Quem trabalha com animais de estimação, principalmente no setor de cuidados e manutenção, não pode deixar de ter uma máquina de tosa. Ela não só pode facilitar muito as tarefas e agilizar os serviços prestados no seu negócio, como também pode ser utilizada em casa para cuidar do seu animal, caso não esteja planejando investir no negócio, apenas fazer você mesmo o serviço.

Longe de ser uma questão apenas de estética, a tosa é uma manutenção periódica necessária, pois é capaz de promover uma maior conforto ao animal, principalmente no verão, além se ser uma questão de higiene e de saúde.

Por isso, a máquina de tosa é um instrumento essencial para te ajudar a manter o animal saudável, protegendo-o de doenças. No entanto, para não errar na escolha do modelo, é preciso entender um pouco sobre o universo das máquinas de tosa.

Isso porque tanto a tosa profissional quanto a doméstica vai exigir um modelo específico, além da observação de alguns fatores antes de escolher a máquina ideal.

Para facilitar a tarefa, selecionamos alguns dos principais modelos no mercado para que você consiga encontrar a máquina de tosa mais adequada para o seu pet.

Confira abaixo!

Máquina de tosa – Wahl Show Pro

A Wahl Show Pro Pet é uma máquina de tosa que pode aparar os pelos de cães e gatos através dos seus quatro pentes e uma alavanca de corte ajustável. Além disso, a máquina traz lâminas revestidas com alto teor de carbono, tesoura e pente para a finalização. O aparelho tem voltagem de 127V, e é silencioso.

 

Kit Máquina de tosa profissional – Wk-2505

Esse Kit de máquina de tosa profissional possui lâminas em inox e cabo resistente e anatômico para facilitar o manuseio e garantir a segurança do seu animal. O modelo é ideal para tosar cães de pequeno e médio porte, além de ser simples de usar e de limpar. O kit inclui uma escova de pelos, pente, tesoura, quatro pentes para ajuste de corte, um óleo lubrificante e uma escova para limpeza da máquina.

 

Máquina de Tosa Pet Clipper – NZ-6188

Essa máquina de tosa Pet Clipper é sem fio e recarregável, para promover total liberdade para você executar a tarefa onde quiser. Com baixo nível de ruído, o modelo conta com pentes de 3, 6, 9 e 12 mm, 3W de potência, além de ser bivolt. Ela é ideal para tosa doméstica.

 

Máquina de Tosa Profissional – Kemei KM-1991

Embora a Kemei KM-1991 seja um modelo profissional de máquina de tosa, ela é mais adequada para animais de pequeno e médio porte e com pelos finos. A sua lâmina é projetada para proporcionar um desempenho nítido, sem o perigo de ferir a pele do animal ou prender o pelo dele, garantindo a segurança e alta durabilidade do equipamento.

Ela é feita de material ABS de alta qualidade, possui uma tela LCD digital para o estado da bateria durante o carregamento ou operação, lâmina de aço inoxidável à prova de ferrugem, alta precisão, lâminas cromadas.

Possui sistema de corte R-shape seguro, que mantém-se perfeitamente afiado para um melhor efeito de formato de corte. A lâmina é ajustável para comprimento de corte de 0,5 mm para 1,0 mm, podendo alterar a proximidade de corte, para atender às suas diferentes necessidades.

 

Máquina de Tosa Smart Trim – WAHL

Essa máquina de tosa é mais adequada para fazer acabamentos profissionais, a fim de trabalhar detalhes nas patas, focinho e contorno dos olhos com mais precisão e eficiência. Ideal para tosas higiênicas em áreas sensíveis, além de tosas estéticas específicas.

 

O que é uma máquina de tosa?

A pelagem do animal é a grande responsável por manter a temperatura do corpo do animal equilibrada e proteger a pele contra queimaduras pelos raios solares. No entanto, se você não tomar os cuidados necessários com os pelos do seu cachorro, eles podem emaranhar e até acumular fungos e bactérias, causando dores e doenças.

Para evitar que isso aconteça, é importante manter uma tosa periódica, não apenas por conta da estética, mas principalmente para manter a higiene e a saúde do animal. Por isso, muitos profissionais optam pela tosa à máquina pela facilidade e para agilizar o serviço.

A máquina de tosa é diferente das máquinas de aparar o cabelo, isso porque tem lâminas capazes de cortar pêlos mais grossos e de alturas e texturas variadas, sem que o aparelho esquente demais, por conta do uso prolongado.

Elas são vantajosas pela praticidade e por permitir fazer cortes personalizados e mais uniformes, de acordo com a cada raça. Além disso, ainda é possível encontrar versões tanto para o uso profissional quanto doméstico, para atender quem prefere fazer o serviço em casa.

No entanto, é importante ressaltar que é preciso ter certa prática e experiência com o aparelho para garantir a segurança do animal.

Tosa doméstica X Tosa profissional

Levar o cachorro para ser tosado por um profissional tem a vantagem de ser mais prático, já que a tosa é feito por um especialista em local adequado. Porém, como ele precisa ser tosado periodicamente, o custo pode pesar no seu orçamento mensal.

Por esta razão, muitos tutores optam por aprender e realizar a tarefa em casa. Embora pareça trabalhoso, é uma boa oportunidade de se aproximar ainda mais do seu animal ao desempenhar também esse cuidado.

Mas a tosa doméstica precisa de atenção e cuidados, além de prática. Isso porque o uso incorreto da máquina de tosa pode não só deixar a pelagem irregular com grandes buracos e falhas, mas também ferir e queimar a pele dele.

Portanto, para evitar que isso aconteça, o ideal é fazer um curso rápido para aprender a manusear a máquina de tosa de forma adequada ou buscar orientações de um profissional.

Existem muitos cursos rápidos e baratos, inclusive online. Além disso, é importante também entender melhor sobre a raça do seu cachorro para saber qual o tipo de tosa ideal para ele e a sua periodicidade, pois isso vai influenciar na saúde dele, além da aparência.

Vantagens e desvantagens da máquina de tosa

Como vimos, a máquina de tosa oferece muitas vantagens. A principal delas é a praticidade já que a máquina faz todo o trabalho, de maneira mais rápida do que seria se você usasse a tesoura. Por isso também a máquina de tosa facilita o trabalho do tosador profissional, que tem uma alta demanda com várias tosas de animais por dia.

Além da praticidade e economia de dinheiro e tempo, o resultado do corte com uma máquina de tosa costuma ser melhor do que com outros métodos, como a tesoura, por exemplo. Isso porque, se usada corretamente, a máquina ajuda a evitar erros e ferimentos na pele do animal.

Além disso, com a máquina de tosa você pode definir a altura do corte do pelo do seu pet de acordo com a estética desejada e com a necessidade da raça. Isso se dá em função dos diferentes tipos de lâminas.

Por outro lado, a máquina de tosa também possui alguns pontos negativos. O primeiro é o preço. Esse aparelho costuma ser caro num primeiro momento, mas é o seu custo-benefício a longo prazo que compensa essa desvantagem.

Outra desvantagem é que algumas máquinas são muito barulhentas. E, como os animais de estimação tem ouvidos muito sensíveis, eles tendem a ficar estressados e muito agitados com o ruído da máquina.

Mas, atualmente é possível encontrar modelos de máquina de tosa que fazem menos barulho.

Veja abaixo as principais vantagens e desvantagens da máquina de tosa:

VantagensDesvantagens
Economiza no orçamentoCusto mensal alto
PraticidadeRequer prática e habilidade
Permite cortes uniformes e diferentes alturasPode ferir ou queimar o animal
Ótimo custo-benefícioO barulho pode estressar o animal

Como escolher uma máquina de tosa

Pode ser tentador comprar uma máquina de tosa considerando apenas o preço e a praticidade e economia que ela vai proporcionar, mas existem alguns fatores que devem ser observados antes da compra que irão influenciar tanto na qualidade do produto quanto no resultado da tosa.

Por isso, listamos algumas informações abaixo que você precisa saber antes de tomar a sua decisão de comprar a máquina de tosa. Assim, você escolhe o modelo ideal, de acordo com as suas necessidades e habilidades, e faz a escolha certa, garantindo a saúde e a segurança do seu animal.

Veja aqui o que você deve considerar:

Com ou sem fio

Atualmente é possível encontrar no mercado máquinas de tosa com ou sem fio, que deve ser escolhida de acordo com o tipo de uso que você vai dar ao aparelho. Para quem é tosador profissional e vai utilizá-la com mais frequência no dia, a máquina com fio que se conecta à uma tomada de eletricidade é a mais recomendada.

Isso porque se você tem uma alta rotatividade de animais no seu estabelecimento, não é nada prático utilizar a máquina de tosa sem fio, pois ela precisa ser recarregada de tempos em tempos.

Geralmente, a recarga da bateria costuma durar cerca de 6 horas, por isso é mais recomendada para o uso doméstico. Há modelos também que costumam durar em média, 50 a 90 minutos, em uso. Portanto, se você vai utilizá-la em casa, tenha isso em mente, pois você terá que executar o serviço nesses espaço de tempo.

Lâminas

Cada modelo de máquina de tosa vem com diferentes tipos e quantidades de lâminas, variando entre uma a quatro lâminas. As lâminas ou pentes, possuem numerações diferentes que indicam a altura do corte. Quanto menor a numeração da lâmina, mais longo o corte do pelo.

Confira abaixo na tabela as lâminas mais usadas, a altura do corte e seu uso mais comum:

Numeração da lâminaAltura do corteUso indicado
4F9,5mmPara cães médios (Poodles e Terriers)
7F3,2mmPara vários tipos de raças
101,6mmPara abdômen e tosa higiênica
400,25mmPara áreas em que os pelos devem ser curtos

Velocidade

Existem máquinas de tosar cachorro com até quatro velocidades diferentes, sendo o ideal operar com, pelo menos, duas velocidades – uma mais lenta para o início da tosa e o acabamento; e outra normal.

É a velocidade que vai ditar o tempo de execução do trabalho. Cachorros que possuem pelagens mais volumosas vão exigir esse controle de velocidade. Portanto, quanto mais ajustes ela oferecer, melhor será a máquina de tosa e, claro, mais cara também.

Acessórios

A maioria das máquinas de tosa acompanha vários acessórios, para ajudar no acabamento, em diferentes tipos de tosa, na limpeza e manutenção do produto. Entre os acessórios mais comuns estão: óleos lubrificantes, pentes, tesoura e escovas.

Embora possam encarecer o produto, eles acabam sendo um bom custo-benefício, pois você terá que comprá-los separadamente de qualquer jeito. Assim, o ideal é optar por kits que possuam pelo menos os itens mais comuns, além de diferentes opções de lâminas para tosa e acabamentos.

Aviso Importante:
Nossos redatores não possuem qualquer ligação com os fabricantes dos produtos aqui analisados. No entanto, todos os produtos possuem links direcionados à lojas online que fornecem programas de afiliados. Ao clicarem no link do produto e, posteriormente fechando a compra, vocês estarão automaticamente contribuindo para que o Vidanimal receba uma pequena porcentagem de comissão pela venda do produto. Isso nos ajuda a manter nosso trabalho e várias outras pessoas a encontrar o que procuram!

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta