Boas notícias. O seu gato precisa de você. Mas eles também precisam do alimento certo, não apenas potes de ração e água separados. Como a ração canina, existem muitas opções de alimentos para gatos no mercado. Mas você saberia escolher a melhor ração para gatos?
Muita gente sempre pensou em gatos e os alimentou como pequenos cães. Mas gatos não são pequenos cães. Os gatos são obrigatoriamente e estritamente carnívoros, além de possuírem menor habilidade para digerir carboidratos.
Mas qual seria a melhor ração para esses carnívoros tão especiais? Nós vamos te ensinar a escolher a melhor ração para gatos e o que prestar atenção para saber qual a opção mais adequada ao seu animal.
Confira abaixo!
Como comprar a melhor ração para gatos
Para escolher a melhor ração para gatos é preciso atentar aos ingredientes.
Você deve abordar a compra e a escolha da melhor ração para gatos da mesma forma que escolhe um bom café da manhã: comece com uma dieta nutritiva e balanceada. O seu gato também precisa de um alimento completo e balanceado, o mais apropriado para o estágio de vida em que o seu gato se encontra no momento.
Os veterinários recomendam procurar e ler atentamente as informações nutricionais na embalagem do alimento. Visto que os gatos são carnívoros, a carne deve ser o principal componente na ração para que o animal obtenha a dieta balanceada que precisa.
Se carne e subprodutos de carne estiverem entre os primeiros ingredientes listados na tabela nutricional, isso significa que a ração possui ingredientes de fonte animal suficientes para fornecer aminoácidos essenciais e ácidos graxos, mas os gatos não necessitam apenas desses ingredientes.
Os gatos precisam de outros nutrientes como cálcio, fósforo e vitamina D. O ideal é procurar por rações para gatos que contenham também ingredientes integrais e naturais como frutas, vegetais e carboidratos de alta qualidade, como arroz, aveia ou batata.
Além disso, é preciso evitar ingredientes que divulgam “sentimentos e marketing” que nutrição. Isso significa que você deve evitar as rações que usam corantes para tornar o alimento mais apelativo aos tutores, pois os gatos percebem as cores de forma diferente.
Além disso, ingredientes “exóticos” como carne de canguru e lentilhas, são um exemplo de ingredientes com menos pesquisas comprovadas.
Melhores tipos de ração para gatos a considerar
A melhor ração para gatos depende da idade do animal e suas necessidades.
Os corredores de ração para gatos são lotados de marcas e tipos de rações diferentes. Por isso, fica muito difícil escolher a melhor ração para gatos se você não souber exatamente o que procurar.
Veja abaixo:
Melhor ração para gatos: Seca X Úmida
A ração seca para gatos é a escolha mais popular porque é mais conveniente que a versão úmida. A ração seca também tem melhor custo-benefício, não tem cheiro e pode ser armazenada por longos períodos de tempo sem estragar.
Mas a ração seca também pode conter altos níveis de carboidratos, comparada à opção úmida. Um gato que costuma ser bem ativo, normalmente pode usar a fonte de energia fornecida por esses carboidratos, mas um gato sedentário ou que vive mais dentro de casa, vai acabar armazenando esse carboidrato em forma de gordura.
Já a ração úmida vai exigir mais esforços — ela precisa ser refrigerada uma vez aberta — e podem ser mais caras também. A ração úmida, por exemplo, pode também ajudar os bichanos a obter mais água na dieta. Além disso, o cheiro é mais palatável aos gatos mais enjoados para comer.
As rações úmidas para gatos possuem níveis maiores níveis de proteína e gordura, tornando-se excelentes escolhas para os gatos de todas as idades e estilos de vida.
Melhor ração para gatos: Filhote, adulto ou idoso?
Gatos são divididos em três categorias de idade — filhote, adulto e idoso — com relação à ração para gatos.
Embora você saiba em qual categoria o seu bichano se encaixa melhor, o ideal é consultar o veterinário sobre as necessidades específicas do seu gato em conjunto com a idade, e ficar especialista no que ele precisa obter ou evitar.
Os gatos filhotes precisam de ingredientes com nutrientes capazes de produzir energia — proteínas e gorduras — e mais vitaminas, minerais e água, que os gatos adultos. As formulações desenvolvidas especialmente para filhotes fornecem esses nutrientes nas quantidades adequadas.
A maioria dos gatos passam da ração para filhotes para adulta já no primeiro ano de idade. Mas é importante fazer essa mudança gradualmente, semana a semana, para evitar prejudicar o estômago do animal.
A melhor ração para gatos adultos provavelmente possui menos calorias que a ração para filhotes, enquanto a ração para gatos idosos vai focar em questões específicas de saúde por conta da idade — como dificuldades para mastigar ou habilidade reduzida para sentir cheiro e gosto.