Usar a melhor coleira para cachorro é a única forma segura de levar o seu melhor amigo para passear, sem que ele corra nenhum risco de fugir, machucar alguém, se envolver em algum acidente ou briga com outro cachorro.

Hoje existem vários modelos de coleiras diferentes, que não servem apenas para restringir os movimentos do cão ou mantê-lo preso se necessário, mas também para auxiliar no adestramento, inibir latidos e outras finalidades.

Portanto, dependendo do que você espera usufruir da sua coleira, vai ter que entender um pouco mais sobre as características de cada modelo para conseguir escolher a coleira ideal para o seu animal.

Isso porque para que o seu cachorro não seja prejudicado ou deixe de ficar confortável, é importante que você escolha uma coleira do tamanho certo, para que ela não fique nem muito agarrada no pescoço dele nem muito frouxa, deixando ele escapar.

Outros fatores importantes que você precisa observar nas coleiras é se elas permitem colocar uma placa de identificação com nome e telefone, caso o animal escape ou se perca; e se o material é resistente o suficiente para aguentar a força do cachorro ao ser presa na guia sem machucá-lo.

Pensando nisso tudo, selecionamos alguns modelos bem interessantes que vão lhe ajudar a escolher a melhor coleira para cachorro. Confira abaixo!

Coleira para cachorro eletrônica ideal para adestramento

Essa coleira eletrônica Sit Lite da Amicus é ideal para ajudar no treinamento do seu cachorro. O modelo em questão é para cães de porte pequeno, de até 20kg e traz tecnologia inovadora SIT, um sistema inteligente de adestramento que funciona através de estímulos eletrostáticos inofensivos ao animal. A coleira vem com um controle remoto de alcance de até 100 metros, com cinco níveis de estímulo, para auxiliar no treinamento do cachorro.

Créditos: Imagem cedida pela Amazon

Coleira de cachorro anti-latido que ajuda a corrigir o mau comportamento

Se você precisa combater o mau comportamento de latidos intermitentes, essa coleira para cachorros Anti-Latido 772 da Wellturn é uma excelente escolha. Ela conta com um sistema com três níveis, que permitem condicionar o cachorro a não latir sem parar e ter noites de sono mais tranquilas. O primeiro estágio é um bip sonoro, o segundo uma vibração suave e o último um choque eletrostático leve, para que você possa treinar o cão gradativamente, com segurança e sem riscos.

Créditos: Imagem cedida pela Amazon

Coleira para cães com LED perfeita para os passeios noturnos

Para os passeios noturnos, nada como passear com o seu cachorro tranquilamente e em segurança. Para isso, a coleira da Nite Ize possuiu uma luz de LED vermelha que além de iluminar o caminho, ainda ajuda a visualizar o cão caso você o solte da guia para ele correr livremente.

A coleira é ainda regulável, produzida em nylon e possui ajustes. A luz de LED possui dois tipos de iluminação, uma permanente e outra flash, que pisca em intervalos regulares. A coleira funciona com baterias 2032 com autonomia de 75 a 100 horas de uso.

Créditos: Imagem cedida pela Amazon

Coleira para cachorro com LED para os mais aventureiros

Essa coleira para cachorro com Led da Hashtag Descubra é perfeita para os passeios tanto noturnos quanto diurnos, pois permite visualizar o animal com muito mais facilidade, não importa a hora.

Ela é ideal para os cachorros mais aventureiros, que estão acostumados a passear sem a guia, pelos campos e parques, até na praia. Disponível em várias cores, a coleira é feita em nylon e possui sistema de fechamento feito em plástico. A luz de LED possui três níveis de funcionamento: luz permanente, pisca rápido ou lento e vem com cabo USB para carregar.

Créditos: Imagem cedida pela Amazon

A coleira para cachorro Laço Wave é uma opção estilosa e segura

As coleiras da Zee Dog são famosas pelo estilo descolado, mas essa tem textura macia, fecho com sistema de segurança de 4 pontos e regulagem para ajustar melhor no pescoço. Ela ainda está disponível em várias cores, mas que são escolhidas aleatoriamente no momento da compra.

Créditos: Imagem cedida pela Amazon

Coleira de cachorro tipo peitoral para passeios de carro e na rua

Essa coleira peitoral para cachorro com guia e adaptador para cinto de segurança ajustável, que pode ser acoplada no veículo. Ela é ideal para cães de pequeno/médio porte.

A melhor escolha para passeios com muito conforto e segurança. Ela é resistente, lavável e super segura. Afinal, andar com cachorro solto dentro do carro é proibido por lei. Dessa forma, o seu cachorro estará segura nos passeios de carro e nos passeios na rua.

Créditos: Imagem cedida pela Amazon

O que é uma coleira?

As coleiras para cachorro servem para dar mais segurança ao cão e ao tutor que está com ele.

A coleira para cachorro é uma espécie de colar desenvolvido especialmente para o uso animal, como gatos e cachorros. Existem vários modelos que podem trazer diferentes tipos de fechamento e regulagem, além de tipos de materiais.

A sua principal função é oferecer maior controle dos movimentos do cachorro, seja para mantê-lo preso, parado, andando ao seu lado ou em segurança. Além disso, ela pode auxiliar no treinamento, conter latidos e até protegê-los de pulgas e carrapatos.

Há coleiras específicas para cada tipo de animal, assim como raça e porte. Por isso, não é recomendado usar coleiras de gatos nos cães e vice versa, assim como não se usa coleiras para cachorros de raças específicas em qualquer animal.

Isso porque as coleiras possuem características específicas para cada peso e comportamento. Como por exemplo, as coleiras de gatos possuem um sistema de segurança especial que se solta para impedir que o gato se enforque. Se for usada no cachorro, ela pode se soltar a qualquer tranco mais firme, fazendo com que você perca o controle sobre o animal.

Da mesma forma, cachorros de raça braquicefálicas, como o Buldogue inglês e francês, Pequinês, Pug, entre outras, precisam usar coleira peitoral ao invés de colar.

Tipos de coleiras para cachorro

Há vários modelos que podem ser considerados a melhor coleira para cachorro.

Como vimos, cada coleira tem a sua finalidade específica e serve a um propósito diferente. Mas basicamente, existem três tipos principais de coleiras para cachorro disponíveis hoje no mercado. As mais comuns são as do tipo enforcador, que permitem prender o animal apenas pelo pescoço; as coleiras peitorais oferecem mais estabilidade e controle ao ser presa ao peito e corpo do cachorro; e as antipulgas, que possuem medicamento no material, para livrá-los de pulgas e carrapatos.

Veja na tabela abaixo:

Tipo de coleiraRecursosIndicação de usoPreço
Coleira enforcadorPrende o animal apenas pelo pescoçoIdeal para passeios curtosSão mais baratas
Coleira peitoralOferece mais estabilidade, conforto e controleIdeal para raças maiores e braquicefálicasFaixa de preço intermediária
Coleira antipulgaPossui medicamento antipulgas no materialMantém o animal livre de parasitasCustam mais caro

Como escolher a melhor coleira para cachorro

É preciso observar alguns quesitos para escolher a melhor coleira para cachorro.

As coleiras são fundamentais para a segurança do animal, assim como para melhorar a qualidade de vida dele, pois permitem que ele saia para passear na rua sem correr riscos e ajudam a moldar um comportamento saudável, assim como impor o respeito pelo dono na hierarquia.

Mas como existem muitos modelos no mercado e a cada momento surgem novidades, é preciso ficar atento a algumas características antes de escolher a melhor coleira para cachorro, de acordo com as suas necessidades.

Então, para te ajudar a escolher, analise com cuidados os critérios abaixo antes de tomar a sua decisão:

Material

Antes a maioria das coleiras era produzida em couro. Porém, embora o material seja um dos mais resistentes, duráveis e muito popular, há diversos outros materiais mais baratos, mais leves e menos incômodos para os cachorros.

Dentre esses materiais, podemos citar as ligas plásticas, correntes de metal e o nylon, que além de mais baratas e acessíveis, são mais respiráveis e confortáveis, principalmente se a coleira for de uso permanente.

Outro fator importante é o material do fecho, que pode ser feito de metal ou plástico, mas o mais importante é ser resistente e não abrir fácil.

Tamanho

O tamanho da coleira é um dos principais fatores a ser considerado, pois precisa estar adequado ao porte do cachorro. Mas para escolher a melhor coleira para cachorro, é preciso medir o pescoço do animal.

Para medir corretamente, você tem que fazer a medição do meio do pescoço, pois a partir da base da cabeça pode ser muito justa, e a partir da base do pescoço ser muito apertada.

Depois disso, é preciso considerar também a raça do animal. Normalmente, as coleiras possuem tamanhos P, M e G, seja raças pequenas ou raças grandes. Portanto, é preciso fazer as medições e conferir as especificações do produto para que a coleira seja do tamanho ideal.

Tipos de regulagem

Além do material do fecho, é preciso atentar para o tipo de regulagem. Isso é importante para manter o animal em segurança, sem o risco dele escapar. Os mais populares são os parecidos com os cintos, com regulagem de furos.

Outros modelos trazem fecho de engate, que permite um nível de regulagem mais preciso, funcionando de forma semelhante aos cintos de segurança de automóveis.

Já as coleiras do tipo peitoral possuem fechos de elástico, fivela ou velcro que se adaptam ao corpo do animal, oferecendo mais conforto e segurança durante os passeios.

Funções adicionais

Além de oferecer mais segurança durante os passeios, as coleiras também podem oferecer funcionalidades adicionais, como medicamento no material que evita as pulgas, carrapatos ou outros parasitas.

Há também coleiras com sistemas para adestramento que emitem choques eletrostáticos leves ou que vibram e bipam para ajudar a reforçar os comandos. Além disso, há coleiras com tecnologia de GPS, que permitem rastrear o animal quando você não estiver por perto ou se ele se perder.

Aviso Importante:
Nossos redatores não possuem qualquer ligação com os fabricantes dos produtos aqui analisados. No entanto, todos os produtos possuem links direcionados à lojas online que fornecem programas de afiliados. Ao clicarem no link do produto e, posterioremnte fechando a compra, vocês estarão automaticamente contribuindo para que o Vidanimal receba uma pequena porcentagem de comissão pela venda do produto. Isso nos ajuda a manter nosso trabalho e várias outras pessoas a encontrar o que procuram!

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta