Você pode já ter observado ou até passado pelo constrangimento de alguém lhe perguntar por que o seu cachorro está comendo grama. Embora seja uma boa pergunta, já que muitos tutores possuem essa curiosidade, não se sabe ao certo porque o cachorro come grama em determinadas ocasiões.

De certo, alguns tutores cometem o deslize de estragar os hábitos alimentares de seus filhotes de cachorro com dietas que misturam alimentos humanos aos do cachorro. dependendo do alimento, isso pode estragar o paladar deles ou até prejudicar a digestão, sem falar que os tornam muito seletivos quanto ao que comem.

Por esta razão, alguns acreditam que os cachorros comem grama para se livrarem de dores de barriga ou para induzir vômitos. Mas isso não parece muito intuitivo e não acho que a natureza canina chegaria à essa conclusão por conta própria.

Então, por que cachorro come grama? Na verdade, a motivação que leva a tal ação é diferente para cada cão, mas o raciocínio por trás disso geralmente se resume a um dos três cenários abaixo.

Confira!

1. Dietas podem explicar porque cachorro come grama

Uma dieta pobre em fibras pode explicar porque cachorro come grama.

Atualmente, há uma infinita variedade de alimentos, de marcas diferentes, e seleção de ingredientes disponíveis para os tutores escolherem. Uma boa parte realmente faz o possível para fornecer todos os nutrientes necessários para o animal se manter saudável.

No entanto, dependendo do estado de saúde individual de cada animal, como problemas digestivos ou alguma dependência genética, alguns cachorros podem não recebendo todos os nutrientes de que precisam para uma dieta adequada às suas necessidades especiais.

De acordo com especialistas, os cachorros necessitam de seis nutrientes essenciais: água, proteínas, gorduras, carboidratos, minerais e vitaminas. A fibra, por exemplo, é um carboidrato, e a grama contém cerca de uma tonelada de fibra.

Portanto, há uma teoria que explica porque cachorro come grama, baseando-se no fato de que possivelmente, eles não estejam recebendo uma quantidade de fibras suficientes em sua dieta alimentar e, instintivamente compensam na grama.

2. Instinto ancestral explica o comportamento

O instinto da ancestralidade com os lobos pode explicar porque cachorro come grama.

Uma outra teoria para explicar porque cachorro come grama baseia-se em alguns estudos que descobriram que os lobos, antigos ancestrais dos cachorros, costumavam consumir pequenas quantidades de grama na natureza.

Embora carnívoros, lobos se alimentavam da vegetação ocasionalmente. No entanto, a ingestão de grama não era intencional. Pois eles chegavam a consumir a grama ou mato na pressa, enquanto devoravam a presa caída na vegetação ou o conteúdo do estômago do animal abatido.

Com isso, a teoria baseia-se no fato de que o instinto teria sido preservado dessa ancestralidade com os lobos, e até hoje o cachorro sai em busca de pequenas doses de grama, na falta de uma presa abatida.

3. Comportamentos explicam porque cachorro come grama

Alguns comportamentos explicam porque cachorro grama.

Alguns comportamentos caninos podem ser chamados de “peculiaridades” por não serem necessariamente ruins ou inerentes a todo cachorro. A menos que seu cão esteja doente e vomitando constantemente por estar comendo grama, eles não são preocupantes.

Como os humanos, alguns cães podem sofrer de “pica”, um desejo compulsivo de comer coisas que não são alimento. Geralmente, esse é um comportamento muito observado em filhotes, embora se não for tratado pode ser carregado até a idade adulta.

Segundo especialistas, a explicação mais comum para o cachorro comer grama eventualmente é simplesmente a sua própria vontade de comer a grama ou qualquer outra coisa que não seja propriamente um alimento.

Outras causas podem incluir parasitas, estresse, tédio ou comportamento adquirido, como quando um parente já fazia algo do tipo e o seu filhote segue o mesmo exemplo.

Tentar explicar porque cachorro come grama através do fato de estarem tentando aliviar uma dor de estômago e induzir o próprio vômito, é no mínimo ingenuidade. Isso porque a dor de barriga também pode ser o resultado de ter ingerido grama – um ciclo vicioso bem é difícil de identificar.

No entanto, se o vômito e a diarréia são consistentes por causa do hábito de comer grama, o ideal é consultar um veterinário.

A verdade é que não há uma única resposta científica e comprovada para explicar porque cachorro come grama. Se pudéssemos, nós mesmos perguntaríamos a eles, e quem sabe, eles até nos explicariam.

Mas muitos cães fazem isso e talvez seja pelo simples fato de gostar de comer grama. Só isso.

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta