Já ouviu falar em Medicina Veterinária Holística? Em geral, são profissionais especializados em tratamentos com remédios naturais, alimentação diferenciada, ervas e acupuntura, entre outras propostas.

E essas propostas, antes apenas disponíveis aos seres humanos, podem servir de tratamentos também para cães, gatos e muitos outros animais de estimação, dependendo do problema.

Muitos especialistas em medicina veterinária holística utilizam a combinação de medicina convencional com tratamentos naturais para tratar problemas nesses animais.

Porém, os veterinários holísticos fazem muito mais que usar remédios naturais. Eles costumam ter um olhar especial para o animal como um todo, onde tudo está conectado, ao invés de apenas tratar os sintomas.

Quer entender como eles operam para poder escolher o melhor tratamento para o seu animal? Confira abaixo!

Como funciona a medicina veterinária holística

A medicina veterinária holística vem com a proposta de tratar a causa original do problema, não apenas os sintomas.

Especialistas em medicina veterinária holística estão mais preocupados em tratar a causa original do problema, para depois curar o problema adjacente — não apenas aliviando os seus sintomas.

Por exemplo, se o seu animal tem uma alergia, um veterinário convencional provavelmente trataria o problema com esteróides ou corticóides. Porém, o problema retornaria assim que os medicamentos parassem de ser administrados.

Por outro lado, o veterinário holístico procuraria pelo fator que estivesse provocando a causa da reação alérgica — como por exemplo, algum tipo de alimento, produto ou ambiente — e tentaria resolver a questão de uma forma que este agente causador não voltasse a aparecer.

Obviamente, não há nada de errado com a medicina convencional. Ambos os métodos, convencionais e holísticos, possuem suas vantagens de desvantagens, e podem até serem trabalhadas em conjunto para suprir as fraquezas de uma ou complementar a outra.

Qual a proposta da medicina veterinária holística

A medicina veterinária holística tem um olhar mais profundo quanto às necessidades do animal.

Os veterinários, convencionais e holísticos, recebem o mesmo treinamento médico convencional, mas os veterinários holísticos estendem a sua educação através do estudo de práticas como terapia alimentar, fitoterapia, acupuntura, homeopatia, aromaterapia e muito mais.

Os tutores podem procurar por veterinários holísticos por uma série de razões, como escolher a filosofia para si mesmos, como também querer a mesma experiência para seus animais.

Ou, quem sabe, eles já tentaram a medicina veterinária convencional, mas não obtiveram os resultados que esperavam. Um animal com dor, por exemplo, pode não melhorar apenas com medicamentos — mas através da medicina veterinária holística a acupunctura, suplementos ou fitoterápicos podem ajudar outros medicamentos a fazer efeito.

Outros tratamentos e serviços holísticos que estes veterinários podem oferecer incluem tratamento quiroprático, terapia com ozônio ou homotoxicologia, mesmo que alguns sejam mais baseados cientificamente que outros.

Além disso, algumas terapias específicas variam bastante de acordo com a educação, experiência e filosofia pessoal de cada profissional.

Como escolher o melhor profissional

É possível encontrar muitos bons profissionais gabaritados em medicina veterinária holística.

Para encontrar o melhor veterinário holístico o ideal é pesquisar bastante o assunto. Há muitos profissionais na área, inclusive websites e associações com profissionais cadastrados.

Procure por certificações em outras áreas, como acupuntura, por exemplo. Fale com outras pessoas, leia reviews, procure por referências que já tenham utilizado essas abordagens.

Investigue em websites e mídia social desses profissionais, isso pode ajudar a ter ideia da filosofia empregada por eles e suas propostas, assim como se combina com a sua em relação ao seu animal.

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta