Procurando por uma companhia para se exercitar? Saiba que os cachorros são os companheiros ideais para quem tem um estilo de vida ativo. Existem muitos tipos de cães, mas nem todos eles podem ser considerados as melhores raças de cachorro para fazer exercícios junto com você.

Na verdade, você pode passar por qualquer rua, que provavelmente vai observar alguém correndo, caminhando ou até andando de bicicleta na companhia de seus cachorros, às vezes, até mais de um.

Para muitas pessoas, poder se exercitar na companhia de um cachorro é uma das maiores vantagens em ser um tutor, pois além de ter um melhor amigo, você ganha um parceiro para malhar.

Mas claro, obviamente algumas raças possuem estruturas físicas e musculares mais propícias à atividades físicas que outras. É o caso das raças dentro da categoria esportiva e caça, como levantadores, apontadores, entre outras.

Para ajudar, selecionamos 12 melhores raças de cachorro mais adequadas às pessoas de estilo de vida ativo e que gostam de se exercitar. Confira abaixo!

Melhores Raças de Cachorro: Beagle

O Beagle é uma das melhores raças de cachorro para pessoas ativas.

Os Beagles possuem o faro, instintos e o corpo de cães de caça. Eles são uma raça altamente curiosa e inteligente, mas que provavelmente quando soltos da coleira são capazes de sair desembestados por aí.

A maioria dos Beagles precisam de, pelo menos, uma hora de exercícios moderados por dia, combinados a sessões curtas de exercícios cardiovasculares, como correr para pegar objetos e trazer de volta.

Mas lembre-se, visto que foram desenvolvidos para caça, um Beagle pode farejar algo aleatório e decidir seguir o rastro. Portanto, garanta que ele seja treinado o suficiente para te obedecer e mantenha sempre a coleira com a sua identificação.

Melhores Raças de Cachorro: Labrador Retriever

O Labrador é considerado uma das melhroes raças de cachorro para quem quer se exercitar.

Não há quem não seja apaixonado por um Labrador, e eles são capazes de amar qualquer pessoa de volta com a mesma intensidade ou mais. Além da sua personalidade merecida de gostar de agradar, eles são também tremendamente atléticos.

Labradores são capazes de desempenhar quase qualquer atividade, desde caminhadas, corridas, nadar, subir montanhas e o que mais você quiser fazer. Os Labradores farão sempre o melhor que podem e nunca te deixarão na mão.

Melhores Raças de Cachorro: Border Collie

O Border Collie é uma das melhores raças de cachorro para pessoas atléticas.

O Border Collie é uma das melhores raças de cachorro para pessoas ativas, pois é também uma das mais atléticas também. Os Border collies são cães pastores originalmente criados entre as fronteiras da Escócia e Inglaterra, sendo que suas origens robustas podem ser observadas na quantidade incrível de energia que possuem.

Mas os Border collies não precisam apenas de estímulos físicos, mas também de estimulação mental e desafios, pois possuem mentes muito inquisitivas.

Melhores Raças de Cachorro: Pointer Alemão de pêlo curto

O Pointer alemão de pêlo curto é um cão de caça popular, mas que demanda muita atividade física. Ele é brincalhão e muito sociável, e precisam de atividades que ajudem a trabalhar suas reservas ilimitadas de energia.

A maioria deles apreciam correr ao seu lado, e praticamente qualquer outro esporte, de natação à ciclismo, sede que os exercícios sejam regulares.

Melhores Raças de Cachorro: Pastor Australiano

O Pastor Australiano é uma das melhores raças de cachorro ativas e atléticas.

Pastores Australianos são uma das melhores raças de cachorro para praticar esportes, pois são cães muito ativos. Os Aussies são cães pastores super inteligentes e atléticos, perfeitos para lhe acompanhar em qualquer atividade esportiva.

Como os Border collies, Aussies aprendem muito rápido e se dão bem quando são desafiados com alguma tarefa mental. Por conta da sua alta inteligência, os Aussies são muito populares em esportes de treinamento de obediência.

Melhores Raças de Cachorro: Pembroke Welsh Corgi

O Corgi é uma das melhores raças de cachorros para malhar.

Apesar das patas curtas, o Corgi foi originalmente criado para pastorear gado. Muitas vezes o Corgi não é visto como um cão atlético, mas foi criado para pastorear tanto quanto o Border collie ou o Pastor.

Ele pode até ter patas curtas, mas possui muitos músculos, que permitem que ele corra e brinque de buscar objetos por quase 24 horas por dia, se pudessem. No entanto, por causa do corpinho atarracado, eles não são as melhores escolhas para corridas de longa distância ou ciclismo, mas são excelente companhia para caminhadas e outras brincadeiras.

Melhores Raças de Cachorro: Husky Siberiano

Uma das melhores raças de cachorro para se exercitar é o Husky

Estes cães estão entre as melhores raças de cachorro para pessoas ativas, porque são naturalmente atléticos. Se você curte esportes de inverno, os Huskies Siberianos serão a companhia ideal.

Eles foram desenvolvidos para trabalhar duro, inclusive em ambientes bem hostis. Portanto, esportes como hiking e corrida podem ser excelentes escolhas. Mas lembre-se, eles não são uma raça muito propícia a regiões muito quentes.

Melhores Raças de Cachorro: Dálmata

Os Dálmatas são uma das melhores raças de cachorro para praticar esportes.

O Dálmata é o cachorro ideal para quem deseja uma companhia para correr, caminhar e até andar ao seu lado na bicicleta. Eles não só bonitos e sofisticados, mas extremamente atléticos e corredores de longa distância.

Por isso, precisam de exercícios vigorosos todos os dias, afinal, eles foram originalmente usados para puxar carruagens na Europa antiga. Com o treinamento correto, eles serão excelente companhias para qualquer atividade.

Melhores Raças de Cachorro: Vizsla Húngaro

o Viszla é uma das melhores raças de cachorro para praticar esportes e outras atividades físicas.

Uma das melhores raças de cachorro super ativas, os Vizslas possuem um apetite voraz para os exercícios. Ele não só tem uma aparência maravilhosa, por conta da sua pelagem marrom avermelhada, mas também grandes habilidades para qualquer atividade, seja nadar, caminhar, subir montanhas, correr, e o que mais você estiver afins.

Melhores Raças de Cachorro: Cão de Gado Australiano

Os Australianos sabem como criar cachorros, e o Cão de Gado Australiano é como os Pastores Australianos para provar isso. Eles possuem algumas semelhanças com os pastores, mas eles são mais robustos e compactos, embora exijam quantidades equivalentes de exercícios.

As orelhas pontudas e focinho já dão a dica de suas origens australianas, e sua natureza rústica também prova que a raça é excelente não só para atividades físicas, mas também ótimos cães de guarda, quando bem socializados.

Melhores Raças de Cachorro: Boxer

O Boxer é um cão brincalhão e uma das melhores raças de cachorro.

Outra considerada uma das melhores raças de cachorro para pessoas ativas, os Boxers são conhecidos não só pela sua estrutura atlética, mas também pela personalidade brincalhona e amável.

Para o Boxer, cada minuto é hora de brincadeira. Por isso, esteja preparado para estar em constante movimento ao redor deles para mantê-lo feliz e ocupado. O seu nome já remete ao seu comportamento constante de “boxeador”, que foi desenvolvido durante os longos anos de assitência a açougueiros controladores de gados nos mercados.

Melhores Raças de Cachorro: Springer Spaniel Inglês

O Springer Spaniel Inglês é uma raça muito ativa, atlética e energética. Ele é um cão caçador que adora sair para longas caminhadas, como nas caçadas. Eles necessitam de pelo menos 2 horas de exercícios diários para se manterem felizes e saudáveis.

Para concluir, escolher entre as melhores raças de cachorro…

Enquanto todos esses cães listados aqui são considerados as melhores raças de cachorro atléticas para pessoas ativas, é preciso lembrar que todo cachorro precisa de exercícios diários para evitar o desenvolvimento da obesidade e outros problemas sérios de saúde.

Não se esqueça de perguntar ao seu veterinário sobre a quantidade necessária de atividades físicas que o seu cachorro precisa, pois nem toda raça é igual. Só ele vai poder dizer quais os melhores exercícios e os mais apropriados para o seu cão em específico.

Dessa forma, você não corre o risco de machucá-lo e nem de prejudicar a sua saúde excedendo nos exercícios. E claro, todo tutor deve lembrar de tomar os cuidados necessários para que as atividades sejam seguras, como não tirar a coleira com identificação deles enquanto estiverem longe um do outro.

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta