Menu fechado

O maior cachorro do mundo: saiba quais são as raças gigantes

maior cachorro do mundo

Ter o maior cachorro do mundo é algo como ter um companheirismo gigante ao seu lado. Afinal, um cachorro é sinônimo de carinho, amizade e lealdade, seja qual for o seu tamanho. Agora, imagine isso tudo elevado à máxima potência.

É o que acontece com algumas raças dos maiores cachorros do mundo. É amor multiplicado muitas vezes.

Os cães fazem muito bem aos seres humanos por motivos dos mais diversos, como proteção, presença constante, senso de humor, instinto de guarda, prestação de serviços e até mesmo alerta quanto à saúde humana. Chegam a impressionar por tudo isso e muito mais.

E no tamanho? Há cães que chegam à incrível altura de quase 1,20m. Isso significa que, com as 04 patas no chão, precisam ainda abaixar a cabeça para apanhar algo sobre uma mesa de jantar, por exemplo. Sim! São os “cachorros gigantes” ou o seu “maior cachorro do mundo”!

Por enquanto, a gente falou somente do lado positivo do “maior cachorro do mundo”. Mas, será que existem desvantagens?

Desvantagens do maior cachorro do mundo

Na hora de comprar um cachorro qualquer é preciso pensar e repensar sobre muitas coisas. Já um cachorro maior que você sobre as patas traseiras, ora, é preciso pensar, discutir com a família, repensar e rediscutir. Caso esteja apaixonado pelo maior cachorro do mundo, considere o seguinte antes:

Espaço

O principal problema em ter o maior cachorro do mundo é, claro, espaço. Você precisa dispor de áreas bem mais amplas. Ele próprio vai precisar disso. Pode até tentar acomodá-lo em qualquer canto debaixo da escada, mas com o tempo, isso vai refletir em seu comportamento.

Atividades

Numa escala de 0 a 10, cães de pequeno porte têm energia no grau 3, por exemplo. E já é suficiente para cansar você com brincadeiras. Já cães de porte gigantescos tem energia em escala próximo a grau 10.

Essa associação talvez seja suficiente para fazer você pensar 03 vezes antes de adquirir um cão de grande porte. Afinal, pense nesse bicho de 50, 60 ou 70kg correndo em sua direção pra brincar. Pensou?

Atenção redobrada

Normalmente, cães de grande porte são mansos, amigáveis. Entretanto, as pessoas no ambiente externo a sua casa podem não saber disso. Somente seu tamanho pode causar espanto e, infelizmente, acidentes. Portanto, você vai ter de ou adestrá-lo ou contratar um adestrador profissional.

Alimentação

Raças de cachorros gigantes costumam consumir muito mais alimento, obviamente. A gente está falando de mais de 3500 calorias por dia. Nesses casos, precisam de pelo menos 700 a 900g de ração diárias.

Boatos e verdades sobre os maiores cães do mundo

Como acontece com tudo que é aparentemente anormal, há enganos e certezas que envolvem as raças de cachorros gigantes.

  • Comem absurdamente mais = boato. É relativo. Há raças gigantes que consomem mais; outras, menos;
  • São mais ferozes = boato. Mesmo se não adestrada, a maioria é mansa e carinhosa; se adestrada, eles são verdadeiros “gatinhos”;
  • Dão mais trabalho = verdade. Entretanto, isso é realmente esperado justamente porque não são objetos, mas seres em movimento e com sentimentos. Se treinados, podem mais ajudar que atrapalhar;
  • Baixa expectativa de vida = verdade. A média de ciclo de vida é de 7 a 8 anos. Segundo estudos, isso parece ser efeito de envelhecimento precoce por alterações genéticas deficitárias;
  • São insociáveis com outros cães = boato. A maioria dos cães gigantes se dá muito bom com todos os elementos da casa. Podem não gostar muito de estranhos, entretanto.

Raças dos maiores cachorros do mundo

Ao longo da história dos cães em geral, muitos foram “fabricados” ou “produzidos” para os mais diversos papéis auxiliares, tarefas e atividades do homem. Afinal, há ações humanas em que o tamanho e força dos cães são fatores importantes.

Assim, o seu maior cachorro do mundo, pode ser de inúmeras raças. Segue abaixo, a lista de raças dos cães gigantes, alguns dos cachorros considerados o “maior cachorro do mundo”:

Great Dane

Maior cachorro do mundo: Great Dane.
Maior cachorro do mundo: Great Dane.

O Great Dane pode muito bem ser o seu maior cachorro do mundo, porte para isso ele tem. Tem origem alemã. Aliás, seu nome naquele país é “Deustche Dogge”. Apesar disso, é mescla de outras duas raças europeias, a de Wolfhounds (Irlanda) e de Mastins (Inglaterra).

Em altura, não se conhece raça maior. A média é de 70cm. Já o recorde dentre todas as raças pertence é um indivíduo Great Dane chamado Zeus, que chegou a 111cm (morreu aos 5 anos de idade em 2014). Entretanto, não é dos mais pesados, podendo chegar a 60 ou 70kg.

Terra Nova

Maior cachorro do mundo: Terra Nova.
Maior cachorro do mundo: Terra Nova.

Apesar de muito, muito grande, é excelente nadador e consequentemente bom auxiliar de resgate. Isso é, aliás, surpresa porque seus ossos são largos e pesados. Esse fato se dá porque ele foi “idealizado” para ajudar as atividades diárias de pescadores.

Desta maneira, era requisitado para carregar utensílios, empurrar o barco das margens para o mar, para acompanhar os profissionais. E tudo que caísse no mar ou rio era buscado por ele. Inclusive, pessoas.

A altura média de seus elementos é 70cm e seu peso, 60kg. Em verdade, sua grossa camada de pelo o faz parecer maior, mas é proteção ideal em ações debaixo da água. O maior cachorro do mundo e urso de pelúcia também.

Deerhound Escocês

Por conta do porte e da agilidade, o Deerhound é outro cachorro maior do mundo. Por isso, ele foi adestrado para sessão de caça a veados e corças. Consegue excelente velocidade na perseguição de presas, pois sua estrutura esguia é apropriada para tal.

A altura média da raça é de 65cm e o peso, 100kg. A antiga atividade de caça foi abandonada; atualmente, desfila em concursos e participa de apresentações diversas de elegância e porte físico. O maior cachorro do mundo e mais elegante de todos.

Mastim Napolitano

O Mastim, outro cachorro maior do mundo que foi usado inicialmente como cão de guarda. Aliás, seu tamanho é mesmo apropriado para essa tarefa. A média de altura é de 80cm e seu peso médio é de 60kg. Nasceu no sul da Itália e lá se desenvolveu.

Suas características principais são o grande sentido de proteção da área em que habita e da família que o acolhe, além de ser mais silencioso que qualquer raça de grande porte. Isso o torna mais ou menos perigoso para estranhos, pois prefere “agir” antes de “avisar”.

Exatamente por isso é recomendado a proprietários com recursos, tempo e paciência para adestramento e treinamento.

Dogue Bordeaux

Maior cachorro do mundo: Dogue de Bordeaux.
Maior cachorro do mundo: Dogue de Bordeaux.

É também conhecido como Mastim de Bordeaux ou Mastim Francês e ainda Cão de Bordeaux. Trata-se de uma das mais antigas raças francesas. Seus indivíduos têm em média 70cm e chegam a 60kg.

Uma curiosidade a respeito dessa raça é a proporção entre o tamanho da cabeça e do corpo: é muito maior que a proporção prevista em outras raças. Por isso, ele parece ser ainda mais o cachorro maior do mundo.

Foi originalmente concebido para tarefas das mais diversas. Podia tanto auxiliar no comando de rebanhos quanto servir de tração para pequenas carroças.

Apesar ser extremamente ativo em área de trabalho, é manso, adorável e amigo quando em área familiar.

Mastife Inglês

Maior cachorro do mundo: Mastife Inglês.
Maior cachorro do mundo: Mastife Inglês.

É dessa raça um dos recordes de cachorro mais pesado do mundo. É mesmo muito grande. Um de seus indivíduos, chamado Aicama Zorba, pesou por volta de 160kg, oficialmente registrado por fiscais.

A altura média dos componentes dessa raça é de 75cm. Entretanto, a média de peso é que é surpreendente: 110kg. Essas características são produto dos objetivos dos criadores ao imaginar a raça, aliás, objetivos nada “humanos”, nada honrados: shows de luta sanguinária contra animais até mesmo maiores.

Entretanto, isso é mesmo passado. Hoje, o Mastin Inglês, que é outra variante do nome da raça, é companhia dócil e amiga, resultado de muitas gerações em convívio com carinho e amizade humanos.

Komondor

Por conta de sua pelagem, é alvo de apelidos do tipo “cão esfregão”. Seus pelos longos se emaranham e formam tiras que caem para as laterais da cabeça. Foi muito usado no comando, organização e guarda de gados.

Tem origem húngara. Nesse país, é um dos símbolos nacionais. Ou seja, é alvo de proteção e preservação oficiais. Podem ter mais de 70cm e pesar quase 60kg.

Terrier russo preto

Foi criado no país que lhe deu nome há algumas décadas para fins militares. Criadores dizem que é mistura de 17 raças distintas. Talvez por isso seja amigável, calmo, mas senhor de si em momentos que precisam de coragem e bravura.

Em relação a outras raças de cães gigantes, sua expectativa de vida é longa: 13/14 anos. Entretanto, é predisposto a algumas doenças por herança genética. Quanto à altura, chega a 80cm; quanto ao peso, pode ter 60kg.

São Bernardo

Maior cachorro do mundo: São Bernardo.
Maior cachorro do mundo: São Bernardo.

Talvez seja a raça de cães gigantes mais conhecida no mundo. Há diversas lendas e histórias a respeito de sua postura amiga para com seres humanos e com outros animais. Em especial, quando outros precisam de ajuda nas frias regiões de neve.

Tem origem nos alpes suíços e também no norte da Itália. Foi, claro, treinado para ajudar em resgates. Acredita-se que colaboradores do hospital psiquiátrico da cidade de S. Bernardo, Suíça, tenham sido os responsáveis pela criação e desenvolvimento da raça.

Acredita-se também que seja resultado de raça antiga que chegou à região levada por tropas romanas. Monges que trabalhavam naquela instituição – que fora instalada em local bastante elevado – resolveram usá-los em eventuais resgates de transeuntes que precisavam alcançar os alpes.

Parte de estudiosos da raça diz que sua função primeira, na época, foi proteger a instituição. Somente depois foi que perceberam a predisposição para ajudar nos procedimentos de resgate.

Atualmente, a postura do São Bernardo é estritamente familiar. É muito dócil e amigo, cuja pelagem fofa é atrativo para brincadeiras, em especial de crianças. Isso apesar de sua estrutura ser grandiosa, pois pode chegar a quase 100kg e a quase 1m de altura.

Leonberger

Maior cachorro do mundo: Leonberger.
Maior cachorro do mundo: Leonberger.

Quando você olha um cão dessa raça, lembra de outras duas: o próprio São Bernardo e o Newfoundland, pois é resultado da mistura delas. O criador alemão, Heinrich E. de Leonberg, em meados do séc. 19, iniciou a experiência em busca de cão de companhia.

Achou que, se cruzasse essas raças por algumas gerações e, depois, com um exemplar da raça Montes Pirineus, teria um cão forte e destemido. A contar ela postura do Leonberger, sua ideia teve excelente resultado.

A média de altura da raça é 70cm; quanto ao peso, é mais ou menos 80kg. Entretanto, há indivíduos muito maiores e mais pesados.

É raça gentil, amiga, inteligente e protetora; gosta de conviver em família. Porém, é excelente auxiliar em casos de resgate e de pastoreio.

Wolfhound Irlandês

Maior cachorro do mundo: Wolfhound Irlandês.
Maior cachorro do mundo: Wolfhound Irlandês.

É raça de cães bastante antiga; remonta já há milhares de anos. Naquela época, suas funções eram auxiliares na caça a lobos e outros animais, além de na guarda.

É também conhecido como “Lébrel Irlandês”. Por padrão, tem 81cm de altura e 60kg de peso no mínimo. Por questões genéticas, tem baixa expectativa de vida. Possui pelagem rústica. Entretanto, seu comportamento é amigável e gentil.

Tosa Inu

Tem origem na antiga província japonesa. Foi usado mercenariamente em sessões de briga, por isso é raça forte, viril. Uma curiosidade dessa raça é que o animal que a originou pesava 25kg. Os criadores foram testando, misturando com São Bernardo, Mastifes, Great Dane e outras raças.

Por conta de mistura de muitas raças, seu tamanho e peso são muito variáveis.

O peso pode ficar entre 40 e 60kg quando sob cuidados de criadores japoneses. Entretanto, fora daquele país, criadores diversos conseguem fazê-lo chegar a 100kg de peso e 80cm de altura.

Então é isso. Há, claro, mais raças consideradas de grande porte cujos elementos são “verdadeiros outros”. Se você tiver alguma sugestão, informação ou dúvida sobre raças gigantes, mande e-mail ou deixe nos comentários abaixo.

Pergunte ou Responda

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *