Pequenos roedores podem ser animais de estimação bem divertidos, pois adoram interagir com os humanos e entre si. Mas como são frágeis e pequeninos, eles precisam de cuidados especiais. Como por exemplo, uma gaiola para hamster pode manter esses animais confortáveis, seguros e entretidos por horas a fio.

Enquanto na gaiola, eles vão poder brincar à vontade, se exercitar e se manter ativos e saudáveis. Mas para isso, você terá que escolher com cuidado o modelo da gaiola de hamster, porque ela precisa oferecer bastante espaço.

Afinal, é ali que ele vai passar a maior parte do tempo quando não estiver interagindo com você, onde ele também vai dormir e fazer suas necessidades.

Além disso, ela precisa ser segura para evitar que o animal escape ou se machuque. Assim, o ideal é escolher um modelo que não tenha fundo gradeado, para não prender e ferir as patinhas dele.

É necessário também cuidar da higiene da gaiola, trocando com certa frequência a terra, serragem ou jornais, onde eles fazem suas necessidades, para evitar odores e doenças.

Dito isso, agora é só escolher o modelo mais adequado de gaiola para hamster. Para ajudar, selecionamos os principais modelos disponíveis no mercado, que oferecem várias opções de diversão e conforto.

Confira!

Gaiola para Hamster com Três Andares – Milpet

Essa gaiola para hamster da Milpet tem 3 Andares com tubos que saem para fora formando labirintos coloridos para ele correr por dentro. O modelo é amplo o suficiente para garantir a diversão e o gasto de energia, mas também muito confortável e segura.

Ela possui grades de metal e fundo de plástico, para facilitar a limpeza, e vem com uma casinha onde o animal pode se aninhar para descansar. Além dos tubos, o modelo traz também uma rodinha e um túnel, por onde o animal pode percorrer pelos andares da gaiola.

gaiola para hamster - milpet

 

Gaiola de Hamster Labirinto Safari – American Pets

Este é outro modelo de gaiola para hamster, ideal para fornecer a diversão e o conforto necessários ao animal. Fabricada em plástico atóxico, grades de metal e fundo de plástico, tudo de alta qualidade e maior durabilidade.

Ela vem com 3 andares, um tubo para subir em formato de labirinto, com uma toca no último andar e dois escorregas para chegar no primeiro andar. Acompanha recipiente para colocar água e ração.

gaiola para hamster - safari

 

Gaiola para Hamster com Três Andares – Bragança

A gaiola para hamster Bragança oferece três andares que podem ser percorridos por tubos de plástico transparente por todos os andares. Ela vem com rodinha e toca em formato arredondado.

O modelo é uma excelente opção de moradia com diversão garantida, super confortável. Ela é fácil de higienizar, com grades e fundo de plástico e alça para facilitar o transporte.

gaiola para hamster - braganca

 

Gaiola de Hamsters Labirinto com 1 Andar – American Pets

Este modelo de gaiola é mais indicada para hamsters, pois mesmo com um único andar é capaz de oferecer diversão e conforto ao animal. Produzida com fundo de plástico de alta qualidade e atóxico, espaçamento ideal entre as grades e fundo de plástico. Ela traz uma maior durabilidade, rodinhas e recipientes para água e ração.

gaiola para hamster -american pets

 

Gaiola para Hamster Cave 80 – Ferplast

Essa gaiola para hamster pode parecer simples, mas é super confortável, com tudo o que o seu animalzinho favorito precisa. Possui abertura frontal equipada com travas, para dar uma maior segurança ao animal, que também facilita o acesso para operações de manutenção.

O modelo possui base de plástico com uma estrutura de malha de metal pintada, com fundo completamente desengatável. Ela ainda conta com uma casa confortável, bebedouro, tigela e um porta feno. É fácil e prática de limpar.

gaiola para hamster - ferplast

 

O que é uma gaiola para hamster e como funciona?

hamster dentro de um túnel na gaiola

A gaiola para hamster é um local de confinamento seguro e divertido.

A gaiola para hamster é um espaço desenvolvido para manter o seu animal preso, mas em segurança, a fim de evitar que ele escape. Mas mais que isso, é o local onde ele também vai dormir, se alimentar, fazer suas necessidades e brincar quando não estiver interagindo com você.

Normalmente, essas gaiolas são produzidas com bases de plástico ou metal e cercada por grades, mas também é possível encontrar modelos feitos de vidro, semelhantes a uma aquário.

Muitos modelos de gaiola para hamster e outros roedores já incluem brinquedos, como rodinhas e túneis para que eles possam gastar energia enquanto estão confinados. Já outros irão exigir que você compre os acessórios separadamente, de acordo com a sua preferência.

É possível até criar mais de um hamster na mesma gaiola, basta escolher modelos com divisórias para separá-los, quando necessário. Isso porque alguns podem ser muito territorialistas e disputar o espaço, se tornando um pouco agressivos entre si. A separação também é muito útil em caso de ter machos e fêmeas, durante o período fértil.

Independente disso, priorize sempre modelos mais espaçosos, que permitem que o animal corra e brinque bastante, para que ele não fique muito estressado confinado, causando doenças e comportamentos agressivos.

Vantagens e desvantagens da gaiola para hamster

hmster dentro de uma toca feito de coco seco

A gaiola para hamster pode trazer muitas vantagens para o animal e seu tutor.

Uma gaiola para hamster pode oferecer inúmeros benefícios, não só para o seu animal de estimação, mas também para os tutores que fazem a sua manutenção. Além de permitirem que o animal fique confinado em segurança, muitos modelos contam com bases móveis para facilitar a limpeza.

Outra vantagem é incluírem brinquedos, como rodinhas e túneis, que permitem que eles se exercitem e gastem energia, se mantendo mais saudáveis.

Por outro lado, as gaiolas podem trazer também algumas desvantagens, como base gradeada que pode machucar as patinhas deles e, alguns modelos de túneis podem prendê-los, sendo difícil a remoção.

Já outros modelos também podem exigir a compra dos acessórios separadamente e até custar mais caro, por conta disso.

VantagensDesvantagens
Permitem o confinamento em segurançaModelos com base gradeada podem machucar
Bases móveis facilitam a limpezaAlguns túneis podem dificultar a locomoção
Os brinquedos entretém e exercitam o animalAlguns modelos exigem comprar peças separadamente
Promovem um local adequado só do animalQuanto mais acessórios, mais caro

Como escolher gaiolas para hamster

hamster dentro de um cilindro

Para escolher a gaiola de hamster ideal é preciso estar atenta à detalhes importantes.

Os hamsters são ótimos animais de estimação, especialmente para quem não tem muito espaço em casa ou mora em apartamento. Além disso, hamsters adoram socializar com os seus donos e são muito dóceis.

Mas como é importante que eles tenham um cantinho só para si, a gaiola é um item essencial que deve fazer parte dos seus cuidados, pois é o local onde eles podem dormir, se alimentar e brincar.

Mas como existem tantos modelos disponíveis, é preciso estar atento a alguns fatores e diferenças entre os eles antes de comprar, a fim de garantir a melhor escolha.

Veja abaixo:

Material

O material é um dos principais fatores a se considerar, pois elas precisam ser seguras, duráveis e fáceis de limpar. A maioria dos modelos possuem grades metálicas pintadas ou não — opte por modelos com esse revestimento atóxico.

Uma vantagem é poder contar com uma base de plástico removível para facilitar a limpeza através do desencaixe.

Tamanho

Outra característica essencial ao escolher uma gaiola para hamster é o tamanho, que deve fornecer espaço suficiente para o animal se locomover bastante. Embora existam modelos com tamanhos reduzidos, eles costumam estressar muito os animais.

Lembre-se que na natureza eles são livres, e quando confiados eles precisam ter o seu habitat simulado, com um bom espaço para brincar e se exercitar.

Além do espaço interno, atente-se ao tamanho dos brinquedos para não diminuir o espaço e à separação entre as grades, para que eles não se enrosquem, se machuquem ficando presos entre elas ou até mesmo escapem.

Brinquedos

Muitos modelos já acompanham brinquedos, como as rodinhas de exercícios e túneis para que eles possam explorar diferentes níveis da gaiola. Sempre opte por modelos de acordo como tamanho adulto do animal, para que ele ao crescer não fique entalado no túnel.

Isso é perigoso, pois é muito difícil você acessá-lo para ajudar a sair, podendo até causar ferimentos e morte por asfixia. Assim, o ideal é escolher modelos com túneis largos e que saiam para fora da gaiola para não tomar tanto espaço.

Andares e divisórias

Alguns modelos de gaiolas para hamster oferecem vários andares e divisórias, para que o animal possa explorar o local e se locomover entre os andares, subindo e descendo. Neste caso, verifique se os acessos são fáceis de percorrer para não machucar os pets.

Os hamsters são muito ativos e adoram escalar, por isso, uma gaiola com mais de um andar é uma excelente opção. As divisórias também são essenciais para separar os animais quando preciso, como por exemplo, no caso de machos e fêmeas no período fértil.

Aviso Importante:
Nossos redatores não possuem qualquer ligação com os fabricantes dos produtos aqui analisados. No entanto, todos os produtos possuem links direcionados à lojas online que fornecem programas de afiliados. Ao clicarem no link do produto e, posteriormente fechando a compra, vocês estarão automaticamente contribuindo para que o Vidanimal receba uma pequena porcentagem de comissão pela venda do produto. Isso nos ajuda a manter nosso trabalho e várias outras pessoas a encontrar o que procuram!

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta