Coelhos são animais muito fofinhos, mas também bastante ariscos. Por isso, costumam sair pulando por aí, se escondendo e fugindo de tudo. Portanto, para a segurança deles e para que não se percam ou fiquem perdidos, a gaiola para coelho é fundamental.

Você como tutora de um animal como esse tem a responsabilidade de proporcionar espaço, conforto e aconchego à ele. Tudo o que uma boa gaiola pode garantir em qualquer ocasião.

Elas devem ser resistentes e espaçosas, com grades reforçadas para resistir aos dentes afiados, mas também com espaço suficiente para ele se movimentar dentro dela. Você pode incluir também alguns acessórios como tocas para se esconder e dormir confortável e até rodinhas para ele se entreter e se movimentar.

Mas antes de escolher a gaiola para coelho ideal, é preciso tomar alguns cuidados para garantir que ela seja adequada, como se basear na raça e no porte do animal, além do modelo, material, medidas, travas e segurança e métodos de limpeza e manutenção necessários, dentre outras características.

Os valores das gaiolas para coelho podem variar de acordo com o material, modelo, medidas e acessórios que acompanham o produto.

Mas para te ajudar nessa tarefa de escolher a gaiola ideal, acompanhe todas as informações e a nossa seleção com os melhores modelos no mercado.

Confira abaixo!

Gaiola para Coelho Individual com Bandeja Plástica – Bragança

A gaiola para coelho individual Bragança é simples e elegante, super confortável, mais indicada para os coelhos domésticos. Ela é toda branca, com grades em metal pintado e bandeja plástica também na cor branca. Acompanha comedouro metálico com alimentação externa.

 

Gaiola para Coelho Cave 80 – Ferplast

Esse modelo de gaiola para coelho da Ferplast tem grades em metal esmaltado e fundo plástico. Através da sua abertura frontal equipada com travas, pode proporcionar maior segurança ao animal e facilitar o acesso para a sua manutenção.

Acompanha casinha confortável, bebedouro, tigela e um porta feno. Além disso, o modelo é fácil e prático de limpar, pois o fundo pode ser completamente desengatado se necessário. Disponível na cor violeta.

 

Gaiola para Roedores Maxi – Monaco

A gaiola Monaco Maxi vem com kit que inclui banheira, comedouro e porta alfafa. É ideal para coelhos, chinchilas, ferrets e outros pequenos roedores. Ela possui plataformas que podem ser acessadas através da escada e esteira.

 

Gaiola para Coelho – Chocmaster

Esse modelo é feito em arame BTC de 2 e 3mm, revestido com pintura em epóxi branco. Ela traz porta grande frontal, aberturas no teto e lateral para colocação de feno, caso seja empilhada. Além disso, o piso e a bandeja de metal são removíveis, para facilitar a limpeza.

 

Vantagens em usar uma gaiola específica para coelho

A gaiola para coelho pode trazer muitas vantagens.

Assim como qualquer outro animal de estimação, os coelhos também demandam atenção e cuidados específicos para se manterem saudáveis. E um desses cuidados é proporcionar um espaço adequado ao animal, onde ele possa se alimentar, descansar e passar a noite e o dia em segurança.

A maior vantagem das gaiolas para coelhos é poder atender as necessidades básicas do animal, oferecendo espaço suficiente para se movimentar e ter acessórios que simulem a sua vida na natureza, como tocas e porta feno para as necessidades.

As gaiolas de coelho estão disponíveis em diversas configurações, materiais, tamanhos e faixas de preço, além de vir com diversos acessórios ou permitir a personalização.

Confira as vantagens e desvantagens do produto:

VantagensDesvantagens
Existem vários modelos e configuraçõesModelos em metal ou madeira são de difícil manutenção
Possuem variedade de acessóriosVersões mais completas ou maiores são mais caras
Facilita a rotina de limpeza do animalExigem espaço para serem bem acomodadas
Disponível em todas as faixas de preçoNecessitam de limpeza periódica

Melhor forma de usar a gaiola para coelho

A melhor gaiola para coelho é aquela que proporciona espaço e conforto.

Não basta apenas comprar a gaiola e começar a usar. É preciso prepará-la antes para garantir o conforto necessário do animal e facilitar a sua limpeza depois. veja abaixo como preparar a sua gaiola:

  • Utilize comedouros e bebedouros de plástico, mais duráveis e laváveis, e deixe-os sempre abastecidos;
  • Limpe e organize a gaiola diariamente, removendo o excesso de pelos e a sujeira, incluindo excrementos;
  • Arrume o local de fazer as necessidades de forma que as patas do animal não fique em contato direto com os dejetos;
  • Faça uma limpeza mais pesada semanalmente, jogando fora brinquedos velhos, trocando panos e cobertores e limpando bem os cantos para não acumular poeira;
  • Utilize apenas água e sabão neutro, sem produtos de limpeza tóxicos, álcool ou outros componentes com cheiro forte, que fazem mal ao animal;
  • Não use jornal, opte por cavacos de madeira ou serragem prensada, ideais para absorver a urina e manter a gaiola limpa por mais dias.

Melhor local para colocar a gaiola de coelho

O melhor local para a gaiola para coelho é no chão e em local abrigado.

Escolher um local apropriado para a gaiola é fundamental para o conforto do animal. Independente de ser interno ou externo, o mais importante é que o local seja fresco e ventilado, mas evitando chuvas e correntes de ar.

Se for um local externo, é preciso que seja abrigado, ou seja, protegido do sol, chuva e sereno. Além disso, o ideal é colocar a gaiola sempre no chão e nunca em cima de mesas, móveis ou bancadas.

Afinal, o coelho é um animal bastante ativo, que costuma se movimentar bastante. Com isso, qualquer movimento mais brusco pode tombar ou virar a gaiola, podendo ferir o animal.

Como escolher a gaiola para coelho ideal

Para escolher a melhor gaiola para coelho é preciso ficar atento às características.

Quem tem um coelhinho sabe que o ideal é deixar que ele passe o máximo de tempo possível solto para se exercitar. Mas para isso, ele deve ficar em local seguro, onde não há como ele fugir.

Por isso, nem sempre é possível deixá-lo livre, sem supervisão. Para esses momentos, uma gaiola espaçosa e confortável pode ajudar a confiná-lo quando preciso, mas mantendo-o confortável.

Mas para escolher o modelo ideal, é preciso considerar a raça do coelho e o tamanho máximo que ele atingirá quando adulto.

Coelhos gigantes podem chegar a pesar entre 5 e 10 kg, e atingir até 1 metro de comprimento, necessitando de bastante espaço. Assim, suas gaiolas devem ter também uma altura elevada para que eles possam se movimentar com facilidade.

Já os coelhos domésticos ou coelhos anões têm porte menor, pesando em média 1,5 kg e alcançando até 30 cm quando adultos. Sendo assim, a gaiola para eles pode ser um pouco menor, embora quanto mais espaço melhor.

Além disso, lembre-se que na natureza os coelhos vivem em tocas. Por isso é essencial criar dois ambientes na gaiola, um escuro para mais privacidade e outro simulando o ar livre. Assim, eles vai se sentir mais seguro e ambientado.

Por conta da variedade de modelos e configurações disponíveis no mercado, você vai precisar ficar atento para escolher a gaiola para coelho mais adequada. Veja abaixo as principais características a serem observadas:

Material

As gaiolas para coelho são feitas de diversos materiais, sendo os mais comuns o metal, madeira e o plástico. Mas no caso dos coelhos domésticos, o material mais indicado é o plástico com barras em metal.

O metal garante a segurança e o plástico é mais fácil de limpar. Além do material, a gaiola precisa ser desmontável, com encaixes firmes, mas que permitam uma montagem rápida e fácil.

Medidas

Sem dúvida, uma das características mais importantes na hora de escolher uma gaiola para coelho é o tamanho. Afinal, a escolha deve ser baseada na raça e porte do animal, e o tamanho da gaiola vai influenciar diretamente no conforto do animal.

Recomenda-se que o comprimento da gaiola deve permitir dar três saltos curtos ou calcular quatro vezes o tamanho do corpo do animal com as patas traseiras esticadas.

Já a largura, a medida pode ser em torno de dois saltos curtos, o equivalente a três vezes o espaço que o coelho ocupa deitado.

Além disso, é preciso incluir nos cálculos o espaço ocupado pelos brinquedos e acessórios. Portanto, além da área da casinha, brinquedos e comedouros, o coelho vai precisar de pelo menos meio metro livre para se movimentar com tranquilidade.

A altura ideal deve permitir que o coelho fique de pé sobre as patas traseiras, com folga de no mínimo 3 a 5 cm, isto é, uma média de 35 cm no total, dependendo da raça. E lembre-se, os coelhos são capazes de saltar mais de 1m de altura. Por isso, gaiolas com o topo aberto pode permitir que eles escapem.

Acessórios

Você pode incluir acessórios como comedouros, banheirinho, tocas e playground para garantir mais conforto e entretenimento para o animal. Mas, esses modelos podem acabar custando mais caro. Então, avalie o investimento extra para ver se vale a pena.

Para economizar, os acessórios podem ser adquiridos separadamente e aos poucos, de acordo com suas preferências e do animal.

Limpeza e manutenção

A limpeza e manutenção das gaiolas são muito importantes para evitar não só o acúmulo de sujeiras e mau cheiro, mas também doenças. Por isso, dê preferência para os modelos mais fáceis de limpar.

Portanto, os modelos com bandejas coletoras e desmontáveis são as mais indicadas, pois facilitam a rotina de limpeza, assim como os banheirinhos com grade, que permitem que o coelho faça suas necessidades sentado, para não se sujar.

Aviso Importante:
Nossos redatores não possuem qualquer ligação com os fabricantes dos produtos aqui analisados. No entanto, todos os produtos possuem links direcionados à lojas online que fornecem programas de afiliados. Ao clicarem no link do produto e, posteriormente fechando a compra, vocês estarão automaticamente contribuindo para que o Vidanimal receba uma pequena porcentagem de comissão pela venda do produto. Isso nos ajuda a manter nosso trabalho e várias outras pessoas a encontrar o que procuram!

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta