Menu fechado

Quanto custa um cachorro: muito além do preço de cachorro no mercado

quanto-custa-cachorro-chihuahua

A maior parte das pessoas que decide ter um cachorro pela primeira vez acaba por subestimar o custo real dele no seu dia-a-dia. O seu custo real, na verdade, vai muito além do preço de cachorro de mercado praticados por seus criadores no momento da compra do filhote (Ler Tabela de preço de cachorro). Quanto custa um cachorro vai muito além do que você pode imaginar.

Quanto custa um cachorro: Qual seria o custo real de um cachorro?

Especialistas dizem que é importante levar o cachorro para caminhar não só para se exercitar, mas também para se socializar. Você terá também que comprar ração canina, uma casinha de cachorro ou caminha de cachorro para ele dormir, uma coleira e guia para passeios.

Tudo isto adicionado ao preço de cachorro estimado para o filhote deve cobrir, certo? Na realidade, NÃO.

Segundo veterinários, a maioria das pessoas quando compra um cachorro subestima os custos reais que um cachorro pode vir à ter. Além da comida e cuidados veterinários regulares, deve-se considerar também a sua licença e vacinas, ajustes na casa como cercas comuns ou elétricas, caixas de confinamento para servir de casinha de cachorro ou para viajar (longas distâncias dentro do carro), treinamento de obediência, um cuidador ou alguém para caminhar com ele, limpeza dos dentes, guloseimas ou recompensas, brinquedos, saquinhos de fezes, remédios de pulgas/carrapatos e outras doenças, microchips, cirurgia de castração se o seu criador não providenciar, e por aí vai. Sem falar em outros custos colaterais com relação à casa como limpeza de carpetes ou substituição, móveis arruinados, portas arranhadas ou roídas, jardins destruídos, telas rasgadas, entre outros e possíveis gastos com cirurgias e outros tratamentos caso haja alguma emergência ao longo da sua vida.

Isso contando que você tenha um cachorro saudável à princípio. Alergias, doenças hereditárias, problemas de visão e nas juntas cabam sempre aparecendo mais tarde à medida que eles vão envelhecendo.

quanto-custa-cachorro-poodle
O Poodle requer manutenção para manter seus pêlos com boa aparência – muitos deles possuem tosas inusitadas, o que torna o custo ainda maior. (Crédito/Copyright: “Por Miroslav Hlavko/Shutterstock)

A Associação Americana de Produtos Pet fixa um custo anual de um cachorro em $1,641. Já a Sociedade Americana de Prevenção à Crueldade de Animais (ASPCA) diz que o custo anual é cerca de $695. Tirando uma média entre os dois valores e convertendo para a nossa moeda, o custo médio/mensal de um cachorro ficaria em torno de quase R$ 400,00. Isso por baixo, pois não estamos considerando aqui as diferentes marcas de alimento no mercado, as variações de preços de Petshops e serviços, os honorários de veterinários ou qualquer emergência fora do padrão. É apenas uma estimativa de custos comuns.

No entanto, apesar das diferenças de valores, ambas concordam que os custos do primeiro ano são mais altos. Segundo uma pesquisa, Americanos gastam $23 bilhões ao ano em comida, $15 bilhões em cuidados veterinários e $2 bilhões com a compra dos animais. Inicialmente, o preço de cachorro varia entre $25 a $300, desde uma taxa de adoção por um animal resgatado, a $3,000 ou mais por uma raça específica (Ver Tabela de preço de cachorro para os valores praticados no Brasil). Mesmo aqui no Brasil não é diferente. O ramo de negócio que mais cresce nos últimos anos na economia é o mercado Pet, além disso os donos de animais de estimação não poupam esforços para agradar seus queridos bichinhos.

Quanto custa um cachorro: Custo incial alto X Custo médio ao longo da vida

Uma coisa é certa, pagar um preço alto no início pode significar que custos mais baixos ao longo da vida do animal. Isso quer dizer que gastar um pouco mais nos primeiros anos de vida do filhote pode diminuir seus custos a longo prazo. Muitas vezes um filhote de raça pode custar cerca de $2,500 incluindo documentação de ambos os pais que garante a isenção de defeitos genéticos, castração, vacinas, desvermifugação e caixa de transporte. O criador ainda deve ser reconhecido por alguma entidade cinófila ou o animal possuir pedigree. Isso garante não só que o criador tenha uma boa reputação no mercado, mas que a procedência e a linhagem do animal seja também uma garantia de qualidade.

quanto-custa-cachorro-labrador
O Labrador é um cachorro ativo e companheiro para a vida inteira, mas isso não quer dizer que esteja livre de doenças ou de se machucar ao longo dos anos de sua existência. (Crédito/Copyright: “Por Seksanm/Shutterstock)

Quando o animal é saudável, tem boa procedência e vem de uma linhagem sem maiores problemas de saúde hereditários significa que o animal poderá ter menos custos médicos durante a sua vida. Diminuindo assim o seu custo médio ao longo da sua existência. Um cachorro vira-latas resgatado da rua, por exemplo, pode acabar custando mais que um filhote de raça pura de boa procedência se não estiver na melhor das formas.

Quanto custa um cachorro: Filhotes saudáveis X filhotes de petshop

Não podemos ignorar o fato também que até mesmo um animal saudável com todas as garantias de seu criador pode vir à se machucar, como por exemplo romper um ligamento correndo, ou algum outro acidente logo em seguida em poucos meses. Cirurgia e cuidados pós-cirúrgicos podem vir a custar bem caro, dependendo da gravidade, ainda mais caro se o cachorro não tiver plano de saúde. Outros problemas como artrite, medicamentos e tratamentos caros podem ser adicionados mais tarde.

Cachorros comprados em petshops também podem apresentar problemas depois de 06 meses, por exemplo. Isso é bastante comum quando compramos filhotes desses locais sem saber ao certo a procedência deles. À princípio o cachorro pode parecer saudável, ter todas vacinas em dia e todos os checkups médicos, mesmo assim algo pode vir à tona, como por exemplo um problema ósseo genético. Um problema como esse exige cirurgia imediata e custa caro. Deixar de fazer a cirurgia pode até ocasionar a amputação do membro. Caso a opção seja a cirurgia imediata, a recuperação pode ser ainda mais estressante e levar muito tempo. O primeiro estágio costuma incluir sedação e confinamento que pode durar um mês, e a recuperação total pode levar mais 4 semanas e exige observação constante. Já imaginou o custo de tudo isso no seu orçamento, mesmo que não seja parte da sua rotina?

O fato é que nunca saberemos ao certo o que vamos encontrar. Até cachorros de raça pura, com pedigrees e certificados podem ter sérios problemas, é uma verdadeira caixa de surpresas.

quanto-custa-cachorro-vira-latas
Os vira-latas costumam ser duros na queda, mas por desconhecer a procedência, nunca se sabe o que vamos encontrar pela frente. (Crédito/Copyright: “Por I-ing/Shutterstock)

Quanto custa um cachorro: Custos com acidentes e outros gastos colaterais

As pessoas costumam não considerar os custos de acidentes em potencial. Até comer algo que o cachorro não deve pode acontecer (Leia também “5 Alimentos que os cachorros devem evitar“), exames de raio-X ou de fezes e até algo ainda mais sério ou complicado como endoscopias. Uma emergência durante o final de semana pode resultar em maiores custos dependendo do caso e da disponibilidade das clínicas veterinárias e profissionais de plantão.

Outros custos que muitas vezes não são considerados junto ao preço de cachorro são as necessidades específicas que vão aparecendo ao longo da nossa rotina como hospedagem em canil ou hotel de cachorro caso a família do cachorro costume viajar constantemente para locais onde não há como levar o cachorro junto. E mesmo se a decisão for levá-lo, não pense que isso não irá gerar custo também, você vai precisar providenciar muitas coisas para o conforto dele (Leia mais sobre isso em “9 Coisas que você precisa para viajar com seu cachorro”).

Quanto custa um cachorro: Manutenção e cuidados específicos

Dependendo da raça, não é apenas o preço de cachorro que irá influenciar na sua escolha. Embora muitas raças de cachorro sejam apaixonantes e difíceis de resistir quando filhotes, muita raças exigem cuidados e manutenção específica constante para que a saúde e bem estar deles sejam mantidos. Existem raças que a manutenção mensal é ainda maior se o o cachorro for do tipo que precisa de banhos e tosas específicas, especialmente se for um caso de particiar em exposições.

Quanto custa um cachorro: Nem tudo é dinheiro

Mais importante que o preço de cachorro gasto, custos gerados e despesas com ele, a maioria dos donos se esquecem ou não possuem ideia do tempo que um cachorro exige e necessita. Neste caso, tempo não é dinheiro, mas inclui uma brecha na sua rotina diária para o treinamento dele, socialização com outros cachorros, diferentes locais e pessoas, e acima de tudo horas de qualidade para caminhar, brincar e ficar junto dele — tudo o que for necessário para que o seu cachorro tenha uma vida decente e saudável.

NÃO é LEGAL ter um cachorro para deixá-lo solto pelo bairro, sozinho no fundo do quintal ou preso a uma corrente no canil. O cachorro não foi só desenvolvido para desempenhar diversas funções, mas também para ser um animal doméstico, de companhia, e isso significa que ele gosta de estar junto de você, em todas as atividades.

Mesmo chamando atenção para todos os possíveis gastos e despesas que um cachorro pode trazer, o intuito deste artigo não é fazer você desistir de ter o seu cachorro. Mais que isso, nosso objetivo é informar e alertar quem está a procura de um filhote para que a pessoa tome a melhor decisão e não se arrependa mais tarde fazendo com que sejam mais cachorros abandonados por aí. Nem sempre paramos para pensar nas consequências dos nosso desejos. Ter um cachorro não é apenas gastar muito dinheiro, como dissemos, o preço de cachorro no mercado vai muito além disso. Compre o filhote ideal dos seus sonhos, mas gaste também o seu tempo com ele, e você terá uma enorme quantidade de amor em retorno.

TAGS (palavras relacionadas): preço de cachorro, preço de filhote, cachorro filhote, custo de cachorro, preço do cachorro, gasto com cachorro, despesa com cachorro, filhotes de cachorro.

Pergunte ou Responda

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Conteúdo em Audio: