Ter um cachorro exige, sem dúvida, dedicação, tempo, dinheiro e muito amor. Cachorros, de fato, precisam passar tempo com seus tutores, brincar, se exercitar. O fato é que, com a correria do dia a dia, muitas pessoas não tem tempo nem para fazer um passeio com cachorro.

Por isso, surgiram inúmeros serviços para facilitar a vida dos tutores de cães. Entre esses serviços podemos mencionar os Day Care e serviços de Dog Walker.

Benefícios em passear com cachorro

homem em passeio com cachorro na coleira

Há muitos benefícios que um passeio com cachorro pode trazer.

Cães são, sem dúvida, animais sociáveis e brincalhões. Precisam, portanto, de distração, atenção e exercícios. Se ficarem presos muito tempo em um apartamento, por exemplo, podem desenvolver comportamentos indesejáveis relacionados à ansiedade.

Entre eles podem começar a se auto-mutilar ou destruir os objetos pela casa. Sem falar no risco maior de obesidade.

Em caso de falta de disponibilidade de tempo, a contratação de um profissional que faça passeios com o cachorro pode ser essencial. Conheça aqui quais são os principais benefícios desse exercício.

Passeio com cachorro previne obesidade

Como todo exercício físico, a caminhada diária ajuda na queima de calorias e, portanto, pode auxiliar na redução de peso ou na prevenção da obesidade.

Acalma o cachorro

Ao gastar a energia que faz com que o cachorro possa aumentar o peso, gasta-se também a energia acumulada que ele teria para destruir as coisas em casa, latir desesperadamente ou se auto mutilar.

Exercícios físicos diários tem, nos cães, o mesmo efeito que tem em humanos. Promove uma série de secreções de hormônios que promovem felicidade e bem estar. Portanto, as caminhadas são de extrema importância para acalmar o cachorro.

Passeio com cachorro ajuda na socialização

Muitos cachorros são, certamente, um pouco arredios à novas amizades. No entanto, a grande maioria gosta de ver e brincar com outros cães nos parques e na rua. Esse tipo de contato com outras pessoas e animais pode ser muito benéfico para o cachorro.

Dog Walker – Serviços de passeio com cachorro

passeio com cachorro na coleira

O dog walker é um serviço especializado em passeio com cachorro.

Para muitas pessoas muito engajadas com o trabalho e que, além disso, vivem em grandes cidades, é muito difícil arranjar tempo para tudo. Passeios com cachorro, infelizmente, entram nessa lista na maioria das vezes.

Dog Walkers, ou passeadores, são pessoas que prestam exatamente esse serviço: passeio com cachorro.

Responsabilidades do dog walker

O trabalho de Dog Walker não é tão simples. De fato, geralmente, requer a capacidade de executar as seguintes tarefas:

  • Fornecer exercícios para os cães dos clientes (geralmente de meia hora ou de uma hora).
  • Recolher e jogar fora os excrementos de cães durante as caminhadas.
  • Verificar o suprimento de água e comida dos cães para garantir que as necessidades básicas sejam atendidas após as caminhadas.
  • Notificar os proprietários e procurar atendimento veterinário para qualquer cão que fique doente ou ferido sob sua supervisão.

Os passeadores de cães são, portanto, responsáveis ​​pela segurança dos cães de seus clientes durante as caminhadas. Por isso, eles geralmente solicitam que seus clientes preencham um documento listando suas informações de contato, informações de contato de seu veterinário e outras informações importantes sobre o cão, como idade, raça, peso, condições médicas e medicamentos atuais.

Alguns passeadores de cães trabalham sozinhos, enquanto outros contratam passeadores adicionais para trabalhar como parte de seus negócios. Isso permite que o negócio de passear com cães atenda a um número maior de clientes e potencialmente expanda sua área de serviço. Além disso, alguns passeadores de cães também optam por oferecer serviços adicionais, como cuidar e cuidar de animais de estimação.

Passeadores de cães também têm a opção de trabalhar com empresas como a Dog Hero. Trata-se de uma plataforma na qual passeadores independentes se inscrevem e se disponibilizam para o serviço na região. O pagamento e contratação ocorre diretamente pela plataforma onde é possível marcar o dia e horário para o serviço.

Passeio com cachorro – chance de renda extra

durante passeio com cachorro ele deve ficar na coleira

O passeio com cachorro pode ser uma oportunidade renda extra.

O serviço de passeio com cachorro pode ser, por outro lado, também a fonte de uma renda extra ou se tornar até mesmo o trabalho principal de uma pessoa. Clientes, certamente, não faltarão caso o serviço seja feito com carinho e responsabilidade.

No entanto, alguns itens são necessários:

  • Recomenda-se fazer um bom curso de formação de dog walker;
  • Bom preparo físico para aguentar longos passeios;
  • Ter consigo um kit de primeiros socorros completo;
  • Ter conhecimento profundo sobre o comportamento animal.

Vantagens e desvantagens do serviço de Dog Walker

Há muitas vantagens e desvantagens no serviço de passeio com cachorro.

Há muitas vantagens e desvantagens no serviço de passeio com cachorro.

Vantagens:

  • Liberdade de fazer o próprio horário;
  • Liberdade de vestuário;
  • Passar bastante tempo com animais.
  • Caminhar é um exercício saudável e positivo para saúde do animal e do passeador também.

Desvantagens:

  • Dependendo da disposição do passeador, o deslocamento de uma residência para outra pode representar um problema.
  • O serviço fica prejudicado com o clima. Dias de chuva podem representar um impedimento.
  • Para garantir uma renda estável, é necessário ter muitos clientes fieis.

 

 

 

Por Dra. Valentina Vecchi (CRMV/SP:21838)

Valentina Vecchi (CRMV/SP: 21838), Médica Veterinária de São Paulo especializada em Acupuntura Veterinária, apaixonada pelos seus pacientes atuais e potenciais. Além de escrever para o Vidanimal, atualmente divide seu tempo atendendo seus pacientes e escrevendo para seus blogs 4Patas Acunputura Veterinária e blog4patas.com.br além de escrever artigos sobre pets para a revista digital “Senhora Atual“.

Deixe uma resposta