Para ter a real dimensão das condições de saúde do seu cachorro, você precisa fazer as perguntas para veterinário certas. Elas devem estar relacionadas à toda a rotina do animal, desde as suas necessidades nutricionais e peso aos exames, vacinas e questões comportamentais.

Afinal, se você é um bom tutor, você cuida bem do seu animal e deseja que ele seja feliz e se mantenha saudável. No entanto, a maioria das pessoas que vão às consultas veterinárias costumam responder à todas as perguntas do profissional, mas esquecem de fazer as suas próprias perguntas.

Portanto, saiba como tirar vantagem dessas consultas profissionais e obtenha todas as respostas para as principais perguntas para veterinário que todos deveriam fazer.

Confira abaixo alguns exemplos!

1. Quais exames serão realizados?

É preciso saber quais perguntas para veterinario fazer na consulta.

Um bom veterinário deve checar o animal por inteiro, da ponta do focinho à ponta da cauda. Um bom exame clínico deve incluir a observação dos dentes, orelhas, nódulos linfáticos, coração, pulmão, pele e juntas. Além disso, o veterinário checa a temperatura do animal, os batimentos cardíacos e a respiração. Leia mais em: O que esperar da primeira consulta veterinária.

2. O cachorro precisa fazer exame de sangue em todo checkup?

Não necessariamente. Os exames de sangue são apenas pedidos quando é preciso acessar ou investigar uma variedade de fatores, que incluem a idade do animal e se ele possui alguma condição pré-existente, conhecida ou não.

No entanto, exames de sangue podem ser pedidos anualmente para observar se houve alguma mudança no metabolismo do animal.

3. O meu cão está no peso ideal?

Para responder a esta pergunta, o veterinário vai se basear na raça do animal, no seu tamanho e estatura. É importante saber se você precisa mudar a dieta do cachorro ou se vai precisar suplementar ou fazer alguma mudança nos hábitos dele, pois a obesidade canina pode acarretar doenças sérias como diabetes e câncer, assim como problemas cardíacos e respiratórios.

4. Estou alimentando o cachorro da forma correta?

A melhor opção de alimentação é oferecer uma dieta rica em alimentos frescos e integrais — em outras palavras, nada de enlatados ou ração de baixa qualidade. O alimento pode ser congelado, cozido, cru ou desidratado.

É possível preparar o alimento em casa, desde que seguindo as direções de um nutricionista especializado em animais. Isso para ter certeza de que o animal está recebendo todos os nutrientes necessários. Esse tipo de dieta evita potenciais prejuízos oferecidos por compostos químicos encontrados em alguns alimentos processados.

5. Quais vacinas o cachorro precisa tomar?

As vacinas que o cachorro necessita vão depender do estilo de vida e da idade do animal. As vacinas são especialmente importantes ao passo que o animal vai ficando mais velho e o sistema imunológico deve vai envelhecendo e declinando suas funções.

6. Devo me preocupar se encontrar algum caroço ou inchaço?

Qualquer coisa desse tipo deve ser apontada ao veterinário para melhor investigação imediatamente. Quanto mais cedo as condições são diagnosticadas, maiores são as chances de sucesso no tratamento. Não esqueça de observar e dizer a ele se o caroço ou inchaço é recente ou se mudou de tamanho ou formato desde a última consulta.

7. Quando o cachorro deve começar a ir ao dentista?

Na maioria dos casos, ele não precisa de um dentista, a não ser que o veterinário encontre alguma questão mais séria ou específica. Como por exemplo, a necessidade de um canal ou cárie.

O veterinário pode muito bem executar um exame dental básico no animal, pedir raios-X, extrair um ou outro dente e fazer a devida limpeza. No entanto, voc6e deve começar a dar mais atenção aos dentes do animal logo quando ele for para a sua casa, escovando os dentes dele, pelo menos 3 vezes na semana, se não for possível todos os dias

No mais, mantenha uma rotina saudável, com passeios e caminhadas diárias, dieta equilibrada e muito amor e carinho — esses são os cuidados básicos que todo animal deve ter para se manter saudável e feliz na sua companhia por anos a fio.

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta