Gatos de pêlos longos são famosos pela sua pelagem macia ao toque e extra fofurice, razões pelas quais eles são tão populares. Mas você saberia dizer porque alguns gatos nascem com o comprimento dos pêlos mais longos que outros?

O gene que carrega o traço dos fios compridos em gatos é recessivo. Ou seja, isso significa que o resultado do cruzamento entre um gato de pelo comprido com um de pelos longos, irá sempre ser filhotes de pelo curto.

Por outro lado, se os gatos de pelos curtos forem cruzados entre si, alguns filhotes podem nascer de pelos longos. Além disso, existem algumas raças de gatos, que possuem a tendência a ter pêlos longos, em geral.

Gatos que vivem em climas mais frios podem também ter desenvolvido traços de pêlos longos como forma de se manter aquecidos. A pelagem tripla dos Siberianos, por exemplo, o ajuda a ficar naturalmente aquecido no frio brutal da Sibéria, na Rússia.

Da mesma forma, o Norwegian Forest Cat também possui uma pelagem espessa, grossa, pesada, para protegê-lo das temperaturas baixas no inverno da Escandinávia.

Já os gatos domésticos em climas mais quentes, a pelagem longa pode não ser tão densa, mas ainda assim serve como insulação para as quedas de temperatura durante a tarde e à noite.

Em casa, os gatos com pêlos mais longos costumam precisar de manutenção regular para mantê-los limpos, saudáveis e macios. Algumas dessas raças podem também soltar mais pêlos que outras, não sendo uma boa opção para quem tem alergia.

Se é uma dessas raças que você quer, dê uma olhada na seleção que fizemos abaixo!

Persa é um dos gatos de pelos longos mais famosos

De todos os gatos de pêlos longos, o Persa é uma das raças mais populares de todos os tempos. Esse felino possui uma pelagem luxuosa e cara achatada adorável.

Eles são quietos, tranquilos, afetuosos, felizes e adoram ficar no seu colo. Os Persas são também uma das raças mais antigas que existem.

E apesar da personalidade fácil, a pelagem branca dessas belezuras são de alta manutenção — escovações diárias são necessárias.

Maine Coon, um dos maiores gatos de pelos longos

O Maine Coon é outra das raças de gatos de pêlos longos bastante populares. Originários dos Estados Unidos, mais precisamente do Maine, estes gatos de pêlos longos são robustos, mas com uma pelagem rica e descabelada, que os ajuda a lidar com as temperaturas frias do inverno ou até mergulhos no mar — eles são companhias lendárias de pescadores.

Turkish Angora um gato peludo turco adorável

Embora o Turkish Angora seja mais conhecido pela sua pelagem totalmente branca, a raça vem em uma variedade de cores.

Essa raça de porte médio vai conquistar o seu coração com a sua personalidade brincalhona e lealdade.

Esses gatos muitas vezes possuem grande longevidade, e quando mantidos dentro de casa com uma dieta adequada, geralmente se mantêm saudáveis.

Somali, a versão de pelo longo do Abissínio

O Somali é a versão de pelos longos dos Abissínios, com uma pelagem castanha avermelhada ou da cor de canela.

Eles são uma raça ativa suscetível a um comportamento indisciplinado — porém altamente treináveis, por isso são ótimas companhias se fizerem exercícios regulares.

Birman, o gato de pelos longos multicolorido

Embora o Birman tenha sido reconhecido como um raça nos Estados Unidos em 1959, a sua história e desenvolvimento tendem a ser um mistério.

No entanto, não há nada de misterioso sobre sua beleza: Birmans são considerados “gatos multicoloridos”, o que significa que eles nascem todo branco e vão gradualmente mudando de cor ao crescer.

Ragdoll, um dos gatos de pelos longos mais populares

Gentil e maravilhoso — esse é o Ragdoll. Felizmente, estes gatos são muito limpos, aptos a se higienizarem sozinhos, e podem apenas precisar de banhos bem esporádicos.

Ragdolls adoram os cuidados que recebem durante a sua manutenção e muitas vezes demonstram estarem apreciando toda a atenção especial.

York Chocolate em homenagem a NY

O York Chocolate tem esse nome em homenagem ao estado de Nova Iorque, onde a raça foi estabelecida em 1983.

E como o nome já sugere, esses gatos possuem uma pelagem marrom abaixo de outra camada de pêlos semi-longos pretos. O York Chocolate adora ficar enroscado com seu dono e segui-los por toda parte em casa.

British Longhair, o “gatinho de pelúcia” de pelos longos

Parente do Shorthair, o British Longhair se parece e se comporta como o seu primo, mas possui os pêlos mais longos.

Essa aparência de ursinho de pelúcia, com a face arredondada eles são um dos mais populares para adoção, além de sociáveis o suficiente para toda família, sejam crianças ou outros animais.

Skogkatt ou Norwegian Forest Cat

Conhecido como Skogkatt no seu país nativo, o Norwegian Forest Cat é um excelente animal de estimação para qualquer lar.

Eles são afetuosos e nada exigentes, apesar de que seus pêlos longos requerem manutenção. Por causa da sua longa pelagem impermeável e camada interna densa, esses gatos precisam de escovação, pelo menos, duas vezes na semana, e possivelmente mais durante os períodos de mais derramamento.

Gatos de pelos longos: Balinês

O gato Balinês é uma variação do tradicional Siamês que apresenta as mesmas características admiráveis da raça mais antiga, mas de uma forma mais fofinha.

Eles são sociáveis, inteligentes e bastante vocais com seus donos. A sua pelagem média alonga são brancas ou cremes.

Siberiano, o gato de pelo longo da Sibéria

O Siberiano é nativo da Rússia por estarem acostumados a condições adversas de clima frio da paisagem Siberiana, esses gatos desenvolveram um pelagem grossa tripla, que também é impermeável. É preciso escovar a sua pelagem, pelo menos, três vezes na semana e banhos são ocasionalmente necessários.

Himalaia é o gato de pelos longos das cordilheiras

O Himalaia exige um alto nível de manutenção e tende a aparentar maior por conta do tamanho e da quantidade massiva de pelos.

Os Himalaias também são parentes dos Persas e, por isso, são populares nos lares, por serem calmos, plácidos, como explosões de energia ocasionais, como a dos filhotes, além de serem também muito amistosos.

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta