Todo mundo sonha. Sonhamos com pessoas, eventos, situações, animais e com uma infinidade de coisas diferentes. Mesmo que não nos lembramos, sonhamos. Alguns sonhos são repetitivos, absurdos e outros parecem reais. Tem sonho que fica gravado na mente. Um dos sonhos mais recorrentes é sonhar com cachorro.

Por esta razão, há diversos estudos sobre o suposto significado dos sonhos. Contudo, a sua linguagem é simbólica e não existe nada comprovado cientificamente que prove estes a veracidade destes significados, o que instiga ainda mais a nossa curiosidade sobre o que eles querem dizer.

De acordo com a psicanálise, os nossos desejos reprimidos podem, de certa forma, se manifestar durante o sono através de sonhos, assim como medos e outros sentimentos reprimidos. Segundo Freud, sonhos são manifestações do inconsciente, e prestar atenção neles pode ajudar a compreender o mundo ao seu redor.

Crianças passeando com seu cachorro no parque (Crédito/Copyright: “Yuliya Evstratenko/Shutterstock”)


Sonhar com cachorro é bastante comum, e muita gente sonha com cachorros, e dependendo de cada contexto, o sonho pode significar algo diferente. Além disso a interpretação do sonho varia muito de pessoa para pessoa. Em geral, sonhar com cachorro ou ver cães no sonho é, normalmente, um bom presságio, pois eles simbolizam a amizade e coisas boas como intuição, lealdade, generosidade, proteção e fidelidade.

O sonho com cachorro também pode sugerir que fortes valores e boas intenções trarão sucesso, ou também pode representar alguém na sua vida que possui essas qualidades. Como alternativa, sonhar com cachorro pode indicar uma habilidade sendo ignorada ou esquecida. Já os diferentes contextos podem significar inúmeras outras coisas.

O super cão Montanhês de Bernese (Crédito/Copyright: “david muscroft/Shutterstock”)


Quando sonhamos com o nosso próprio cão é sinal de que seremos amparados por um amigo verdadeiro, mas se for o cachorroo de outra pessoa, significa que alguém lhe pedirá ajuda. Se no sonho, for o cão de grande porte, significa sucesso social; já se for cão de pequeno porte, significa que a pessoa terá que lutar para alcançar seus objetivos ou que algumas ideias podem estar comprometendo a integridade moral desta pessoa.

Se no sonho for o cão da polícia é um aviso para não se envolver em questões ou problemas alheios, a fim de evitar desentendimentos desnecessários; se for cão de caça, pode aguardar novidades em família; se for cão de guarda ou um cão guia, podem surgir novas oportunidades no setor profissional. Já se for um cão de aparência incomum ou esquisita pode significar que a pessoa irá conseguir resolver questões pendentes em sua vida.

Dois cães rivais brigando entre si (Crédito/Copyright: “Anton Gvozdikov/Shutterstock”)


Caso seja um cão amigável e dócil, significa que grandes e novas amizades poderão ajudar na solução para um problema no campo afetivo; mas se for cão do tipo ameaçador, não se preocupe, significa que dias melhores virão e que as coisas irão melhorar. Sonhar com uma exposição de cães indica boa sorte.

Quando aparecem cachorros brigando no sonho é melhor adiar discussões de negócios por alguns dias. Ver um cachorro atacando, cachorro mordendo alguém (ou você) ou cachorro destruindo objetos é sinal para dar mais atenção às pessoas do seu convívio ou que você pode ter uma briga com um amante ou parceiro de negócios; mas se for um cachorro sendo atacado por outro animal ou cão sendo atacado por uma pessoa é preciso cuidar da saúde, significa alguma doença leve. Cachorros magros e sujos podem representar algum negócio que não deu certo, ou saúde ruim de crianças.

Cachorros mãe e filho rosnando um para o outro (Crédito/Copyright: “MarcinSl1987/Shutterstock”)


Se o cão rosnando pode indicar algum conflito interno, traição e deslealdade. Se no sonho, estiver o cachorro latindo ferozmente ou rosnando, isso representa o hábito de fazer exigências sobre as pessoas e as situações de controle em torno de você, também pode indicar companheiros hostis, más notícias ou momentos difíceis em casa. Cachorro raivoso pode representar ataques verbais ou discussões.

Sonhar com cão feroz morto ou morrendo, significa triunfo ou a perda de alguém querido ou um renascimento espiritual ou regeneração ou até uma deterioração de seus instintos. Matar um cão mau ou louco em sonho significa a superação de adversários, opiniões adversas e obter lucro financeiro. Matar um monte de cães bravos significa que você tem mais de um adversário, mas vencerá a disputa. Ver um cachorro louco em seu sonho sugere um ataque verbal de pessoas que supostamente eram seus amigos.

Cachorro acariciando a mão da sua dona (Crédito/Copyright: “zakalinka/Shutterstock”)


Sonhar com um cachorro que morde na perna sugere a perda da capacidade de equilibrar os aspectos da vida. A pessoa em questão pode estar hesitante em se aproximar de uma situação nova ou não tem vontade de seguir em frente com seus objetivos. Sonhar com um cão que o acaricia, sugere progressos na vida e amizades estáveis. Assim como sonhar com um cão a ladrar feliz que pode simbolizar prazeres e atividade social como ser aceito em algum círculo.

Sonhar com um cachorro correndo atrás do próprio rabo ou cão correndo em círculos significa que a pessoa não está lidando com uma situação de forma eficaz ou que está passando muito tempo em um trabalho pouco satisfatório. Sonhar que está alimentando um cachorro significa estar alimentando uma habilidade ou talento, mas também indica ter que colocar mais tempo e esforço para promover as amizades.

Labrador Retriever guiando casal de donos pelo parque (Crédito/Copyright: “bbernard/Shutterstock”)


Sonhar que você está comprando um cachorro pode indicar uma tendência a comprar seus amigos ou elogios e favores. Pode também sugerir uma necessidade de encontrar companhia. Sonhar que você está treinando ou adestrando um cachorro significa que você pode estar tentando esconder algum defeito seu ou algo que não acha atraente.

Se sonhar que está sendo guiado por um cão, quer dizer que você pode estar tendo dificuldades em sair de uma situação ou problema. Sonhar que você dá ou envia o seu cão para longe indica que as decisões e escolhas que você está fazendo agora podem ser mal interpretadas como deslealdade, ou significa a rejeição da amizade.

Dono cuidando do seu cachorro durante um bom banho gostoso de chuveirinho (Crédito/Copyright: “135pixels/Shutterstock”)


Sonhar que atropela um cachorro significa que você está tendo dúvidas com relação às intenções de um amigo, ou sentindo-se traído. Sonhar que você está curando ou cuidando de um cachorro significa que pode estar tentando encobrir suas próprias falhas de caráter e hábitos. Sonhar que está cuidando do seu cão cheio de pulgas significa que você é uma pessoa que não só cuida de seus animais de estimação, mas também cuida de outras pessoas importantes em sua vida.

Pastor Alemão negro filhote (Crédito/Copyright: “mjt/Shutterstock”)


Sonhar com cachorro preto simboliza o aspecto sombrio de um amigo ou de alguém próximo mas que você é capaz de ver através de suas verdadeiras intenções. É também frequentemente interpretado como decepção dolorosa com um amigo. Já sonhar com um monte de cachorros pretos, significa que pode haver mais de um traidor. Se for um cachorro branco, isso indica que as intenções de um amigo são puras e verdadeiras. Pode denotar bondade, conhecimento agradável ou ​​amigos confiáveis.

Sonhar que brinca com um cachorro branco e amigável pode anunciar eventos alegres; como um presságio de uma feliz coincidência para homens, e até simbolismo de casamentos para mulheres. Já se o cão for vermelho, rosa, marrom, vinho, violeta e qualquer outra cor de tom vermelho, pode indicar traição ou má sorte com os amigos.

Crianças brincando de correr com Beagle feliz na praia (Crédito/Copyright: “Soloviova Liudmyla/Shutterstock”)


Sonhar com cachorro bonito e de pelagem brilhante significa riqueza; com cão feliz, jovem, ágil e saudável que abana o rabo significa uma relação saudável ou algo bom ainda por vir; um presságio de um relacionamento maravilhoso ou da amizade que está prestes a aparecer.

Sonhar que brinca com o cão significa fortuna, lucros substanciais e amigos leais; brincar com cão também prevê sucesso ou amor. Já sonhar que está brincando ou com cão muito brincalhão e amigável significa sucesso nos negócios ou prevê um amante fiel. Ver um cão brincando no sonho também pode denotar a reconciliação com um amigo distante.

Filhotes de Pastores de Shetland no parque (Crédito/Copyright: “otsphoto/Shutterstock”)


Sonhar com filhote de cachorro pode se referir a suas habilidades e ao seu carinho. Filhotes de cachorro geralmente significam agradecimento — ver os filhotes significa que a pessoa vai oferecer ajuda a pessoas inocentes e obter gratidão; alimentar ou ajudar filhotes recém-nascidos indica a evolução de uma amizade para algo mais, um bom sinal sobre as relações de trabalho ou de assumir novas tarefas no local de trabalho. O número de filhotes pode indicar crescimento (promoções, assumir um novo projeto, ou encontrar um novo emprego) ou a quantidade de tempo até que isso aconteça (normalmente em semanas ou dias).

Sonhar que encontra um filhote recém-nascido abandonado pela mãe é um excelente sinal — significa que alguém novo vai entrar em sua vida, alguém que vai ser fiel a você – geralmente um amigo ou colega de trabalho – que vai ajudá-lo em seus objetivos e complementá-lo.

Filhotes de Chihuahuas albinos brincando juntos (Crédito/Copyright: “Lario Tus/Shutterstock”)


Sonhar com filhotes de cachorro ativos, despertos significa ter amigos e riquezas. Filhotes de cachorro debilitados significa perda. Sonhar com filhote morto, ferido, ou filhotes de cachorro indispostos é um sinal de alerta a prestar atenção às relações de trabalho ou amizades.

Sonhar com um cão comendo uma cobra quer dizer que um amigo está tentando impedir uma decisão ruim. Ver um cão com duas cabeças significa que você está atento ao seu redor ou que você precisa ser mais consciente do ambiente ao seu redor. Sonhar com seu cão tentando estuprar você significa que alguém está tentando tirar vantagem de você.

Assistir a uma briga de cão em seu sonho significa que você está desesperadamente rejeitando um aspecto de si mesmo, ou se sentindo envergonhado. Sonhar com cães lutando também pode significar um conflito de interesses entre você e alguém próximo a você. Sonhar com cão falante, significa que algo totalmente inesperado vai acontecer com você em breve.

Matilha de Pit Bulls Terriers Americanos (Crédito/Copyright: “Grigorita Ko/Shutterstock”)


Sonhar com uma matilha de cães, dependendo da natureza do grupo, pode representar uma situação de grupo, como uma comunidade, colegas de trabalho ou a família inteira. Uma matilha agressiva e selvagem pode significar ataques na vida real que devem ser enfrentados. Já uma matilha mansa e receptiva pode representar uma garantia de lealdade para com a família e amigos.

Sonhar com cães perseguindo uma raposa representa a natureza em ritmo acelerado de vida. Sonhar com cães de estimação fantasiados indica que você gosta de realizar ações. Se for mulher, pode indicar um novo homem em sua vida. Sonhar com um cachorro voando ou chegando ao topo de um edifício representa a vitória iminente ou elevação no status.

Beagle doente sofrendo por ter que usar cone na cabeça (Crédito/Copyright: “Napat/Shutterstock”)


Incidentes com cães significa impulsividade; medo de cão significa mau julgamento ou má consciência do sonhador; cão acompanhando significa nitidez; cão sofrendo significa falta de confiança; cão grande ou gigante significa relaxamento; transportar um cão nos braços significa poder e controle de seus impulsos.

TAGS (palavras relacionadas): cachorros, cachorro, sonhar com cachorro, cachorro filhote, sonhar com filhote de cachorro, filhote de cachorro, cachoror fêmea, cachorro macho, sonhar com cachorro preto.

Por Dani Jardim

Dani Jardim é redatora freelancer, contribui com contéudo digital para vários sites diferentes. Amante dos animais, divide o seu tempo escrevendo sobre todos eles neste portal, e nas horas vagas, se divertindo com seus cachorros, o Pug, Bóris e o Buldogue francês, Vasco. Dani também faz parte da nossa equipe editorial como gerente e editora de conteúdo.

Perguntas & Respostas

  1. Eu sonhei que estava em um lugar cheio de predios e eu estava com um velho conheco estavamos comendo cebola e alho e quando olho pra cima vejo pombos indo pousar em uns dos predios e ums dos pombos estava carregando em seu bico um passaro morto e na hora que foram pousar la de cima do predio saiu um cachorro pastor alemão igual que eu tinha querendo comer os pombos mas estranho que o pombos voaram e o cachorro os seguiu voando tambem ate as arvores e ali nas arvores comecou a caça .

  2. Não tenho animais de estimação. Sonhei com o nascimento de 3 filhotes, e que dei apoio à mamã cachorrinho, para ela ter calma que ainda vinha o terceiro, pois ela ao fim do segundo já se queria por a pé para tratar deles. Baixo porte. Lindos de morrer. Lembro de os apreciar.

  3. Sonhei que estava chegando em minha casa, mas o engracado é que era uma diferente, mas no sonho era a minha casa , e nas duas casas de frente a minha, cada uma tinha um cachorro, em uma tinha um belga, e na outra tinha um rottweiler preto, aí quando eu chegava em casa o belga saiu da casa dele é veio querer me atacar, e aí o rottweiler passou pela brecha do portão e veio e avançou no belga para me proteger .

  4. Sonhei que resgatava 3 filhotes debilitados em um ponto de ônibus. Porém um dos 3 filhotes estava cuidando de outro filhote recém nascido, ainda rosa sabe?! Era uma noite chuvosa e a rua estava muito movimentada e ninguém me dava atenção. Coloquei eles numa sacola e levei comigo, depois diaso o somho mudou para uma reunião em família e não vi mais os cachorrinhos.

  5. Sonhei que tinha encontrado um cão bebé numa casa abandonada.
    Mas lá tinha um crocodilo.
    Eu peguei no cãozinho e saí a correr. O cão estava agitado, com medo, esfregava o focinho em mim.
    Entrei no carro deitei o no meu colo.
    Disse ao meu namorado para arrancar. Ele era preto e era um macho. Ao chegar a casa tinha 2 cães na rua que vieram ter comigo para cheirar o cão ou fazer mal não sei.
    Em casa dei lhe comida pra cachorro e água. Ele comia pouco.
    Mas ele estava bem tratado, pêlo preto e brilhante.
    Eu estava muito protetora em relação ao cachorro. Estava ansiosa por mostrar ao meu filho.
    Depois acordei.

  6. Sonhei com dois cachorros um menor branco e um maior marrom de início era como se ele quisesse correr atrás de mim mas depois eu tava fazendo carinho na cabeça do marrom e banhando e dando carinho no branco o que significa esse sonho?

  7. Sonhei com um cachorro grande, branco, daqueles que passam em filme de terror e na neve. Ele esta comendo a cabeça de uma pessoa conhecida minha. Eu estava dirigindo o carro com minha filha, indo embora pra minha casa e na rua eu vi o cachorro e um corpo sem cabeça pois o cachorro tinha comido e 2 homens na rua e eu não consegui dar carona pra eles e vim embora pra casa com medo por conta do cachorro nos seguir e chegar na rua da minha casa. SONHO horrivel e fiquei pensativa.

  8. Sonhei que fui comprar pirulitos com a sobrinha e o cachorro de uma amiga de infância (estamos um pouco distantes) e o cachorro dela brincava com outro e de repente na porta do mercado um carro atropelou os dois o outro cachorro saiu todo machucado mal conseguia levantar,e não me lembro se vi o cachorro de minha amiga depois do atropelamento (ele é preto). Logo depois desceu um conhecido com uma arma indo atrás do motorista,dizendo que meu primo uma criança tbm tinha sido atropelado em uma pracinha perto dali,eu fiquei desesperada.. pouco tempo depois o dono do outro cachorro (ele é amarelo quase branco e velho,porte grande mas vira lata) saiu do carro com ele dentro do saco morto e eu comecei a chorar … Estou preocupada, alguém poder me ajudar

  9. Sonhei que o pelo dainha cachorrinha caia tido, quando eu passava a mão nela saia os chumaços na minha mão e ela me olhava triste!

  10. Sonhei com um cachorro marrom,preso em uma corrente e a corrente tinha uma emenda de pano junto a corrente,na casa aonde minha mãe e meu padrasto me criaram e este cachorro estava velho e tinha doença de pele e pelo com o olho esquerdo com meleca no olho esquerdo e no sonho apareceu meu irmão que ainda mora nessa casa e minha filha de doze anos estava no sonho .

  11. Sonhei que tinha me mudado com meu filho e marido é meu cachorrinho porem no final do sonho meu cachorrinho morre e a irmãzinha dele que morreu algum tempo volta para buscá-lo e eu co meço a chorar ai acordei com o coração apertado o que pode ser ?

  12. Gente eu acho que é coisa ruim.
    Sonhei que via na antiga tua onde eu morava um cachorro preto comendo ração numa casa perto da minha e com ele tinha pombos roxos comendo tbm é um deles tava todo machucado e eu chamava meu pai pra vê . Tentei procura o significado…

    1. Também estou um pouco assustado! Hoje eu sonhei, e no meu sonho aparece tanto o pombo quanto o cachorro (como no seu), e a outra coisa… seu comentário cativou a minha atenção por se tratar de um sonho que aparece esses dois animas. Bom, irei relatar o sonho que acabei de ter (se é que dá para chamar isso de sonho). Eu sonhei com um cachorro tendo relações sexuais com um pombo na porta de uma casa desconhecida, a parte superior do pombo era preta e a parte inferior era branca, a ave possuía um tamanho anormal e estava muito suja. Quando vi essa cena, mandei o cachorro parar, então, do nada, fui “teleportado” para dentro da minha casa (acho que essa parte do teletransporte não teve, acho que tive um sonho dentro de um outro sonho, essa parte foi confusa para ri compreender), eu apareci de frente para a porta de saída da minha casa, ela estava fechada e com um pano que cobria a vidraça da porta, nesse momento apareceu a sombra de algum ser que estava do outro lado da porta, eu vi a sombra sendo emitida no pano que cobria a porta, a sombra de uma figura alta, com unhas afiadas, com um único chifre de alce no meio cabeça e pernas semelhante a de um animal quadrúpe. No momento que eu vi essa sombra, eu comecei a fazer uma oração ao São Bento em latim (Crux Sacra…), então a criatura deu um rugido alto, a porta abriu com o rugido e eu fui expulso do sonho.

  13. Sonhei que um cachorro mordia uma pessoa que conheço e essa pessoa revidou, batendo de várias formas no cachorro e eu corri para defende-lo ,após isso o cachorro segurou a manga da minha blusa ,mas eu fiquei com medo ,fui em bora e ele me seguiu,quanto mais eu me distanciava ele se clamufava na escuridão e que só conseguia ver seus olhos.

  14. Sonhei que eu estava na minha visinha e ela tinha um cachorro todo branco de grande porte ele era bem brincalhão e deixava eu passa mao mais meio que tinha hora que ele mordia minha mao achandi que eu ia meche acho que no gato da minha amiga mais ele mordia o gato também e eu meio que queria defende ne por que o cao tava mordendi a cabeca dele mais quandi ele me mordia tanti era para defende o gato e tanto oara brinca por que no sonho ele nao mordia forte mais tambem nao era fraco

  15. Sonhei que um pitbull de uma vizinha estava latindo para mim, de repente ele fica de pé e começa a virar gnt e vem vindo na minha direção pra me atacar. Não entendi nada Podem me ajudar?

  16. Sonhei que fui a casa de uma amiga o cachorro dela mordeu meu braço, fechei a a porta ele conseguiu abrir eu consegui segurar a boca dele e joguei ele com força ao abrir a porta em uma escada ele caiu e se feriu feio e começou a sangrar, minha amiga foi levar ao veterinário eu fui embora pedindo desculpas

    1. Talvez vc esteja precisando olhar ao redor e perceber o interior ,deixar aquilo que aparentemente transparece por fora ,perceber a essência … Olhar p dentro de si ,auto conhecimento . Nem TD que parece ser por fora é o que está representando por dentro .

      Enxergar o mundo interior e as coisas simples da vida que podem trazer felicidade e leveza . Solidariedade ,buscar essa vivência solidária .

  17. Qual é o significado de sonhar com lobo preto me observando e me perseguindo e eu fugindo dele e cachorros marrons me salva dele?

  18. Sonhei com minha própria cachorra, no terraço de casa , tava deitada no chão. Derrepente vejo ela tendo dois filhotes, e na hora eu falei, nossa a blacky (nome dela) tava grávida? Minha cachorra é preta. Sera que tem algum significado esse sonho ? Eu ajudei, e falei que iria ficar com eles os dois, e acabou por ai.. n lembro de mais nada.
    Agradeçeria muito por uma resposta 🙂 obrigada

  19. Sonhei que encontrava vários filhotes recém nascidos fraquinhos na rua, colocava-os num cesto e levava pra casa da minha mãe, depois ia procurar uma mamadeira para alimenta-loa, então acordei

  20. Sonhei que o cão era preto e estava correndo atrás de mim para protejer a minha filha ! Não consegui entender

  21. Sonhei que um cachorro pitbull tentou me atacar no meu serviço mas não me mordeu mas ficou muito bravo querendo me pegar aí quando sai do serviço pra ir embora encontrei uma amiga e estávamos indo embora juntas em uma rua bem comprida de terra era uma subida quando chegamos no topo da rua que se formava uma encruzilhada encontramos 2 cachorros que ao nos ver veio correndo atrás da gente nós corremos muito e os cachorros atrás nas não conseguiu nos pegar acordei assustada alguém pode me ajudar a discernir esse sonho .

  22. Sonhei que vinha caminhando pela rua e dois cachorros vinham atrás de mim andando também, por duas vezes eles tropessaram no meu calcanhar direto, eu ameacei unas 4 vezes com pedras na rua pra pararem de me seguir eram tipo cachorro de rua, quando eu pegava a pedra eles se separavam aí quando eu virava eles se união normalmente é voltavam a andar atrás de mim, até que eu decidi latir é rosnar pra eles daí eles subirá numa espécie de caladinha como se fosse pra se proteger eme deixaram em paz.

  23. Sonhei que estava com minha afilhada no colo e um Pitbull branco veio pra perto da gente, como se fosse atacar. Só que do outro lado da rua tinha uma cadela Pitbull marrom com uns 3 filhotes eu fui pra perto dela e ele não fez nada, ela nos protegeu.

  24. Sonhei com meu cachorro( macho). Ele estava passando mal. Ele estava passando mal. Olhei e ele vomitou, qndo eu olhei novamente ele havia parido vários filhotes

  25. Sonhei com um cachorro grande se alimentando de um cachorro menor, eu tentei salvar o cachorro menor, jogando pedras no maior que fugiu, mas o cachorro menor acabou morrendo.
    Não entendi poderia me ajudar por gentileza?

    1. Sonhei que eu enforcava meu cachorro até a morte, o que isso pode significar? Acordei desesperada.

    1. Sonhei que estava numa praça grande, linda, cheia de cães com seus tutores. De repente, meu cachorro pequeno cinza sumiu, encontrando-o logo. Em seguida, o perdi novamente.
      Pedia ajuda. Algumas pessoas não se importavam, outras não ajudavam a procurar ou respondiam que não o viram. Cheguei a discutir com uma pessoa do sexo feminino, jovem, por desdenhar da situação, pois, acreditava que por não ser os delas, era de menor importância.
      Na procura, encontrei objetos perdidos como celular e rádio. Fazia procuração do dono e não o encontrava, pois não havia.
      Acordei desesperado por não ter achado mais o meu cachorrinho, que na verdade era fêmea.

      1. VOCÊ é amorosa com todos mas sempre acaba se machucando por dentro por ser tao boa. A intercetação do sonho se refere o teu cançado emocional por que tu é boa e chora muito pelos cantos e sofre por que lhe falta carinho dos outros…

Deixe uma resposta