Você saberia afirmar se utilizar petisco para cachorro como método de treinamento é mesmo uma boa ideia? Será que funciona ou você estaria fazendo mal ao cachorro?

Na verdade, não há uma única resposta para essas perguntas. E dependendo de quem vá responder, eles podem ser negativas ou positivas.

Por exemplo, há especialistas que concordam que o melhor método de treinamento de cachorro é através de reforço positivo. Mas você sabe o que isso significa?

Segundo a Sociedade Humana dos Estados Unidos, a prática é descrita como treinamento de reforço positivo através de elogios e/ou recompensas (alimento) por desempenhar corretamente um comando específico.

Visto que a recompensa condiciona o animal a repetir o comportamento, o reforço positivo é uma das ferramentas mais poderosas para moldar ou mudar um comportamento no cachorro.

No entanto, o uso de “e/ou” na definição, acaba tornando-a aberta a interpretações. Assim, usar ou não alimento e petiscos para cachorro para treinar o animal vai depender muito das circunstâncias.

Além disso, por conta do aumento significativo da obesidade canina atualmente, a prática irá depender também da saúde física do animal.

Leia mais sobre o assunto abaixo:

Petisco para cachorro: Prós & Cons no treinamento

Há alguns prós e cons em utilizar o petisco para cachorro no treinamento.

Para saber se você poderá utilizar o petisco para cachorro como estratégia de treinamento, você terá que avaliar primeiro todos os prós e cons dessa prática antes de começar:

Resposta e/ou Reação:

É bem provável que você consiga obter uma resposta positiva ao usar petiscos para cachorro como recompensa pelo bom comportamento ou para obrigá-lo a seguir comandos durante o treinamento de obediência.

Filhotes, em especial, costumam responder bem à prática em seus primeiros anos de desenvolvimento. Portanto, essa é uma das formas mais eficazes de obter a atenção deles para o que você deseja ensinar.

Repulsa:

Alguns petiscos para cachorro podem causar certa repulsa, especialmente algumas marcas importadas. Além disso, algumas raças de cachorro possuem trato digestivo sensível, por isso cuidado para não acabar envenenando o animal sem querer.

Para evitar qualquer tipo de repulsa indigesta, leia com atenção os ingredientes na embalagem, e considere utilizar alternativas saudáveis, como petiscos feitos em casa, visto que você tem mais controle sobre os ingredientes.

Dependência:

Se você optar por usar o petisco para cachorro como recompensa, e apenas isso, o cachorro pode criar uma certa dependência ao alimento.

Isto é, ele vai sempre pedir pelo alimento antes de desempenhar qualquer comando ou repetir um comportamento, como forma de aceitação. O que não é o ideal.

Para evitar isso, intercale as sessões de treinamento com elogios, afagos e outras formas de recompensa para que ele não associe o alimento a toda e qualquer atividade que tenha que fazer.

Aceitação:

Como dissemos acima, se você for usar o petisco para cachorro como parte do seu treinamento, incorpore também reforço positivo através de elogios e demonstrações de afeto.

Dessa forma, o animal entende que pode ser recompensado de diversas formas. Isso ajuda bastante quando você estiver em alguma situação em que o alimento não está disponível.

Recompensa:

Recompensar o animal com algum tipo de alimento ou petisco pode criar uma conexão positiva entre vocês. Isso torna o treinamento de obediência mais fácil para conseguir os resultados positivos mais rapidamente.

Respeito:

A recompensa com petisco para cachorro no treinamento, por outro lado, nem sempre exige o devido respeito deles em relação a você. O que pode acabar prejudicando a ligação entre vocês e o processo de treinamento.

Por isso, intercalar outras técnicas em situações específicas pode ser mais eficaz para obter o respeito deles, principalmente no caso de raças mais agressivas ou de porte grande.

Diferenças entre técnicas de treinamento

Ha diferenças entre técnicas para usar o petisco para cachorro no treinamento.

Existe também um detalhe muito importante no treinamento quando se usa o alimento ou petisco para cachorro como recompensa: saber diferenciar entre suborno, isca (atrair) e recompensa.

Veja abaixo:

  • Suborno: quando você mostra o petisco e balança ele na frente do cachorro, para depois dar o comando e ele responder. Isso é uma forma de suborno para conseguir que ele desempenhe a tarefa e/ou comportamento.
  • Isca (atrair): quando você apresenta o alimento primeiro para servir como isca e convencê-lo de fazer algo. Como por exemplo, vir quando você chamar. Neste caso, você está seduzindo ou persuadindo o cachorro a fazer algo, ao invés de treiná-lo para desempenhar a tarefa.
  • Recompensa: quando você oferece o petisco apenas após o animal ter desempenhado o comando corretamente ou mantido o comportamento desejado.

Como usar o petisco para cachorro no treinamento

Há diferentes maneiras de usar petisco para cachorro em cada técnica.

Vamos tomar como exemplo o treinamento básico para entender melhor como usar o petisco para cachorro durante o treino.

Por exemplo, para fazer o cachorro se sentar sobre as patas e ficar parado no lugar, você pode segurar o petisco na frente dele, enquanto tenta abaixar a sua parte traseira — isso seria um exemplo de suborno.

Se você der o comando para que ele se sente apresentando o petisco acima do seu focinho, movendo em direção às suas patas traseiras, você estará usando o alimento como isca para persuadi-lo a se sentar.

Por outro lado, se você colocar a guia no cachorro, der o comando enquanto o seduz para se sentar, puxando levemente a guia para cima na direção da cabeça e abaixando gentilmente a traseira dele, você estará ensinando-o o comportamento associado ao comando.

Depois de utilizar a persuasão seguida de um elogio, depois que o cachorro completa o comando, você pode dar a recompensa com petisco para cachorro.

Portanto, talvez a melhor resposta para a sua pergunta no início do post seja sim e não. O ideal é não fazer do alimento a única solução para obter resultados positivos no seu treinamento.

Utilize outras técnicas de reforço positivo através de elogios e demonstrações de afeto, junto aos incentivos com petiscos para cachorro ao treinar e recompensar o seu melhor amigo.

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta