Menu fechado

Nomes de cachorro: como escolher o nome ideal

Nomes de cachorro: grupo de filhotes de cachorro

Mais que uma ligação afetiva, os nomes de cachorro são alertas de comando

Desde que o mundo é mundo o ser humano dá nome ao que possui, principalmente nomes de cachorro. Segundo, o dito popular famoso: “dar nome aos bois”, isso demonstra a necessidade de identificarmos as coisas para podermos saber sobre quem ou sobre o quê estamos falando. Assim, fica mais fácil identificar as coisas, pessoas, lugares e animais, quando existe um nome.

Como se escolhem os nomes de cachorro

Nomes de cachorro: grupo de cachorros de diferentes raças na praia
Nomes de cachorro: grupo de cachorros de diferentes raças na praia juntos

Assim como escolhemos o nome para os filhos tornando-o parte da sua identidade para sempre, o mesmo acontece com os cachorros. Normalmente, os nomes de cachorro que escolhemos possuem uma ligação afetiva conosco. Ou seja, possui um significado especial em particular.

Tem gente que escolhe nomes de cachorro que lembram a sua infância, nomes de outros animais do passado, nomes de gente famosa como um artista de quem se é fã ou uma celebridade. Há também quem escolhe nomes de cachorro que remetem a um personagem histórico, nome de personagens do cinema ou programas famosos de TV.

Tem cachorro com nome de uma comida predileta, nome de cachorro que faz menção à cor da sua pelagem ou alguma outra característica física marcante, um traço da sua personalidade, ou apenas um nome engraçado. Ou seja, é cada nome de cachorro criativo que não acaba mais.

Nomes de cachorro não possuem ligação afetiva com o cão

Independente do nome escolhido, é importante ressaltar que embora esses nomes de cachorro sejam especiais para quem os coloca, o cachorro não é capaz de desenvolver nenhuma ligação emocional com esse nome em particular.

Para o cachorro, o seu nome será apenas uma palavra de comando reconhecida por ele, devido à sua repetição. Ou seja, os nomes de cachorro são como códigos com os quais o cão identifica que está sendo chamada a sua atenção.

Portanto, a forma como ele recebe este nome de cachorro ou esta mensagem, por assim dizer, está diretamente ligada ao que virá em seguida. Quer dizer, o cachorro sabe que ao ser chamado pelo seu nome, ele deve se dirigir a você, pois alguma outra ação será feita ou exigida dele. Não importando se é apenas para ficar ao seu lado, para buscar algo ou ganhar comida. Por isso, ele aprende desde cedo a ficar atento àquela palavra (seu nome de cachorro) e saber que quando for pronunciada, algo acontecerá em seguida.

Dicas para não errar ao escolher os nomes de cachorro ideais

Nomes de cachorro: grupo de filhotes de Cão de Crista Chinesa
Nomes de cachorro: grupo de filhotes de Cão de Crista Chinesa de diferentes cores e personalidades.

Por associar o seu nome a uma ação conseguinte, o nome para cachorro ideal deve ser algo que chame a sua atenção de maneira rápida, inteligente e fácil. Nomes de cachorro curtos e com boa entonação são bons exemplos.

1. Nomes de cachorro: Dê prioridade aos nomes curtos

Nomes de cachorro curtos com uma ou duas sílabas são ideais, três no máximo. Por outro lado, nomes de cachorro longos são complicados para chamar e mais difíceis de entender.

Nomes de cachorro curtos, principalmente os terminados em vogais são mais fáceis de ser compreendidos pelo cão. Por isso, a entonação deve ser clara, curta e rápida. Além disso, palavras terminadas por vogais são pronunciadas mais facilmente por nós, fazendo com que a sonoridade seja entendida com mais facilidade por eles.

Durante o treinamento do cachorro, por exemplo, o ideal é não ter que ficar repetindo o nome dele. Com isso, os comandos devem ser dados rapidamente, assim como ser compreendidos e atendidos. Nomes de cachorro curtos com boa sonoridade e entonação evitam a complicação. Ex: Fido, Badú, Bala, Lilica, Lilo, entre outros.

2. Nomes de cachorro: Evite nomes parecidos com comandos

Comandos básicos como senta, fica, pega, busca, deita, rola, por exemplo, normalmente são comandos usados diariamente, e portanto não devem ser confundidos com o nome do cachorro. Assim, ficará mais difícil para o cachorro compreender o que deve ser feito. Ex: Bola e Rola / Nina e Fica.

3. Nomes de cachorro: Evite usar nomes próprios

Esse é o mais difícil de ser obedecido. É muito comum as pessoas colocarem nomes de pessoas nos cachorros. Principalmente nomes de gente famosa, populares ou com algum significado histórico. Na verdade, o nome para cachorro ideal deve ser simplesmente um nome de cachorro, nada mais.

Dito isso, por mais que amamos nossos cachorros e os tratamos como filhos, cachorro não é ser humano. Ou seja, o cachorro é um animal, por isso deve ser tratado como tal. Ocasionalmente, isso pode acarretar uma série de comportamentos caninos inadequados, pois o ser humano tem uma séria tendência a humanizar os animais de estimação. E assim, ignorar princípios básicos da existência animal, repercutindo em muitos problemas no futuro, para ambos. Ex: Napoleão, Bianca, Chico.

4. Nomes de cachorro: Evite nomes ofensivos

Além de ser falta de educação sair profanando palavras ofensivas ou de baixo calão por aí, o ditado que diz, “palavras têm poder” é verdadeiro. Em outras palavras, cachorros são animais sensitivos e capazes de perceber quando estão sendo abusados verbalmente. Por isso, não é bom para o cão ter um nome de cachorro que afirme coisas negativas sobre ele. Ex: Magrela, Gordo, Bandido.

5. Nomes de cachorro: Evite nomes do próprio convívio

Essa é bastante óbvia, mas acreditem, acontece. Assim como você vão vai colocar nomes repetidos em seus filhos, o nome do cachorro também deve ser único. A razão é simples, ele não pode ter dúvidas quando for chamado pelo seu nome. Ou seja, ele deve saber prontamente que quando ouvir este nome é para ficar alerta. Isso também vale para nomes de cachorro parecidos, de mesma sonoridade. Pois, mesmo que sejam apenas apelidos carinhosos, se forem pronunciados com frequência podem confundir o cachorro. Ex: Querida e Dida, João e Digão, Dita e Lica.

Listas de nomes de cachorro

Nomes de cachorro: Pug vestigo como músico famoso

Agora que você já entendeu como os nomes para cachorro devem ser escolhidos, como não confundir o seu cachorro, facilitar a comunicação entre vocês e evitar problemas de convívio e durante os treinamentos, seguem abaixo algumas listas e sugestões de nomes de cachorro para você fazer a melhor escolha.

Nomes de cachorros mais populares

Alguns nomes de cachorro caem rapidamente no gosto popular e ficam mais em evidência que outros em certas épocas. Curiosamente, a SINDAN (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal) chegou a fazer uma pesquisa para saber quais são os nomes de cachorros preferidos pelos brasileiros, são eles:

  1. Mel
  2. Nina
  3. Billy
  4. Bob
  5. Susi
  6. Princesa
  7. Rex

Lista de nomes de cachorro famosos

Algumas raças de cachorros ficaram famosas por estrelar personagens em filmes no cinema, propagandas ou programas de TV. Por outro lado, outras ganham carona na fama de celebridades que possuem exemplares da raça. Alguns cachorros também levam o nome de pessoas famosas.

Na maioria das vezes, o sucesso desses cachorros é tão grande que eles alcançam uma enorme popularidade, impulsionando o desenvolvimento exagerado da raça. Com isso, surgem os problemas de cruzamentos indevidos e irresponsáveis por parte de criadores.

1. Lista de nomes de cachorro de filmes, desenhos animados e seriados

Nomes de cachorro: Lassie Lassie, a famosa cadela da raça Collie de séries de TV e filmes famoso na década de 30 e 40
Nomes de cachorro: Rin Tin TinRin Tin Tin, o pastor alemão da série policial famosa na década de 40
Nomes de cachorro: DamaDama, a cadelinha Cocker Spaniel do filme infantil da Disney “A Dama e o Vagabundo”
Nomes de cachorro: PongoPongo, o Dálmata do filme infantil da Disney 101 Dálmatas
Nomes de cachorro: TotóTotó, o Cairn Terrier da personagem Dorothy do filme o O Mágico de Oz>
Nomes de cachorro: BeethovenBeethoven, o São Bernardo do filme Beethoven, o Magnífico
Nomes de cachorro: ScoobyScooby, o famoso Dogue Alemão ou Cão Dinamarquês do desenho animado Scooby-Doo e sua turma
Nomes de cachorro: SnoopySnoopy, o Beagle personagem de desenho animado, filmes
Nomes de cachorro: EinsteinEinstein, o Old English Sheepdog do cientista no filme De Volta para o Futuro
Nomes de cachorro: BoltBolt, o cachorrinho do filme infantil Bolt, o Supercão foi inspirado em um cão Pastor Alemão Branco
Nomes de cachorro: MiloMilo, o cachorro da raça Jack Russel Terrier de Jim Carey no filme O Máskara
Nomes de cachorro: MarleyMarley, o Labrador do filme Marley e Eu

2. Lista de nomes de cachorro de celebridades

Lola (Pug), Chico (Shih Tzu) e Luna (Maltês)Bruna Marquezine, atriz
Baylor (Husky Mix)Selena Gomez, cantora e atriz
Johnny (Boxer), Menina (Cane Corso), Peste (Labrador) e Zeca (Golden Retriever)Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso
Asia (buldogue francês)Lady Gaga, cantora
Coco (buldogue inglês)David Beckham, ex-jogador de futebol
Nugget (Poodle Toy)Katy Perry, cantora
Oliver (Shih Tzu)Demi Lovato, cantora
Vida (Yorkshire), Willy (Boxer) e Hazel (SRD)Gisele Bündchen, modelo brasileira internacional
Alfredo (Shih Tzu)Anitta, cantora
Bobby (Yorkshire)Susana Vieira, atriz
Dudu (Yorkshire)Xuxa, apresentadora, atriz
Sunny e Bo (Cães D’água Portugueses)Barack Obama
Tinkerbell (Chihuahua) e Dollar (Lulu da Pomerânia)Paris Hilton
Gaia (Border Collie)cadela de Fiuk, ator e cantor

3. Lista de nomes de cachorro de pessoas ou personagens famosos (artistas, personagens históricos, jogadores de futebol, figuras célebres)

PeléXuxaPopeyeBrutus
ZeusFridaRaíEdmundo
TarzánZorroNapoleãoObama

Lista de nomes de cachorro de comidas

Às vezes os donos de cachorro colocam nomes de cachorro que lembram seus pratos ou sobremesas favoritas. Do mesmo modo, o próprio cachorro lembra uma dessas coisas em sua aparência física, como tamanho, formato ou cor da pelagem. Assim também, os nomes para cachorro de comida podem ser unissex – servir tanto como nomes de cachorro fêmea, como nomes de cachorro macho.

KiwiAmoraJujubaPaçoca
FeijãoBiscoitoNescauCupcake
BatataPipocaCarameloCocada
MeladoDocinhoChocolatePirulito

lista de nomes de cachorro divertidos

Ainda há quem coloque nomes de cachorro divertidos. Ou porque são pessoas bem humoradas e se divertem com a brincadeira. Ou porque o cachorro possui alguma característica em sua personalidade ou temperamento que lembre uma dessas palavras. Além disso, o nome de cachorro pode também ser uma referência a algo que a pessoa goste, como um hobby, gosto musical, etc.

*nomes de cachorro divertidos são também unisex, servem tanto como nomes de cachorro fêmea, quanto nomes de cachorro macho.

BandidoBarrigaBeijocaBigodeBolotaBoss
CariocaCristalDólarEstrelaFagulhaFofuxo
FoguinhoHappyIndioJazzJóqueiKing
LesadoLoboLordLuaMafiosoMorena
NevePanteraPeludoPetecaPokerPreguiça
RaioRockSaciSaradoSorrisoTeimoso
TimãoValenteVascoVibeWheyXadrez

Agora que você já sabe tudo sobre nomes de cachorro, qual o filhote de cachorro ideal que gostaria de comprar ou adotar? Tem gente que faz o inverso, pesquisa pela raça do cachorro ideal, em seguida pelo nome para cachorro que mais combina com a raça, e depois sai a procura do cachorro perfeito.

Se você ainda tiver dúvidas sobre comprar ou adotar, leia “24 Razões para adotar um cachorro”. E, se decidir comprar, leia antes “Preço de cachorro:Quanto custa um cachorro”, para ficar por dentro de todos os preços praticados por criadores aqui no Brasil.

TAGS (palavras relacionadas): nomes de cachorro, nomes para cachorro, nome para cachorro, nomes de cachorro fêmea, nomes para cachorros, nomes de cachorro macho, nomes de cachorro filhote, filhotes de cachorro, cachorro filhote, nomes para cachorros filhotes, preço de cachorro.

Pergunte ou Responda

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *