Alguns gatos podem não ter muitos pelos, mas são cheios de personalidade. Existem raças de gatos consideradas hipoalergênicas, popularmente conhecidas por gatos antialérgicos.

Vamos combinar, espirrar, coçar e lacrimejar os olhos ou até ter ataques de asma podem ocorrer quando um gatinho se aproxima demais de quem possui alergias. Para piorar, a alergia a gatos tem ficado cada vez mais prevalecente no dias de hoje.

Mas será que você não pode ter um gato em casa hoje, tendo já apresentando reações alérgicas em algum momento no passado? Bem, depende. Há uma crendice popular que diz que a quantidade de pelos em um animal é a principal causa de alergias.

No entanto, geneticistas afirmam que não é verdade. A pessoa não é alérgica à pêlos de gato; mas às proteínas presentes na saliva do animal. Como os gatos vivem se lambendo, a substância fica grudada nos pelos dele. Portanto, quando as pessoas dizem ser alérgicas à gato, elas são alérgicas à essas proteínas.

A proteína “Fel d 1” é encontrada na pele, na saliva e na urina do gato. Quando o animal se lambe, essa proteína seca e torna-se uma substância alergênica no ar. A pessoa também pode entrar em contato pelas mãos após tocar no gato e espalhar para outras superfícies, contaminando outros locais.

Mas se você quiser saber se gatos antialérgicos realmente existem — ou pelo menos, um que produza menos alergênicos, saiba que todos os gatos podem causar alergias — até os menos peludos — sendo que outros animais podem variar.

Então, o que fazer? Primeiro, faça as pazes com o seu amigo felino. Segundo especialistas, há algumas raças de gatos que produzem menos reações alérgicas. E enquanto alergias costumam variar em cada indivíduo, aqui vão as 10 raças de gatos antialérgicos mais populares:

Gatos antialérgicos: Siberiano

Se há alguma raça que possa ser considerada antialérgica, é a Siberiana. Embora esses gatos tenham pelagem longa e exuberante, é mais hipoalergênica porque possui níveis menores da proteína Fel d 1 na sua saliva.

Há quem tenha notado que alguns gatos siberianos específicos não provocaram tantas reações alérgicas como outras raças de gatos. Normalmente, os gatos siberianos são inteligentes, afetuosos e brincalhões.

Gatos antialérgicos: Balinês

Apesar da sua aparência, com seus pelos longos e sedosos, esta raça de gato também pode produzir menores quantidades da proteína causadora de alergias que outros tipos de gatos, além de também soltar menos pelos.

Esses tipos de gatos antialérgicos são doces, inteligentes, sociáveis e conhecidos por adorar conversar. Além disso, os Balineses são famosos por melhorar humores. Portanto, além de manter você livre de alergias, vai levantar o seu astral.

Gatos antialérgicos: Oriental de pelo curto

Apesar de ser menos alergênico, o Oriental de pêlo curto é cheio de entusiasmo, curiosidade e adora ser o centro das atenções. Por isso, você vai precisar dar à ele muito amor. A personalidade extrovertida dessa raça é tão peculiar quanto à sua pelagem — estes gatos podem ser encontrados em cerca de 300 cores e padrões.

Gatos antialérgicos: Sphynx

O Sphynx é considerado um dos gatos antialárgicos

O Sphynx é sempre mencionado como uma das raças de gatos antialérgicos por conta da sua aparência pelada, mas ele é coberto por uma plumagem praticamente imperceptível. Mas só porque eles não possuem tantos pelos, isso não significa que não necessitam de manutenção.

Os Sphynx precisam de banhos frequentes para eliminar o acúmulo de óleos na pele e limpar as orelhas. Eles são animados e vívidos, que podem te manter entretido com feitos aéreos.

Gatos antialérgicos: Devon Rex

O Devon Rex tem uma aparência de Elfo que combina com a sua personalidade destemida. Essa é uma das raças de gatos de pelo curto que não soltam tantos pelos e que não precisam tomar tantos banhos quanto seu primo, o Cornish Rex. No entanto, recomenda-se limpar suas patas e orelhas regularmente, por conta do acúmulo de óleos.

Gatos antialérgicos: Cornish Rex

Por conta da sua energia e aparência esbelta, o Cornish Rex é muitas vezes chamado de Greyhound do mundo felino. Essa raça de aparência incomum é extremamente brincalhona, amável, e extrovertida em relação aos humanos, e seus pelos macios e sedosos o tornam irresistíveis ao toque.

Gatos antialérgicos: Russian Blue

O Russian blue é um dos gatos antialérgicos que produzem poucos alergênicos.

Seu nome é por causa da cor da sua pelagem, mas o Russian Blue tem uma boca levemente virada, como o sorriso da Monalisa. Ele é reservado e independente, uma boa escolha para quem fica muito tempo fora de casa.

Gatos antialérgicos: Colorpoint de pelo curto

Como o seu primo, Siamês, o Colorpoint de pelo curto exige pouca manutenção, faz amizade rapidamente, gosta de conversar bastante e mostra o seu lado afetuoso facilmente. Além disso, também não solta muito pelo ou produz substâncias que provocam alergias.

Gatos antialérgicos: Javanês

Assim como o Balinês, o Javanês tem uma pelagem longa e única que não embaraça. Como não possui uma segunda camada (interna) de pelos, eles possuem uma menor quantidade, consequentemente menos alergênicos. Os gatos Javaneses são famosos por serem inteligentes e responsivos — parecem até que entendem quando falamos deles ou com eles — o que os tornam gatos antialérgicos muitos bons de se treinar.

Gatos antialérgicos: Gato de Bengala

O Bengala também é considerado um dos gatos antialérgicos.

Alguns acreditam que o Bengala é uma das raças de gatos antialérgicos porque produzem menos substâncias alergênicas por conta do pelo curto e por soltar menos pelos, enquanto outros acham que é por causa da sua ascendência selvagem.

Embora não se tenha dados relevantes e concretos sobre isso, não há dúvidas quanto à sua personalidade infantil e energética, que adora brincar.

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta