Uma das coisas mais gostosas, para quem gosta de gatos, é ficar com um no colo e fazer carinho enquanto ele dorme calmamente. Nesse momento, surge aquele som característico que lembra o som de um motorzinho. Mas você sabe por que gatos ronronam, afinal?

Ronronar faz parte do comportamento dos gatos

Por que os gatos ronronam quando filhotes e adultos

Entender por que os gatos ronronam faz parte dos cuidados.

Ronronar é o som mais comum que os gatos fazem e a grande maioria das pessoas acredita que se trate de uma resposta aos momentos de prazer e carinhos. No entanto, não se sabe ao certo qual o motivo preciso.

Sim, é verdade que os gatos ronronam quando estão satisfeitos. É muito comum ouvir esse barulhinho delicado quando o seu está encolhido ao sol ou quando está tranquilo no colo de alguém que faz carinho.

Todavia, pesquisas apontam que gatos ronronam para comunicar outras emoções e necessidades também.

Como os gatos ronronam

Até mesmo a forma como os gatos ronronam virou assunto de debate. Alguns estudiosos achavam que este processo estava ligado ao fluxo de sangue para a veia cava inferior, responsável pelo carregamento do sangue desoxigenado para o lado direito do coração.

Outras pesquisas, no entanto, apontaram que era mais provável que o barulho viesse dos músculos na laringe do animal. Conforme eles se movem, dilatam e contraem a glote. Desta forma, o ar vibra toda vez que o gato respira.

Por que os gatos ronronam afinal?

por que os gatos ronronam: para se comunicar com a mãe

Os gatos ronronam para se comunicarem com suas mães.

A ciência, no entanto, ainda não tem uma resposta definitiva para o que aciona essa resposta.

De acordo com estudos veterinários a função original do ronronar era permitir que o gatinho pudesse se comunicar com sua mãe, dizendo que as coisas estão bem.

Um gatinho é capaz de ronronar no segundo dia de vida e embora ele não possa miar e mamar ao mesmo tempo, ele pode ronronar e mamar. Da mesma forma a mamãe gata ronrona para tranquilizar o gatinho que está mamando nela.

No entanto, gatos ronronam em muitas outras ocasiões. O palpite aponta para a ideia de felicidade, mas não sempre. O som seria acionado por um oscilador neural que fica nas profundezas do cérebro felino.

Uma estudante de psicologia felina, Marjan Debevere, que atua como fotógrafa de gatos para adoção em Londres afirma que parte do mistério do ronronar está no fato de que só percebemos que os gatos estão ronronando quando fazemos carinho em lugares que eles gostam.

Os ronronos de gatos, no entanto, são frequentemente usados ​​como um meio de comunicação!

Um estudo da Universidade de Sussex, na Inglaterra, mostrou uma variação no ruído dos gatos semelhante ao do choro de um bebê.

Isso levou Karen McComb, que liderou a pesquisa, a acreditar que os gatos podem se “aproveitar” do instinto humano de alimentar seus filhos para conseguir comida mais rapidamente.

Já a cientista Elizabeth Von Muggenthaler acredita que o ronronar pode ser um processo terapêutico para o próprio gato.

Ela diz que o som pode aliviar dores, auxiliar no crescimento ósseo e cicatrizar feridas. Além disso, o barulho melhoraria a respiração do animal, além de ajudar na recuperação de músculos e tendões.

Por que gatos ronronam – Benefícios para o felino

entender por que gatos ronronam há benefícios

Há benefícios no ronronar dos gatos.

Acredita-se que o ronronar seja uma ação poderosa de cura para o próprio gato. As vibrações, de fato, teriam ações fisicamente rejuvenescedoras de forma que o gato consegue se reestabilizar após um estresse.

Pesquisas apontam que a frequência dessas vibrações – com um alcance entre 20Hz e 150HZ – pode promover o crescimento dos ossos conforme eles enrijecem em resposta à pressão. Outras frequências podem fazer coisas similares aos tecidos.

É por isso que vemos gatos ronronando durante a soneca. Na verdade, é uma forma de autorreparação.

Gatos podem ter adaptado seu comportamento normal, que agora envolve passar uma boa parte do tempo descansando, como uma maneira de evitar se machucar por excesso de atividade.

Benefícios para os humanos

Por que gatos ronronam: gato dentro do cobertor

Entender por que os gatos ronronam pode ajudar a entender os benefícios da interação com o animal.

Não é segredo que a interação com um animal de estimação pode trazer inúmeros benefícios à saúde humana. Já há várias pesquisas a respeito e inclusive, é frequente a prática de terapia com suporte animal em hospitais e casas de repouso.

Cada animal tem uma característica e uma forma de, involuntariamente, ajudar o humano. O ronronar do gato é, sem dúvida, um dos sons mais curativos para quem gosta do contato com animais.

Além dos benefícios fisiológicos, sempre respondemos aos efeitos psicológicos do ronronar. Ele nos acalma e nos agrada, como assistir às ondas do mar na praia.

Que benefícios são esses?

Os benefícios do ronronar dos gatos foram estudados por diversos pesquisadores e devidamente comprovados.

Uma dessas pesquisas foi realizada em 2002 pelo veterinário francês Jean-Yves Gauchet. Para isso, testou o poder do ronronar dos gatos em 250 voluntários.

Os voluntários foram submetidos a uma gravação de 30 minutos do ruído do gato do próprio veterinário (Rouky). Ao fim do estudo, os participantes afirmaram sentir mais bem-estar, serenidade e maior facilidade para dormir.

Posteriormente, Gauchet lançou, em parceria com a Apple, o aplicativo iJetleg que permite ao usuário experimentar o som suave de um ronronar de gato com uma frequência de 20 a 70 Hz por aproximadamente 40 minutos com o objetivo de evitar os sintomas do jet lag, um transtorno de sono temporário que acontece quando o relógio biológico do corpo está fora de sincronia com os sinais de um novo fuso horário.

No Brasil, os tratamentos terapêuticos envolvendo animais começaram a ser desenvolvidos no início da década de 50, pela psiquiatra Nise da Silveira, pioneira nos estudos das relações emocionais entre pessoas e animais.

Nesse caso, os gatos foram “co-terapeutas” em tratamentos de pacientes que sofriam de esquizofrenia.

Segundo um artigo de Stacie Marshall no site GodUpdates há pelo menos 7 benefícios trazidos pelo ronronar dos gatos.

  • Os ronronos dos gatos são conhecidos por baixar os níveis de estresse;
  • Pode ajudar a reduzir o número de enxaquecas;
  • O ronronar dos gatos pode aumentar a chance de sobreviver a ataques cardíacos;
  • O som e efeito calmante podem ajudar a diminuir a pressão sanguínea;
  • Acredita-se que as vibrações possam auxiliar na cura de ossos quebrados e reduzir os riscos associados à osteoporose;
  • Acredita-se que eles podem melhorar a saúde das articulações;
  • Ronronar gatos podem, enfim, melhorar a falta de ar.

Outros benefícios comprovados

Há vários outros benefícios comprovados em por que os gatos ronronam.

Há vários outros benefícios comprovados em por que os gatos ronronam.

Estudos indicam que o relacionamento entre humano e animal tem como um dos principais efeitos o aumento da produção e liberação de serotonina e dopamina, chamados também “hormônios da felicidade”.

Além disso, um estudo da Universidade de Minnesota afirma que gatos podem ser benéficos para prevenir algumas doenças cardiovasculares. A pesquisa durou 20 anos e foi realizada com quase 4.500 pessoas.

Percebeu-se que, comparado a tutores de felinos, pessoas que não criavam gatos tinham risco 40% maior de morrer de ataque do coração e 30% maior de perder a vida por uma doença cardiovascular.

Entretanto, esse resultado foi percebido apenas entre pessoas que tinham essa espécie, não incluindo, portanto, os donos de cães. Os cientistas acreditam que esse poder está no fato de os gatos ajudarem a reduzir a ansiedade de seus tutores.

Referências:

  • https://pets.webmd.com
  • https://www.godupdates.com
  • https://www.bbc.com/

Por Dra. Valentina Vecchi (CRMV/SP:21838)

Valentina Vecchi (CRMV/SP: 21838), Médica Veterinária de São Paulo especializada em Acupuntura Veterinária, apaixonada pelos seus pacientes atuais e potenciais. Além de escrever para o Vidanimal, atualmente divide seu tempo atendendo seus pacientes e escrevendo para seus blogs 4Patas Acunputura Veterinária e blog4patas.com.br além de escrever artigos sobre pets para a revista digital “Senhora Atual“.

Deixe uma resposta