Menu fechado

Máquina de tosar cachorro: Qual a melhor forma de tosar cachorro

Máquina de tosar cachorro: Shih Tzu rec[em saída do petshop toda arrumada com chuquinha de florzinha na cabeça

Tosar cachorro é essencial não só para a saúde do animal, como da família inteira que vive com ele. O procedimento com máquina de tosar cachorro, por exemplo, é capaz de livrar o animal do excesso de pelos que gera acúmulo de fungos e bactérias nocivos para a saúde de todos na casa.

Portanto, levar o cachorro ao petshop para os procedimentos de cuidados e manutenção não é nenhuma frescura. Acima de tudo, o cachorro também possui suas necessidades higiênicas. Por isso, certos rituais de limpeza devem ser incorporados à sua rotina por questões de saúde. A tosa, por exemplo, não é uma simples questão estética. Além de evitar problemas por acúmulo de pelos, tosar cachorro previne inúmeras outras doenças que ocorrem por falta de higiene.

Além disso, todos os outros procedimentos de cuidados e manutenção de cada cachorro, como aparar as unhas, banhos, escovações, vermifugação e vacinas são fundamentais para manter o seu cachorro saudável e livre de perigo. Esse momento de ir ao encontro desses profissionais no petshop é importante e necessário na rotina do cachorro.

Nesse artigo vamos explicar o que é a tosa e por que ela é tão necessária. E para que ela seja eficaz, é importante também saber escolher os diferentes tipos de tosa, assim como os locais especializados e o profissional adequado para realizar todos esses procedimentos.

Índice de conteúdo:

O que é tosa: Por que tosar cachorro?

máquina de tosar cachorro: Lulu da Pomerância sendo cuidado antes da tosa
Máquina de tosar cachorro: A tosa é uma forma de manter o cachorro limpo e saudável.

Tosar cachorro é simplesmente aparar, tosquiar ou mesmo cortar rente os pelos dos cachorros. É de suma importância para a higiene e saúde do cachorro, além do aspecto estético que dá à ele. Principalmente, se o cachorro costuma competir em competições de beleza e conformidade de raças.

Algumas raças necessitam de tosas frequentes, outras exigem um tipo de tosa específico. Assim como também existem raças que não devem ser tosadas, mas que mesmo assim, devem ter seus pelos aparados para manter a saúde, a higiene e o bem estar do cachorro.

O pelo do cachorro funciona como um isolante térmico, com a função tanto de evitar a perda de calor ou a sua absorção em excesso. Além disso, serve como barreira para que agentes externos não penetrem ou machuquem a sua pele, como espinhos, gravetos e parasitas, entre outros.

Qual a importância de tosar cachorro?

A tosa, assim como as escovações, são determinantes para a saúde e manutenção dos pelos do cachorro. De modo que não embaracem, não acumulem pelos mortos, sujeira, além de fungos fungos, bactérias e parasitas, nocivos à saúde do cachorro.

Certas raças de pelos longos, como o Kuvasz, Husky Siberiano, Golden Retriever, Terra Nova, e tantos outros cachorros não devem ser tosados justamente devido a função de isolamento térmico. No entanto, isso não quer dizer que estes cachorros não devem aparar seus pelos. Aliás, os pelos longos costumam exigir atenções maiores ainda. Como por exemplo, escovações diárias para desembaraçá-los e mantê-los limpos. Para tanto, a tosa higiênica é uma alternativa muito recomendada.

Existem vários tipos de tosa, algumas são até específicas para cada raça. Além disso, existem as tosas estéticas que seguem padrões de raça em caso de competições de beleza. Não importa o tipo e o estilo que você vai querer dar ao seu cachorro, desde que seja uma tosa adequada à sua raça. No entanto, a mais recomendada e que nunca deve ser ignorada é a tosa higiênica.

Com que frequência deve-se tosar cachorro?

Cada raça de cachorro exige uma demanda de cuidados e manutenção diferentes. Por exemplo, raças como o Shih tzu, Poodle, Cocker Spaniel Americano, Cocker Spaniel Inglês, e Lhasa Apso costumam precisar tosar com mais frequência, em torno de 45 dias. Já o Yorkshire, Schnauzer, e Westie são raças que exigem tosa específica, mas podem ser tosadas a cada 2 ou 3 meses.

Vai depender também da época do ano e das preferências do dono. Durante o verão, por exemplo, as tosas costumam ser mais frequentes. Além disso, tem dono que prefere tosar o cachorro com mais frequência para controlar o derramamento de pelos pela casa. Pois, há épocas em que os cachorros costumam soltar mais pelos que outras.

Além das tosas, algumas das raças necessitam de banhos semanalmente para que os pelos não embaracem e acumulem sujeira. Principalmente, os cachorros de pelos longos e finos. Já os cachorros vira latas ou sem raça definida também necessitam de tosa mais ou menos frequentes e caberá ao tosador analisar caso a caso já que os padrões de crescimento de pelos não seguem uma linha pré definida.

Como já dissemos, uma boa escovação frequente também é fundamental para a saúde da pelagem. Pois, além de limpar os resíduos, ainda evita os nós, remove a pelagem morta, ativa a irrigação sanguínea melhorando a circulação. Além disso, espalha a gordura natural da pele deixando os pelos mais brilhantes com a oleosidade dos fios.

Onde tosar cachorro?

máquina de tosar cachorro: malt6es cortando o excesso de pelos entre as patas
Máquina de tosar cachorro: as tosas devem ser feitas em locais apropriados com profissionais especializados.

A tosa merece muita atenção e cuidado. Por isso, a não ser que você tenha muita experiência, é melhor que seja realizada por um profissional especializado. Se você é inexperiente, nem tente fazer em casa. O local onde você deverá levar o cachorro para tosar também faz muita diferença. Por isso, não é recomendado tosar cachorro em casa.

A máquina de tosar cachorro é um instrumento que exige cautela, pois pode ferir o animal se utilizada por quem não tem experiência com ela. Por exemplo, as lâminas da máquina de tosar cachorro profissionais costumam aquecer, podendo até queimar o cachorro se você não souber usá-las.

Principalmente, durante as tosas higiênicas que incluem partes mais delicadas do cachorro como órgãos genitais, ânus, olhos, ouvidos, onde o risco de ferir o cachorro é maior. Além disso, a máquina de tosar cachorro também precisa ser específica para o animal, e suas lâminas especialmente desenvolvidas para cada tipo de tosa.

Você também deve ter conhecimento do tipo de tosa que vai precisar dar ao cachorro. Não se deve simplesmente sair cortando tudo como achar mais conveniente. Sem falar que máquinas de cortar de cabelo não servem para cortar pelo de cachorro, pois os pelos de cachorro são muito mais resistentes que os fios de cabelo humano.

Mais ainda, os locais especializados e os profissionais sabem como tosar e manusear a máquina de tosar cachorro com eficiência. Normalmente, é preciso prender o animal de forma adequada, sobre uma superfície própria para que a segurança dele seja garantida. Por isso que em casa fica mais difícil, pois não temos esses mesmos recursos, mesmo que você tenha investido em uma boa máquina de tosar cachorro.

O que é um tosador?

tosador aparando o excesso de pelos da pata do cachorro com máquina de tosar cachorro
Máquina de tosar cachorro: o tosador é o profissional que irá cuidar da manutenção do cachorro, aparando as unhas, dando banho e fazendo a tosa.

O tosador é o profissional especializado no trato dos procedimentos de cuidados higiênicos e manutenção do cachorro. A sua manutenção e cuidados regulares garantem a higiene e a saúde do animal. O tosador ajuda a diminuir as chances do cachorro ter problemas de saúde através dos seus cuidados. Como por exemplo, examinando de perto suas orelhas, procurando por inchaços, cortes, mudanças de temperatura, parasitas na pele e até feridas na boca, como sapinho.

Pense nele como um enfermeiro ou clínico geral antes de passar pelo médico especialista, no caso o veterinário. Além de ter experiência no trato do animal e manuseio de ferramentas como a máquina de tosar cachorro, o tosador é um profissional capaz de realizar muitos outros procedimentos. Como por exemplo, aparar as unhas do cachorro, dar banho, remover o excesso de pelos mortos, e até serviços mais especializados e mais criativos como coloração da pelagem e pintar as unhas. Sim! Existem esses serviços, assim como outros na linha de Spa para cachorro.

O que faz o tosador de cachorro?

O tosador de cachorro cuida das orelhas do cachorro, da sua pelagem e unhas para que elas se mantenham saudáveis e limpas. Para desempenhar o seu trabalho, o tosador utiliza de uma variedade de ferramentas e técnicas para tosar e cuidar de cachorros de todas as raças e tamanhos.

Ele pode começar o seu trabalho perguntando ao cliente como ele deseja que o cachorro seja tosado e quais outros serviços devem ser feitos, antes de escolher o procedimento que irá usar. Uma vez tendo ideia das preferências do cliente, o tosador leva o cachorro para o local onde os procedimentos serão feitos.

Manutenção geral

Normalmente, o cachorro é colocado em cima de uma mesa onde ele possa examiná-lo mais de perto. Importante: o cachorro deve estar sempre preso à coleira de forma segura para não escapar e nem se ferir enquanto estiver sendo manuseado.

Logo após, o tosador começa a escovar os pelos do cachorro, fazendo uso de um bom condicionador para facilitar a retirada de nós e uma tesoura se for preciso cortá-los. Ele também limpa as orelhas, sempre checando por algum sinal de infecção, como vermelhidão e inchaço. Além disso, apara os pelos ao redor delas e dentro da orelha se houver. Se for preciso, também apara ao redor dos olhos e na face usando uma tesoura especial. Assim como também, se necessário, ele cortará as unhas do cachorro com alicates próprios ou usará uma lixadeira de unhas para cachorro. Saiba mais sobre isso em “Como cortar unha de cachorro”.

Banho

Em seguida, o cachorro segue para o banho onde é novamente preso no local adequado para não escapar e nem sair do lugar arriscando se ferir ou ferir o profissional. Uma vez ensaboado e enxaguado completamente, o cachorro é secado com um secador para petshop próprio para a função. Já completamente seco, o cachorro está pronto para a sua tosa. O procedimento exige precisão e paciência. Além disso, muita experiência para que o corte seja feito da maneira correta e não machuque o cachorro. Especialmente, se fizer uso de máquina de tosar cachorro ao redor de áreas sensíveis como as patas, olhos e orelhas.

Alguns cachorros ficam nervosos com toda essa manipulação, enquanto outros permanecem calmos e relaxados. Cada cachorro reage de uma forma, por isso o profissional deve estar preparado e ter experiência para lidar com vários tipos de temperamentos.

Como escolher um bom tosador?

Máquina de tosar cachorro: Terra Nova com tosa leão
Máquina de tosar cachorro: Terra Nova com tosa leão

Normalmente, o tosador profissional costuma trabalhar em cadeias de petshops ou em pequenos negócios pet. O bom tosador profissional deseja que cada cachorro associe essa visita a uma boa experiência. Portanto, escolher um bom profissional para lidar com o seu cachorro é muito importante.

Eles precisam ter habilidade em se comunicar tanto com o cachorro quanto com seus donos para garantir que as necessidades de todos sejam atingidas. O famoso boca a boca nesse tipo de negócio é o que geralmente funciona. Por isso, pesquise e peça referências. Pois, tanto o cachorro quanto o dono devem ter boas experiências com os serviços prestados.

Como deve ser o profissional

Energia e um bom porte físico também são exigidos para um tosador, pois ele irá precisar segurar o cachorro no lugar, levantá-lo do chão para poder lavá-lo e depois secá-lo. Todos os cuidados com cachorros deixam uma certa bagunça, neste caso, o bom profissional é aquele que mantém o seu local de trabalho limpo depois de executar cada serviço, e pronto para o próximo cliente.

É sempre bom também verificar se o tosador é treinado em caso de uma emergência, e se o local é seguro a fim de evitar fugas e ferimentos. Além de experiência com banho e tosa, ele deve gostar do que faz. O profissional deve ser calmo e paciente ao executar o serviço para que o cachorro se sinta confortável ao redor dele durante todo o processo.

Alguns locais permitem observar do lado de fora através de uma parede de vidro. Assim, você consegue observar a interação do profissional com o cachorro. E vai ser capaz de perceber se há algo de errado ou se o cachorro está gostando do serviço. Afinal, ele é o verdadeiro cliente!

Além disso, o ideal é não ficar mudando de profissional ou de local. Cachorros tendem a se acostumar com os locais e pessoas, e desse modo se sentirem mais seguros e confortáveis. Assim, a experiência se torna menos estressante ao estar no meio de pessoas já conhecidas por ele.

Tipos de tosas

máquina de tosar cachorro: cachorro cortando os pelos da face com tesoura.
Máquina de tosar cachorro: Existem vários tipos de tosa e cada cachorro vai exigir o seu.

Como já dissemos, há diferentes tipos de tosas, e cada uma delas vai além das aparências estéticas. Cada raça de cachorro irá ditar suas próprias exigências. Independente do tipo de tosa, todas elas devem retirar o excesso de pelo na área das almofadinhas da sola das patas (almofadas plantares). Isso evita que o cachorro escorregue na própria pelagem, dificulte a movimentação dele e cause acidentes. Saiba mais sobre como cuidar da pata do seu cachorro.

A tosa é importante para a higiene do cachorro e uma grande aliada da prevenção de doenças. Por este motivo, consulte um veterinário para que ele oriente a escolha entre os diferentes tipos de tosa e aconselhe de quanto em quanto tempo é preciso fazê-la. São elas:

1. Tosa Higiênica

A tosa higiênica, como já podemos perceber, é um tipo de tosa que tem a função de manter o cachorro limpo. Este tipo de tosa deve ser feito a cada 15 dias ou pelo menos uma vez por mês. A tosa higiênica foca nas partes do corpo do animal que possuem maior acúmulo de sujeira ou maior crescimento de pelos. E tem o intuito não só de manter o local limpo, mas também evitar que os pelos nesses locais fiquem emaranhados.

Geralmente, também se cortam as unhas do animal e se apara os pelos das áreas íntimas. Como por exemplo, a região do ânus e debaixo do rabo, onde o risco de grudar sujeira e resíduos de urina e fezes é maior. Nas fêmeas, por exemplo, a tosa é feita da vulva até a altura da 3ª mama e no macho alguns dedos acima do pênis.

Além disso, a barriga e entre os coxins (almofadas das patinhas) também são tosadas, pois os cães costumam transpirar pelas patas. Assim, a retirada dos pelos entre os coxins facilita a transpiração e evita que o cachorro escorregue. Além disso, retira o acúmulo de sujeira que cria fungos e bactérias. Este tipo de tosa pode ser efetuado através da máquina de tosar cachorro ou da tesoura.

2. Tosa Bebê

A tosa bebê leva este nome porque é um tipo de tosa que mantém o comprimento da pelagem do tamanho de quando o cachorro era filhote. Ela é mais indicada para raças de cachorro de pelagem mais longa ou mais finas, como Lhasa Apso, Poodle, Shih tzu, Maltês e Yorkshire.

Muita gente opta por esse tipo de tosa para aliviar também o acúmulo de pelos que eles costumam soltar pela casa. Ela pode ser feita tanto com máquina de tosar cachorro como tesoura. O objetivo é deixar os pelos mais baixos, com cerca de dois dedos de comprimento. Isso vai evitar que os pelos fiquem embaraçados e façam nós, que costumam ser muito dolorosos. A tosa bebê também fornece maior mobilidade para o cachorro e ainda e facilita a escovação.

3. Tosa com Máquina de tosar cachorro

A tosa feita com a máquina de tosar cachorro deixa a pelagem com um aspecto mais uniforme. Porém, deve ser passada na mesma direção de crescimento do pelo, evitando que modifique sua estrutura. Essa máquina de tosar cachorro não é do mesmo tipo que corta cabelos humanos, pois possui lâminas especialmente desenvolvidas para o corte de pelos.

Suas lâminas podem ter tamanhos diversos e variar de acordo com a raça e o tipo de tosa que deseja fazer. Por isso, é um tipo de tosa muito prático, pois pode assumir o comprimento que você quiser, apenas trocando a lâmina. Às vezes também pode ser finalizada com alguns cortes à tesoura. Recomenda-se que, quanto mais os pelos embolarem, mais curta deve ser a tosa. Além das lâminas também podem ser utilizados adaptadores para se obter o corte desejado:

  • Lâmina N. 04 = Altura do corte aprox. = 9,5mm
  • Lâmina N. 10 = Altura de corte aprox. = 1mm
  • Lâmina N. 15 = Altura do corte aprox. = 1,2mm
  • Lâmina N. 30 = Altura do corte aprox. = 0,5mm
  • Lâmina N. 40 = Altura do corte aprox. = 0,25mm
    • 4. Tosa com Tesoura

      Neste tipo de tosa, utiliza-se a tesoura por completo ou uma combinação de tesoura com máquina de tosar cachorro, ficando o acabamento por conta da tesoura. Essa é uma boa opção para raças de cachorros de pelagem média a longa. Assim como muito recomendada para aqueles que costumam se assustar com o barulho da máquina ou alérgicos às lâminas da máquina de tosar cachorro.

      No entanto, a tosa feita apenas na tesoura demora um pouco mais para ser concluída. Mesmo assim, possui a mesma eficiência da máquina de tosar cachorro. Além disso, algumas pessoas dizem que ela dá um aspecto mais leve e natural.

      5. Tosa leão

      A tosa leão tem esse nome por manter o pelo da cabeça alto e o corpo bem baixinho, sempre com um detalhe no rabo. Ela foi criada no século XVII com o intuito de deixar os cães mais leves para que pudessem trabalhar na água com mais eficiência. Neste tipo de tosa remove-se os pelos da face, barriga, cauda e parte superior das pernas. É o tipo de tosa comum aos Poodles que deixa os pompons no tornozelo, ponta da cauda e quadris. Mas costuma ser usada também no Chow Chow e no Spitz (Lulu da Pomerânia).

      6. Tosa carneirinho

      A tosa carneirinho é parecida com a tosa leão, com a diferença de que o comprimento é o mesmo no corpo inteiro. Neste tipo de tosa, o pelo é deixado completamente curto, com cerca de dois ou três dedos. Nela raspa-se as patas, a face e deixa os topetes na cauda e na cabeça.

      7. Tosa Schnauzer

      A tosa Schnauzer pode ser até muito comum, mas é muito difícil de se fazer e exige muita habilidade do tosador. Nela se retira os pelos do rosto e das pernas, e tosa-se em cima do corpo deixando uma saia embaixo. Além disso, caracteriza-se pelos bigodes compridos e sobrancelhas altas. Já pelo nome, sabe-se que é o tipo de tosa que pode ser vista nos Schnauzers, de todos os tamanhos. Mas isso não quer dizer que outras raças também não possam usufruir dela.

      8. Tosa do Westie (hand-stripping)

      Este é um tipo de tosa em que os pelos são arrancados pela raiz para deixar o pelo duro, aramado e opaco. É muito comum em raças de cachorro de porte pequeno e pelo duro, que precisa manter a integridade do fio. A tosa “hand-stripping”, como é conhecida, é o tipo de tosa oficial da raça West highland white terrier, por isso também leva o seu apelido como identificação.

      Normalmente pode ser feita também com máquina de tosar cachorro, caracterizando-se por um corte bem rente ao corpo com apenas alguns centímetros de comprimento, mantendo os pelos do rosto.

      9. Tosa de Verão

      A tosa de verão é o tipo de tosa completa, normalmente feita com máquina de tosar cachorro no corpo inteiro. É um tipo de tosa muito usado durante o verão, quando o calor é intenso e o risco de dermatites e outras feridas é maior. Ela pode ser feita em vários tipos de raças. Porém, algumas raças nórdicas e de pelos longos não devem ser tosadas, apenas aparadas. Pois, possuem uma pelagem própria para aguentar tanto o frio quanto o calor.

      É nesta época também que há um o aumento de moscas e mosquitos o atraídos pelo odor e resíduos de urina e fezes do cachorro. Estes insetos costumam depositar seus ovos no animal, principalmente se já houver feridas no local, causando as famosas bicheiras e bernes. Algumas raças, costuma se lamber bastante mantendo-se limpas e evitando essas feridas. Já outros cães não possuem a mesma sorte.

      Nestes casos, a infestação por parasitas e insetos se torna mais frequente no verão. É comum também em cachorros idosos que já não têm mais a mesma elasticidade para alcançar suas partes íntimas. Ou, que sofrem de incontinência urinária, ou possuem muitos pelos. Nestes casos, tanto a tosa de verão quando a higiênica são boas opções.

      5 benefícios de uma boa manutenção

      máquina de tosar cachorro: schnauser com tosa típica da raça
      Máquina de tosar cachorro: A tosa Schnauzer é característica da raça

      Manter uma manutenção e cuidados regulares na rotina do cachorro, não só o deixará lindo, mas ainda vai mantê-lo saudável, livre de perigo e feliz. Veja abaixo 5 benefícios que a manutenção profissional poderá trazer para o seu cachorro:

      • A manutenção mantém a pelagem e a pele do cachorro saudável;
      • Cortar as unhas regularmente não só ajuda a mantê-las curtas, mas ajuda reforçar a estrutura saudável das patas e a postura, reduzindo também os riscos de infecções;
      • O seu cachorro vai ficar bonito e cheirar bem;
      • As visitas regulares ao petshop para a manutenção podem detectar problemas nas orelhas, pele, dentes e muito mais logo no início;
      • Pelagens saudáveis e escovadas adequadamente irão soltar menos pelos.

      Conclusão:

      Pode até ser hilário assistir vídeos no YouTube de donos tendo as maiores dificuldades para dar banho em seus animais, mas na realidade isso não é nem um pouco divertido. A tarefa pode se tornar desastrosa, levar muito tempo e ser demasiada estressante tanto para o cachorro quanto para você. Livre-se da ansiedade de cuidar você mesmo do cachorro em casa e deixe que um profissional assuma essa responsabilidade.

      Muitos locais possuem times treinados capazes de criar um ambiente relaxante para o seu cachorro em seus estabelecimentos modernos, criados especialmente para dar conforto ao seu animal. Por exemplo, muitos cachorros ficam nervosos com barulhos estranhos e altos; e alguns locais fornecem uma variedade de métodos de secar que produzem o mínimo de barulho.

      Concluindo, a tosa vai muito além da estética, esses cuidados e manutenção garantem a integridade física do animal, mantendo-os saudáveis e livre de perigo. Nós sabemos que a saúde e o bem estar dos nossos animais são mais importantes que tudo. Tenho certeza que você acha isso também e vai curtir muito mais o seu cachorro limpinho e cheiroso quando ele chegar em casa.

2 Comentários

    • Equipe Editorial
      Equipe Editorial

      Oi Lacir, talvez em lojas de Petshop especializadas onde as máquinas são vendidas ou mesmo em sites como o Mercado Livre você possa encontrá-las.

Pergunte ou Responda

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

>