Seu cachorro fica de mal humor? Sabia que há maneiras de melhorar o humor canino através de várias medidas simples no dia a dia?
É fácil saber quando o seu cachorro está feliz — ele balança a cauda de um lado para o outro, pra baixo e pra cima, se movimenta agitado, corre em volta de você ou até pula; o gato também é capaz de demonstrar alegria se esfregando entre suas pernas e ronronando para você.
Portanto, é verdade que os animais possuem alternância de humores, mas talvez seja mais difícil saber quando eles estão de mal humor ou irritados. Mais difícil ainda é descobrir a razão desses sentimentos.
No entanto, ao invés de tentar mudar o estado de humor, é possível evitar que o animal fique irritado ou ranzinza. Entender o que os deixa felizes só vai melhorar a qualidade de vida deles e fortalecer a ligação entre vocês.
Veja como manter o seu animal e todos os membros da família contentes e engajados entre si!
Movimente-os para espantar o mal humor
os exercícios físicos ajudam a espantar o mal humor
Seja cachorro ou gato, os exercícios físicos são essenciais para manter os animais de estimação fisicamente e emocionalmente saudáveis, como os seres humanos.
Portanto, levar o seu cachorro para passear ou brincar de pegar objetos diariamente ajuda o animal a gastar energia, ficar em forma e se sentir disposto. Isso vai ajudar a espantar o mal humor e melhorar o seu bem estar em geral.
Já os gatos podem se beneficiar com 5 a 10 minutos de brincadeiras por dia, através de diferentes brinquedos para gatos, como varinhas, lasers, torres.
Os gatos se sentem mais confortáveis quando estão em vantagem em relação à supervisão do ambiente.
Como por exemplo, através dos arranhadores verticais com plataformas em diferentes alturas, que permitem estar presentes no ambiente, trabalhar os músculos para escalar e arranhar, e ainda ter uma visão de cima de tudo em volta.
Acabe com o mal humor com estímulos mentais
Mantenha o cachroro estimulado para evitar o mal humor
Como os seres humanos, os animais de estimação também precisam de estímulos mentais para se manterem ativos.
Durante os passeios, permita que o seu cachorro fique cheirando tudo ao redor no início; isso é mentalmente estimulante para ele e fará com que ele fique mais calmo dentro de casa.
Para os gatos, estimule os seus instintos de presa escondendo petisco ao redor da casa para que eles saiam à “caça”.
Os exercícios de treinamento e brinquedos do tipo quebra-cabeças também são ótimas formas de encorajar as habilidades em “solucionar problemas” para conseguir recompensas.
Melhore o mal humor deixando-os em paz!
O mal humor pdoe ser evitando deixando-os em paz quando eles quiserem ficar sozinhos.
Insinuar um senso de escolha e autonomia para o seu animal de estimação é importante para a sua capacidade de relaxar em casa.
Para isso, determine um local quieto na casa para onde eles possam se retirar, e ofereça certas “rotas de fuga”, para que possam sair de qualquer situação social que os incomodem, especialmente na presença de crianças ou visitas.
Quando o cachorro ou o gato escolhem ir para esses locais, considerados santuários, é uma indicação de que desejam ficar sozinhos, e você deve respeitar dando-lhes o devido espaço.
Para quem costuma passar mais tempo em casa, considere o fato de que o animal possa estar mais estimulado e não esteja tendo um tempo de folga suficiente.
Você pode recompensar o animal por escolher ficar sozinho, colocando um petisco no seu local favorito de descanso.
Saiba reconhecer os sinais de mal humor
É preciso reocnhecer os sinais de mal humor no animal.
Quando estressados, os cachorros podem apresentar alguns comportamentos típicos que podem até parecer normais à princípio, como bocejar, lamber os beiços e se chacoalhar.
O contexto é a chave para identificar o problema: O cachorro está sendo acariciado por estranhos? Ele está cercado de outros animais altamente energéticos?
Todas essas situações podem sugerir que o seu comportamento são decorrentes de desconforto. Outro sinais de estresse incluem ofegar em excesso, suor nas patas e “olhar de baleia” — quando os olhos arregalam de forma o branco a ficar visível.
Os gatos vão ainda além ao demonstrar seu desconforto. Eles podem se esconder mais que o normal, se limpar ou não em excesso, parar de usar a caixa de areia.
Um bom indicador do humor do gato é o seu rabo; uma cauda baixa ou levantada para trás (nas costas) significa estresse.
Já um gato confortável, tranquilo vai apresentar uma causa para frente, relaxada, no formato de uma interrogação.