Se você tem sentido um buraco no coração em formato de gatinho ultimamente, saiba que você não é o único. As adoções de animais aumentaram bastante nos últimos tempos em muitos abrigos, inclusive a procura por gato para adoção, não apenas cachorros, como de costume.

Muitos abrigos e ONGs de resgate de animais tem divulgado um aumento na procura de animais para adotar nos meses de Março a Abril, comparado aos meses anteriores. Os formulários só crescem, ao passo de que as pessoas têm encontrado mais tempo disponível para oferecer aos companheiros peludo.

Dependendo de onde você morar, o processo de adoção pode demorar um pouco mais, mas de uma forma geral as adoções têm sido um sucesso. Isso dá tempo também para se preparar para a chegada do novo animal em casa.

Veja abaixo onde procurar por gato para adoção e o que fazer ao chegar em casa com ele para que ele se sinta confortável no novo lar.

Confira!

Faça uma lista de todos os locais de adoção

Pesquise muitos lugares até encontrar o seu gato para adoção.

Se você é como muitos apaixonados por animais, é possível que você já tenha uma lista de locais de adoção. Mas se este não for o seu caso, está na hora de iniciar a sua pesquisa.

Alguns bairros possuem abrigos locais e organizações de resgates de animais, mas o ideal é procurar por organizações registradas como sem fins lucrativos, Ongs, que tenham uma boa reputação no mercado.

Faça um pequena investigação online, procurando por websites, mídias sociais e comentários de pessoas que já tiveram experiências com esses locais. Quem sabe os petshops na sua área e veterinários que você conheça possam ajudar com algumas dicas e referências.

Mantenha a mente aberta sobre gato para adoção

Há sempre um gato para adoção mais adequado a cada estilod e vida.

Antes de sair pelo seu novo companheiro felino, converse com todos os membros da sua casa e comunique a sua decisão para ver se todos estão de acordo. Mesmo que você se coloque como responsável pelo animal, todos que vivem com você devem compartilhar do mesmo desejo de ter uma animal por perto.

Tente definir todas as suas expectativas com antecedência — incluindo os horários de alimentação, manutenção e limpeza e diversão — isso vai ajudar a evitar os conflitos mais tarde.

Depois, prepare-se para uma enorme quantidade de “gatinhos fofinhos” que você terá que escolher. Não se esqueça que há gato para adoção para cada estilo de vida — portanto, determine primeiro o estilo de vida que você poderá oferecer ao animal, a fim de encontrar aquele que melhor vai se encaixar na sua vida.

Raças de gatos mais ativas vão exigir tutores igualmente ativos, que possam oferecer os estímulos que eles precisam para se desenvolver de forma saudável. Os gatos adultos, por exemplo, podem se adequar mais facilmente em ambientes mais calmos.

Os felinos mais velhos podem também precisar de cuidados médicos mais frequentes. Portanto, considere o seu orçamento também antes de adotar um deles.

Mas você pode também deixar o destino dar um empurrãozinho para encontrar a sua alma gêmea felina. Mantenha a mente aberta e deixe que o seu coração escolha o seu futuro melhor amigo.

Prepare a sua casa para receber o animal

Gatos adoram caixas, cestas e locais para se esconder.

Antes de trazer o seu gato para casa, você deve se preparar para a sua chegada. Além da ração e da caixa de areia (falaremos sobre isso mais abaixo), você deve se concentrar em criar um ambiente seguro e confortável para o animal.

Se for o caso, tire do caminho todos os bibelôs e enfeites preciosos e mude de lugar — os gatos adoram derrubar coisas no chão. Livre-se também de fios soltos, plantas venenosas ou qualquer móvel instável que possa machucá-lo ao cair sobre ele.

Equipe o espaço com coisas que ele possa gostar, como brinquedos para gato de arranhar e de escalar, nichos em diferentes níveis, cestos e almofadas, principalmente se você não quiser que ele destrua os seus móveis pela casa.

Pesquise também um veterinário de confiança e já deixe pré-agendada uma primeira consulta veterinária. O abrigo ou ong de resgate pode ter algumas indicações, veja qual seria a melhor opção para você em termos de localização.

Escolha o melhor alimento e acessórios

Se você escolher um gato para adoção ofereça o melhor para ele em termos de alimentos.

Se você decidiu buscar um gato para adoção, acreditamos que você também deseja nada menos que o melhor para o animal. Tente escolher um comedouro para gato largo e raso para não incomodar os bigodes sensíveis do felino durante as refeições.

E lembre-se, gatos são carnívoros, então escolha sempre a melhor das proteínas para ele, alternando inclusive sabores para não viciar o paladar dele e incluindo carne crua de vez em quando.

A sua dieta deve ser de alta qualidade, com altas concentrações de proteína animal, quantidades moderada de gordura e limitada em carboidrato. Enquanto a ração para gatos seca é mais conveniente, a ração úmida também ajuda o gato a se hidratar, já que os gatos não costumam beber tanta água.

Uma mistura de sabores de proteínas e formatos diferentes costuma dar uma variedade, além de cultivar um paladar mais vasto para que ele não fique com frescuras, caso tenha que mudar a dieta por algum motivo. Se você não quer comer a mesma coisa todos os dias, eles também não.

Acostume-se a limpar a caixa de areia

Gatos são bastante territoriais e específicos sobre seus lugares de fazer suas necessidades.

Os gatos são bastante específicos com relação à sua caixa de areia e localização. Por isso, você terá que tentar alguns locais diferentes pela casa até encontrar o que eles aprovam.

De forma geral, o ideal é colocá-las em um local quieto e mais privado da casa, onde o tráfego de gente é menor. Gatos adoram a sua privacidade. É bom escolher e testar entre diferentes modelos, cobertos ou descobertos.

As caixas de areia com tampa ajudam a não espalhar a sujeira pela casa, mas alguns gatos não gostam. A sua limpeza também é super importante, já que gatos não gostam de fazer suas necessidades em locais sujos.

Portanto, seria bom limpá-la diariamente, até para se livrar dos mais odores pela casa. Preste atenção como eles tá lidando com a caixa. Normalmente, quando eles não gostam da localização ou estilo dela, eles fazem suas necessidades fora, ou quando estão estressados e infelizes.

Gato para adoção precisa de dedicação

O gato para adoção vai exigir um tempo para se acostumar ao novo lar.

Quando você vai em busca de uma gato para adoção e o traz para a sua casa, é preciso dar a ele um tempo para se acostumar ao novo ambiente e suas coisas, especialmente os filhotes ou os adultos mais tímidos.

Portanto, é preciso que você facilite as coisas dedicando-se nesse momento de transição. Deixe que ele explore o local, tenha um tempo para relaxar sozinho em algum lugar da casa e se ajuste ao novo lar.

Isso vai exigir o dobro de dedicação se você ainda tiver outros gatos na casa ou cachorros. Arrume um cantinho em algum cômodo ou no banheiro para ele com a sua caixa de areia, seu bebedouro e comedouro, assim como alguns brinquedos e deixe que ele se aproxime de você quando sentir vontade.

Eles são bastante territoriais, mas também ficam curiosos depois de alguns dias, mas leva tempo para eles se acostumarem. Embora eles tenham essa reputação de serem mais distantes, não se esqueça de dar atenção a eles.

Separe um tempo na sua rotina para brincar com eles, estimular seus instintos, isso também vai manter o peso deles adequado, a mente ocupada e afiada, além de estreitar a ligação entre vocês.

Viu? Não foi tão difícil assim! Gatos não costuma exigir muito da gente, mas se você foi atrás de uma gato para adoção, é melhor oferecer o que há de melhor na vida – seu amor e dedicação total!

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta