Menu fechado

O que fazer ao chegar um novo filhote

Parabéns! Você finalmente decidiu adotar um filhote ou já trouxe o seu novo filhote para morar na sua casa. Quer você tenha experiência em lidar com animais de estimação ou está adotando pela primeira vez um filhotinho, aqui vão 10 dicas muito úteis para ajudar a criar esses filhotes.

1. Prepare a sua casa para o seu novo filhote

filhote-cachorro-preparar-casa
Buldogue francês deitado confortavelmente em sua caminha em casa (Crédito/Copyright: “Patryk Kosmider/Shutterstock”)

Da mesma forma que se prepara a casa para receber um bebê recém-nascido, o novo proprietário do filhote deverá preparar a casa para recebê-lo. Sabe por quê? Você nem imagina em quanta confusão um filhote pode se meter. É também importante fornecer um ambiente seguro e confortável para o filhote. Comece removendo plantas venenosas e tóxicas, comprando protetores de cabos elétricos e protegendo as tomadas, e removendo qualquer coisa que possa ser mastigado por ele. Tenha sempre em casa muitos brinquedos de mastigar para o seu filhote para que ele não saia por aí destruindo coisas que não podem ser destruídas, como os seus sapatos.

2. Leve o seu filhote ao veterinário

filhote-cachorro-veterinario
Shar pei filhote sendo examinado pelo veterinário em primeira consulta (Crédito/Copyright: “VP Photo Studio/Shutterstock”)

Embora a maioria dos abrigos ou criadores fizessem o melhor para tratar de seus filhotes enquanto estavam sob seus cuidados, é impossível para eles diagnosticar e tratar cada animal. Portanto, uma das primeiras coisas que devem ser feitas depois de trazer o seu filhote para casa é marcar uma visita no veterinário para uma consulta completa. O veterinário será capaz de fornecer informações importantes sobre vacinação, controle de pulgas e carrapatos e muito mais. A maioria recomenda marcar esta consulta com o veterinário nas primeiras duas semanas que tiver chegado em casa já que se aconselha não levar o filhote a locais públicos antes que sejam vacinados.

3. Comece a socializar o filhote cedo

filhote-cachorro-socializar
Buldogue inglês filhote socializando com gatinho filhote no jardim (Crédito/Copyright: “Grigorita Ko/Shutterstock”)

A melhor idade para socializar o seu filhote é entre 3 a 12 semanas de idade. Depois de 12 semanas, fica muito mais difícil introduzir o seu filhote a novos lugares, pessoas e coisas. Saiba melhor como socializar o seu filhote neste artigo.

4. Exercite o seu filhote regularmente

filhote-cachorro-exercitar
Labrador Retriever filhote correndo na água (Crédito/Copyright: “manushot/Shutterstock”)

Há grandes chances do seu filhote ser bastante ativo e energético. Todo filhote é curioso e cheio de energia. Faça com que ele gaste o máximo possível dessa energia com estímulos e exercícios físicos adequados e na quantidade certa para o seu desenvolvimento saudável. Uma das formas mais fáceis de se exercitar o seu filhote é a caminhada diária. Há muitas atividades físicas que os cachorros adoram. Para dicas de como adestrar o seu filhote na coleira, clique aqui.

5. Adestre o seu filhote a fazer suas necessidades em locais apropriados

filhote-cachorro-adestrar
Jack Russell Terrier filhote olhando com cara de culpado pela mancha de xixi no chão (Crédito/Copyright: “Yuliya Evstratenko/Shutterstock”)

Este processo pode levar bastante tempo. É importante saber que o seu filhote deverá ser levado para fora a cada 2 horas até 6 vezes ao dia – especialmente depois das refeições. Você deve procurar por sinais que demonstrem que ele queira fazer suas necessidades e tente colocá-lo em um esquema regular. Se não puder levá-lo com tanta frequência, você deverá treiná-lo na caixa ou limitar o seu acesso ao redor confinando-o a um espaço menor. A maioria dos filhotes não fazem suas necessidades onde dormem. Mas, acima de tudo, seja consistente com qualquer método que escolher — esta é a chave do sucesso para colocar o seu filhote nos eixos.

6. Saiba em quem confiar

filhote-cachorro-confiar
Filhote de Labrador retriever no colo do seu dono (Crédito/Copyright: “Anna Hoychuk/Shutterstock”)

Hoje ficou fácil apelar para a Internet toda vez que surge uma dúvida. Se o seu filhote está se comportando de um modo estranho, se machucou ou se você só está a procura de um conselho em geral, ninguém é mais qualificado que um bom veterinário. Nem sempre a Internet é completamente confiável, afinal, não temos como saber ao certo quem está por trás da telinha. Se você está preocupado com a saúde ou o comportamento do seu cãozinho, confie nos seus instintos e marque uma consulta com o veterinário dele para um exame assim que possível. Saiba em quem depositar a sua confiança acima de tudo.

7. Recompense o bom comportamento do seu filhote

Golden Retriever filhote sendo reocmpensado pelo seu bom comportamento com um biscoitinho
Golden Retriever filhote sendo reocmpensado pelo seu bom comportamento com um biscoitinho (Crédito/Copyright: “Rusu Irina/Shutterstock”)

Nas primeiras semanas com o filhote em casa, você pode achar que ele achar que ele está se comportando mais mal do que bem. Mesmo assim, é importante reocompensá-lo e elogiá-lo quando ele fizer uma coisa boa para que isso possa ajudá-lo a entender melhor o que é esperado dele e aprender mais rápido. Esperar que ele se comporte mal para dar atenção à ele não irá ajudar nenhum de vocês dois.

8. Treine o seu filhote para obedecer

filhote-cachorro-obediencia
Filhote de Husky Siberiano com olhar atento para o seu dono (Crédito/Copyright: “Michael Ebardt/Shutterstock”)

Enquanto os benefícios de se ter um filhote em casa ultrapassam todos os pontos negativos, isto não significa que todos os dias com ele serão perfeitos. Para fazer com que o seu filhote aprenda rapidamente o que é esperado dele e como ele deve se comportar, aproveite para ensiná-lo outras habilidades como sentar para ganhar um biscoito ou vir quando for chamado. Existem cursos de obediência bastante adequados para filhotes, mas eles só começam com 4 meses de idade (para que todos os filhotes já estejam vacinados), não espere por isso e já comece a ensiná-lo em casa alguns comandos básicos, até que ele esteja pronto para participar de uma dessas aulas.

9. Seja consistente

filhote-cachorro-consistente
Yorkie filhote na cama de seus donos (Crédito/Copyright: “Phase4Studios/Shutterstock”)

Uma das melhores coisas que você pode fazer pelo seu animal de estimação é ser consistente com relação ao modo com que você o cria em casa. Tente ser ir suas refeições regularmente na mesma hora e leve-o passear na mesma hora todos os dias. Se você o recompensá-lo por algo, não o repreenda pela mesma coisa mais tarde. O seu filhote irá se acostumar com o seu jeito e a sua rotina e começará a entender como as coisas funcionam na sua casa.

10. Aproveite o seu novo filhote e tire muitas fotos

filhote-cachorro-fotos
Garotas posando para fotos com seu filhote (Crédito/Copyright: “Rasulov/Shutterstock”)

O seu filhote crescerá muito rápido, por isso aproveite ao máximo cada momento com ele – mesmo que em alguns momentos seja frustrante. Você já fez um grande feito ao dar um lar para sempre para o seu filhote – aproveite o seu tempo com ele! Documente todos estes momentos juntos dele tirando muitas fotos – as pessoas vão adorar ver a sua nova alegria de viver!

(Artigo publicado no site Animal Planet por Jodi Westrick)

Pergunte ou Responda

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *