Gato British Shorthair

O gato British Shorthair, também conhecido como Pelo Curto inglês, é um gato robusto, de corpo forte e musculoso. É uma raça de gato suave e calma, com uma pelagem grossa e curta.

Geralmente, são gatos que apresentam uma boa saúde.

Embora eles não demonstrem tanto quanto outros gatos, e apesar de não gostarem muito de sentar no colo ou de serem segurados, eles ainda são muito apegados aos humanos.

Além disso, o gato British Shorthair vem muito usado no mundo cinematográfico. Alguns exemplares famosos são o Smokey, do filme Stuart Little; Toby, gato da série ‘Desperate Housewives’; o gato Cheshire, de Alice no País das Maravilhas e o querido Gato de Botas, do filme Shrek.

Ficha Técnica do Gato British Shorthair

Origem: Inglaterra

Data de origem:  O British Shorthair é muito antigo, no entanto foi reconhecido como raça apenas em 1871.
Temperamento: Tranquilo, companheiro, independente, sociável, calmo, afetuoso.
Tamanho: Médio
Peso: machos pesam de 8 a 10 kg; fêmeas pesam de 6 a 8 kg.
Cores: Creme, vermelha, preta, chocolate, lilás e tigrada com fundo marrom, azul, vermelho, bi colores, escamas de tartaruga.
Pelos: Curtos e densos.
Manutenção: fácil
Expectativa de vida: 7 a 13 anos
Filhotes: 2 a 6 filhotes.
Reconhecimento: CFA, FIFé, TICA, ACFA, ACF

Introdução à raça – a história do British Shorthair

Há algumas divergências de opinião em relação à história do British Shorthair. Segundo o site da TICA, The International Cat Association, as origens do gato British Shorhair teve inicio com gatos importados do Egito que acompanharam os romanos quando invadiram a Grã-Bretanha.

O “pai” desta raça é Harrison Wier, considerado o primeiro criador profissional de gatos. Ele selecionava os melhores exemplares da raça e promovia cruzamentos, aprimorando assim essa espécie que pode ser encontrada chamada pelo nome de “British Blue” devido a sua tonalidade cinza azulada em sua pelagem.

Weir ficou popularmente conhecido como “The Father of the Cat Fancy” que significa o pai do gato chique, organizando a partir de 1871 o primeiro concurso de gatos na Inglaterra e ainda foi o fundador e presidente do Clube Nacional de Gatos do país.

Durante a Segunda Guerra Mundial, como na Primeira Guerra Mundial, a raça de gato British Shorthair foi dizimada, mas sempre apareceu entre as raças de maior popularidade.

Aparência do gato British Shorthair

Os gatos British Shorthair têm um corpo robusto, forte e musculoso. O peito é largo, seus ombros são fortes e suas costas são retas.

As patas dos gatos dessa raça são curtas e fortes. A cauda é arredondada na ponta.

A cabeça é grande e redonda em um pescoço curto e grosso, enquanto as orelhas são pequenas, com pontas arredondadas bem afastadas. Seus lábios costumam ser sinuosos. O sorriso do famoso gato de ‘Cheshire’ de ‘Alice no País das Maravilhas’ foi inspirado neste gato.

Seu nariz se apresenta curto, porém bem definido. Algumas linhagens possuem nariz mais curto do que outras.

Sua pelagem é diversa e variada como a maioria das outras raças de gatos. Entre elas o tigrado de cinza e preto, o preto, o cinza mais claro, o amarelo clarinho, quase bege, o cinza e branco manchado e até o branco. As cores de olhos também podem se diversificar entre o verde e o amarelo.

Ambiente ideal para o gato British Shorthair

O gato British Shorthair é um gato troncudo e musculoso, portanto sua nutrição deve ser cuidadosamente controlada já que possui tendencia ao sobrepeso.

É importante que tenha muitos brinquedos à disposição. Inclusive, recomenda-se obter estruturas, prateleiras, brinquedos onde ele possa se pendurar e se exercitar.

Os gatos da raça British Shorthair toleram ficar sozinhos. São animais carinhosos, porém gostam de passar um tempo apenas dormindo tranquilamente sob o sol.

Temperamento e Personalidade do gato BritishShorthair

O simpático e amigável British Shorthair adapta-se facilmente às necessidades de sua família. Isso, o torna um excelente companheiro.

Embora ele não exija atenção e carinho constante, o British Shorthair gosta de passar o tempo com sua família humana.

Os British Shorthairs são bons em buscar entretenimento, mas também gostam muito de jogos interativos que envolvem “caçar”. Eles são inteligentes e facilmente treináveis.

Como são gatos sociais, os British Shorthairs também desfrutam da companhia de outros animais, incluindo cães. É um gato bastante independente, apesar de ser extremamente afetuoso.

Sua personalidade costuma ser extremamente doce, adorável, afável e tranquila. A raça, de fato, é descrita como a mais próxima ao temperamento de um cachorro. Por ter estas características, dificilmente é abalado por alguma coisa ou perturbado, parece muitas vezes que nada o aborrece. Além disso, é um gato que mia raramente. Quando o faz, seus miados costumam ser baixos e delicados.

Cuidados e Manutenção

Primeiramente, o gato British Shorthair não requer grandes cuidados. Recomenda-se, todavia, escovar sua pelagem pelo menos duas vezes por semana para mante-la brilhante e livre de pelos mortos. Além disso, recomenda-se escovar seus dentes como medida preventiva.

Para a manutenção da saúde, é importante fornecer alimentos de alta qualidade. Ou seja, alimentos que sejam completos e balanceados.

Saúde do gato British Shorthair

Todos os gatos podem viver uma vida saudável, assim como podem desenvolver problemas de saúde ao longo da vida. No entanto, gatos de raças específicas possuem predisposições a determinados distúrbios e patologias. Isso não significa que todos os indivíduos da raça terão as doenças que serão descritas no artigo, e sim que há chance de desenvolvê-las no decorrer da vida.

Para que cresçam fortes e saudáveis, é importante investir em alimentos completos e balanceados. Em alguns casos, pode ser necessário a suplementação alimentar, mas para tomar essa decisão converse sempre com um profissional de confiança.

Para quem compra ou adota um gato de uma raça específica, é primordial conhecer os riscos para saber como cuidar melhor do próprio animal de estimação. Além disso, é muito importante, também, comprar gatos de criadores éticos e responsáveis. Questione, portanto, o criador. Além disso, peça para ver os pais do gatinho escolhido e pergunte sobre eventuais distúrbios da linhagem.

Doenças mais comuns do gato British Shorthair:

Doença Periodontal

A doença periodontal é, sem dúvida, o distúrbio mais comum da cavidade oral de gatos. Inicia-se por acúmulo de bactérias na superfície dos dentes e progride até os tecidos de sustentação que formam o periodonto, que são gengiva, osso alveolar, cemento e ligamento periodontal.

O principal sinal clínico observado pelo proprietário é a halitose. Dependendo do estágio da doença periodontal, esta pode conduzir a conseqüências locais e sistêmicas, como: inflamação e sangramento da gengiva, presença de tártaro, mobilidade dos dentes, salivação excessiva, dentre outras. Além disso, pode levar à perda dos dentes e pode comprometer o coração, pulmão, fígado, rins e outros órgãos vitais.

A melhor forma de prevenir esta doença é, portanto, utilizar alimentos, brinquedos e cremes dentais específicos. Todavia a escovação diária dos dentes é o método mais eficaz para remover a placa bacteriana e manter a saúde clínica do animal.

Cardiomiopatia hipertrófica

A miocardiopatia hipertrófica felina é, sem dúvida, a patologia cardíaca mais frequente em felinos domésticos e também está entre as principais doenças do British Shorthair.

Trata-se de uma doença do músculo cardíaco na qual uma porção do miocárdio (músculo do coração) está hipertrofiado, ou seja, mais grosso, criando uma deficiência funcional do músculo cardíaco.

Embora possa afetar todos os gatos, é mais comum em felinos machos de idade avançada. Seus sintomas dependem do estado de saúde de cada gato e do progresso da doença, havendo também alguns casos assintomáticos. No entanto, os sintomas mais característicos da cardiomiopatia hipertrófica em gatos são os seguintes:

  • Apatia
  • Respiração dispneica
  • Vômitos
  • Dificuldade para respirar
  • Perda de apetite
  • Perda de peso
  • Depressão e letargia
  • Flacidez nos membros posteriores
  • Morte súbita

Tricobezoar

Tricobezoar é o nome complicado para bola de pelo. De fato, o gato British Shorthair, por ter um pelo tão denso e inclusive sub-pelo, estão propensos a formarem bolas de pelos maiores do que o aceitável que podem se tornar obstruções do sistema gastrointestinal. Isso acontece durante a rotina de higiene do gato, quando o pelo não é escovado regularmente. Portanto, ao lamber-se, o gato acaba ingerindo muitos pelos.

Normalmente os gatos regurgitam as bolas de pelo. No entanto, por vezes elas acumulam-se no estômago. Quando isto acontece, o veterinário deve intervir o quanto antes para resolver o problema.

Para prevenir as bolas de pelo deve-se, portanto, escovar o gato British Shorthair diariamente, eliminando assim o pelo morto.

Considerações finais

Quem opta por adotar ou comprar um gato, deve assumir a responsabilidade de cuidar do animal providenciando alimentação de qualidade, higiene, entretenimento, amor e cuidados veterinários sempre que necessário.

Outro fator importante que muitas vezes é esquecido ou até mesmo subestimado pelos tutores de gatos é providenciar o devido confinamento. Ou seja, recomenda-se que os tutores de gatos utilizem telas na residência, providenciem um gatil, mas não permitam que seus gatos passeiem livremente na rua.

Isso é recomendado porque na rua há grande chance de brigas, acidentes, contaminações que podem causar a morte de seu felino. Além disso, sendo o gato British Shorthair um animal lindo e amigável, pode ser facilmente roubado.

Referências Bibliográficas:

BICHARD,S. J.; SHERDING,R. G. Manual Saunders: Clinica de Pequenos Animais. 2 ed. Sao Paulo, Roca, 2003.

KINDERSLEY, D. GATOS. Rio de Janeiro: JB indústrias gráficas S.A.

Deixe um comentário