O gato Cornish Rex é um felino carinhoso, enérgico e com a pelagem bem característica. De fato, ele possui pelos e bigodes ondulados.

Ficha Técnica do Gato Cornish Rex

Origem: Inglaterra
Data de origem: 1950
Temperamento: brincalhão, alegre e carinhoso.
Tamanho: Pequeno/médio
Peso: 2 a 5 kg.
Cores: Sólida bicolor, tartaruga e smoke.
Pelos: curtos e ondulados.
Expectativa de vida: 9 a 15 anos.
Reconhecimento: CFA, ACFA, FIFe, TICA.

História da raça

O primeiro filhote de um gato Cornish Rex, nasceu na Cornualha (condado que fica no sudoeste de uma península da Inglaterra) em 1950. Tratava-se de um machinho avermelhado e branco, de pelos e bigodes ondulados. Foi o resultado de uma mutação espontânea.

O nome se deve à raça de coelhos francesa, Rex, que conta com traços bem parecidos ao do gato, sobretudo a pelagem.

Nina Ennismore, a dona do gato, o chamou Kallibunker, carinhosamente conhecido como Kalli. Decidiu então procurar um geneticista que determinou que  sugeriu que Kalli fosse cruzado com sua mãe para produzir mais exemplares. A raça foi reconhecida oficialmente em 1967 na Inglaterra e 1970 nos EUA.

Aparência do gato Cornish Rex

O gato cornish rex é pequeno e magro. Possui pernas finas, dorso arqueado e ossatura fina. Apresenta olhos longos e retos, focinho curvado para baixo, par de orelhas cônicas e longas. Sua pelagem é escassa. A cauda tem formato delgado e pontiagudo, coberta por pelos curtos e ondulados.

Embora todo o corpo pareça muito frágil, sua musculatura é bastante resistente, fazendo com que ele possa atingir altas velocidades e crie proteção contra quedas de alturas elevadas.

Sem dúvida, sua pelagem é o fator que mais desperta a atenção. O Cornish Rex tem pelos curtos, com ondulações (até mesmo os fios do bigode são ondulados), dando a impressão de que o gatinho acabou de sair do banho e ainda está com o corpo molhado.

Ambiente ideal para o Gato Cornish Rex

O gato Cornish Rex adora lugares quentes, portanto irá adorar ter acesso ao sol, colo ou ficar de baixo dos cobertores. É um gato ativo, no entanto se dá muito bem com a vida de apartamento.

Para que ele gaste suas energias, recomenda-se providenciar brinquedos e prateleiras para que ele possa escalar e observar a família do alto.

Temperamento e Personalidade

O Cornish Rex é um gato altamente inteligente, ativo e curioso. Adora observar os movimentos da família ao ponto de subir ao ponto mais alto da casa para olhar tudo. Além disso, adora chamar a atenção.

É um gato que aprende rápido e tem personalidade forte.

Com sua natureza lúdica e extrovertida, o Cornish Rex é uma boa opção para famílias com crianças, outros animais de estimação ou convidados frequentes. Ele é, inclusive, um bom viajante. É indicado como animal terapêutico já que adora ser segurado e acariciado.

Cuidados e Manutenção

No caso do gato Cornish Rex, quanto menos for escovado, melhor. De fato, a escova ou o pente podem danificar seus pelos que são muito delicados. Além disso, não é tão necessário, já que é uma raça que não perde muitos pelos. É por essa característica que é uma das raças mais procuradas por alérgicos, amantes de gatos.

No entanto, orelhas e patas podem desenvolver uma camada mais gordurosa, e podem ser limpas regularmente.

Como é recomendado para qualquer outro animal de estimação, recomenda-se a higiene oral regularmente, além dos cuidados básicos como vermifugação e vacinação. Além disso, recomenda-se uma alimentação completa e balanceada que possa suprir todas as necessidades nutricionais do gato Cornish Rex.

Consulte um médico veterinário regulamente para um check up.

Saúde

Para que cresçam fortes e saudáveis, é importante investir em alimentos completos e balanceados. Em alguns casos, pode ser necessário a suplementação alimentar, mas para tomar essa decisão converse sempre com um profissional de confiança.

Todos os gatos podem viver uma vida saudável, assim como podem desenvolver problemas de saúde ao longo da vida. No entanto, gatos de raças específicas possuem predisposições a determinados distúrbios e patologias. Isso não significa que todos os indivíduos da raça terão as doenças que serão descritas no artigo, e sim que há chance de desenvolvê-las no decorrer da vida.

Para quem compra ou adota um gato de uma raça específica, é primordial conhecer os riscos para saber como cuidar melhor do próprio gato. Por isso, conheça as doenças mais comuns do gato Cornish Rex:

Doença Periodontal

A doença periodontal é, sem dúvida, o distúrbio mais comum da cavidade oral de gatos. Inicia-se por acúmulo de bactérias na superfície dos dentes e progride até os tecidos de sustentação que formam o periodonto, que são gengiva, osso alveolar, cemento e ligamento periodontal.

O principal sinal clínico observado pelo proprietário é, sem dúvida, a halitose. Dependendo do estágio da doença periodontal, esta pode conduzir a conseqüências locais e sistêmicas, como: inflamação e sangramento da gengiva, presença de tártaro, mobilidade dos dentes, salivação excessiva, dentre outras. Além disso, pode levar à perda dos dentes e pode comprometer o coração, pulmão, fígado, rins e outros órgãos vitais.

A melhor forma de prevenir esta doença é, portanto, utilizar alimentos, brinquedos e cremes dentais específicos. Todavia a escovação diária dos dentes é o método mais eficaz para remover a placa bacteriana e manter a saúde clínica do animal.

Obesidade

O gato Cornish Rex tem, sem dúvida, tendência a obesidade. O apetite destes animais é muito grande e, portanto, comem exageradamente se não houver um limite. Por isso, as porções de alimento precisam ser controladas com rigidez.

Além disso, a obesidade em felinos está se tornando uma doença cada vez mais comum. Se não tratada, pode causar muitos problemas de saúde ao animal.

Sua principal causa é, sem dúvida, o desequilíbrio entre o consumo e gasto energético. Ou seja, consomem-se mais calorias do que se gastam. Consequentemente, este excesso de calorias é acumulado em forma de gordura produzindo aumento de peso.

Cardiomiopatia hipertrófica

A miocardiopatia hipertrófica felina é a patologia cardíaca mais frequente em felinos domésticos e também está entre as principais doenças do gato Cornish Rex.

Trata-se de uma doença do músculo cardíaco na qual uma porção do miocárdio (músculo do coração) está hipertrofiado, ou seja, mais grosso, criando uma deficiência funcional do músculo cardíaco.

Embora possa afetar todos os gatos, é mais comum em felinos machos de idade avançada. Seus sintomas dependem do estado de saúde de cada gato e do progresso da doença, havendo também alguns casos assintomáticos. No entanto, os sintomas mais característicos da cardiomiopatia hipertrófica em gatos são os seguintes:

  • Apatia
  • Respiração dispneica
  • Vômitos
  • Dificuldade para respirar
  • Perda de apetite
  • Perda de peso
  • Depressão e letargia
  • Flacidez nos membros posteriores
  • Morte súbita

Considerações finais

Por perder poucos pelos, o gato Cornish Rex é uma raça que pode ser aceita por alérgicos.

Antes de mais nada, quem opta por adotar ou comprar um gato, deve assumir a responsabilidade de cuidar do animal providenciando alimentação de qualidade, higiene, entretenimento, amor e cuidados veterinários sempre que necessário.

Outro fator importante que muitas vezes é esquecido ou até mesmo subestimado pelos tutores de gatos é providenciar o devido confinamento. Ou seja, recomenda-se que os tutores de gatos utilizem telas na residência, providenciem um gatil, mas não permitam que seus gatos passeiem livremente na rua.

Isso é recomendado porque na rua há, sem dúvida, grande chance de brigas, acidentes, contaminações que podem causar a morte de seu felino. Além disso, sendo o Gato Cornish Rex um gato lindo, peculiar e amigável, pode ser facilmente roubado.

Referências Bibliográficas:

BICHARD,S. J.; SHERDING,R. G. Manual Saunders: Clinica de Pequenos Animais. 2 ed. Sao Paulo, Roca, 2003.

KINDERSLEY, D. GATOS. Rio de Janeiro: JB indústrias gráficas S.A.