio, mas também é considerada uma raça de gato dócil e uma das mais amigáveis.

A pelagem do Cornish Rex é curta e a sua estatura costuma ser menor que das outras raças dessa lista, mas o destaque fica para as suas orelhas pontudas.

Eles são engraçados e bastante ativos, ideais para quem gosta de brincar e fazer companhia para eles enquanto se divertem pela casa.

Raça de gato dócil: Scottish Fold

Como o próprio nome já indica, essa raça é de origem escocesa, e leva esse nome por causa das suas orelhas dobradas para frente, emprestando-lhes uma aparência doce junto aos seus olhos redondos e pelagem abundante.

O Scottish Fold é uma raça de gato dócil, calma, muito amigável, inteligente e amorosa. Eles não são nada tímidos e convivem muito bem com crianças, além de criar fortes laços com a família.

Eles também podem se dar bem com outros animais, desde que haja tempo para uma boa adaptação. A sua orelha dobrada exige um cuidado extra.

Raça de gato dócil: Exótico de Pêlo Curto

Esses gatos possuem o rosto redondo, super fofinho, semelhante ao gato Persa, porém ainda mais amorosos e de manutenção bem menor.

O Exótico de Pêlo Curto ou Exotic Shorthair, tem um focinho curto e olhos grandes, mas a sua semelhança com o Persa não é nenhuma coincidência.

Isso porque a sua origem não foi acidental, visto que na década de 50 e 60, criadores queriam melhorar a aparência do American Shorthair cruzando com o Persa, bem como introduzir um gene de pelagem castanha no Persa, com o cruzamento de Burmeses.

Em ambos os cruzamentos, o resultado foi gatos com a aparência do Persa, mas de pelagem curta. O sucesso foi tão grande que acabaram se registrando como uma raça distinta.

Raça de gato dócil: Sphynx

Essa é uma raça de gato de aparência mais curiosa e estranha, por isso muita gente não acredita ser uma raça de gato dócil. Conhecidos pela ausência de pêlos no corpo, os Sphynxs possuem olhos grandes, orelhas pontudas e rosto bem fino.

Apesar da aparência de malvado, eles são muito amigáveis e amorosos, inclusive uma das mais dóceis de todas as raças. Eles são leais, carinhosos, brincalhões e cheios de energia, mas bastante desajeitados.

Raça de gato dócil: Birmanês

O Birmanês ou gato Sagrado da Birmânia descendem de gatos adorados como deuses em templos budistas da Birmânia, entre o século XV e XVI, hoje Myanmar. A sua aparência assemelha-se ao Ragdoll ou Siamês, assim como o temperamento.

Eles são uma raça de gato dócil, sensível e muito amável, capazes de se apegarem bastante à sua família, porém não gostam de pessoas estranhas. Além disso, não são costumam ser muito ativos, mas gostam de brincar no chão, ao invés de nas alturas (como a maioria dos felinos).

Raça de gato dócil: Chartreux

O Chartreux é considerado a raça nacional da França, mas não se sabe ao certo a sua origem. Há quem acredite que ele veio do Oriente Médio para Europa, se estabelecendo no Sul da França.

Ele é uma raça de gato dócil e amável, de aparência similar ao gato Inglês de Pelo Curto e ao Azul da Rússia (Azul Russo), mas dono de um sorriso muito característico.

Sua pelagem é espessa e densa, tem forte musculatura e olhos alaranjados. Eles são muito leais à sua família, amigáveis e adoram crianças, porém quase não vocalizam e são muito silenciosos.

Pronto! Agora você já tem várias opções para escolher, caso esteja a procura de uma raça de gato dócil para a sua família. Boa sorte!

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta