Engana-se quem pensa que os cachorros não precisam de maiores cuidados, além de um local para dormir, banho, água e comida. Na verdade, eles podem não acumular muitos objetos como nós humanos, mas exigem uma certa quantidade de acessórios para garantir o seu bem estar. Um exemplo é o pente para cachorro, um acessório essencial para manter não só a boa aparência do animal, mas a sua saúde.

Isso porque o pente ajuda a desembaraçar os nós dos pêlos antes da escovação, a eliminar parasitas, como as pulgas e carrapatos, a retirar resto de pêlos mortos no período de troca e a manter a pelagem brilhante e com aspecto saudável.

No entanto, é fundamental escolher um pente de cachorro adequado ao porte, raça e tipo de pêlo do seu animal, assim como analisar o modelo, tamanho e facilidade de uso. Existem diversos tipos de pentes para auxiliar na manutenção da pelagem, inclusive para locais específicos e mais sensíveis, como a região dos olhos, por exemplo.

Cachorros de pelos curtos devem ser penteados, pelo menos, uma a duas vezes por semana. Já os cachorros com pelos compridos, lisos ou encaracolados, devem ser penteados diariamente para evitar a formação de nós, que causam muita dor e deixam com má aparência.

Portanto, como nem todo pente para cachorro é igual e as necessidades são diferentes, preparamos um guia completo abaixo com informações e análise dos melhores modelos para facilitar a sua escolha.

Confira!

Pente para Cachorro com Navalha – Western Pet

O pente para cachorro da Western Pet é versátil, pois é composto de dois lados: um com um pente convencional para desembaraçar e outro com uma navalha, que remove o excesso de pelos mortos do animal de maneira superficial. A navalha é composta por duas lâminas, sendo ideal para cachorros e gatos de pelo médio e longo.

 

Pente Elétrico para Cachorro – Western Pet

O pente elétrico da Western Pet é muito eficiente, pois é capaz de pentear, desembaraçar os nós e remover os pêlos emaranhados, graças ao sistema de lâminas com rotação motorizada. É um pente muito seguro, pois as lâminas não entram em contato com a pele do animal, sem risco de machucá-lo. O pente elétrico pode ser usado no corpo, cabeça e patas, sendo movido a pilhas (quatro do tipo AAA).

 

Luva Pente Nano Magnética para Cachorros – PlayShop Eletrônicos

Esse pente para cachorro em formato de luva “mágica” serve para pentear e massagear o animal ao mesmo tempo. Super prático e versátil, a dupla função é proporcionada por 180 pontas de silicone para potencializar a sua eficácia.

Durante a escovação, os pêlos aderem à luva por magnetismo, facilitando recolhê-los e descartá-los. Ela é recomendada para cachorros com pelo curto ou médio, sendo ajustável a todos os tamanhos de mãos.

 

Pente Removedor de SubPelos com Lâminas – Wahl

Esse pente para cachorro da Wahl é ideal para ser usado durante banho ou tosa, pois remove os subpelos do cachorro, penteando os pêlos, desembaraçando e removendo os excessos. Ele possui 26 lâminas de aço inox e cabo ergonômico em silicone.

Mas cuidado, para evitar lesionar a pele do animal, evite deslizar o pente pela coluna vertebral e articulações. Além disso, não use em excesso, pois o acessório pode fazer com que a camada superior de pelos fique maçante.

 

Pente Duplo para Cães GRO 5755 – Ferplast

Esse modelo de pente para cachorro é duplo, com uma fileira dupla de dentes em aço cromado em ambos os lados, uma fileira de dentes mais espaçados e outra mais estreitos, com pontas arredondadas para não irritar a pele do animal, ao mesmo tempo que proporciona uma massagem suave.

Ele é ideal para animais de pelagem média e longa, capaz de deixar a pelagem do seu cachorro super brilhante.

O GRO 5755 pertence à linha Grooming Premium da Ferplast, inteiramente dedicada a acessórios para a manutenção do animal. Todos os produtos caracterizam-se pelo uso de materiais resistentes e de alta qualidade, que garantem durabilidade e robustez, oferecendo o máximo conforto e excelente aderência graças ao design ergonômico inovador do cabo, revestido de borracha macia.

 

O que é um pente para cachorro?

O pente para cachorro é um acessório essencial para manter os cuidados com o animal, independente do pelo curto, médio ou longo. Isso porque as escovações são fundamentais para a saúde do animal.

No entanto, é preciso que a tarefa seja feita com calma e cuidado, para não machucar a pele do cachorro. Dentre os benefícios que o uso do pente traz podemos destacar os seguintes:

  • Desembaraça, alisa e dá brilho aos pelos;
  • Diminui a queda;
  • Estimula a circulação sanguínea;
  • Mantém a pele do cão lubrificada, ajudando na distribuição da gordura animal;
  • Facilita a eliminação de pelos mortos durante as trocas;
  • Remove sujeiras;
  • Elimina parasitas, como pulgas e carrapatos.

Vantagens e desvantagens em usar um pente para cachorro

Pentear periodicamente os pelos do cachorro deve ser um hábito que não pode ser negligenciado, principalmente no inverno, para que não deixem de cumprir com a sua principal função de aquecer o cachorro e protegê-lo contra o frio.

O ideal é usar um pente para cachorro com dentes compridos e espaçosos antes de escovar o animal que possui pelagem média ou longa. Dessa forma, você vai conseguir eliminar todos os nós antes de escovar, evitando puxar e causar dor ao animal.

Veja abaixo suas vantagens e desvantagens:

VantagensDesvantagens
Item de uso diárioÉ necessário ter mais de um tipo
Disponível em modelosExige disciplina do dono
De fácil acessoPode machucar se não for adequado
Custo baixo

Por que devemos pentear o cachorro?

Alguns cuidados são essenciais para garantir a saúde e bem estar do seu cachorro, um deles é pentear os pelos dele. Isso porque quando os pelos ficam acumulados e cheios de nós, eles impedem a pele de respirar, provocando doenças e outros riscos.

Por exemplo, se o cachorro estiver com pulgas e carrapatos, os nós e o excesso de pelos mortos acabam impedindo o remédio de penetrar essa barreira e chegar na pele para dar o efeito desejado.

Além disso, quando o animal está cheio de pelos isso impede de ver as dobras da pele do animal, podendo ser arriscado na hora de tosar o animal.

Portanto, a frequência em pentear o seu cachorro vai variar de acordo com o tamanho e formato dos pelos do animal. por exemplo, se o pelo dele for curto, você deverá penteá-lo apenas de uma a duas vezes por semana, principalmente no período de troca dos pelos (primavera e outono).

mas o ideal mesmo é pentear o animal todos os dias, principalmente se eles tiverem pelos médios e longos, é essencial penteá-lo todos os dias, pois eles embaraçam mais facilmente. De qualquer forma, seja bastante cuidadoso, para evitar machucar o animal no processo.

Tipos de pente para cachorro

Existe uma grande variedade de tipos de pentes para cachorro no mercado, mas para saber qual deles seria o ideal para o seu animal, você tem que estabelecer quais são as suas características e as necessidades dele. Veja os principais tipos de pente para cachorro abaixo:

  • Metálico: modelo clássico, muito eficiente para remover pelos mortos (que caíram, mas estão presos pelos outros fios);
  • Para desembaraçar: ideal para desatar nós em cachorros com pelos longos, e indicado para os períodos de troca de pelo. Costuma ter uma lâmina especial que remove os pelos superficialmente, sem machucar o animal;
  • Removedor de pulgas: possui cerdas bem apertadas;
  • Para a região dos olhos: menores e mais delicados, desenvolvidos para remover as sujeiras que ficam nos cantinhos dos olhos do animal;
  • Elétrico: serve tanto para desembaraçar nós quanto para eliminar parasitas, funcionando com pilhas ou baterias.

Veja a tabela abaixo:

Tipo de PenteIndicação de usoRecomendação
Pente de dentes curtosIdeal para a limpeza do animalTodos os tipos de pelagem
Pente de dentes largosIndicado para desembaraçarPara animais de pelos médios ou longos

Como escolher pente para cachorro

Todo tutor sabe que um animal de estimação exige responsabilidade, disponibilidade e carinho. Assim, uma das tarefas indispensáveis é a escovação, penteando primeiro antes de escovar. Se você fizer isso diariamente, ou pelo menos uma vez por semana, o processo não será nem cansativo e nem doloroso para o animal.

Você só vai precisar de um pente específico para as características e necessidades do seu cachorro, mas deve ficar atento aos seguintes critérios abaixo para não errar na escolha:

Tipo de pente

O tipo de pente deve ser escolhido de acordo com a raça, porte, tipo e tamanho dos pelos. Para os cachorros de pelo curto, o ideal é usar uma escova para retirar os fios mortos e possíveis parasitas.

Já os cachorros de pelo médio ou longo precisam de mais cuidado, sendo recomendado os pentes com dentes mais espaçados, a fim de desembaraçar os nós com mais eficiência e depois finalizar com uma escova.

Função

A função vai variar no pente de achorro de acordo com o uso que você vai dar à ele. Por exemplo, se for usar para desembaraçar, remover pelos mortos, para limpar a área dos olhos ou para eliminar parasitas, cada um terá características específicas para estas funções. Há casos em que você vai ter que usar mais de um modelo.

Tamanho

O tamanho do pente é um critério muito importante, porque a escolha será baseada pelo porte físico do animal. Os modelos variam em tamanho pequeno, médio e grande.

Facilidade de manuseio

É importante que o pente para cachorro seja fácil de manusear, para facilitar o processo e para que você fique confortável em usar. de para você e para o bichinho. Se possível opte por modelos com cabo emborrachado ou de madeira e observe o material do pente para não machucar a pele do animal.

Aviso Importante:
Nossos redatores não possuem qualquer ligação com os fabricantes dos produtos aqui analisados. No entanto, todos os produtos possuem links direcionados à lojas online que fornecem programas de afiliados. Ao clicarem no link do produto e, posteriormente fechando a compra, vocês estarão automaticamente contribuindo para que o Vidanimal receba uma pequena porcentagem de comissão pela venda do produto. Isso nos ajuda a manter nosso trabalho e várias outras pessoas a encontrar o que procuram!

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta