Qualquer tutor que ama o seu bichano obviamente vai dizer que os gatos são as criaturas mais inteligentes e fofas do mundo. Mas não importa o nome para gato que você der, será que ele vai saber quando está sendo chamado.

Além disso, eles costumam ter alguns dos nomes mais interessantes — mas muitos tutores ainda se perguntam se eles reconhecem esses nomes como deles?

Não importa se eles já tinham outro nome quando foram adotados ou se você deu um nome “novinho” especialmente para eles, veterinários afirmam que eles são capazes de aprender a reconhecer seus nomes.

Embora pareça que eles costumam nos ignorar quando são chamados, há uma explicação científica para o comportamento felino.

Leia mais sobre isso abaixo!

Nome para gato importa? Eles conseguem reconhecer seus nomes?

Não importa o nome para gato que você dá, eles aprendem.

Simplificando a resposta para esta pergunta, sim, os gatos reconhecem seus nomes. Como acontece com os cachorros, eles aprendem seus nomes com o passar do tempo, à medida que vão ficando mais velhos.

Obviamente, quando ainda filhotes eles costumam ignorar os chamados, afinal não nascem sabendo que possuem aquele nome específico e nem o ouviram com frequência suficiente para reconhecer a palavra.

Mas com o tempo, os gatos podem aprender seus nomes, e eles ainda aprenderão mais rapidamente quando o nome é associado à uma recompensa, especialmente a comida.

Eles podem até aprender a vir até você quando chamados se o nome for associado a algo positivo em troca, não importando o nome para gato que você escolher: Fifi, Bob, Mr. Mistoffelees, ou qualquer outro som.

Os gatos ainda aprenderão a vir se você os recompensá-los por acertarem. A recompensa é o mais importante — você deve associar o nome deles a algo positivo para que eles aprendam a responder da forma apropriada.

Na verdade, como você vai dizer o nome não faz muita diferença também. Normalmente, os gatos respondem ao som fonético da palavra. Portanto, dese que seja repetida de forma consistente, eles irão entender.

Então, eles nos ignoram de propósito?

Eles aprendem também a ignorar o nome para gato deles quando chamados.

Não importa o nome para gato que o bichano receber. Eles podem ser tão temperamentais a ponto de ignorar quando chamados, se bem quiserem.

Gatos são conhecidos por serem animais de estimação independentes. Na verdade, eles ignoram uma enorme quantidade de coisas que eles escutam em seu ambiente.

Afinal, com a audição apurada que possuem, se forem responder a todos os estímulos, ficariam malucos.

Portanto, o seu gato pode não responder ao seu chamado, simplesmente por não estarem a fins naquele momento.

Sendo assim, se o seu gatinho passar por você e ignorar ao ouvir pelo nome dele, você pode mesmo assumir que ele está te dando o maior gelo. Mas isso faz parte das infinitas razões para amá-lo, certo?

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta