‘Pet Friendly’ significa ao pé da letra ‘amigáveis com animais’. Um selo com estas duas palavrinhas hoje em dia está, sem dúvida, cada vez mais comum em estabelecimentos. De fato, em 2012, o Brasil ganhou um novo selo que certifica hotéis e pousadas com serviços para animais de estimação que viajam com seus tutores.

A certificação foi criada no fim de 2012 pelo Portal Turismo 4 Patas, que desenvolve conteúdo especializado em viagens com animais de estimação. Segundo Larissa Rios, idealizadora do projeto, esse tipo de avaliação foca nos serviços voltados para os animais de estimação.

Estabelecimentos ‘Pet Friendly’

Para muitos tutores de pets, sair de casa é, sem dúvida, um dilema. Principalmente quem tem cães, sofre muito ao deixar o bichinho sozinho em casa para se encontrar com amigos em algum lugar. Mas isso está mudando cada vez mais.

Segundo a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação) o mercado de pets não para de crescer no Brasil. Já somos, de fato, o terceiro país no mundo a investir e gastar com animais de estimação, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Reino Unido.

Nosso País possui mais de 50 milhões de cães e 22 milhões de gatos de estimação. Além disso, uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Consumidor (SPC Brasil) revela que 61% dos brasileiros veem seus animais de estimação como parte da família. Portanto, muitos deles gostariam, ainda, de integrar mais os pets em suas rotinas fora de casa.

Na mesma pesquisa, 62% dos entrevistados disseram sentir falta de espaços que possibilitem a permanência dos animais de estimação junto aos donos, como lojas, centros comerciais, bares e restaurantes.

Segundo pesquisa recente do Opinion Box, 71% dos donos de pets são donos de cães, enquanto 21% têm gatos em casa. Desses, no entanto, 42% deixam de frequentar locais que não aceitam animais.

A pesquisa foi realizada no Painel de Respondentes do Opinion Box em novembro de 2017. Foram entrevistados 1.874 homens e mulheres de todas as regiões do país e de todas as classes sociais.

O que são estabelecimentos ‘Pet Friendly’?

Como mencionado no inicio, ‘Pet Friendly’ significa ‘amigável com animais’. No entanto, é muito mais do que isso. De fato, estabelecimentos ‘Pet Freindly’ não só aceitam a presença dos pets, como os recebem de braços abertos. Hoje em dia existem muitos bares, restaurantes, hotéis e lojas que, portanto, não só aceitam a presença do seu cachorro, mas ainda os considera muito bem vindos!

Portanto, vários restaurantes, bares, sorveterias e padarias, estão abrindo espaço para os donos e seus cães. Em alguns, os animais ficam perto da mesa e outros em lugares reservados como os canis. Em São Paulo, por exemplo, já existem restaurantes que disponibilizam em seu cardápio uma seção exclusiva para rações.

No Guia Pet Friendly é possível achar vários restaurantes e bares com este selo!

Comportamento é essencial

No entanto, é importante esclarecer que, mesmo sendo recebidos de braços abertos, os animais precisam estar sob o controle dos seus tutores para que não ocorram acidentes. Por isso, devem permanecer sempre com suas coleiras e, dependendo da raça, tem obrigatoriedade do uso de focinheira.

Hotéis ‘Pet Friendly’

Gosta de viajar mas não sabe com quem deixar seu pet ou não quer viajar sem ele? Pois saiba que já existem vários hotéis e pousadas que recebem animais.

Todavia, recomenda-se uma boa pesquisa na internet. Pesquise os estabelecimentos que recebem animais e dê preferência aos que possuem a certificação ‘Pet Friendly’. Ela, de fato, vai assegurar que o estabelecimento está preparado para receber animais.

Restaurantes ‘Pet Friendly’ em São Paulo

É isso mesmo. Hoje em dia, muitos restaurantes abriram as portas para os pets. Em entrevista à Folha, Cris Berger, autora do Guia Pet Friendly, passou uma lista de 10 dos restaurantes ‘Pet Friendly’ em São Paulo.

CONDESSA – R. Bueno Brandão, 66, Vila Nova Conceição, região sul, tel. 3845-9607.

BRÁZ PIZZARIA – R. Piracuama, 155, Perdizes, região oeste, tel. 2366-9894.

BREWDOG BAR – R. dos Coropés, 41, Pinheiros, região oeste, tel. 3032-4007.

CASA S – R. Mourato Coelho, 1.008, Pinheiros, região oeste, tel. 3032-4532.

FITÓ – R. Card. Arcoverde, 2.773, Pinheiros, região oeste, tel. 3032-0963.

GRAND CRU – Al. dos Nhambiquaras, 614, Indianópolis, região sul, tel. 3624-5819.

LE PAIN QUOTIDIEN – R. Afonso Braz, 657, Vila Nova Conceição, região sul, tel. 3849-0835.

LA PASTA GIALLA – Al. Lorena, 1.285, Jardim Paulista, região oeste, tel. 3061-3055.

MARAKUTHAI – R. Pais de Araújo, 77, Itaim Bibi, região sul, tel. 3078-3246.

TAVARES – R. da Consolação, 3.212, Cerqueira César, região oeste, tel. 3064-0970.

Lojas ‘Pet Friendly’

Que lojas de artigos pets como as gigantes Cobasi ou Petz aceitem animais, não é uma novidade. No entanto, os Shoppings estão abrindo cada vez mais as portas para os cachorros.

Uma das lojas que disponibilizou quase que imediatamente carrinhos de supermercado específicos para poder entrar com o pet, foi a loja de artigos esportivos Decathlon. Logo na entrada de alguns estabelecimentos, há carrinhos para poder fazer as compras com o seu filho de quatro patas.

Usando o bom senso

Não é porque a moda pegou que todos os estabelecimentos são obrigados a aceitar os animais de estimação. Por isso, antes de ir a algum lugar com seu cachorro, pesquise para saber se o estabelecimento permite recebê-los.

Enfim, não vale forçar a aceitação. Além de tornar o momento desagradável para todos os envolvidos, ainda pode deixar o animal estressado. Portanto, vale o bom senso para que todos possam curtir momentos felizes com seus companheiros de 4 patas.

Para mais informações, acesse os links a seguir:

Guia Pet Friendly

Oba Oba

Aqui Pode