Muito tutor costuma relatar que tem um gato em casa que sempre escolhe deitar para dormir em cima dos seus pés. Mas será que gato dormindo ao seus pés é um comportamento considerado normal?

É o que vamos descobrir abaixo!

Afinal, gato dormindo aos pés do tutor é normal?

Gato dormindo aos seus pés ou próximo a eles é perfeitamente normal.

Você saberia dizer por que os gatos adoram dormir em cima ou próximos aos seus pés? Bem, os gatos são mesmo criaturas estranhas. Eles fazem muitas coisas que costumamos questionar.

Como escalar cortinas, beber água da privada, se lamber inteirinhos e ainda pular em cima da gente no meio da noite para brincar ou pedir comida.

Eles são realmente pequenas pestes travessas! Mas nós os adoramos da mesma forma, pois nos oferecem de volta amor incondicional, carinho, comapnhia constante e proteção.

Um artigo recente publicado na POPSUGAR, explicou o comportamento um tanto estranho de sempre escolher dormir próximo aos nossos pés, estejam eles na cama, no chão ou no sofá.

A explicação dos especialistas em comportamento felino é a de que quando o gato está dormindo, ele tem a consciência de que passa a ficar vulnerável, com a guarda baixa.

Por isso, gato dormindo aos pés da pessoa ou da cama é uma forma de proteção e segurança, para que eles possam alertar o tutor se pressentirem alguma ameaça ou protegê-lo.

Mas por que dormir em cima dos pés?

Gato dormindo aos seus pés é sinal de proteção.

Mas por que eles não escolhem dormir apenas próximo dos pés ao invés de em cima deles?

A explicação é simples: embora os gatos sejam criaturas independentes, eles possuem consciência que o seu tutor é quem fornece o alimento, abrigo e conforto, por isso são sociáveis.

Portanto, eles sabem que é você quem coloca a comida no prato, água e petiscos. É você quem brinca com ele, dá atenção, por isso o protegem ficando próximo a você, oferecendo afeto em retorno ou te agradando para que você continue a cuidar deles.

Assim, não é só uma questão estranha de conforto, mas um ato protetor!

É possível também que o gato dormindo aos seus pés também recebe um pouco de calor humano, transferindo também aos seus pés o mesmo calor.

Eles adoram locais quentinhos, não é mesmo? Por que você não gostaria também? É uma to de amor em retorno!

Portanto, da próxima vez que pegar o seu gato dormindo aos seus pés, receba com carinho o gesto, pois ele está te protegendo em gratidão pelo mesmo carinho que ele recebe de você.

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta