Aqui vai um assunto para todos aqueles que já tiveram que limpar o rosto por conta de lambidas de cachorro. Você saberia dizer por que eles gostam tanto de nos lamber?

Infelizmente, até o momento, não é possível saber exatamente o que os cachorros pensam enquanto tentam lamber o nosso rosto inteiro.

No entanto, alguns especialistas em comportamento animal possuem algumas ideias com relação aos motivos que os levam a tal comportamento.

A principal razão envolvida é que as lambidas de cachorro são para “dizer” olá e ganhar a sua atenção. Essencialmente, é um comportamento social que vem desde a sua história evolutiva.

É uma saudação, mas também pode ser entendido como um elogio à sua pessoa. Até aqui, adorável!

Por outro lado, a razão pela qual os cães carregam esse comportamento é um tanto menos enjoativamente fofo, e um pouco mais enojante.

Saiba a razão das lambidas de cachorro abaixo!

Afinal, qual a razão para as lambidas de cachorro?

As lambidas de cachorro são para cumprimentar e demonstrar afeto.

Geralmente, os filhotes aprendem a lamber suas mães para saudá-las e também encorajá-las a alimentá-los. A cadela então, regurgita o alimento que está em sua boca para o filhote comer.

Isso não significa que você deva fazer o mesmo, vomitando imediatamente de volta em qualquer cachorro que te lamber. Para os cachorros adultos, as lambidas são apenas um comportamento social que significa uma saudação, um cumprimento.

O mais interessante é que raramente observamos um cachorro adulto lamber a face de outro cachorro – pois as lambidas simplesmente fazem parte de um comportamento infantil de filhote que os cachorros possuem em relação aos humanos.

Mas, por quê? Acredita-se que ao nos tornarmos o seu tutor pelo resto da vida do animal, nós acabamos por encorajar um tipo de infância para a vida toda.

É possível observar outro comportamento de filhote prolongado nos cães domesticados. Por exemplo, o nível de vocalizações que vemos em cães adultos domesticados é bem mais semelhante ao dos filhotes, do que em cachorros adultos não domesticados.

Essa retenção de comportamento juvenil até a vida adulta tem até nome entre os especialistas: neotenia. E não é apenas específico aos cachorros, mas entre outros animais domésticos, como os gatos.

Mas as lambidas de cachorro são um comportamento considerado saudável?

As lambidas de cachorro são consideradas normal, mas não precisam ser encorajadas.

Atualmente, não há um consenso sobre se encorajar comportamentos juvenis nos animais de estimação é uma boa ideia ou não.
No entanto, de acordo com especialistas em comportamento animal, nós devemos estar conscientes sobre como o comportamento humano influencia os cachorros – principalmente quando não estamos por perto.

Normalmente, os tutores possuem expectativas enormes sobre seus cachorros. Nós esperamos que eles fiquem quietos e silenciosos e nos deixem em paz quando não estamos em casa.

No entanto, a configuração mais comum e normal para qualquer filhote (e a maioria dos cães adultos domesticados) é gritar (latir!) alto quando separados do seu grupo social.

Tanto é verdade que cerca de 80% dos cachorros domesticados possuem uma reação psicológica negativa quando deixados sozinhos.

Portanto, estamos fracassando como tutores nessa área. Por outro lado, os cachorros são espécies altamente flexíveis e podem ser ensinados desde cedo que ficar sozinho é normal e tranquilo.

Ao fazer essa separação gradual, aumentando os períodos de tempo sozinhos aos poucos, em um ambiente calmo e relaxado, estaremos ajudando eles a lidar melhor com essa situação.

Assim, eles podem fazer a transição de filhote para a vida adulta de forma saudável!

Como evitar as lambidas de cachorro no rosto

Há como se evitar as lambidas de cachorro no rsoto.

Desde que você não tenha ferimentos abertos, não há nada de errado em levar algumas lambidas de cachorro no rosto.

No entanto, não é difícil de entender que algumas pessoas podem não ficar satisfeitas com o rosto coberto de saliva de cachorro.

Porém, por mais que não seja agradável, é importante entender que não se deve repreender o animal pelo comportamento.

Algumas pessoas podem reagir mal e afastar o cachorro de forma agressiva após serem lambidas. Mas a reação pode magoar o cachorro, já que para ele significa uma saudação ou elogio.

Imagine você tentando estender a mão para cumprimentar alguém e a pessoa afastar a sua mão com um tapa. Você também ficaria magoado, ou no mínimo, perplexo.

Ao invés disso, ensine o cachorro um cumprimento alternativo. Tudo depende de reforço positivo. Cubra o seu rosto com as mãos e eles irão lambê-las ao invés do rosto – recompense o comportamento e muito provavelmente, ele irá focar na mesma área da próxima vez.

Simplesmente repita a recompensa toda vez que ele lamber a sua mão. Eventualmente, ele vai passar a te saudar com cumprimentos que não exigirão limpar o rosto ou envolver lenços umedecidos e toalhas depois.

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta