Menu fechado

Preço de cachorro: quanto custa um filhote de cachorro?

Preço de cachorro: grupo de cachorros filhotes de raças diferentes

Quer comprar um filhote mas não tem ideia de preço de cachorro praticado no mercado? Relaxa, nós fizemos essa pesquisa para você!

Todo mundo chega a sonhar com filhote de cachorro um dia na vida. No entanto, o custo de um filhote de cachorro vai muito além do preço de cachorro praticado no mercado. Por esta razão, é sempre bom lembrar que antes de comprar um filhote, devemos considerar todos os fatores que poderão influenciar nesta decisão (Leia mais sobre isso em “O que considerar antes de ter um cachorro”) para que não haja surpresa nem arrependimentos.

Preço de cachorro: Adotar pode ser uma opção

Em um mundo ideal, o cachorro seria uma escolha para a vida toda, mas sabemos que nem sempre isso acontece. Quero dizer, é comum as pessoas se apaixonarem pelos filhotes de cachorro. No entanto, tempo depois quando eles começam a dar trabalho e exigir mais tempo e atenção, o sonho vira pesadelo. Ou seja, é só o cachorro começar a ficar doente, a precisar de mais cuidados e as despesas aumentarem, que as pessoas se arrependem.

Assim, já até dá pra imaginar o triste final desses animais. A maior parte deles termina abandonada em abrigos, as vezes até na rua (Leia mais em “Raças caninas mais abandonadas“). Portanto, para que isso não aconteça, o Vidanimal sugere pesquisar bastante, se informar a respeito do cachorro.

Ou seja, não só do preço de cachorro, mas dos cuidados e necessidades que fazem parte dos custos reais envolvidos na criação de um cachorro a vida toda (Leia no Blog: “Quanto custa um cachorro?”).

Tome uma decisão consciente

Se depois de pesquisar bastante você achar que um cachorro de raça pura não é para o seu orçamento, existem inúmeras instituições e canis que oferecem cãezinhos para adoção. Normalmente, o custo é zero, pois o animal muitas vezes já vem vacinado e castrado. Além disso, existem muitos outros ótimo motivos para adotar um cachorro ao invés de comprar. Pois, um vira lata também pode ser um amigo excepcional!

Por outro lado, se ainda assim você achar que pode arcar com as despesas necessárias, continue a ler o artigo. Daqui pra frente, explicaremos quanto costuma custar em média um filhote de cachorro de raça pura (valores atualizados em janeiro/17) e o que deve ser exigido caso ele venha a ter pedigree.

Preço de cachorro no Brasil: Variações de valores médio

Preço de cachorro: grupo de pastores australianos filhotes
Filhotes de pastores australianos – o preço de cachorro pode variar de acordo com as características de cada um.

A bem da verdade, o valor médio de cada raça de cachorro vai variar de acordo com muitos fatores específicos diferentes. Ou seja, existem muitos motivos que englobam a criação daquela determinada raça para que este preço de cachorro filhote varie. Sendo que todos esses fatores irão influenciar no preço final de cada filhote de cachorro.

  • Cães reprodutores ou premiados geram ninhadas mais caras;
  • tamanho da ninhada;
  • tamanho do canil;
  • sazonalidade e/ou popularidade de uma determinada raça em uma região;
  • complicações veterinárias durante a gestação e/ou parto;
  • marca e número de vacinas dadas ao filhote pelo criador;
  • região onde em que se encontra o criador;
  • idade do filhote;
  • características do filhote como porte, pelagem longa ou curta e a sua cor desejada;
  • período do ano em que se deseja comprar um filhote.

Preço de cachorro: Popularidade e evidência do filhote de cachorro

Em geral, o preço de cachorro varia bastante de acordo com a disponibilidade de filhotes em uma determinada região ou período do ano em que se deseja comprar. Além disso, algumas raças de cachorro ficam mais em evidência que outras por inúmeros motivos. Assim, quanto maior for a popularidade do filhote de cachorro, obviamente o seu preço será maior. Ou seja, a famosa lei de mercado da “oferta e da procura”.

O cachorro Pug, por exemplo, possui um dos preços mais altos, pois além da raça estar em evidência e sendo muito buscada (cachorro Pug preço é uma das maiores buscas no Google), é também uma das raças mais populares e mais caras.

O cachorro Yorkie, da raça Yorkshire Terrier e o cachorro Shi Tzu também são exemplos de raças muito procuradas (cachorro Yorkie preço e cachorro Shi tzu preço são termos também muito buscados no Google).

Preço de cachorro: Raridade e complicações das raças

Um fator determinante para o preço de cachorro também se deve ao fato de que algumas raças são mais raras que outras. Isto é, algumas raças possuem um controle de reprodução mais rígido por parte de seus órgãos reguladores (entidades cinófilas ou clubes de canil), ou por estarem muito em evidência, ou por possuírem uma reprodução mais complicada que dificulta o seu processo.

O Buldogue inglês, por exemplo, é uma raça de cachorro que exige muitos cuidados com as cadelas gestantes. Isto é, desde a fecundação que em geral é feita por meio de inseminação até a necessidade de cirurgia para a realização do parto, a cesariana. Ou seja, tudo isso acaba adicionando ao preço final de um filhote de Buldogue inglês encarecendo o seu valor. Por esta razão, eles também estão entre as raças mais caras do mundo.

Preço de cachorro: Variedade entre criadores de filhotes

Até mesmo entre a mesma raça canina pode haver variação no preço do filhote. Afinal, tudo vai depender dos diferentes criadores e das características físicas dos filhotes dessa mesma ninhada.

Não existe uma regra para impor preços de filhotes de cachorro de raça pura. Cada criador terá sua própria maneira de calcular o preço de cachorro filhote de acordo com seus custos durante a reprodução da raça, mesmo que seja a mesma.

Na maioria das vezes, os filhotes de cachorros de raça são criados por cinocultores ou criadores de cachorros. Ou seja, profissionais que se dedicam a manter os padrões de raça exigidos por seus clubes, através de entrecruzamentos de cachorros reprodutores, premiados ou não, e que possuem uma melhor qualidade genética vinda no decorrer de uma boa linhagem.

À não ser que você possua um desses exemplares em casa e tenha ocorrido uma cruza, todos os filhotes com esta procedência costumam vir de criadores deste tipo de cruzamento reprodutivo.

Normalmente, esses filhotes vêm acompanhados de vários certificados de saúde e de um registro de “pedigree” contendo a árvore genealógica do filhote, informações dos pais, prêmios e outras certificações.

Obviamente estes são exemplos de filhotes mais caros no mercado. Vale ressaltar que, é possível verificar tanto pedigrees como criadores de boa e má reputação, por isso a pesquisa é muito importante na hora de procurar pelo seu filhote (entenda melhor o que é pedigree e saiba como exigir o do seu cachorro).

Preço de cachorro: Características de funções específicas do filhote

Um exemplo claro são as raças de cachorro destinadas à atividades específicas, como os cães de terapia ou cão-guia, que custam mais caro devido às características físico-comportamentais necessárias para o desempenho de tais funções. Além disso, existem os custos durante o período de adestramento deles.

O mesmo acontece com raças de cães com aptidões específicas. Como por exemplo, os cães pastores, como o Border Collie, que desde cedo já exibem personalidade mais apropriada para exercer o trabalho no qual a raça foi concebida. Estes filhotes costumam ser separados dos outros por seus criadores e terão preços diferenciados.

Preço de cachorro: Características físicas marcantes nos filhotes

Dentro de uma mesma ninhada também é comum aparecer filhotes com características físicas diferentes. Como por exemplo, cor da pelagem, comprimento do pelo e outras características mais marcantes que futuramente irão servir de exemplares perfeitos destinados à próximas reproduções. Ou seja, verdadeiros “garanhões” do mundo canino.

Desse modo, certos padrões de raça caracterizam filhotes melhores que outros. Portanto, estes filhotes também são separados dos outros para participarem de exposições, a fim de atestar suas qualidades e destiná-los a outros criadores na intenção de aprimorar a genética da raça. Um cachorro Pug abricot (fulvo) é o mais tradicional, por exemplo, assim como o Pug preto. Já a cor chamada “prata” é raríssima, portanto o preço de cachorro filhote Pug dessa cor é bem mais caro.

Preço de cachorro: Evite variação de preço alta entre criadores

Criadores responsáveis e com boa reputação no mercado garantem reproduções assertivas e a saúde de seus filhotes e de seus padreadores e matrizes (os “pais-garanhões” premiados usados como reprodutores de melhores ninhadas).

Tudo isso reflete no valor de um filhote de cachorro em relação a outro. Por esta razão, vale ressaltar a importância de certificar-se bem antes de adquirir um filhote de cachorro de raça pura de qualquer criador.

Ou seja, um preço muito baixo em relação a outro criador ou mesmo um filhote de uma mesma ninhada, pode estar diretamente relacionado ao custo da criação. Ou ainda pior: a problemas genéticos em sua linhagem. Por isso, observe se os animais estão bem cuidados e evite adquirir filhotes de cachorro de criadores que praticam preços muito inferiores ao valor médio de mercado.

Tabela de preço de cachorro: valor médio (mínimo x máximo)

Preço de cachorro: grupo de filhotes de pastores australianos
Filhotes de pastores autralianos – preço de cachorro médio a alto

Como já vimos, o preço de um filhote de cachorro pode variar bastante, por isso os
preços de cachorros listados na tabela abaixo são uma estimativa feita por vários Kennel Clubes ou Clube de Canil espalhados por todo o Brasil.

Quer dizer, a variação na cotação dos filhotes está diretamente relacionada aos seus pais. Ou seja, quanto melhor for a classificação dos pais em campeonatos e torneios, assim como seu porte físico e sua genética, mais alto será o preço dos filhotes. Por isso, filhotes provenientes de linhagens premiadas possuem valores mais elevados.

De acordo com a FCI, as raças de cachorros estão divididas em grupos caninos que diferenciam as diversas raças pelas suas respectivas funções específicas. Incluímos estes grupos para que você identifique a raça que melhor se encaixa em suas expectativas. Além de orçamento, listamos a sua popularidade no mercado para justificar ainda mais a variação de preço dos cachorros.

Atenção: A tabela de preços das raças de cães a seguir é atualizada regularmente, e o preço de cachorro revisado de acordo com a divulgação do mesmo por parte de criadores, órgãos reguladores e canis. Ou seja, a intenção da lista é apenas fornecer parâmetros de preço de cachorro praticados por criadores no mercado brasileiro. Portanto, o Vidanimal não se responsabiliza por nenhum dos valores listados abaixo.

Veja tabela abaixo:

RAÇAS DE CACHORROGRUPO DE RAÇASPREÇO MÍNIMO (R$)PREÇO MÁXIMO (R$)POPULARIDADE
Airedale TerrierTerriers6007.000baixa/rara
AkitaSpitz e Primitivos1.1003.000baixa/rara
BasenjiSpitz e Primitivos1.0003.000baixa/raro
Basset HoundSabujos e Farejadores1.5004.000baixa
BeagleSabujos e Farejadores1.2003.000alta
Bichon FriséCão de Companhia4006.000média
Bichon HavanêsCão de Companhia1.0002.000média
BloodhoundSabujos e Farejadores2.0008.000baixa/rara
Border ColliePastores e Boieiros1.0003.800média/alta
BorzoiSabujos e Farejadores1.5003.000baixa/rara
Boston TerrierCão de Companhia3.50010.000média/alta
BoxerPinschers, Schnauzers, Molossóides e Montanheses9005.500média/alta
Buldogue FrancêsPinschers, Schnauzers, Molossóides e Montanheses
Cão de companhia
2.50012.000alta/evidência
Buldogue InglêsPinschers, Schnauzers, Molossóides e Montanheses1.1008.000alta/evidência
Bull TerrierTerriers1.2007.000média/alta
BulmastifePinschers, Schnauzers, Molossóides e Montanheses2.0006.500baixa/rara
Cairn TerrierTerriers1.5003.000baixa/rara
Cane Corso ItalianoPinschers, Schnauzers, Molossóides e Montanheses1.5003.000baixa/rara
Cão Boiadeiro de BernaPinschers, Schnauzers, Molossóides e Montanheses2.5005.000baixa/rara
Cão de Crista ChinêsCão de companhia2.00010.000baixa/rara
Cavalier King Charles SpanielLevantadores e caça
Cão de companhia
3.50010.000baixa/rara
ChihuahuaCão de Companhia1.2008.000alta/evidência
Chow ChowSpitz e Primitivos2.0005.000baixa/rara
Cocker Spaniel AmericanoLevantadores e caça1.4005.000baixa
Cocker Spaniel InglêsLevantadores e caça7004.500média
ColliePastores e Boieiros1.2005.000média/baixa
DachshundDachshunds1.0005.000média/baixa
DálmataSabujos e Farejadores7004.000média/baixa
Doberman PinscherPinschers, Schnauzers, Molossóides e Montanheses1.0007.000média
Dogo ArgentinoPinschers, Schnauzers, Molossóides e Montanheses1.2004.000média
Dogue AlemãoPinschers, Schnauzers, Molossóides e Montanheses1.2005.000média
Dogue de BordeauxPinschers, Schnauzers, Molossóides e Montanheses1.5006.000baixa/rara
Fila BrasileiroPinschers, Schnauzers, Molossóides e Montanheses1.0003.000baixa/rara
Fox PaulistinhaTerriers1.0002.500baixa
Galgo AfegãoGalgos ou Lébreis1.10010.000baixa/rara
Golden RetrieverLevantadores e caça1.2007.000alta/evidência
Greyhound ItalianoGalgos ou Lébreis1.2002.500média
Husky SiberianoSpitz e Primitivos9003.000média/baixa
Jack Russel TerrierTerriers2.0007.500média/baixa
Labrador RetrieverLevantadores e caça1.5006.500alta/evidência
Leão da RodésiaSabujos e Farejadores1.50010.000baixa
Lhasa ApsoCão de Companhia1.5005.000média/alta
Malamute do AlaskaSpitz e Primitivos2.0006.000baixa/rara
MaltêsCão de Companhia1.5005.000média/alta
Mastife InglêsPinschers, Schnauzers, Molossóides e Montanheses5001.500baixa/rara
Mastim NapolitanoPinschers, Schnauzers, Molossóides e Montanheses2.3005.000baixa/rara
Norfolk TerrierTerriers2.5004.000baixa/rara
Old English SheepdogPastores e Boieiros1.2003.000baixa
PapillonCão de Companhia3.00010.000baixa/rara
Pastor AlemãoPastores e Boieiros1.1005.000média/alta
Pastor AustralianoPastores e Boieiros1.5005.000alta/evidência
Pastor BelgaPastores e Boieiros1.5003.500baixa/rara
Pastor Branco SuíçoPastores e Boieiros1.0005.000baixa/rara
Pastor de ShetlandPastores e Boieiros1.6007.000média/baixa
PequinêsCão de Companhia1.0005.500baixa
Pinscher AlemãoPinschers, Schnauzers, Molossóides e Montanheses5003.500média
Pit Bull Terrier AmericanoTerriers1.0005.000alta/evidência
Pointer InglêsApontadores1.0001.500baixa
Poodle ToyCão de Companhia1.0006.000alta/evidência
PugCão de Companhia2.0007.000alta/evidência
RottweilerPinschers, Schnauzers, Molossóides e Montanheses1.80010.000média/alta
SamoeidaSpitz e Primitivos1.5008.000baixa/rara
São BernardoPinschers, Schnauzers, Molossóides e Montanheses1.5006.000baixa
SchipperkePastores e Boieiros1.0004.000baixa/rara
Schnauzer MiniaturaPinschers, Schnauzers, Molossóides e Montanheses1.0005.000média
Setter InglêsApontadores1.5004.500baixa
Setter IrlandêsApontadores1.5004.500baixa
Shar PeiPinschers, Schnauzers, Molossóides e Montanheses1.5006.000média
Shiba InuSpitz e Primitivos2.0008.000baixa/rara
Shih TzuCão de Companhia1.5004.500alta/evidência
Spitz Alemão (Lulu da Pomerânia)Cão de Companhia1.50012.000média/alta
Staffordshire Terrier AmericanoTerrier1.5007.000baixa
Terra NovaPinschers, Schnauzers, Molossóides e Montanheses2.5005.500baixa/rara
Terrier EscocêsTerriers1.6007.000baixa
Terrier TibetanoTerriers2.0004.000baixa
WeimaranerApontadores9004.000baixa
West Highland White TerrierTerriers1.5005.000baixa/rara
WhippetGalgos ou Lébreis1.2002.000média
Yorkshire TerrierCão de Companhia1.2005.000alta/evidência

Conclusão:

Em suma, são muitas as opções e variações de preço de cachorro. Por isso, se ainda estiver na dúvida leia “Como escolher o filhote ideal“, para ajudar a fazer a melhor escolha. Caso já tenha escolhido a raça do filhote de cachorro que se encaixa no seu orçamento e estilo de vida, que tal escolher nomes de cachorro bem bacanas pra ele?

Não esqueça também de preparar a sua casa para a chegada do seu filhote, leia “O que fazer ao chegar um novo filhote“, para preparar tudo e deixar a sua casa prontinha para recebê-lo!

TAGS (palavras relacionadas): cachorro pug preço, cachorro shi tzu preço, preço de cachorro, cachorro yorkie, preço do cachorro, cachorros e preços, filhotes de cachorro, cachorro filhote, nome de cachorro, nomes para cachorro.

Pergunte ou Responda

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *