Em “Dicas pra se divertir ao exercitar o cão” podemos aprender um pouco sobre cada tipo de exercício que os cães podem desempenhar, mas é sempre bom saber quais os exercícios mais adequados para cada raça, pois nem toda atividade pode ser desempenhada por todos os tipos de cachorros. Cada raça é capaz de desempenhar uma atividade melhor que outras.

Os cães de caça, como por exemplo o Cocker Spaniel Inglês e Cocker Spaniel Americano, Brittany, Golden Retriever, Labrador Retriever, Pointers, Bracos, Vizlas, Weimaraners, Setter Inglês e Setter Irlandês, são o tipo de cães que topam de tudo, pois são cheios de energia e foram criados exatamente para aguêntar o tranco por longos períodos de tempo. Eles são capazes de fazer longas caminhadas, ser companheiros de corridas, gostam de água e podem nadar e ainda jogar o frisbee.

atividades-caes-caca

Beagle participando do agility (Crédito/Copyright: “L. Nagy/Shutterstock”)


Já o agility é mais recomendado para os Cockers e para o Brittany, por terem estruturas mais leves, sendo que as raças mais pesadas precisam de cuidados extras, pois é o tipo de exercício que força as articulações com os saltos. Os hounds, como por exemplo o Basset Hound, Beagle, Dachshund, Greyhound Italiano, Leão da Rodésia, Borzoi, Saluki, também são cães de caça, mas que costumavam caçar em bandos.

Portanto, como todo cão de caça, energia é o que não falta pra eles (com exceção do Dachshund e do Basset Hound que são menos energéticos), o problema é que eles adoram ficar com o rosto no chão, mas a caminhada e a corrida poderão ser ótimas aliadas, e a natação também é uma boa. Já o agility e o Frisbee devem ser feitos com muito cuidado pelos Dachshund e pelo Basset Hound, porque toda essa movimentação pode prejudicar a coluna deles.

atividades-caes-trabalhado

Cão Pastor Alemão trabalhando como cão policial (Crédito/Copyright: “Grisha Bruev/Shutterstock”)


Os cães trabalhadores como o Akita, Cão Montanhês de Bernese, Boxer, Cane Corso, Cão D’Água Português, Doberman Pinscher, Dogue Alemão, Dogue de Bordeux, Fila Brasileiro, Husky Siberiano, Mastife Inglês, Pastor Alemão, Pastor Belga Groenendeal, Pastor Canadense, Rottweiler, São Bernardo, como o próprio nome já diz, estes cães estão acostumados a trabalhos pesados, principalmente, de força, tração e proteção de propriedade.

Estes cães de grande porte só precisam ter mais cuidado com alguns tipos de exercícios, pois quanto maior e mais pesada a raça, maior serão os cuidados. Exercícios como caminhadas e natação, por exemplo, podem ser praticados por todos deste grupo de raças, já o agility, o Frisbee e a corrida devem ser feitos apenas pelos mais leves.

atividades-caes-pastores

Cachorro Border Collie em competição canina (Crédito/Copyright: “L. Nagy/Shutterstock”)


Como os trabalhadores, os cães de caça e hounds, os cães pastores, como o Border Collie, Bouvier des Flandres, Collie, Pastor Alemão, Pastor Belga, Pastor de Shetland, Old English Sheepdog, Beauceron, também possuem níveis alto de energia, principalmente o Border Collie, por isso eram e ainda são usados para guiar e pastorear outros animais. Estes cães podem desempenhar qualquer tipo de exercício, eles são incansáveis.

E por falar em altas doses de energia, os cães do tipo Terriers, como o Airedale Terrier, Staffordshire Terrier Americano, Boston Terrier, Bull Terrier, Cairn Terrier, Terrier Brasileiro,Fox Terrier, Jack Russell Terrier, Miniatura Pinsher, Pit Bull Terrier, Schnauzer, Terrier Escocês, Welsh Terrier>, West Highland Terrier, Yorkshire Terrier, são simplesmente excessivos e precisam de muito exercício físico para não se comportarem mal e sairem destruindo tudo pela casa. Eles são capazes de se dar bem com todos os tipos de exercícios.

atividades-caes-terrier

Jack Russel Terrier brincando com bola (Crédito/Copyright: “alexei_tm/Shutterstock”)


Já os chamados cães Toys, como o Bichon Frise, Cotton de Tulear, Lhasa Apso, Maltês, Shih-Tzu e Poodle, por exemplo, apesar do porte pequeno e de não precisarem de tantos exercícios como os outros grupos acima, precisam gastar o mínimo de energia para se acalmarem. Uma boa caminhada funciona, o agillity e o frisbee também podem ser praticados. Já a natação não seria um exercício muito recomendado, por causa da pelagem muitas vezes longa e por não serem muito fãs de água na sua maioria.

atividades-caes-braquicefalicos

Buldogue francês esperando para passear com sua coleira (Crédito/Copyright: “Javier Brosch/Shutterstock”)

Não podemos esquecer também de algumas raças especiais como o Buldogue Inglês, Buldogue Francês, Chow Chow, Shar-pei e o Pug, apesar de suas formas, tamanhos, e pelos bastante variados, todos eles possuem uma coisa em comum: são cães braquicefálicos, ou seja, de focinho curto, e precisam tomar muito cuidado, pois sua capacidade respiratória é limitada, além de não resistem ao forte calor e de se cansarem facilmente. Portanto, o agility, frisbee e corridas não são exercícios recomendados, nem mesmo a natação. Já uma boa caminhada ou voltinha ao redor do quarteirão em um horário mais fresco bastam.

Por Dani Jardim

Dani Jardim é redatora freelancer, contribui com contéudo digital para vários sites diferentes. Amante dos animais, divide o seu tempo escrevendo sobre todos eles neste portal, e nas horas vagas, se divertindo com seus cachorros, o Pug, Bóris e o Buldogue francês, Vasco. Dani também faz parte da nossa equipe editorial como gerente e editora de conteúdo.

Deixe uma resposta